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segunda-feira, 28 de junho de 2021

Jeep® celebra mês do meio ambiente com “Mergulho no TAMAR”. - Campanha realizada nas redes sociais valoriza os profissionais que estão envolvidos diariamente nas atividades do projeto. - Além da apresentação de profissionais participantes, serão divulgados dois vídeos no IGTV da marca até o fim do mês: “Resgate de ovinhos” e “Soltura de tartaruga”. - Iniciada oficialmente em 2018, parceria entre Jeep® e TAMAR ressalta a importância da conservação da biodiversidade

Respeito e valorização da preservação ao meio ambiente são algumas das preocupações e ações da Jeep® para um mundo melhor. No mês dedicado ao meio ambiente, a marca divulga uma série de conteúdos nas suas redes sociais oficiais valorizando o trabalho e desempenho dos profissionais que atuam no Projeto TAMAR, parceiro da marca, contanto histórias reais do dia a dia das pessoas que participam do programa em prol da conservação marinha. A ação “Mergulho no TAMAR” é realizada em parceria com a agência F.Biz.

Os posts começaram no Dia Internacional da Tartaruga Marinha e seguem até o fim do mês. Ao todo, serão quatro conteúdos: dois posts apresentando os profissionais e outros dois vídeos principais no IGTV mostrando como são realizadas as atividades no projeto, enfocando o envolvimento de cada um deles.

O primeiro post apresenta a coordenadora do Projeto TAMAR, Nina Marcovaldi, e a pesquisadora Nathalia Berchiere. Elas estarão também no vídeo “Resgate de ovinhos”. Publicado em 25 de junho, o filme vai abordar como é o dia em que é realizado o resgate dos ovos de tartaruga na praia, além de falar sobre os cuidados e procedimentos para a ação. Todos estarão a bordo de um Jeep Compass. Ambas contarão um pouco sobre suas dedicações ao TAMAR e suas vidas.

Já o segundo post apresenta a dra. Thais Pires, pesquisadora que está na linha de frente do resgate de ovos de tartaruga e utiliza um Jeep Wrangler para realizar seu trabalho, além do surfista e biólogo Itamar Santana, que atua de forma ativa no projeto. O segundo vídeo com ambos os profissionais, “Soltura de tartaruga”, que será divulgado em 30 de junho, mostra os detalhes de como é feito o importante trabalho do processo de soltura das tartarugas ao mar. 

Parceria fortalece ações ambientais

 A Jeep oficializou a parceria com o Projeto TAMAR no início de 2018 para apoiar ações de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas no Brasil. A marca ofereceu nove veículos dos modelos Wrangler, Renegade e Compass, todos com tração 4x4, para auxiliar a realização das atividades dos profissionais que atuam no projeto.

 Ao longo dos últimos anos, a iniciativa sempre buscou o incentivo da conservação da biodiversidade. A expectativa é facilitar o trabalho da equipe, proporcionando mais segurança e conforto nos deslocamentos de difícil acesso para o acompanhamento da desova e nascimento dos filhotes de tartarugas pelo litoral brasileiro.

O apoio da Jeep ao projeto TAMAR é uma das ações da marca que fortalece a preservação ao meio ambiente. Entre outras iniciativas, a Jeep auxilia na recuperação da Mata Atlântica, com o Programa de Biodiversidade, em Goiana (PE). A Mata Atlântica é o bioma nativo da região em que está instalado o Polo Automotivo da Jeep. Já foram plantadas 112 mil mudas na região e a meta é alcançar, até 2024, o plantio de 208 mil mudas, criando 304 hectares de área verde e corredores ecológicos.

Acompanhe os canais da Jeep:

Facebook: https://www.facebook.com/jeepdobrasil    

Instagram: https://www.instagram.com/jeepdobrasil/ 

YouTube: www.youtube.com/jeepdobrasil

Jeep Nation: https://jeepnation.jeep.com.br/

Jeep Gear: https://www.jeep-gear.com.br/   

 

Ficha Técnica:

Título: Mergulho no TAMAR

Anunciante: Stellantis

Agência: F.biz

co-CEO: Fernand Alphen e Paulo Loeb

VP de Criação: Icaro de Abreu

Diretores de Criação: Fabiano Pinel

Head de Estratégia Criativa: Livia Lanzoni

Criação: Bruna Paniago e Bernardo Medina

Conteúdo: Carlos Damazo e Giulia Perrone

Montagem/Edição: Fernando Alves e Vitor Araujo

RTVC: Aline Fernandes e Eriana Simões

Motion: Alexandre Arantes e Wesley Silva

Planejamento: Sara Silva, Thiago Neves, Guilherme Cipolla, João Roa, Maria Farnettani, Danrley Rosa, Paulo Luciano, Beatrice Mestre, Renata Mora.

CMO: Carolina Buzetto

COO: Juliana Vilhena Nascimento

Negócios: Daniela Lancellotti, Mariana Demarche, Bruno Giorgetto, Thaís Fontenelle, Renata Caderno e Guilherme Paiva.

Direção: Isaac Pereira

Direção de Fotografia: Thiago Souza Dourado

Colorista: Leandro Lamezi

Pós-Produção: Hogarth Worldwide

Atendimento Pós-Produção: Mônica Silveira

Coordenação de pós: Douglas Terciano

Produtora de Som: Hogarth Worldwide

Atendimento Produtora de Som: Mônica Silveira

Produção de Som: Fadel Dabien, Thiago Prates e Lucas Moreno

Cliente: Frederico Battaglia, Maria Lúcia Antônio, Paula Salerno, Renato Miele e Lívia Lira

 

Chevrolet S10 Hign Country avaliada pelo Blog mostrou ser uma picape com conforto, desempenho, bom acabamento, segurança. Vale fazer o test-drive


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Testar carros nacionais e importados é trabalho dos jornalistas automotivos que ficam com os veículos por uma semana para poderem oferecer a seus leitores as dados e características de cada um. Às vezes ficamos com pena de devolvê-los tão rapidamente à montadora. A picape Chevrolet S10 Hign Country, 2021, preta, cabine dupla, 4x4, automática de seis marchas, motor 2.8, turbo diesel de 200 cv e generosos 51 kgfm de torque, testada pelo Blog é um desses carros.



Andei 599 km na estrada, pelas praias da região Oceânica, onde tirei as fotos na praia de Charitas, Niterói, no Parque o Flamengo, no Rio (foto acima), e subindo a serra até à simpática e agradável cidade serrana de Lumiar (foto ao lado) e no Rio de Janeiro, suficientes para ter uma ideia sobre a picape. O carro é confortável, tem bom desempenho e é muito silencioso, a ponto de o barulho do motor diesel, com os vidros fechados, passar quase despercebido. 


Confesso, contudo, que senti falta de alguns itens que acho imprescindíveis num carro top de linha da categoria da Hign Country, que custa mais de R$ 252 mil (com três anos de garantia): ajuste de profundidade do volante, botão de partida, nem star/stop, chave presencial, freio de mão elétrico, espelho no para-sol do motorista, melhor apoio de braço para motorista e carona, bastando tornar móvel a tampa da porta objetos entre os bancos da frente e paddle shift, para troca de marchas no volante, que se justifica pelo desempenho da picape.

Mesmo se tratando de um carro de campo, de trabalho, graças à suspensão  independente, com braços sobrepostos na dianteira e feixe de molas semi elípticas de dois estágios e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados na traseira, preparados para suportar carga de 1,108 ton., no asfalto liso o conforto é de um carro de luxo, ótimo para viagens longas. Mesmo nos percursos na cidade, absorve bem os desníveis do piso. Óbvio que em estrada de terra irregular, onde andei, a ondulação e buracos grandes, são sentidos com balanços. O segredo para obter maior maciez da suspensão com a caçamba vazia é diminuir em 5 libras a pressão dos pneus. 




Segurança
O item segurança também recebeu melhorias importantes. A direção elétrica foi recalibrada e deixou a S10 Hign Country mais leve e firme e muito estável - como se você não estivesse dirigindo uma picape de mais de duas toneladas -, mesmo em curvas, velocidade alta e circunstâncias adversas. Foi essa segurança que senti ao descer a estrada Nova Friburgo - Rio de Janeiro, de noite enfrentando nevoeiro cerrado, chuva intensa e vento.


Outro sistema instalado nesta versão da S10 é a frenagem autônoma de emergência de alerta de colisão que avisa a parada inesperada do veiculo da frente, ou aparecimento de um pedestre: os freios são acionados automaticamente diminuindo a gravidade de eventual colisão ou mesmo evitá-la e o motorista é avisado por um sinal luminoso projetado no para-brisas. A picape conta ainda com seis air bags - frontaislaterais dianteiros e de cortina.  Além disso, a Chevrolet reforçou a estrutura da picape que a deixou até 20% mais resistente, por exemplo, em caso de uma batida frontal.



A S10 modelo 2021 ganhou uma nova frente, totalmente diferente do modelo anterior, que a deixou mais robusta e altiva e com um design bem atraente. Agora, conta com uma nova grade e um eficiente novo conjunto ótico. O símbolo Chevrolet mudou do centro da grade para o canto direito e um pouco menor. O nome Chevrolet largo agora reina charmoso e imponente ao longo de uma barra no alto da grade pintado de preto, entre os faróis. 



O conjunto ótico tem faróis full led, luz também de led de presença e abaixo, nos cantos, os faróis de nevoeiro, também em led. Na traseira, as lanternas em led ocupam verticalmente os cantos da tampa da caçamba, de 1.081 litros, agora com amortecedor, impedindo que desabe. ASSISTA O VÍDEO: 




As rodas de liga leve são de 18" com pneus 265/50.



Na frente, o para-choque foi redesenhado e o ângulo de ataque da picape foi beneficiado em dois graus, de 27 graus para 29 graus, em relação ao modelo anterior. 



Outro ganho importante neste modelo foram as mudanças no motor diesel, com nova calibração e a instalação da turbina usada na Colorado, vendida nos EUA. A potência e o torque continuam com 200 cv, a 3.600 rpm, e o 51 kgfm, a partir das 2.000 rpm, respectivamente, mas a recalibração garante rotações mais baixas em velocidades mais altas, o que representa mais economia. A velocidade máxima de 180 km/h, no entanto, ficou 0,2 segundos mais rápida. A velocidade máxima é de 180 km/h e a picape vai de 0 a 100 km/h em pouco mais de 10 s. Já consumo do tanque de 76 l de Diesel é de 8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.



A altura da S10 proporciona uma visão privilegiada do trânsito, mas não significa que haja dificuldade de acesso ao interior que é facilitado pelo estribo largo e decorativo e o suporte na coluna do para-brisa. Ao abrir as portas o vidro desce alguns centímetros para aliviar a pressão dentro do carro e tornar mais fácil o fechamento da porta. Este é o tipo de sistema que todos os carros deviam ter.



O entretenimento a bordo é hoje um item imprescindível em qualquer carro e a Chevrolet possui um sistema de multimídia eficiente, intuitivo e super amigável. O MyLink que permite a projeção sem fio do smartphone para Android Auto e Apple CarPlay. 





Vem com WI-FI (4G) nativo 12 vezes mais estável do que o do celular, funciona até 15 metros do carro, ótimo para locais onde o celular tem sinal fraco ou não tem sinal. O chato é a taxa mensal cobrada pelo serviço.  




A tela do MyLink de 8", sensível ao toque, projeta a câmera de ré digital de alta resolução com ótima que tem ótima visão à noite e pode ser ligada com a picape em movimento para checar o reboque. O sistema tem conexão via Bluetooth e entradas USB para gadgets, mas sem carregador de celular por indução (sem uso de cabo).



A picape traz alerta de pressão de pneus no painel, assistente de partida e de descida de rampas, computador de bordo, correção de saída involuntária da faixa, capota marítima na caçamba, ar-condicionado automático, travas e vidros elétricos e chave do tipo canivete. 



Tem ainda controlador de velocidade de cruzeiro, sensor de obstáculos na dianteira e na traseira, câmera atrás, rack de teto, acionamento automático dos faróis (com regulagem de altura) e dos limpadores de para-brisa, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, tecnologia OnStar, com contato on line 24 h.


Espaço é o que não falta na S10 Hign Country, e nas demais versões. O carro que acomoda cinco passageiros com conforto, mede  5,4 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 3,1 m de distância entre os eixos. 



Já a caçamba tem 2,32 m de comprimento, 1,53 m de largura e 44 cm de altura. 



No banco traseiro, o encosto do assento do meio oferece um amplo encosto de braço com porta copos. 



As cores disponíveis são branco Summit, azul Eclipse, preto Ouro Negro, cinza Topazio, vermelho edible Berries e prata Switchblade. As cores carregam custos adicionais de acordo com a configuração, exceto o vermelho Edible Berries.



Opinião final: a picape S10 Hign Country é uma boa aquisição para quem anda muito na estrada e no campo. Tem boa capacidade de carga e se sai muito bem na cidade, graças ao excelente desempenho. 






sábado, 26 de junho de 2021

TCR South America: Cobra Racing Team larga na quarta posição com Digo Baptista. As duas corridas da primeira etapa da nova categoria serão disputadas na manhã deste domingo

Com uma volta de 1m42s3315 pelos 4309 metros da pista de Interlagos, Digo Baptista, piloto do Audi RS3 LMS TCR #13 da equipe Cobra Racing Team, largará da quarta posição no grid da primeira etapa do TCR South America, que será realizada na manhã deste domingo em São Paulo. 



Com uma volta de 1m44s654 pilotando o Audi #10 da Cobra Racing Team, Adalberto Baptista sairá na nona posição.

“Esta primeira etapa do TCR South America é um momento histórico do automobilismo brasileiro. Os níveis dos competidores e dos carros são excelentes, e nós sabemos que é difícil, mas nosso objetivo é terminar no pódio, entre os três primeiros. Na classificação, conseguimos reduzir nossos tempos e isso é animador. Não garante nada, pois são muitos os fatores decisivos em uma corrida, mas aumenta nossas possibilidades de ter boas performances”, diz Nonô Figueiredo, chefe da equipe Cobra Racing Team .

No domingo, a primeira das duas provas que compõem a etapa começará às 8h43, e a segunda – com a posição dos dez primeiros colocados invertidas para formar o grid – terá início às 9h52. Na pole position da primeira corrida largará Raphael Reis (1m41s392), seguido por Pepe Oriola (1m41s747) e José Manuel Sapag (1m42s096), todos pilotando Honda Civic.


As corridas desta primeira etapa serão gravadas e exibidas pela FOX entre as 11h15 e as 12h15 do domingo. No canal da TCR do YouTube, as provas de Interlagos serão transmitidas para todo o mundo, menos para o Brasil e a Argentina, que terá o vídeo completo para assistir a parir de segunda-feira, 28. Na Argentina, a primeira etapa da TCR South America será transmitida, ao vivo, entre 8h30 e 10h30, pelo canal Carburando, o mesmo que já cobre a STC 2000, a principal categoria do país.

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA DA TCR SOUTH AMERICA

Domingo, 27 de junho

08h43: largada da 1ª corrida

09h13: pódio

09h52: largada da segunda corrida

10h23: pódio

Mitsubishi Cup: Edu Piano/Manuel Ruivo estão na vice-liderança da L200 Triton Sport R. Dupla da Território Motorsport fechou com pódio a etapa deste sábado, disputada na região de Mogi Guaçu (SP)




Mogi Guaçu (SP), 26 de junho de 2021 – Sábado de sol, poeira e disputas acirradas na Mitsubishi Cup. Foram três provas de aproximadamente 30 quilômetros que agradaram em cheio os competidores desta 2ª etapa da Mitsubishi Cup, que aconteceu na região de Mogi Guaçu, em São Paulo. A dupla da Território Motorsport, Edu Piano e Manuel Ruivo #10, finalizou novamente no pódio, com o 3º lugar na L200 Triton Sport R (na 1ª etapa, em maio, também conquistaram a 3ª colocação). Com o resultado, Piano e Ruivo são vice-líderes do campeonato na categoria.

Esta é a segunda temporada que o tetracampeão da Mitsubishi Cup, compete na L200 Triton Sport R. Em 2019, no ano de estreia da categoria, Piano liderou as etapas desde o início e foi Campeão, ao lado de Fausto Dallape. Já em 2020 não disputou o campeonato e, neste ano, voltou com muita garra ao grid com novo navegador.

A dupla começou em ritmo forte o dia, mas um problema com o freio impediu que o desempenho fosse melhor na etapa. Na primeira prova fez o 2º melhor tempo (21min41s), na segunda volta marcou o 3º (27min01s), já na terceira, o piloto precisou tirar o pé do acelerador com a quebra do diferencial dianteiro, logo no Km 4, e completou em 29min19s (4º tempo).

“Foi uma etapa bem travada, mais do que de costume, não tinham tantos trechos de alta, desta vez, mas foi uma prova muito boa”, afirma Piano. “Tivemos problema de freio em todas as voltas e, na última, o resultado ficou mais comprometido com a quebra do diferencial, daí andamos apenas para completar”, explica o primeiro campeão da história da Mitsubishi Cup, na edição de estreia do campeonato, há 22 anos.



Já Ruivo, que compete pela primeira vez na Cup, está cada vez mais animado com o desafio e se adaptando à navegação, uma vez que é navegador de Rally Baja. “Nesta segunda prova, a adaptação está melhor, assim como o entrosamento com Edu. Aqui na Cup as referências são muito curtas, uma em cima da outra, então a atenção tem de ser redobrada, mas estou gostando demais deste estilo de prova”, afirma o navegador de Tatuí (SP).

“O campeonato está só começando então têm muitas etapas pela frente ainda. Vamos avaliar o que aconteceu com o freio, arrumar o diferencial e foco na próxima prova!”, finaliza Piano.

A 3ª etapa está programada para os dias 31/julho e 1º/agosto e será de rodada dupla, também em Mogi Guaçu. Nesta 22ª temporada são sete as categorias em disputa: Outlander Sport R, Outlander Sport R Pró, L200 Triton ER, L200 Triton ER Pró, L200 Triton Sport R, L200 Triton Sport R Pró e L200 Triton Sport RS. Todas as etapas serão realizadas respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19, conforme regulamentação da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).


Equipe multicampeã - Com sede em Tatuí (SP), a Território Motorsport completou 21 anos e é uma das equipes mais tradicionais no rali brasileiro e é chefiada pelo multicampeão Edu Piano. O paulista é tetracampeão da Mitsubishi Cup, foi o primeiro Campeão do campeonato, tanto que foi homenageado em 2019 nos 20 anos da Cup, quando conquistou seu quatro título, desta vez, com Fausto Dallape. 

Durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks) e conquistou oito títulos nos Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, foi também a oficial da Troller (Troller Racing) na competição e o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver e locar UTVs (Maverick X3 TM) para competição e, desde então, disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. 

Em 2018, a dupla Edu Piano/Solon Mendes foi Campeã do Sertões nos UTVs (Over 45), o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2020, a equipe foi campeã na UT1 e vice-campeã na geral com Rodrigo Luppi/Maykel Justo. Já o 1º título internacional do time chegou em fevereiro/2021 no South American Rally Race (SARR), na Argentina: Luppi/Justo -Campeões na Geral dos UTVs e Bruno Conti/Filipe Bianchini - Campeões na categoria T3.2 e 6º na geral, enquanto Piano/Mendes finalizaram entre os Top 10 da geral, em meio a duplas de 11 países.

A equipe Território Motorsport tem patrocínio da General Tire. Mais informações no: www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport4x4, Instagram: @territoriomotorsport e Twitter @territorio4x4.

- Resultado Campeonato, após duas etapas
Categoria 
L200 Triton Sport R
1) #43 Juliano Diener/Gunnar Dums – 169 pontos
2) #10 Edu Piano/Manuel Ruivo – 151 pontos
3) #4 Pietro Neto/Cesinha Pereira – 144 pontos
4) #22 Cyl Mattara/ Minae Miyauti – 128 pontos
5) #9 Bruno Van Enck/Edu Costa – 100 pontos

- Resultado Mitsubishi Cup – 2ª Etapa/Mogi Guaçu (26/6)
Categoria 
L200 Triton Sport R
1) #43 Juliano Diener/Gunnar Dums – 98 pontos
2) #9 Bruno Van Enck/Edu Costa – 96 pontos
3) #10 Edu Piano/Manuel Ruivo – 90 pontos
4) #4 Pietro Neto/Cesinha Pereira – 88 pontos
5) #22 Cyl Mattara/ Minae Miyauti – 76 Pontos

- Resultado Mitsubishi Cup – 1ª Etapa/Mogi Guaçu (22/5)
Categoria 
L200 Triton Sport R
1) #43 Juliano Diener/Gunnar Dums – 71 pontos
2) #35 Vitor Muench/Jorge Peters – 69 pontos
3) #10 Edu Piano/Manuel Ruivo – 61 pontos
4) #4 Pietro Neto/Cesinha Pereira – 56 pontos
5) #22 Cyl Mattara/ Minae Miyauti – 52 Pontos

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Renault Captur 2022 recebe motor turbo 1.3 de 170 cv e 27,5 kgfm de torque e câmbio de 8 velocidades, inspirado na F1



Com tecnologia desenvolvida nas pistas da Fórmula 1, o moderno motor turbo TCe 1.3 flex de 170 cv e 27,5 kgfm a 1.600 rpm, que estreia no Renault Captur 2022, redefine o prazer ao dirigir. A combinação de um motor com tecnologia de ponta com o moderno câmbio automático CVT XTRONIC® de oito velocidades garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso. 





COLUNA FERNANDO CALMON

 



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.155 — 24/6/21



 

ÍNDIA SEGUE O BRASIL

E INVESTE EM ETANOL

 


Dentro de poucos dias, como informou o site inglês Just-auto nesta terça-feira, 22, o segundo país mais populoso do mundo (em cinco anos deve ultrapassar a China), a Índia, anunciará novas metas para etanol. Objetivo é reduzir emissões de CO2, importações de petróleo e preço dos combustíveis, segundo o analista Bakar Agwan, da consultoria GlobalData. “A Índia dispõe de excedente de matéria-prima necessária para obter etanol, garantindo abastecimento adequado à produção deste combustível”, acrescentou ele.

Em poucos anos a Índia deve alcançar o posto de terceiro maior mercado de veículos do mundo, atrás apenas da China e Estados Unidos. O país asiático já havia aprovado misturar 10% de etanol à gasolina até 2022 e 20% até 2025, acima dos 8,5% atualmente (no Brasil, 27%). Agwan delineia a intenção do governo de implantar motores flex numa segunda etapa.

Essa tecnologia está amplamente dominada e aceita no Brasil: quase 90% dos automóveis e comerciais leves vendidos atualmente são flex. Exportar esse conhecimento deve se transformar em receitas para o País. Usinas de produção de etanol poderão ser exportadas, pois a Índia também é grande produtor de açúcar a partir da cana.

No recente seminário da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), voltou-se ao debate sobre diversas formas de diminuir as emissões de CO2 e o efeito estufa responsável por mudanças climáticas. O conceito do ciclo de carbono emitido do berço ao túmulo, ou seja, desde quando se fabrica o veículo, obtém-se o combustível ou a eletricidade e até chegar à reciclagem do produto e das baterias, ainda carece de análises profundas e isentas na maioria dos países.

Ricardo Abreu, da Bright Consulting, destacou o que realmente interessa à sociedade brasileira: menor poluição, mobilidade acessível, geração de empregos, segurança energética, atrair investimentos e alcançar protagonismo internacional. Todos esses objetivos não podem ser atingidos por meio de apenas uma solução e, assim, defende alternativas. É o caso de um automóvel híbrido ou híbrido plugável com motor a combustão abastecido a etanol. Seu preço continuará por muito tempo bem menor do que um carro 100% elétrico, poderá usar a atual infraestrutura de abastecimento, emissões de ciclo de CO2 extremamente baixas e não estressará a geração atual e futura de energia.

A transição aos veículos elétricos pode ser rápida e com prováveis tropeços financeiro e técnico, ou bem planejada assumindo riscos menores, sem um deletério efeito manada e atingir o mesmo objetivo. O Brasil e agora a Índia sabem que o etanol está aí para ajudar.

 

ALTA RODA

 

BMW M3 Competition Track é um dos automóveis mais surpreendentes e desafiadores que já avaliei. Tudo no superlativo (inclusive preço de R$ 849.950), a começar pelo motor 6-cilindros em linha, 3-litros, 510 cv e 66,3 kgf.m. Ganhou, em relação à versão anterior, o equivalente a um motor convencional 1-litro (mais 79 cv e quase 10 kgf.m). Controle de largada está ali para fazer esquecer que se trata de simples sedã de quatro portas. Potência dos freios (discos carbocerâmicos), exatidão de direção e comportamento em curvas são irrepreensíveis. Ronco encorpado aguça os sentidos e o câmbio automático é muito rápido nas trocas ascendentes e descendentes das oito marchas. Compósito de fibra de carbono está no teto, extrator e defletor traseiros, bancos-concha dianteiros e acabamentos internos. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,9s; velocidade máxima, 290 km/h.

Honda CR-V recebeu leve revitalização de meia geração. Por R$ 264.900 está numa faixa muito elevada de preço, apesar de bem equipado: teto solar panorâmico, seis airbags e os dois bancos dianteiros elétricos, além de bom pacote de assistência ativa ao motorista. Central multimídia deveria ter tela maior que a de 7 pol. Destaques para espaço interno e porta-malas de expressivos 522 litros. Motor turbo (gasolina) de 190 cv/24,5 kgfm mostra desempenho limitado pela caixa CVT de oito marchas, calibrada para menor consumo. Tração 4x4 é por demanda. Suspensão poderia ser um pouco menos dura. Ainda assim CR-V vende muito bem (segundo colocado) nos EUA, onde maciez ao rodar impera.

PEUGEOT 3008, SUV médio francês que já se destacava pelo estilo atraente (Carro do Ano na Europa, em 2017), recebeu reestilização dianteira. São novos a grade, para-choque, faróis de LED (os de neblina integrados aos fachos baixos) e luzes de rodagem diurna de LED no estilo dentes de sabre como no 208. Internamente, destacam-se bancos dianteiros forrados com Alcantara e massageador nas costas, nova alavanca de câmbio automático (seis marchas) e tela multimídia de 10 pol. Manteve teto solar panorâmico e ótimos 520 litros no porta-malas. Controle de cruzeiro adaptativo tem função para-e-avança automática (até 3 segundos de espera) e ajuste de velocidade conforme leituras das placas de sinalização. São duas versões de R$ 229.990 e 249.990, considerados preços de lançamento.

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www.fernandocalmon.com.br




 

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Caoa Chery Tiggo 3X turbo chega a todas as concessionárias da marca no País. Novo SUV tem tido ótima receptividade pelos lojistas e consumidores. Veículo é comercializado com preço de lançamento a partir de R$94.990,00



CAOA CHERY já finalizou a distribuição do Tiggo 3x Turbo à sua Rede de Concessionárias em todo o Brasil. De norte a sul do País, as lojas da CAOA CHERY já realizam test drives e comercializam o novo SUV, que promete ser mais um sucesso de vendas no portfólio da marca.

O Tiggo 3x Turbo tem sido muito bem recebido pela rede e seus consumidores. A entrega dos modelos vendidos, que é comercializado com preço de lançamento a partir de R$94.990,00, também já teve início em toda Rede. Os clientes interessados em agendar um test drive e conhecer o veículo podem consultar a loja mais próxima pelo endereço: https://caoachery.com.br/concessionarias



“A receptividade dos consumidores com o Tiggo 3x Turbo tem ido além das nossas expectativas. Os concessionários têm tido um ótimo retorno dos clientes que buscam no mercado um SUV com design diferenciado, motor turbo e ótima dirigibilidade”, afirma Tai Kawasaki, gerente comercial da CAOA CHERY.

Composta por 119 lojas em todas as regiões do Brasil, a Rede de Concessionárias da CAOA CHERY não para de crescer. Desde 2018, quando a empresa iniciou operações no país, o número de concessionárias subiu 360%, o que mostra a força da estratégia da montadora em expandir sua presença não apenas em números absolutos, mas em abrangência no mercado nacional. A expectativa é que o número de lojas chegue a 150 até o final deste ano, o que deve melhorar ainda mais a capilaridade da rede.



 

Tiggo 3x Turbo

Considerado o “jovem atleta” da família Tiggo graças ao visual vibrante e robusto, o Tiggo 3x Turbo é comercializado em duas versões: PLUS e PRO. O novo SUV possui um conjunto de powertrain inédito no portfólio da CAOA CHERY composto por motor 1.0 Turbo Flex e câmbio CVT de 9 velocidades simuladas que proporcionam ao veículo uma dirigibilidade agradável, confortável e ágil devido o ótimo torque.

Entre os diferenciais do modelo está a extensa lista de itens de série, que contempla equipamentos únicos no segmento e normalmente presentes apenas em veículos premium como assistente de descida (HDC), chave presencial por aproximação, comando de climatização à distância (CCD) e controle de estabilidade de última geração.




 

terça-feira, 22 de junho de 2021

Mercedes-Benz recorda a história e evolução dos rádios automotivos. De música e informações à uma completa central multimídia. Primeiro rádio automotivo já possui mais de 100 anos. Mercedes-Benz User Experience amplifica experiência a bordo

 


Há mais de 135 anos os automóveis permitem mobilidade individual para todos e o rádio também faz parte dessa jornada há mais de 100 anos. Por muitas décadas, tudo o se resumia a ligá-lo, selecionar a frequência e ouvir na estação favorita informações e músicas no caminho para o trabalho ou durante uma viagem de férias. Atualmente, a tecnologia oferece opções que vão muito além de entretenimento, notícias e notificações de trânsito.

 

Os primeiros rádios automotivos apareceram no início dos anos 1920 - inicialmente nos Estados Unidos - como itens exclusivos e personalizados feitos por aficionados e utilizando como base a tecnologia contemporânea de válvula de rádio. No início, esse avanço foi muito bem recebido na Europa. Em um artigo datado de 13 de agosto de 1922 no jornal “Berliner Illustrierte Zeitung” relata o “wireless como um passatempo - a moda mais recente na América”. A história apresentava ilustrações de uma instalação de rádio, incluindo um sistema de antena passando pelo para-brisa. A paixão pela introdução desse equipamento nos veículos cresceu rapidamente: a revista especializada alemã “Funkschau” escreveu em 1 de junho de 1931: “Sem dúvida, automóveis e rádios são a combinação perfeita. A velocidade com que os veículos permitem a mudança de localização é complementada pela liberdade espacial do rádio”.


 


O primeiro rádio automotivo produzido em massa na Europa foi fabricado pela Bosch e foi apresentado em 1932. O aparelho pesava 15 quilos e o preço altíssimo não era um problema para alguns clientes, isso porque os rádios automotivos representavam um equipamento opcional altamente exclusivo na maioria dos automóveis de luxo.

 

Nessa época, era comum simplesmente conectar a unidade de controle diretamente ao painel de instrumentos, enquanto o componente receptor e o amplificador eram instalados em um local diferente, como no porta-malas. Em comparação, o modelo de rádio criado pela Bosch já era comparativamente compacto, tornando possível instalar a tecnologia abaixo do painel de instrumentos. Em poucos anos, o produto já seria integrado ao veículo e em seu conceito operacional do próprio veículo. Por exemplo, usando um dial redondo de estação de rádio diretamente próximo aos instrumentos dentro do campo de visão do motorista, assim como a Mercedes-Benz fez, por exemplo no modelo 770 “Grand Mercedes”.


 


Após a Segunda Guerra Mundial, os rádios automotivos tornaram-se significativamente mais compactos e foi possível integrá-los completamente ao painel de instrumentos. No Mercedes-Benz 170 S (W 136), o primeiro veículo de luxo da marca no pós-guerra, o rádio já estava disponível como opcional em 1950.

 



Os anos 50 também marcaram um novo auge do rádio automotivo. As transmissões codificadas por frequência modulada (FM) oferecem melhor qualidade de sinal. Outras inovações incluíram teclas de estação de rádio e funções de varredura de estação. A tecnologia de transistor, slot de fita cassete e som estéreo seguiram na década de 1960. A década de 1970 viu a introdução do Autofahrer-Rundfunk-Informationssystem (ARI; “transmissão de informações para motoristas”), um sistema que identificava automaticamente as informações de tráfego transmitidas como parte do programa e aumentava ligeiramente o volume.

 



Desde então, as unidades de rádio nos veículos foram aprimoradas como um sistema completo de mídia digital e tecnologia da informação. Passos cruciais incluíram a integração de um CD player na década de 1980 e a combinação com navegação por satélite na década de 1990. A introdução do display COMAND e de um sistema operacional representa um marco na Mercedes-Benz, celebrando sua estreia mundial em 1998 nos modelos Classe S. Hoje em dia, o rádio de um automóvel Mercedes-Benz faz parte do sistema de infoentretenimento adaptável e personalizável MBUX (Mercedes-Benz User Experience).


 


Seja recepção de rádio digital, streaming via smartphones ou MP3 de um pen drive USB: qualquer pessoa que desfrute de música com som de alta qualidade nos veículos hoje está se beneficiando da multifacetada história tecnológica dos rádios automotivos. Algumas ideias, como toca-discos móveis, nunca decolaram. Outras invenções se tornaram populares, por exemplo, os cartuchos com vários CD’s no porta-luvas - que logo foram substituídos com o desenvolvimento da tecnologia de mídia digital.




Porém um fator permaneceu inalterado: o fascínio de ter uma trilha sonora individual com som de primeira linha para acompanhá-lo em sua jornada a bordo de um automóvel.  

PAC da VW é certificado pela primeira vez pelo sistema ISO 50.001

 

Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen do Brasil conquista sua primeira certificação e garante 54,5% de economia de energia desde 2015


Vinhedo, 22 de junho de 2021 – O Centro de Peças e Acessórios (PAC) da Volkswagen do Brasil, localizada em Vinhedo/SP, recebeu pela primeira vez a certificação pelo sistema ISO 50.001:2018, concedida pela auditoria externa do organismo certificador DQS. 

“É uma conquista muito relevante, por sermos um centro logístico e obtermos de forma pioneira este certificado. Mostra o quão focado estamos nas melhorias em prol da eficiência do uso de recursos energéticos, indo ao encontro com nossa missão de proteção ao meio ambiente e neutralidade em carbono, além de redução de custos”, afirma Wilson Duaik, gerente do PAC de Vinhedo.

O PAC de Vinhedo cumpriu todos os requisitos estabelecidos pela ISO 50.001:2018 e um dos pontos de destaque foi obter 54,5% de economia de energia quando comparado a 2015. Também foram destacados como pontos positivos o alto engajamento de todos os empregados da planta, a correlação dos ganhos energéticos com a redução na emissão de CO2, a gestão eficiente da curva ABC dos itens estocados no PAC, as manutenções preditivas realizadas e as auditorias internas que asseguram independência ao processo. 

“O compromisso da Volkswagen do Brasil é com a excelência na Gestão de Energia em todas as suas atividades. A implementação robusta em Vinhedo, graças à dedicação de todos em um processo estruturado e bem definido, é a melhor opção para a eficiência contínua”, reforça Rafael Pestana, gerente executivo de Planejamento de Manufatura da Volkswagen do Brasil.

A conformidade com a norma ISO 50.001 é o reconhecimento internacional que a empresa é responsável, estabelecendo os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo a eficiência energética, uso e consumo.

Vantagens com a implementação da ISO 50001:2018

• Comprova que a empresa tem um padrão eficiente no uso de energias.

• Contribui de forma sistemática com a redução do consumo de energia e das emissões de carbono.

• Ajuda a empresa a ter processos cada vez mais eficazes do ponto de vista energético.

• Possibilita uma visão clara do status atual de uso e consumo de energia, tendo como base os objetivos energéticos da companhia.

• Define e prioriza a implementação de novas tecnologias e medidas energeticamente mais eficientes.

• Fornece uma estrutura para promover a eficiência energética em toda cadeia de Suprimentos.

• Define metodologia para comparar, medir, documentar e comunicar o uso da energia.

• Otimiza a utilização dos equipamentos que consomem energia, identificando oportunidades para reduzir custos de manutenção ou expandir a capacidade.

• Demonstra aos stakeholders (públicos de relacionamento) o compromisso para cumprir as melhores práticas de proteção ao Meio Ambiente.


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