Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 11 de maio de 2021

VW São Carlos alcança 2 milhões de motores EA211 produzidos. Família inclui a consagrada linha turbo TSI, que a Volkswagen lançou de forma pioneira no mercado há mais de cinco anos, entregando desempenho e economia de combustível

 

A Volkswagen do Brasil acumula a experiência de fabricar motores turbo flex no País há mais de cinco anos. São cerca de 900 mil unidades rodando em solo nacional e exportadas para seis países em quatro continentes. Os motores TSI fazem parte da família EA211, que acaba de atingir a marca de 2 milhões de motores produzidos na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP). 

Lançada em 2015, a motorização TSI da Volkswagen foi a pioneira do segmento no Brasil, trazendo o primeiro motor de 1 litro com turbo, injeção direta e flex. Os motores turbo flex TSI se destacam no mercado, pois permitem gerar um ótimo desempenho aliado a um baixo consumo de combustível. Tudo isso, somado à reconhecida robustez e durabilidade oferecidas pelos veículos da VW, traz ao motorista um maior prazer ao dirigir.

Ao longo dos anos em que está presente no mercado, a tecnologia se tornou sinônimo de confiabilidade: um motor testado e aprovado pelos clientes. Sua aplicabilidade e polivalência permitiram que ele fosse utilizado em diversos modelos como Polo, Virtus, up!, Nivus, T-Cross, Tiguan e o próximo lançamento na ofensiva de SUVs da marca, o VW Taos. Graças à engenharia de ponta e a expertise de nosso time, o novo modelo irá oferecer a melhor relação peso/torque do segmento, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,3 s e com velocidade máxima de 194 km/h.

“Este marco de dois milhões de motores da família EA211 mostra a relevância que a fábrica tem para a região e Grupo, já que, além de abastecermos o mercado interno, também exportamos os motores TSI para Argentina, México e Espanha”, destaca Cesar Drazul, plant manager da VW São Carlos.

Esportividade

Graças à tecnologia e a engenharia empregadas pela Volkswagen, os motores EA211 ficaram menores e mais leves com a adoção de bloco e cabeçote feitos em alumínio. Todo esse conhecimento faz com que, mesmo com um tamanho reduzido, o equipamento com três cilindros continue tão eficiente quanto outros propulsores. Isso acontece porque a configuração gera benefícios como a maior eficiência térmica e melhor enchimento da câmara de combustão, além de reduzir as perdas mecânicas por atrito. O conjunto de turbo e injeção direta somado à combinação de tecnologia de ponta, que traz qualidade e durabilidade para o motor, é equivalente ao de motores maiores, como os 1.6 ou 1.8 mais antigos.

A sigla TSI (Turbo com Injeção Direta) é acompanhada de números como 170 TSI, 200 TSI, 250 TSI e 350 TSI, que representam o torque gerado pelo motor em newton/metro, independentemente do tipo de combustível utilizado.

Devido à sobrealimentação, o turbo do motor TSI aumenta a massa de ar admitida pelo sistema através de uma compressão em parte do ar de saída (escape), aproveitando o ar que seria descartado pelo motor. Isso gera ganhos em potência, torque e economia, que é muito maior do que em carros aspirados comuns.

O TSI também é um motor menos nocivo ao meio ambiente, já que é alimentado por uma injeção direta de combustível que pulveriza o mesmo diretamente para a câmara de combustão com uma alta pressão, diminuindo assim a poluição gerada pelo veículo.

Família EA211

A família de motores EA211 começou a ser produzida em 2013, trazendo novidades como o sistema E-Flex, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio e ainda conta com evoluções tecnológicas que priorizam a eficiência e a performance. O motor foi projetado de forma a reduzir o peso e o atrito interno, trazendo bloco e cabeçote desenvolvidos totalmente em alumínio. Além disso, a configuração conta com quatro válvulas por cilindro e sistema variável de válvulas na admissão. Os avanços tecnológicos no motor permitem controlar melhor a temperatura devido a menor folga entre as peças móveis. Isso ajuda a otimizar o aproveitamento de energia e a tornar o motor mais eficiente.

Crédito Foto: Divulgação/Pedro Danthas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.