Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Polo Automotivo de Betim completa 45 anos e avança para produzir nova geração de veículos. O Polo Automotivo de Betim completa 45 anos de operação nesta sexta-feira, 9 de julho de 2021

 


O Polo Automotivo de Betim completa 45 anos de operação nesta sexta-feira, 9 de julho de 2021. É uma das maiores fábricas de automóveis do mundo e está em processo permanente de modernização, recebendo contínuos investimentos para continuar a ser uma referência em tecnologia automotiva.

Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à modernização de instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0, no maior ciclo de investimentos realizado no Polo Automotivo de Betim, que possui plena capacitação para desenvolver, desenhar, projetar, testar e produzir veículos de classe mundial.


Desta fábrica saem os modelos de veículos que estão entre os mais vendidos no Brasil – a picape Fiat Strada, líder absoluta de vendas no país, além do Argo e Mobi, entre outros modelos. Em breve, de suas linhas de produção sairá também o Fiat Pulse, primeiro SUV desenvolvido e fabricado em Betim. O sucesso destes modelos fez da Fiat a marca líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.

A comemoração dos 45 anos coincide com a volta da marca ao topo do mercado. No primeiro semestre do ano, a Fiat foi a marca mais vendida, com 22,1% de participação de mercado acumulada. Também é a marca líder na América do Sul no período, com 14,8% de participação nas vendas totais.


“Temos muito orgulho de nossas raízes mineiras. Há 45 anos, a Fiat iniciou suas operações aqui em Betim e começou a produzir automóveis que agradaram o consumidor de todo o Brasil. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica”, disse o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa. 

“Como resultado, consolidamos um extenso e diversificado parque industrial automotivo, conquistamos a liderança do mercado brasileiro e sul-americano e empregamos milhares de pessoas que desenvolveram seus talentos e são hoje nosso grande diferencial”, acrescentou.


O Polo Automotivo, além de ser uma fábrica moderna e um centro completo de desenvolvimento de veículos de classe mundial, é também a sede da Stellantis para a América do Sul. A empresa, constituída em janeiro deste ano, é resultado da fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com o Groupe PSA. É um dos maiores grupos automotivos do mundo, detentor de 14 marcas icônicas e líder mundial no desenvolvimento da mobilidade sustentável.

O Polo Automotivo de Betim também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade para produzir 1,3 milhão de motores e transmissões por ano. São produzidas três famílias de motores: Fire, Firefly e GSE Turbo.

Raio X do Polo Automotivo de Betim

A fábrica da Fiat, inaugurada em 9 de julho de 1976, foi a primeira a instalar-se fora do cinturão industrial paulista. Desde o início de suas operações, a presença do Polo Automotivo em Betim vem contribuído para transformar a economia e perfil da cidade mineira e do estado. Ao longo dos anos vem atraindo inúmeros fornecedores, fortalecendo o tecido industrial mineiro.

Hoje, a fábrica é o centro de um polo automotivo que reúne mais de 120 fornecedores em torno de Betim. A atração de fornecedores e adensamento industrial começaram na década de 1990. É o processo chamado de “mineirização”, que permitiu à Fiat operar nos sistemas Just In Time (JIT) e Just In Sequence (JIS), com sucessivos ganhos para sua competitividade.


Esta foi a base para a expansão da produção. A confiabilidade da logística de suprimentos liberou áreas físicas dentro da fábrica, que antes eram utilizadas para estocagem, permitindo a expansão das linhas de produção. Atualmente, cerca de 60% dos itens comprados provêm de fornecedores instalados num raio de até 150 quilômetros da fábrica.

Esse processo possibilitou um impulso na economia de Minas Gerais, consolidando a industrialização do estado. A instalação de novas empresas na região diversificou o parque industrial mineiro, proporcionando um aumento do número de empregos e e de geração de riqueza. O processo de “mineirização” é ininterrupto.


O Polo Automotivo Fiat é a maior fábrica de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo. Ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados e tem capacidade para produzir 700 mil automóveis e comerciais leves por ano e 1,3 milhão de unidades de motores e transmissões. Desde sua fundação, produziu mais de 16 milhões de veículos, dos quais 3,6 milhões foram exportados.

Em Betim são produzidos os seguintes modelos da marca Fiat: Uno, Fiorino, Doblò, Grand Siena, Nova Strada, Mobi e Argo.


São produzidas as famílias de motores Fire, Firefly e GSE Turbo.

O Polo Automotivo de Betim emprega 13 mil pessoas, cerca de metade de todos o efetivo de Stellantis na América do Sul.

Ciclo completo de desenvolvimento de veículos


O desenvolvimento de um automóvel é um processo que envolve sete fases:

·        Conceito

·        Definição de estratégia de produto

·        Definição de parâmetros

·        Desenvolvimento técnico

·        Desenvolvimento de ferramental

·        Verificação de processos

·        Produção


A Stellantis conta com 100% de autonomia tecnológica na América Latina para cumprir as sete fases no desenvolvimento de novos veículos, com grande nível de qualidade e excelência.

Esta capacidade é consequência da excelência de estruturas como o Tech Center e do Design Center, que reúnem mais de 2 mil engenheiros, designers e técnicos, cujos talentos somados fazem do Polo Automotivo de Betim um centro de desenvolvimento automotivo de classe mundial.

Usinagem de transmissões

O desenvolvimento de um automóvel começa no Hub Center, onde as ideias começam a tomar forma. Aí nasce o planejamento estratégico, a visão do produto e as definições mercadológicas que vão nortear o projeto. É um espaço de convergência e interação, que reúne as áreas de Brand, Produto, Mercado e Desenvolvimento de Produto. O consumidor também é chamado a participar desta etapa estratégica.

Virtual Center Latam

As ideias se materializam no Design Center e no Tech Center. No Design Center, o conceito começa a tomar forma, em desenhos que conectam funcionalidade e beleza. É um trabalho conjunto com o Tech Center, onde ideias, conceitos e desenhos ganham forma e funcionalidade mecânicas.

Acordo de Comunhão de Interesses assinado pelo presidente da empresa, Giovanni Agnelli, e o governador de MG, Rondon Pacheco, em 14 de março de 1973

Uma área estratégica é o Development Center, um amplo espaço aberto, com 450 postos de trabalho e completa infraestrutura de apoio. Nesta área, todas as ideias, desenhos e conceitos técnicos encontram sua viabilidade econômica e de manufatura. Aí trabalham profissionais de todas as áreas envolvidas, como Projeto, Design, Compras, Manufatura, Finanças etc, que desenvolvem o business case.

Virtual Center e seus laboratórios fazem as validações virtuais do projeto à medida que avança, para que a evolução seja consistente. A Manufatura desenvolve os ferramentais e se prepara para a industrialização e futura produção do novo veículo.

Sala de Metrologia

No Component Center todos os itens do novo veículos são avaliados.

Surge o protótipo físico do novo veículo e começa a validação no Safety Center. O carro é submetido a vários tipos de testes físicos. Ao mesmo tempo, validam-se o processo de produção do veículo em linha e os parâmetros de qualidade.

Produção do primeiro protótipo do Fiat 147 - montagem 1975

Várias unidades do novo modelo são submetidos a testes de rodagem sob a ótica do cliente, para avaliação de desempenho, segurança, conforto e vida a bordo. São percorridos milhões de quilômetros.

Tudo pronto, começa a fase de pré-série, com a produção do novo modelo na linha em baixa cadência. O modelo é submetido à homologação junto a vários órgãos governamentais. Tudo aprovado, o ritmo da linha de produção começa a ser acelerado. O novo carro está pronto para ser lançado.

Capacidade de desenvolver um carro do zero


Marcio Tonani, responsável pelo Tech Center Stellantis South America, que reúne e coordena a área de engenharia da empresa, explica o avanço do Polo Automotivo aos longo dos anos:

“O salto da Fiat foi dado em 2001, com a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli. Até então, fazíamos poucas etapas do processo de desenvolvimento de um veículo. Mas conseguimos acumular conhecimento e experiência, que nos tornaram capazes de desenvolver e projetar veículos a partir do zero”. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli tornou-se agora o Tech Center Stellantis South America. Continua a reunir profissionais criativos e talentosos e é referência mundial em tecnologia flexfuel, desenvolvimento de picapes pequenas e médias e em dinâmica veicular, sobretudo suspensão.

“Podemos oferecer nossas competências ao mundo”, diz Tonani. Um exemplo disto é o número de veículos desenvolvidos no Brasil que são sucesso de mercado, como os Fiat Strada e Toro. O caso mais recente é o Fiat Pulse, o primeiro SUV da marca desenvolvido e produzido em Betim. Conceito, carro, motor e transmissão novos formam uma combinação muito atraente.

Ele destaca que as competências desenvolvidas e acumuladas servem mais do que apenas à empresa. “São um patrimônio da sociedade. Estamos desenvolvendo conhecimento e mão de obra. Isto significa crescimento humano e crescimento tecnológico para toda a sociedade”, acrescenta.

A força do design italiano


No processo de desenvolvimento de um novo veículo, engenharia e design andam lado a lado. Isabella Vianna, 41 anos, mineira de Belo Horizonte, é a responsável por Cores e Materiais, Design Gráfico, Mopar e Realidade Virtual no Design Center. Ela é estudiosa e admiradora do design italiano, que é um dos principais diferenciais dos carros da marca Fiat. “É a união da função e da beleza que transforma um objeto. Não basta ser bonito, ele tem que funcionar, ele tem que trazer uma existência funcional para o usuário ou mesmo para o próprio objeto”, explica. “O design italiano no carro Fiat é o nosso DNA e traz formas que são esculpidas, desenhos mais limpos, formas que contornam, que trazem suavidade e ao mesmo tempo esportividade, sensualidade”, acrescenta.

O Design Center South America é o responsável por trabalhos marcantes no Brasil, como a criação da família Adventure, que nasceu como um carro-conceito e se difundiu por vários segmentos. Um destaque é a premiadíssima Fiat Toro e, mais recentemente, a Nova Strada, em que o desafio era melhorar um produto que é campeão há décadas. A responsabilidade de desenhar produtos tão estratégicos para o portfólio da empresa foi uma conquista importante para a equipe brasileira de design. Foi a consolidação da confiança do grupo no talento do time, que conhece muito bem o mercado, o cliente, seus desejos e necessidades.

A Manufatura se envolve com paixão


Pierluigi Astorino, responsável pela Manufatura para a América do Sul, sintetiza a importância do momento:

“Quarenta e cinco anos na indústria automotiva é um longo tempo. A forma de produzir carros mudou completamente. E o Polo Automotivo de Betim acompanhou estas mudanças. Há 45 anos uma fábrica era muito manual. Hoje temos uma fábrica altamente tecnológica, que adotou as melhores práticas mundiais de inovação já implementadas. Falamos de uma fábrica que ao longo dos anos ampliou muito sua capacidade produtiva e evoluiu devido à competência e à paixão das pessoas”.

Fiat Pulse, novo SUV da marca

Astorino explica que o Polo Automotivo de Betim é um lugar especial. “Não é algo comum uma fábrica ter capacidade de lançar a cada ano um novo carro. Isto significa ser competitivo, significa sucesso de mercado”.

De fato, o desenvolvimento de um carro novo é um processo que envolve toda a empresa. A Manufatura participa desde o princípio do desenvolvimento do novo modelo, para planejar o processo de produção, os postos de trabalho. Em cada etapa, busca inovação, eficiência, qualidade do produto e competitividade. Isso significa um grande envolvimento na planta não somente no momento da fabricação do carro, mas ao longo de todo seu desenvolvimento.

“Então, o carro é motivo de grande orgulho para as pessoas que trabalham na fábrica, pois naquele modelo está a paixão de cada um por ter participado no desenvolvimento daquele que vai ser um grande sucesso comercial”, acrescenta Astorino, destacando o poder de engajamento que este trabalho pode trazer.

Construindo relações com os consumidores


É importante que este sentimento se estenda também aos consumidores. E isto depende da qualidade da relação que se estabelece. Geraldo Barra, responsável por Customer Experience da Stellantis para a América do Sul, há anos trabalha pela qualidade dos veículos produzidos no Polo Automotivo de Betim. Agora, faz este trabalho com foco na experiência do consumidor. Trata-se de uma grande evolução conceitual.

Assegurar ao cliente um veículo sem defeitos é o básico. “É preciso que a relação com o cliente não tenha defeitos”, explica Barra. A experiência do consumidor abrange toda a sua jornada, desde o momento em que entra no site, monta seu veículo, agenda o test-drive, compra, financia, recebe o veículo, como o utiliza, como agenda e faz revisões ou utiliza serviços.

“Não estamos olhando para o cliente, mas olhando para nossos processos com os olhos do cliente”, afirma. O que importa é a fluidez da mobilidade e a facilidade com que o cliente se relaciona com o carro e a marca, seja em uma compra convencional, seja em uma assinatura de veículo.



“Aprendemos em nossa trajetória que o essencial é a experiência do consumidor. Mais importante do que estar focada em volumes, o que conta é ser importante para o cliente. Quando busca um carro, ele não quer um veículo, mas procura benefícios para sua vida. É isto que temos que entregar”, acrescenta Barra.

Este é um trabalho contínuo. “Há muito aprendizado nisto e a cada dia queremos nos tornar melhores”, destaca.

Montagem final do Fiat 147, em 1979

Uma marca líder

A Fiat é a marca líder do mercado brasileiro. Fechou o mês de junho na liderança de mercado pelo sexto mês consecutivo, com 26,1% de participação de mercado, no melhor resultado em 14 anos. De cada quatro carros vendidos no Brasil no mês passado, um foi da marca Fiat.

No acumulado do primeiro semestre, a Fiat também lidera com 22,1% de participação de mercado. A marca também é líder na Argentina e na América do Sul, onde o Fiat Strada é o modelo mais vendido. Sem dúvida, é um momento de grande sucesso.

Processo de produção da linha da picape Strada

Mas para voltar ao topo do pódio, a Fiat teve que superar grandes desafios. Hugo Domingues, gerente do Brand Fiat para a América Latina, lembra que a participação de mercado da marca entrou em processo de retração a partir de 2012, devido a uma combinação de fatores. A ausência de um SUV em seu portfólio no momento em que este segmento se expandia e quatro anos seguidos sem lançamentos de novos modelos afetaram as possibilidades de crescimento da marca naquele período. A participação de mercado da marca caiu a 13,2%, praticamente a metade do que a Fiat atingiu no mês passado.

A partir de 2016 os lançamentos foram retomados, mas percebeu-se também que era preciso fazer mais para reconectar-se com o consumidor. “Seria preciso rever toda a jornada do consumidor, mapeando todos os pontos de contato dele com a Fiat e promover um reposicionamento completo da marca. Assim, depois de 12 meses de diagnóstico e de planejamento sobre produto, experiência do consumidor e comunicação, lançamos o rebranding da Fiat em 2020”, explica Hugo Domingues. Com um plano de lançamento de produtos já estabelecido, o trabalho de reposicionamento e revitalização da marca teve muito foco na experiência do consumidor e na comunicação, que foram gatilhos importantes para promover o sucesso da Fiat alcançado nos últimos meses.

Montagem final do Mobi

“Buscamos transmitir em todos os nossos pontos de contato uma mensagem contínua e consistente ao consumidor, para ser digno de sua confiança. É isto que realmente muda a imagem da marca”, detalha Domingues.

Foi um processo de reaproximação com os consumidores, que aprimorou o atendimento nas 520 concessionárias distribuídas pelo Brasil, ampliou os canais de atendimento digital, lançou ações totalmente inovadoras de varejo, valorizou diferenciais como seu caráter ítalo-brasileiro e sua identidade pop, encantadora e espontânea, tanto nos seus produtos quanto nas plataformas de comunicação.

Com essa estratégia traçada e um trabalho muito articulado de várias áreas da empresa e das concessionárias, o índice de satisfação do cliente reagiu na mesma velocidade que as vendas, saltando várias posições no ranking.

O sucesso alcançado até aqui é só uma etapa do processo de fortalecimento da marca. Em breve chega ao mercado o Fiat Pulse, primeiro SUV da marca desenvolvido e produzido no Brasil. O novo modelo será lançado no momento em que o plano de rebranding está muito mais consolidado.

“Estamos novamente mais próximos do consumidor, em conexão com ele. A Fiat é de novo uma marca emocional e apaixonada, que surpreende com um design único, inovações tecnológicas e uma rede de concessionárias muito mais preparada”, assinala Domingues. “É por isto que podemos dizer com convicção: FIAT. A PAIXÃO MOVE 

Comemorações seguras

Visita do governador Romeu Zema à fábrica

Os 45 anos de presença do Polo Automotivo de Betim serão comemorados com entusiasmo, mas com todos os cuidados que a pandemia de Covid-19 exige. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e outros convidados visitaram a fábrica nesta sexta-feira e acompanharam a produção, ainda em fase de pré-série, do Fiat Pulse. Este é o primeiro SUV da marca desenvolvido, projetado e produzido em Betim, que será lançado brevemente.


Os empregados do Polo Automotivo de Betim também participaram das comemorações. Para simbolizar o espírito de equipe, uma gigantesca camisa azul de 15 metros de altura por 11 metros de largura, com o logotipo da empresa, circulará entre as várias fábricas da Stellantis na América do Sul para ser assinada por seus funcionários. Esta ação simbolicamente representa o fato de todos “vestirem a mesma camisa” e fazerem parte do mesmo time.

O primeiro a assinar a camisa foi o CEO mundial da empresa, Carlos Tavares, que deixou seu autógrafo em uma camisa de tamanho normal, que foi então replicado no modelo maior. Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, e muitos outros empregados da planta de Betim deixam sua assinatura nesta sexta-feira. A camisa gigante ficará em Betim durante alguns dias para a assinatura dos empregados da planta, seguindo posteriormente para outras unidades industriais da empresa no Brasil para que esta ação se repita.

A Fiat e a Stellantis também querem homenagear a comunidade e a sociedade de Minas Gerais pelo acolhimento que receberam. Para isto, realizam duas ações: um show de luzes de longo alcance e a distribuição de flores nas principais praças de Betim e de Belo Horizonte.

As luzes serão projetadas nesta sexta-feira, a partir das 19h, desde o Edifício Piemonte, em Nova Lima, que abriga escritórios da empresa. Fachos de luz nas cores verde, branco e vermelho, que lembram a bandeira da Itália e o logotipo flag da Fiat, riscarão os céus a partir dos dois pontos e poderão ser vistos a quilômetros de distância.

Neste sábado, 10 de julho, serão distribuídas flores aos frequentadores das principais praças de Belo Horizonte e de Betim, como forma de expressar agradecimento à comunidade pela hospitalidade e recepção.

Na manhã de sábado, das 9h às 13h, a ação ocorrerá nas praças JK, Lagoa Seca, Duque de Caxias e Pampulha, em Belo Horizonte, e na Praça Milton Campos, em Betim.

Na tarde deste sábado, das 14h às 18h, a distribuição de flores acontece na Praça do Encontro, em Betim, e no Mercado Central e nas praças da Assembleia, do Papa e da Liberdade, em Belo Horizonte.

Conselho Supervisor da VW dá boas-vindas à nova estratégia do Grupo. • Conselho de Administração apresenta Estratégia 2030 ao Conselho Supervisor • Conselho Supervisor vê essa estratégia como base para o crescimento futuro • Novo contrato de serviço para Dr. Diess com prazo até outubro de 2025

 

Dr. Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração

Wolfsburg, 9 de julho de 2021 – Dr. Herbert Diess ficará à frente do Grupo Volkswagen até outubro de 2025. Na sexta-feira, o Conselho Supervisor da Volkswagen AG aprovou um novo contrato de serviço com prazo correspondente. Isso significa que o Dr. Diess permanecerá como presidente do Conselho de Administração até o seu 67º aniversário. O Conselho Supervisor também foi informado da Estratégia 2030 na sexta-feira, e vê essa estratégia como base para o crescimento futuro.

O Conselho de Administração do Grupo apresentou sua estratégia, visando manter o papel do Grupo como líder global em uma indústria automotiva moldada por e-mobility e software, ao Conselho Supervisor sob o título "New Auto". Como – tendo estabelecido seu curso há seis anos – a Volkswagen já está a caminho de se tornar líder de mercado em mobilidade eletrônica, o foco principal nos próximos anos será a construção de conhecimentos em software. Um papel fundamental será desempenhado pela condução autônoma que, em conjunto com outros serviços de mobilidade orientados por software, deverá levar ao mercado automotivo a dobrar de tamanho nos próximos 10 anos.

Para explorar os novos direcionamentos de valor e garantir um crescimento rentável, o Grupo está contando com a força de suas marcas, por um lado, e plataformas tecnológicas, por outro. As plataformas padrão para software e mecatrônica de veículos devem proporcionar benefícios em termos de custos e qualidade, bem como economias de escala da mesma forma que uma estratégia de bateria e recarga entre marcas e uma plataforma de mobilidade. 

Outro componente-chave da Estratégia 2030 é "People & Transformation". Na mudança de uma empresa de engenheiros clássicos e empregados qualificados para as novas áreas englobadas por uma empresa de tecnologia, as oportunidades individuais de mudança abertas aos empregados serão um fator decisivo para o sucesso. Um resultado bem-sucedido exigirá, portanto, conceitos sustentáveis para transformar a força de trabalho e treinar empregados em uma ampla gama de campos. O Conselho Supervisor vê o Conselho de Trabalhadores e a co-determinação no Grupo Volkswagen como uma vantagem clara a este respeito, tornando a reformulação da empresa um processo conjunto.

O presidente do Conselho Supervisor Hans Dieter Pötsch comentou: "O Dr. Herbert Diess e sua equipe do Conselho de Administração trabalharam com representantes dos empregados para avançar com sucesso a transformação do Grupo nos últimos anos. O Conselho Supervisor acredita que sob a liderança do Dr. Diess as condições serão ótimas para o desenvolvimento contínuo e bem sucedido de toda a empresa nos próximos anos também, especialmente tendo em vista a Estratégia 2030."

A estratégia será apresentada ao público no dia 13 de julho, às 8h30, horário de Brasília.

 A live pode ser acompanhada pelo link: https://www.volkswagenag.com/en/new-auto


As perspectivas para a recuperação e retomada de crescimento do Turismo

Alexandre Sampaio, presidente da Associação Brasileira de Hospedagem e Alimentação


A retomada das atividades turísticas divide opiniões. Entretanto, quem atua diretamente no setor sabe que a nossa realidade tem se deteriorado de forma expressiva e intensa. Estima-se que as perdas do nosso trade tenham chegado a R$ 341,1 bilhões no mês de abril deste ano, contabilizado os prejuízos acumulados desde março de 2020.

Os dados, que foram apresentados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), destacam a intensidade da pandemia que atingiu as empresas neste ramo. Não há dúvidas de que somos um dos segmentos mais impactados pela crise e, talvez, por essa razão, exista uma grande expectativa para o momento em que iremos dar inicio à retomada.

Há mais de um ano, estamos vivendo em uma montanha-russa imprevisível. Algumas datas comemorativas conseguiram trazer fôlego para o setor, todavia, não são o suficiente para movimentar o mercado. Os empresários compreendem a gravidade da crise sanitária que estamos passando e, justamente por terem consciência desse assunto, adequaram os seus estabelecimentos para a nova realidade que estamos inseridos.

Isso significa que o trade turístico, nas suas várias áreas, se preparou com os protocolos fitossanitários das autoridades de todos os níveis de governo. Alguns até tiveram o cuidado de certificar parâmetros internacionais para que as suas equipes pudessem de forma qualificada. Nós estamos prontos para a retomada, mas esse fato não significa que conseguiremos iniciar esse processo de prontidão.

O crescimento do turismo brasileiro, no pós-pandemia, depende única e exclusivamente do avanço da vacinação no país. Quando esse momento chegar, teremos que nos adaptar às tendências que surgiram nos últimos meses. A expectativa é de que, cada vez mais, o turista se envolva a lugares que proporcionem uma experiência voltada à natureza, onde haverá conforto, qualidade e segurança para poder desfrutar das belezas do nosso país sem preocupações relacionadas à infecção viral.

Espera-se também que o turismo doméstico tenha uma alta - tanto neste ano quanto nos próximos. Hoje em dia, contabilizamos que a chegada de turistas internacionais caiu 83% no primeiro trimestre de 2021. Esse percentual faz referência às limitações impostas por outros países em relação ao Brasil. A análise, feita pela Organização Mundial do Turismo (OMT), corrobora que estamos caminhando para o aumento das viagens nacionais.

Independente do caminho que formos traçar depois da Covid-19, a sede por viagens está crescendo a cada dia que passa. Sabemos que é urgente o retorno das atividades do setor sem limitações e a nossa luta, em prol a esse movimento, será para que a retomada comece o quanto antes. Até esse momento chegar, continuaremos acompanhando as tendências para que nunca tenhamos que enfrentar uma crise tão intensa como a de agora.

Nós sempre fomos considerados gigantes da economia dentro do país. Quando vencermos a batalha contra o coronavírus, voltaremos a construir o nosso nome. O turismo nunca deixará de trazer alegria, renda e cultura para a população. Essa constatação, de certa forma, nos traz alívio e esperança para o dia de amanhã.

Agenda em Brasília garante parcerias estratégicas para o Festuris 2021 que acontecerá de 4 a 7 de novembro de 2022




Os diretores da Rossi & Zorzanello, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, retornaram de uma intensa agenda em Brasília (DF) nesta semana. Além de levar boas notícias do Rio Grande do Sul à capital do País, Marta e Eduardo estreitaram laços com entidades e lideranças políticas e, nos encontros, apresentaram o Connection Experience, que ocorre em Canela de 9 a 10 de setembro, e o Festuris, que está agendado de 4 a 7 de novembro no Serra Park.


Na Embratur, com o presidente Carlos Brito, foi firmada a presença da entidade no Festuris deste ano com o foco na divulgação do País de forma internacional. Em 2020, a agência focou no Brasil de maneira nacional.


Em continuidade ao trabalho já desenvolvido na Superintendência do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, com Helena Pan Rugeri, as novidades do Festuris foram apresentadas ao ministro interino, Marcos Montes. “Nosso foco é fomentar o agroturismo e em pauta a valorização dos produtos de origem, que é um trabalho lindo desenvolvido pela agricultura familiar”, relata Zorzanello.




Os CEOs também se reuniram com o gaúcho Onyx Lorenzoni, secretário-geral da Presidência da República. Em um encontro com muitos assuntos em comum - já que o ministro é gaúcho - Lorenzoni confirmou presença no Festuris e será um dos palestrantes do Meeting, em novembro. O foco do painel será como o Governo Federal trabalhou o conceito do turismo na pandemia, em função, também, da reabertura das fronteiras e demais políticas de incentivo. “Ele tem para o turismo um olhar especial, acredita muito na criação de emprego e renda que a atividade provoca, será muito bacana”, comenta Marta.


As visitas não pararam por aí, representantes do Ministério do Turismo e da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo também receberam, de portas abertas, as iniciativas vindas de Gramado e Rio Grande do Sul. A agenda se estendeu para a Câmara dos Deputados, em visita ao gabinete de Newton Cardoso Júnior.


Depois de mais de um ano sem realizar visitas presenciais, por conta da pandemia, essa foi a primeira viagem para fora do Estado e com grandes resultados que darão sequência à organização dos eventos da Rossi & Zorzanello.


Nissan e.dams aumenta o ritmo às vésperas do E-Prix de Nova Iorque de Fórmula E. Equipe volta ao cenário da primeira corrida da Nissan no campeonato mundial 100% elétrico

 


YOKOHAMA, Japão – A Nissan e.dams volta a correr neste fim de semana, 10 e 11 de julho, no Circuito Urbano Red Hook, em Nova Iorque, mesmo local onde a Nissan venceu sua primeira corrida na Fórmula E, na quinta temporada. Esta será mais uma rodada dupla da sétima temporada, onde os 100% elétricos vão competir as etapas 10 e 11 da edição 2020/2021 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, em um circuito de rua emocionante e implacável.

Na última prova desta nona temporada, no E-Prix de Puebla, no México, o piloto da equipe Nissan e.dams Oliver Rowland conquistou a pole position e um pódio, apresentando um ritmo mais forte com o novo motor Nissan Gen2 de Fórmula E. A equipe continua trabalhando intensamente com seus dois pilotos para aumentar o ritmo e a regularidade em suas performances. Sébastien Buemi pretende partir para a briga, para chegar mais uma vez ao último degrau do pódio em Nova Iorque.



"Chegamos à bela cidade de Nova Iorque altamente motivados pelo resultado obtido no México", disse Tommaso Volpe, diretor mundial de esportes a motor na Nissan. "A pole e o pódio do Oli demonstraram que nosso novo motor Nissan Gen2 nos entrega a velocidade e eficiência que precisamos, por isso temos que nos basear em nossa performance em Puebla para entregar resultados em Nova Iorque. Nosso motor Gen2 é resultado de um trabalho colaborativo contínuo entre nosso negócio de carros de produção em série e os engenheiros da Fórmula E. Os avanços obtidos na Fórmula E ajudam a aprimorar o desenvolvimento dos nossos futuros veículos elétricos de produção em série".



A Nissan está competindo neste campeonato mundial para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte da sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados em mercados-chave até o início dos anos 2030. A montadora japonesa tem como objetivo empregar seu conhecimento na transferência de know-how e tecnologia entre pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.



"Nosso resultado no México coloca a equipe na trajetória para Nova Iorque, mas ainda não estamos exatamente onde queremos", disse Olivier Driot, codiretor da equipe Nissan e.dams. "A vitória do Séb de ponta a ponta neste circuito na quinta temporada nos inspira a nos superarmos, para demonstrar toda a performance da equipe, que tanto nossos pilotos como nossos carros são capazes de entregar".

COMENTÁRIOS DOS PILOTOS

Oliver Rowland
"Foi incrível conquistar nossa primeira pole position e pódio da sétima temporada no México. Sentimos que estamos começando a melhorar nossa velocidade e confiança a cada corrida. Nosso novo motor Nissan Gen2 é claramente mais rápido e estou me dando bem com o carro e meus engenheiros. Só precisamos fazer com que nossa regularidade se alinhe ao nosso ritmo e os resultados virão. Estou bem animado para correr novamente na cidade de Nova Iorque".

Sébastien Buemi
"Minha 7ª posição nas qualificações no México demonstram alguma melhoria em nosso ritmo, mas os resultados da corrida não são o que queremos ou esperamos. Estou trabalhando intensamente com a equipe e meus engenheiros para entender como entregar a performance que sabemos que o carro tem. Vou usar minha experiência em corridas e meu conhecimento deste grande circuito do Brooklyn para marcar pontos neste fim de semana".

Acompanhe pela TV
https://www.fiaformulae.com/en/watch/ways-to-watch

TV ao Vivo (novidade no Brasil para esta temporada)

TV Cultura
SporTV (Globo)

SÁBADO -10/07/2021

13h15 (horário de Brasília) – Classificação
17h (horário de Brasília) – Corrida

DOMINGO -11/07/2021

10h15 (horário de Brasília) – Classificação
14h (horário de Brasília) – Corrida.




Modelos da Nissan podem ficar mais coloridos com novos acessórios originais Marca lança conjuntos de iluminação interna e externa para seus veículos



RIO DE JANEIRO – Agora é possível iluminar o interior ou mesmo ter iluminação externa nos modelos da linha Nissan vendida no Brasil. A área de pós-vendas da marca japonesa disponibilizou duas novidades, que podem ser adquiridas em quaisquer uma das 180 concessionárias autorizadas pelo país, e que vão dar aos veículos um toque pessoal e diferenciado. São os conjuntos de iluminação interna e externa.

Com o Kit de Iluminação Interna Nissan, os habitáculos do Novo Nissan Kicks, Novo Nissan Versa, Nissan Frontier, Nissan V-Drive e Nissan LEAF podem ser personalizados com sete cores. A pessoa pode selecionar a preferida por meio de um botão dedicado. Tem preço sugerido ao cliente de R$ 518,58.

Já o Kit de Iluminação Externa Nissan é um produto inovador que recepciona os ocupantes do Novo Nissan Kicks com uma atmosfera especial. Composto por três leds de alta potência totalmente blindados contra entrada de água, são instalados na lateral inferior das portas e criam um tapete de luz ao destravar as portas, que sincronizam com os faróis. Os leds desligam-se em até 30 segundos.

É um item bastante útil para locais escuros, trazendo mais segurança e visibilidade. Esse acessório está disponível apenas para a linha do crossover fabricado em Resende (RJ) e tem preço sugerido ao cliente de R$ 615,05.


Acessórios Originais

Os acessórios genuínos e homologados Nissan foram desenvolvidos especialmente para os modelos da linha da marca no Brasil. Aprovados pela engenharia da fabricante, são desenvolvidos por fornecedores com qualidade comprovada, instalados nas concessionárias Nissan com mão de obra treinada, não tiram a garantia de fábrica do veículo e podem ser financiados junto com o veículo, sem pesar no bolso na hora da compra. A linha completa pode ser consultada no site da Nissan.



quinta-feira, 8 de julho de 2021

COLUNA FERNANDO CALMON



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.157 — 8/7/21

 


CAPTUR TURBO CHEGA POR

R$ 124.490 A R$ 138.490


Desde o lançamento do Captur, em fevereiro de 2017, a Renault mudou sua postura mercadológica e o primeiro resultado explícito chega com seu modelo 2022. Afinal, o segmento de SUVs compactos aqui conta com 14 concorrentes (se incluídos alguns hatches de fórmula discutível). As mudanças externas se concentraram na parte frontal: grade, faróis (LED total na versão mais cara), para-choque e luzes de rodagem diurna de LED. Novas rodas e lanternas traseiras de LED complementam.

Interior recebeu materiais de qualidade superior, revestimento dos bancos pode ser bitom na versão de topo Iconic, novos volante e porta-objetos. Sistema multimídia (tela de 8 pol.) ganhou pareamento simultâneo de até seis celulares. Há uma conexão USB na frente e duas atrás. Iconic inclui sistema de som Bose, partida remota do motor, monitor de ponto cego e quatro câmeras externas.

Mecanicamente destaca-se o novo motor turbo de 1,33 L. Desenvolvido em colaboração com a Daimler e por enquanto importado, está nos planos da Renault sua produção no Brasil. Aqui se desenvolveu a versão flex: 170 cv (etanol) e 162 cv (gasolina). Torque de 27,5 kgf.m com os dois combustíveis, o maior neste segmento. Câmbio automático CVT de oito marchas (antes, sete) também é novo. O Captur alcançou nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem. São 12 km/l (G) e 8,3 km/l (E), rodoviário; 11,1 km/l (G) e 7,5 km (E), urbano.

Em avaliação por estradas e ruas a diferença de desempenho em relação ao antigo motor aspirado de 1,6 L é mais do que evidente. O incremento em potência e torque oferece respostas imediatas ao acelerador. As trocas de marcha do câmbio CVT, que costumam ser mais lentas, agora incomodam menos. Seleção manual sequencial, apenas na alavanca seletora, praticamente ficou desnecessária para quem busca ultrapassagens rápidas e seguras.

A fábrica informa aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 s (1,7 s melhor que o antigo 2-litros aspirado). Quadro de instrumentos está mais visível e informativo. Em razão da rigidez torcional 12% maior o comportamento em curvas melhorou.

Preços: R$ 124.490 (Zen), 129.490 (Intense) e 138.490 (Iconic).

Falta de semicondutores reduz projeções para 2021

Com base em estudo internacional do Boston Consulting Group a Anfavea estima que até 140.000 unidades deixarão de ser fabricadas este ano apenas em razão da escassez de semicondutores. Os números do primeiro semestre de 2021, no entanto, ainda mostram recuperação sobre 2020 em razão da base comparativa baixa causada pela pandemia: vendas, mais 33%; produção, mais 57% e exportação, mais 67%.

Essa constatação levou a associação dos fabricantes a reduzir um pouco suas projeções para 2021. Diminui de 15% para 13% a recuperação das vendas e de 25% para 22% o avanço na produção em relação ao ano passado. A Fenabrave também rebaixou o crescimento das vendas de 16% para 11,6%. As duas previsões incluem veículos leves e pesados (estes em uma reação vigorosa, porém representam apenas 5% das vendas totais).

A Fenabrave, no entanto, estima que 200.000 unidades adicionais seriam vendidas este ano, se houvesse produção normal. Isso indica fortalecimento do mercado brasileiro de veículos e pessoas procurando voltar a comprar carros, bem além do simples represamento causado pela pandemia. Um bom termômetro: veículos leves usados cresceram 63% no primeiro semestre de 2021 frente a 2020.


ALTA RODA

AUDI Q5 SPORTBACK (SUV cupê) combina dimensões externas praticamente iguais ao Q5 com desenho mais atraente pela linha do teto em suave queda. Grade e os dois para-choques dianteiros são novos. Entre os opcionais faróis LED com tecnologia adaptativa Matrix e lanternas traseiras Oled (comprador escolhe uma entre três assinaturas). Novas rodas de 20 pol. também são opcionais. Porta-malas (510 litros) perdeu apenas 10 litros em relação ao Q5. No interior, multimídia agora recebeu tela tátil. Após quase 500 km de teste, o SUV se destacou pelo desempenho e combinação perfeita de motor turbo de 249 cv/37,7 kgf.m e o câmbio automatizado de dupla embreagem, 7-marchas. Tração 4x4 por demanda tem transferência quase instantânea do eixo dianteiro ao traseiro.

MUSTANG MACH 1 é uma série especial numerada que se destaca pelo conjunto muito bem acertado. Atrai logo pelo ronco típico do V-8 de aspiração natural: 483 cv e 56,7 kgf.m. Guiei no autódromo VeloCittà, em Mogi-Guaçu (SP) e na função Pista – uma das sete disponíveis – possibilita explorar melhor a seleção manual das 10 marchas do câmbio automático. Com sete chicanas demarcadas por cones os freios Brembo (dianteiros) e os pneus Michelin Sport 4S foram bastantes exigidos e aprovados. No interior destaca-se o quadro de instrumentos configurável com o conta-giros tradicional transformável numa barra horizontal para leitura mais rápida. Preço: R$ 523.990 (sob encomenda apenas).

___________________________________________________________________________________________

www.fernandocalmon.com.br



 

ANFAVEA revê projeções para 2021 com discreta redução de automóveis e melhora de caminhões

O fechamento do primeiro semestre de 2021 foi um pouco aquém do que previa a indústria automobilística, muito em função da crise global de fornecimento de semicondutores, materiais usados em todos os componentes eletrônicos que equipam os veículos. 

De acordo com os números divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), 1.148,5 mil autoveículos deixaram as linhas de montagem no primeiro semestre do ano, 57,5% a mais que os 729 mil do mesmo período do ano passado, quando todas as fábricas passaram por paradas de até dois meses. Numa comparação mais justa, com o primeiro semestre de 2019 (antes da pandemia), houve uma retração de mais de 300 mil unidades, ou 22%. 

“Estimamos que a falta de semicondutores tenha impedido que algo entre 100 mil e 120 mil veículos fossem produzidos no primeiro semestre. Esse problema afeta todos os países produtores e tem impedido a plena retomada do setor automotivo”, explicou o presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes. 

Em junho, a produção de 166.947 unidades foi a pior dos últimos 12 meses, em função das várias paradas de fábricas de automóveis ao longo do mês – situação que vem acontecendo desde o final do primeiro trimestre. 

A baixa oferta de alguns produtos acaba se refletindo nos resultados do mercado interno. Nos seis primeiros meses de 2021, 1.074 mil unidades foram licenciadas no país, 32,8% a mais que no mesmo período de 2020, porém 17,9% a menos que no primeiro semestre de 2019. As vendas de 182.453 autoveículos em junho recuaram em relação aos últimos dois meses. 

As melhores notícias continuam vindo do setor de caminhões, favorecido pelo bom desempenho do agronegócio e do e-commerce, e a despeito de problemas pontuais com insumos. A produção de 74,7 mil unidades no primeiro semestre é a melhor para o período desde 2014, da mesma forma que as 58,7 mil unidades licenciadas de janeiro a junho. 

Projeções são revistas, mas cenário ainda é nebuloso

Com a performance negativa dos automóveis e o desempenho surpreendente do segmento de caminhões, a ANFAVEA atualizou as projeções que havia apresentado em janeiro, referentes ao fechamento de 2021. A produção total, que era estimada em 2.520 mil unidades (alta de 25% sobre 2020), foi reduzida para 2.463 mil (alta de 22% sobre o ano passado). 

Separando leves e pesados, a alta na produção estimada 2021/2020 caiu de 25% para 21% no segmento de automóveis e comerciais leves, e subiu de 23% para 42% no caso de caminhões e ônibus. Já para as vendas internas, a expectativa agora é de 2.320 mil licenciamentos (elevação de 13% sobre o ano anterior), ante os 2.367 mil previstos na coletiva de imprensa de janeiro. Automóveis foram revistos para baixo, enquanto comerciais leves, caminhões e ônibus foram revistos para cima. 

Finalmente, as exportações foram revisadas de 353 mil para 389 mil na expectativa do ano, uma esperada alta de 20% sobre 2020, melhor que a elevação de 9% inicialmente projetada. 

“Nunca foi tão difícil fazer projeções no Brasil”, desabafou o Presidente da ANFAVEA. “Além das variáveis socioeconômicas, agora temos também de levar em conta a situação da pandemia, o ritmo da vacinação, a instabilidade política e essa crise global dos semicondutores, sobre a qual pouco podemos antever”, acrescentou Moraes, ressaltando que uma possível restrição de fornecimento de energia elétrica não entrou nos cálculos da associação.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.