Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 9 de julho de 2021

As perspectivas para a recuperação e retomada de crescimento do Turismo

Alexandre Sampaio, presidente da Associação Brasileira de Hospedagem e Alimentação


A retomada das atividades turísticas divide opiniões. Entretanto, quem atua diretamente no setor sabe que a nossa realidade tem se deteriorado de forma expressiva e intensa. Estima-se que as perdas do nosso trade tenham chegado a R$ 341,1 bilhões no mês de abril deste ano, contabilizado os prejuízos acumulados desde março de 2020.

Os dados, que foram apresentados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), destacam a intensidade da pandemia que atingiu as empresas neste ramo. Não há dúvidas de que somos um dos segmentos mais impactados pela crise e, talvez, por essa razão, exista uma grande expectativa para o momento em que iremos dar inicio à retomada.

Há mais de um ano, estamos vivendo em uma montanha-russa imprevisível. Algumas datas comemorativas conseguiram trazer fôlego para o setor, todavia, não são o suficiente para movimentar o mercado. Os empresários compreendem a gravidade da crise sanitária que estamos passando e, justamente por terem consciência desse assunto, adequaram os seus estabelecimentos para a nova realidade que estamos inseridos.

Isso significa que o trade turístico, nas suas várias áreas, se preparou com os protocolos fitossanitários das autoridades de todos os níveis de governo. Alguns até tiveram o cuidado de certificar parâmetros internacionais para que as suas equipes pudessem de forma qualificada. Nós estamos prontos para a retomada, mas esse fato não significa que conseguiremos iniciar esse processo de prontidão.

O crescimento do turismo brasileiro, no pós-pandemia, depende única e exclusivamente do avanço da vacinação no país. Quando esse momento chegar, teremos que nos adaptar às tendências que surgiram nos últimos meses. A expectativa é de que, cada vez mais, o turista se envolva a lugares que proporcionem uma experiência voltada à natureza, onde haverá conforto, qualidade e segurança para poder desfrutar das belezas do nosso país sem preocupações relacionadas à infecção viral.

Espera-se também que o turismo doméstico tenha uma alta - tanto neste ano quanto nos próximos. Hoje em dia, contabilizamos que a chegada de turistas internacionais caiu 83% no primeiro trimestre de 2021. Esse percentual faz referência às limitações impostas por outros países em relação ao Brasil. A análise, feita pela Organização Mundial do Turismo (OMT), corrobora que estamos caminhando para o aumento das viagens nacionais.

Independente do caminho que formos traçar depois da Covid-19, a sede por viagens está crescendo a cada dia que passa. Sabemos que é urgente o retorno das atividades do setor sem limitações e a nossa luta, em prol a esse movimento, será para que a retomada comece o quanto antes. Até esse momento chegar, continuaremos acompanhando as tendências para que nunca tenhamos que enfrentar uma crise tão intensa como a de agora.

Nós sempre fomos considerados gigantes da economia dentro do país. Quando vencermos a batalha contra o coronavírus, voltaremos a construir o nosso nome. O turismo nunca deixará de trazer alegria, renda e cultura para a população. Essa constatação, de certa forma, nos traz alívio e esperança para o dia de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.