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sexta-feira, 16 de julho de 2021

Linha de autopeças que "só a Takao tem" faz grande sucesso entre reparadores. Com linha atual de 23 famílias de produtos, com destaque para anéis, bronzinas, pistões, juntas, bombas d´agua, bombas de óleo, correias, comando e válvulas, a TAKAO possui mais de 20 mil itens catalogados, que atendem a 1.200 motores diferentes. Atuando no segmento de peças de reposição para motores da linha automotiva há uma década, a marca 100% nacional começou a destacar itens que, de acordo com pesquisa de mercado, apontam exclusividade de fornecimento. Conheça o “Só a Takao tem”. Na lista de bronzinas, a TAKAO oferece itens de reposição exclusivos para 13 modelos para o mercado brasileiro, principalmente dos importados dos anos 90.

 



 

Fundada em 2011, a Takao iniciou suas atividades focalizando o fornecimento de componentes internos para motores da linha automotiva. Com rápido crescimento de mercado, a marca possui, atualmente, mais de 20 mil itens catalogados, entre anéis, bronzinas, pistões, juntas, bombas d´agua, bombas de óleo, correias, comando e válvulas, além de outros tantos itens. É a única marca que disponibiliza reposição para todos os componentes internos dos motores. 

Fátima Soares, fundadora da empresa e atual presidente do Conselho, lembra a origem da TAKAO. “Eu trabalhava numa retífica e via a dificuldade que havia em encontrar peças de reposição para motores de carros importados. Enxerguei ali uma oportunidade. Deu certo”, recorda. 

Com naturalidade, a TAKAO passou a fornecer itens que só ela possuía em seu portifólio. Mas a lista cresceu muito. “Hoje, temos centenas – não é exagero – mas centenas de itens que só a TAKAO trabalha, razão pela qual somos uma das empresas mais lembradas pelos reparadores de acordo com o Ibope”, orgulha-se a fundadora. 

Só entre as bronzinas, a TAKAO atua com uma linha exclusiva que se estende a 13 modelos de carros de 9 montadoras diferentes. 

  • Dodge 2.5L 8V (Dakota / 1991 a 1995)  
  • Ford 5.8L 16V V8 (F250 / 1993 a 1998) 
  • Honda 2.7L 24V V6 (Accord / 1995 a 1997) 
  • Mitsubishi 2.4L 24V V6 (Galant / 1992 a 1996) 
  • Nissan 1.0L 16V (Micra / 1992 a 1996) 
  • Peugeot 3.0L 24V V6 (406, 407, 605 / 1997 a 2004) 
  • Suzuki 2.0L 24V V6 (Vitara / 1995 a 1998) 
  • Toyota 3.0L 24V V6 (Supra / 1993 a 1997) 
  • Volvo 2.0L / 2.3L 20V (S60, V70, C70 / 2000 a 2009) 

 

Para ter acesso ao catálogo completo com todas as peças exclusivas da TAKAO, acesse o link: 

https://news.takao.com.br/itens-exclusivos-takao 

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Hyia: um novo caminho rumo à mobilidade a hidrogêncio verde. “HY” para hidrogênio, “VIA” para caminho: a HYVIA abre um novo caminho rumo uma mobilidade descarbonizada, oferecendo um ecossistema completo e único. O hidrogênio verde proveniente da eletrólise da água permite uma mobilidade com zero emissão de CO2 durante o uso*, maior autonomia e um tempo de recarga de apenas alguns minutos. A HYVIA vai realizar a produção, armazenagem e distribuição de hidrogênio verde, principalmente com postos de recarga de hidrogênio até o final de 2021, para estar mais próxima das necessidades de seus clientes. Até o final de 2021, a HYVIA oferecerá na Europa uma ampla diversidade de veículos comerciais leves movidos à célula de combustível: Master Van H2-TECH: um grande furgão para o transporte de mercadorias, com 12m3 de volume útil e autonomia de até 500 km. Master Chassi Cabine H2-TECH: um grande furgão para o transporte de mercadorias mais volumosas, com 19 m3 de volume útil e autonomia de aproximadamente 250 km. Master Citybus H2-TECH: um micro-ônibus urbano permitindo transportar até 15 pessoas, com autonomia de aproximadamente 300 km. Todo este ecossistema será acompanhado de serviços de financiamento e manutenção. Com base nas forças e competências de dois líderes, o Renault Group e a Plug Power, a HYVIA está presente na França com quatro unidades. Até o final de 2021, a empresa montará na fábrica de Flins as células de combustível e postos de recarga de hidrogênio que serão oferecidos em toda a Europa.

 

“Para superar os desafios da mobilidade a hidrogênio, vamos oferecer veículos movidos à célula de combustível, além de levar em conta todo o ecossistema. A HYVIA oferece soluções de mobilidade completas e integradas com a produção, armazenagem, distribuição de hidrogênio verde e uma ampla diversidade de veículos comerciais leves. Estas soluções atendem as novas necessidades das empresas, grandes contas, frotas ou órgãos públicos, para que, juntas, possam se inserir na transição energética”, explica David Holderbach, presidente da HYVIA. 

Produção, armazenagem e distribuição de hidrogênio verde

A HYVIA se baseia na expertise da Plug Power, um dos líderes mundiais de soluções a hidrogênio, que tem mais de 20 anos de experiência em eletrolisadores e já implementou uma rede de mais de 100 postos que distribuem mais de 40 toneladas de hidrogênio por dia.

A HYVIA vai oferecer eletrolisadores, postos de armazenagem móvel e, a partir do final de 2021, postos de recarga de hidrogênio montados em Flins, na França. Disponíveis para locação ou compra, estes postos de recarga de hidrogênio garantem uma utilização simples e segurança.

Ampla diversidade de veículos comerciais leves movidos a hidrogênio, equipados com células de combustível

A HYVIA se baseia na expertise do Renault Group, líder em veículos comerciais leves elétricos na Europa, com 40% de participação de mercado e pioneiro em veículos utilitários movidos a hidrogênio em circulação desde 2014.

A HYVIA oferecerá, até o fim deste ano, uma gama de três veículos comerciais leves movidos à célula de combustível, complementando sua gama. 

O Master Van H2-TECH é um grande furgão dirigido aos clientes profissionais para o transporte de mercadorias, com autonomia de até 500 km e volume de carga de 12 m3.

O Master Chassi Cabine H2-TECH é um grande furgão que oferecerá ainda mais espaço de carga, com 19 m3 e autonomia de 250 km.

Já o Master Citybus H2-TECH é um micro-ônibus urbano, que atende as necessidades de empresas ou órgãos públicos para o transporte de até 15 passageiros, com autonomia de aproximadamente 300 km.

Estes veículos são produzidos com base em uma arquitetura “Dual Power”, ou seja, elétrica e a hidrogênio. A autonomia chega a 500 km: 100 km de autonomia obtida pela energia elétrica e o restante a partir do hidrogênio.

Os veículos são todos equipados com uma bateria de 33 kWh, uma célula de combustível de 30 kW e tanques contendo entre 3 e 7 kg de hidrogênio, conforme a versão.

Serviços de financiamento e manutenção

Para atender as necessidades de todos os seus clientes, a HYVIA vai oferecer soluções completas e integradas, desde serviços de financiamento (como leasing dos postos de recarga a hidrogênio ou veículos) até a manutenção na rede de concessionárias Renault, uma das maiores de toda a Europa.

Ecossistema baseado na França

A HYVIA segue ampliando a localização de seu ecossistema na França:

  • Villiers-Saint-Frédéric – Sede e P&D: uma equipe dedicada iniciou os estudos necessários para integrar a célula de combustível nos veículos em grande escala, no coração do centro de engenharia e desenvolvimento para veículos utilitários do Renault Group.

  • Flins – Processo, produção e logística: os trabalhos e estudos para a montagem da célula de combustível e dos postos de recarga de hidrogênio estão acelerados, para comercialização no final de 2021.

  • Batilly – Produção do Renault Master: a fábrica do Renault Group em Batilly produz o furgão Master para a HYVIA.

  • Gretz-Armainvilliers – PVI (Renault Vehicle Innovation): desde 2017, esta subsidiária do Renault Group realiza a eletrificação do Master, aumentando suas competências para a integração da célula de combustível. A PVI também fabrica caminhões de 27 toneladas a hidrogênio.

* Durante o uso: nem CO2, e nem poluentes atmosféricos regulamentados, de acordo com o ciclo de homologação (WLTP - Procedimento Mundial Harmonizado para Testes de Veículos Leves).

Latam retoma voos entre São Paulo e Bogotá

 




A Latam retomou seus voos internacionais de São Paulo/Guarulhos para Bogotá, com três frequências semanais. A retomada de voos da companhia para o exterior neste mês chegou a 20% em relação ao mesmo período de 2019. Para entrar na Colômbia, apenas medidas sanitárias continuam válidas como a apresentação do teste PCR contra a Covid-19 negativo e os demais protocolos e biossegurança.

“Bogotá é um destino importante para a companhia, já que conecta boa parte da malha doméstica da LATAM no país. Com a frequência retomada, Bogotá gera conexão para destinos como San Andrés, Cartagena e Miami – com a necessidade de realizar quarentena no país”, informou a Latam.

Os destinos internacionais que a companhia está voando atualmente são: Santiago, Madri, Frankfurt, Lisboa, Assunção, Montevidéu, Cidade do México, Miami, Nova York, Cancún, Paris e Bogotá. Toda essa operação está sujeita à evolução da pandemia, bem como às restrições de viagens estabelecidas pelos países.




COLUNA FERNANDO CALMON



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.158 — 15/7/21

 



TAYCAN: PRIMEIRO ELÉTRICO

A LIDERAR UM SEGMENTO

 


A maior surpresa da classificação semestral dentre os modelos mais vendidos no Brasil foi o desempenho do Taycan. Este Porsche, 100% elétrico, alcançou 46% das vendas de seu segmento, no caso sedãs grandes. No entanto, todos os modelos puramente elétricos nos primeiros seis meses somaram apenas 739 unidades (dados da Anfavea) ou 0,01% do total de automóveis. O Taycan conquistou 29% deste minúsculo nicho.

O ano de 2021 precisa ser observado com algumas ressalvas. Seguidas paradas por falta de semicondutores alteraram de forma substancial o desempenho dos fabricantes de veículos, de vários modelos e até de segmentos inteiros.

Para começar, é preciso relativizar o avanço dos SUVs quando comparados aos hatches compactos. Sem dúvida, os SUVs continuarão a ganhar preferência dos consumidores e consumidoras, mas o resultado do primeiro semestre está distorcido. A escassez aguda do líder dos compactos teve efeito estatístico sobre as tendências. Só daqui a um ano, após regularização da oferta, será possível avaliar o cenário com maior precisão.

Dos 16 segmentos analisados, Onix perdeu a liderança para o HB20 nos hatches compactos, porém o Onix sedã manteve sua posição. Mobi ultrapassou o Kwid entre subcompactos. Renegade voltou à liderança dos SUVs compactos. Dos líderes tradicionais chamam atenção os 99% de participação do BMW Série 7, os 72% da Strada, os 71% dos BMW Séries 3 e 4, além dos 60% do Mustang.

Ranking da coluna tem critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas. Referência principal é distância entre eixos, além de outros parâmetros. Se o enquadramento implica dúvidas, a escolha, em pouquíssimos casos, torna-se subjetiva. Base de pesquisa é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos (mínimo de dois) e em razão da importância do segmento. Compilado por Paulo Garbossa, da consultoria ADK.

Hatch subcompacto: Mobi, 56%; Kwid, 41%; up!, 7%. Mobi, novo líder.

Hatch compacto: HB20/X, 18%; Onix+Joy, 17%; Argo, 16,9%; Gol, 15%; Uno, 6%; Polo, 5,8%; Yaris, 5%; Fox, 4,6%; Ka, 3,3%; Sandero/R.S./Stepway, 3,2%; 208, 2%. Primeira vez liderança do HB20/X.

Sedã compacto: Onix Plus+Joy, 24%; Voyage, 13%; Virtus, 11%; Ka, 9,3%; HB20S, 10%; Cronos, 9%; Versa/V-Drive, 8%; Yaris, 7%; Grand Siena, 6%; Logan, 5%; City, 3%; Etios, 2%. Onix manteve-se à frente.

Sedã médio-compacto: Corolla, 57%; Civic, 25%; Jetta, 6%. Corolla com folga.

Sedã médio-grande: BMW Série 3/4, 71%; Mercedes Classe C, 12%; A4/S4, 7%. Domínio ampliado do BMW.

Sedã grande: Taycan, 46%; Panamera, 13%; BMW Série 5/6 e Mercedes Classe E/CLS, 12%. Porsche: primeiro elétrico líder.

Sedã de topo: BMW Série 7, 99%; Mercedes Classe S, 1%. Participação recorde do Série 7.

Cupê esportivo: Mustang, 60%; Audi TT, 18%; BMW M2, 8%. Mustang amplia liderança.

Cupê esporte: 911, 51%; 718 Boxster/Cayman, 20%; BMW Z4, 17%. Sem ameaças ao 911.

SUV compacto: Renegade, 18%; Creta, 15%; T-Cross, 13%; Tracker, 12%; Nivus, 9%; Kicks, 8,5%; HR-V, 8,2%; Duster, 6%; Cactus, 3%, Tiggo 5X, 2%. Renegade retoma a ponta.

SUV médio-compacto: Compass, 58%; Corolla Cross, 18%, Tucson/ix35, 5%. Compass ainda absoluto.

SUV médio-grande: SW4, 30%; Tiggo 8, 19%; Tiguan, 12%. Líder menos ameaçado.

SUV grande: Trailblazer, 33%; XC90, 12%; Range Rover/Sport, 10%. Trailblazer mantém-se firme.

Monovolume: Fit/WR-V, 53%; Spin, 47%; C3 Aircross, 2%. Fit sempre à frente.

Picape pequena: Strada, 72%; Saveiro, 18%; Oroch, 7%. Strada avançou ainda mais.

Picape média: Toro, 38%; Hilux, 21%; S10, 14%. Líder aumentou a vantagem.

 

ALTA RODA

SEMINÁRIO Revisão das Perspectivas 2021, da Autodata, destacou temas importantes. A palestrante Marina Willisch, vice-presidente de Comunicação da GM América do Sul, apontou que se o Brasil exportasse um milhão de veículos por ano poderia criar 120.000 novos empregos diretos e indiretos na longa cadeia produtiva do setor. Lembro que em 2017 o País exportou 716.000 unidades, mas não conseguiu voltar a esse patamar. Paulo Cardamone, da consultoria Bright, mostrou a tendência de compras de modelos de maior valor agregado. Em 2020 o tíquete médio era de R$ 63.200 e em 2022 chegará a R$ 91.600.

NISSAN Kicks superou por pouco (420 unidades) o Honda HR-V no primeiro semestre. As mudanças incluem um para-brisa acústico que melhora, de fato, o silêncio a bordo. No uso diário o conforto dos bancos, batizados pela marca de “zero gravity”, faz a diferença até em pequenos percursos. Motor 1,6-L flex entrega 114 cv, mas como o veículo pesa apenas 1.139 kg, o desempenho fica compatível com a média do segmento entre motores de aspiração natural. Seria ideal um motor turbo de 1 litro que a aliança Renault Nissan planeja. O automático CVT, em 90% dos Kicks vendidos, melhorou um pouco em relação à letargia típica desse tipo de câmbio. Tanque de combustível de apenas 41 litros limita o alcance em relação à maioria dos concorrentes.

 

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www.fernandocalmon.com.br

 



Praia portuguesa entre as 50 melhores do mundo para a plataforma Big 7 Travel

 


A plataforma digital de viagens Big 7 Travel divulgou a sua lista das “50 Melhores Praias do Mundo” e há uma portuguesa entre as eleitas.

A Praia do Camilo, em Lagos, surge em 34º lugar. A Big 7 Travel destaca os 200 degraus de madeira para chegar à praia do Camilo com a Ponta da Piedade nas proximidades, uma formação rochosa marcante com grutas e arcos de pedra.

Em 1º lugar está a praia Vaeroy na Noruega, em 2º a Whitehaven na Austrália e em 3º a Fig Tree Bay em Protaras, Chipre.

A classificação reuniu pontuações de outros meios de comunicação social, entidades oficiais com Bandeira Azul e contribuições da equipa editorial.

Foto Big 7 Travel

Com a retomada dos negócios, Festuris já calcula 60% dos espaços da feira comercializados. Feira Internacional de Turismo de Gramado foi a primeira das américas a ocorrer de forma presencial em 2020, em meio à pandemia. A realização do evento está agendada para 4 a 7 de novembro



Depois de realizar em 2020 uma edição histórica, cujo formato serviu de benchmarking para os eventos subsequentes, o Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado 2021 está em ritmo acelerado e já conta com mais de 60% dos espaços comercializados.

Com realização agendada entre os dias 4 e 7 de novembro, no Serra Park, em Gramado, o Festuris apresentará o novo Espaço Green & Experience. Com o intuito de seguir as novas tendências do mercado turístico estarão em destaque, em uma ampla área tematizada, os conceitos de natureza, vivências, turismo rural e acessibilidade.

Com o avanço da vacinação no País, a perspectiva da organização é de que haja uma maior flexibilização nos protocolos sanitários que permita o aumento do número de inscritos no Festuris deste ano para mais de 8 mil participantes.

A gerente comercial da Feira Internacional de Turismo, Andréa Oliveira aponta que há uma grande procura de diferentes destinos buscando pelo posicionamento turístico. “O número de negociações está ótimo em relação ao ano passado, é um bom cenário. Estamos sendo muito procurados por expositores que não vieram em 2020, e a reabertura das fronteiras despertou interesse no mercado internacional”, avalia.

Para o CEO do evento, Eduardo Zorzanello, o Festuris 2020 deixou um grande legado. Com a utilização das tecnologias foi possível organizar ainda mais as reuniões entre expositores e clientes. “A transformação digital contribuiu muito para a geração de negócios e, certamente, seguiremos com esta importante ferramenta no evento, que pretende superar 2 mil marcas em exposição”, projeta Zorzanello.

Outra novidade para a 33ª edição do Festuris é a união dos espaços Mice, Inovação e Business. Agora o segmento se chamará Business & Innovation. “Acompanhando o mercado na pandemia pudemos perceber que o corporativo (Mice) foi muito impactado e, por isso, a nossa preocupação e cautela em fortalecer ambos os segmentos que, por si só, se complementam”, explica a CEO do Festuris, Marta Rossi.

A empresária destaca, ainda, que o Espaço Luxury, já consolidado entre os participantes, nesta edição apresentará a Collection Wedding. O objetivo é enfatizar a conexão do público de casamento e lua de mel com o mercado de luxo por conta da similaridade das propostas.



Sobre o Festuris
Neste ano, contamos com a Rede Laghetto como hotelaria oficial, Gramado Receptivo é a agência oficial do evento e a Prudent é o parceiro de Biossegurança. Em 2020 o Festuris Gramado foi a primeira feira de negócios do turismo da América Latina a ocorrer de maneira presencial, desde o início da pandemia da Covid-19. Foram 5 mil inscritos, 6 mil reuniões de negócios através do aplicativo, 1,5 mil marcas em exposição em 25 mil m² de área.

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Abav Expo abre credenciamento e já prepara lançamento das caravanas.


   Aos participantes de fora da capital cearense, 30 hotéis associados à ABIH-CE 

vão manter condições especiais para o período do evento


A Abav Nacional abriu o credenciamento para visitantes que irão participar da Abav Expo & Collab, entre 6 a 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Como a edição deste ano será realizada em formato híbrido, o credenciamento garantirá também acesso à plataforma virtual que transmitirá a programação do evento.

Aos participantes de fora da capital cearense, 30 hotéis associados à ABIH-CE vão manter condições especiais para o período do evento. Há unidades oferecendo diárias com descontos entre 15% e 20%. Acordos semelhantes estão sendo fechados pela Abav com outras entidades locais para garantir descontos também em bares, restaurantes, parques e outros equipamentos turísticos. A iniciativa é envolver somente parceiros filiados.

Agentes de viagens associados à Abav terão prioridade na ocupação das caravanas que a entidade lançará nos próximos dias – seis roteiros rodoviários partindo dos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte – e 20 aéreas partindo do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

O primeiro passo, no entanto, é garantir o credenciamento online aberto a partir de hoje no site www.abavexpo.com.br, onde já está disponível a relação de hotéis parceiros e nos próximos dias serão publicadas as regras e orientações para que os agentes de viagens, já credenciados, possam pleitear vagas nas caravanas.

Fonte: M&E

Chevrolet mostra como é feita a medição do porta-malas. Norma permite que blocos com um litro de capacidade cúbica sejam distribuídos de forma otimizada, e a disposição deles não pode interferir no fechamento da tampa ou da cobertura móvel. Veja dicas de como aproveitar melhor o espaço no compartimento de carga e de como organizar corretamente a bagagem para garantir a melhor dinâmica veicular



ASSISTA O VÍDEO:

São Caetano do Sul – O porta-malas é um item muito valorizado pelo consumidor, que considera o tipo de carga que transporta ao escolher o carro ideal. Enquanto hatches e SUVs geralmente oferecem a flexibilidade da cobertura móvel e dos bancos rebatíveis, os sedãs agradam quem busca um compartimento isolado da cabine e de proporções bem generosas, por exemplo.

“Observamos que o cliente valoriza o aproveitamento do espaço para bagagens. Por isso, nos modelos da Chevrolet, o porta-malas é projetado com base no tipo de bagagem que o público-alvo do veículo costuma transportar”, explica Alex Santos, engenheiro de Integração da GM América do Sul.

A relação entre altura, largura e profundidade do porta-malas determina se o espaço é capaz de acomodar malas de diferentes tamanhos, um carrinho de bebê ou uma bicicleta.

Na hora de organizar o bagageiro, o ideal é posicionar as cargas mais pesadas na base, distribuindo-as sobre o eixo das rodas, garantindo a melhor dinâmica veicular e evitando que a frente do carro e os faróis empinem.

Se as cargas tiverem densidade semelhante, prefira acomodar aquelas de maior volume primeiro, encaixando objetos menores depois. O peso total, somando passageiros e bagagem, não pode superar o máximo recomendado para o automóvel.

No porta-malas, alguns modelos Chevrolet oferecem ganchos para pendurar sacolas, assoalho de altura regulável e porta-ferramentas - recursos que facilitam o dia a dia do usuário. Entre os acessórios originais, destacam-se a bolsa organizadora, a rede porta-objetos e o tapete de bandeja impermeável.

Teste é padronizado

Apesar de o consumidor observar o aproveitamento do espaço para bagagens, a métrica utilizada para definir o espaço de um porta-malas é o seu volume. A medição utiliza-se de um método amplamente difundido no mercado, que é o sistema VDA. Blocos com um litro de capacidade cúbica são devidamente acomodados no compartimento de carga. É permitido otimizar a distribuição dos blocos, conforme o padrão ISO 3832.

A medição é feita virtualmente e há depois uma validação física, e a disposição dos blocos não pode interferir no processo de abertura e fechamento da tampa ou na posição da cobertura móvel do bagageiro, por exemplo.

Para mostrar como é feito o teste, levamos o Novo Onix ao Campo de Provas da GM, em Indaiatuba. Ao todo, são acomodados 303 blocos de um litro no porta-malas do hatch, já no do sedã, essa capacidade sobe para 500 blocos. Assista ao vídeo no link abaixo.

terça-feira, 13 de julho de 2021

O Grupo Volkswagen apresenta a estratégia NEW AUTO até 2030. • Combinação de marcas poderosas, plataformas tecnológicas expansíveis e novas ofertas de serviços para liderar sinergias, faturamento adicional com continuidade e futuras fontes de lucro • Maior nível para retornos operacionais almejados para 2025, de 8-9%, em lugar de 7-8%, como base para a próxima rodada de planejamento • Assinado acordo com a Gotion High-Tech para industrializar a produção de células de baterias na Alemanha; opção da Espanha para uma terceira gigafábrica é confirmada • CEO Herbert Diess: "O futuro dos carros para mobilidade individual será brilhante. O Grupo Volkswagen, com suas marcas inovadoras e plataformas no estado da arte, está se preparando para desempenhar um importante papel no novo mundo da mobilidade."


CEO Herbert Diess apresenta a NEW AUTO

Wolfsburg, 13 de julho de 2021 - A Volkswagen apresentou seu plano para transformação do Grupo numa empresa de mobilidade guiada por software com um forte foco em suas poderosas marcas e plataformas tecnológicas globais, gerando sinergias e escala de produção, assim como abrindo novas fontes de lucros. "Estabelecemos uma meta estratégica para nos tornarmos líderes globais de mercado em veículos elétricos - e já estamos a caminho disso. Agora, estamos estabelecendo novos parâmetros", declarou o CEO Herbert Diess durante a apresentação da NEW AUTO, estratégia do Grupo para até 2030. "Baseada em software, a próxima mudança, muito mais radical, é a transição para carros mais seguros, inteligentes e finalmente autônomos. Para nós, isso significa que tecnologia, velocidade e escala terão mais importância que atualmente. O futuro dos carros será brilhante!

• Para assistir o conteúdo na íntegra, clique aqui.  

O Grupo Volkswagen está estabelecendo novas prioridades para alavancar as oportunidades derivadas da era da mobilidade elétrica e digital, com a sustentabilidade e descarbonização como fatores integrais de sua nova estratégia. Até 2030, o Grupo planeja reduzir sua pegada de carbono por carro em 30% ao longo de sua vida útil (em comparação a 2018), em linha com o Acordo de Paris. Dentro do mesmo prazo aproximado, o crescimento do compartilhamento de veículos elétricos a bateria deverá aumentar para 50%, enquanto em 2040, quase 100% de todos os novos veículos do Grupo nos principais mercados deverão ter emissão zero. Até 2050, no máximo, o Grupo pretende operar de forma totalmente neutra em relação ao clima.

Espera-se que as fontes de lucros e faturamento mudem gradualmente dos carros com motores a combustão interna (ICEs - internal combustion engine vehicles) para veículos elétricos a bateria (BEVs - battery electric vehicles) e, em seguida, para softwares e serviços impulsionados pela condução autônoma. O mercado de carros com motores a combustão interna (ICE) deverá diminuir em mais de 20% ao longo dos próximos 10 anos. Paralelamente, os carros a bateria (BEVs) deverão crescer rapidamente e superar os ICEs como tecnologia predominante. As vendas relacionadas a softwares, com um valor estimado de € 1,2 trilhão até 2030, poderão chegar a cerca de um terço a mais sobre as expectativas de vendas de veículos a bateria e com motores a combustão, mais do que dobrando o mercado total da mobilidade, de cerca de € 2 trilhões atualmente para uma previsão de € 5 trilhões. desta forma, a mobilidade individual, baseada em carros, continuará a representar 85% do mercado e dos negócios da Volkswagen.

Negócios envolvendo motores a combustão interna, com margens robustas e gerando fortes fluxos de caixa vão financiar e acelerar a mudança para os veículos elétricos a bateria. Assim, uma ascensão controlada, impulsionada por custos menores para baterias e fabricação e uma escala crescente irá aumentar as margens dos veículos elétricos a bateria. Ao mesmo tempo, maiores custos relacionados ao CO2 e à regulação Euro 7, além de desvantagens em impostos, deverão reduzir ainda mais as margens dos veículos a combustão. No total, a paridade entre essas margens deverá ser alcançada dentro dos próximos dois ou três anos.

Como reflexo dessa nova abordagem estratégica, o Grupo Volkswagen elevou seu nível de expectativa para o retorno operacional em vendas em 2025 de 7-8% para 8-9%, como base para sua Rodada de Planejamento em novembro de 2021.

"Queremos instalar plataformas líderes para a indústria por meio de marcas fortes, para podermos obter maior escala e chegar a ainda mais sinergias no futuro", disse o CFO Arno Antlitz. "Vamos aumentar nossas plataformas BEV. Queremos desenvolver um conjunto líder de softwares automotivos. E vamos continuar a investir em condução autônoma e serviços de mobilidade. Durante essa transição, nossos robustos negócios com veículos a combustão vão ajudar a gerar os lucros e fluxos de caixa para possibilitar isso."

A Volkswagen já reservou € 73 bilhões para futuras tecnologias entre 2021 e 2025, representando 50% dos investimentos totais. A fatia de investimentos em eletrificação e digitalização será aumentada ainda mais. O Grupo também continuará a aumentar a eficiência e está prestes a alcançar os 5% do programa de redução nos custos fixos que estabeleceu para os próximos dois anos. A Volkswagen também está empenhada em reduzir custos com materiais em outros 7% e está otimizando seus negócios com ICEs com menos modelos, um portfólio menor de trens de força a combustão e um melhor mix de preços.

Um modelo de plataforma inédito para escalar futuras tecnologias

A abordagem abrangente através de quatro plataformas tecnológicas chave deverá permitir que o Grupo Volkswagen gere sinergias sem paralelos para todas as marcas de veículos de passageiros, assim como os comerciais, e que também possam ser alavancadas parcialmente para caminhões. É esperado que surjam sinergias em muitas áreas: desde uma arquitetura universal para produtos BEV à plataforma de software global CARIAD, produção própria de células e baterias, até uma plataforma de mobilidade que reúna de forma contínua uma variedade de serviços.

Mecatrônica - possibilitadora de um crescente portfólio de serviços de software

A SSP (Scalable Systems Platform), plataforma de mecatrônica de próxima geração do Grupo Volkswagen, vai reduzir significativamente a complexidade ao longo do tempo. Como sucessora da MQB, MSB e MLB, assim como da MEB e PPE, ela vai expandir a consolidação de três plataformas ICE para duas plataformas BEV, chegando finalmente a uma arquitetura unificada para todo o portfólio de produtos. De 2026 em diante, o Grupo planeja iniciar a produção de veículos totalmente elétricos com a plataforma SSP. Essa próxima geração será totalmente elétrica, totalmente digital e altamente expansível. Ao longo de sua vida útil, mais de 40 milhões de veículos deverão ser produzidos usando-a como base. Assim como acontece atualmente com a MEB, a plataforma SSP será aberta para outros fabricantes de veículos.

Para aperfeiçoar e acelerar as competências de sua plataforma mecatrônica, o Grupo investirá cerca de € 800 milhões numa nova instalação de Pesquisa & Desenvolvimento em Wolfsburg, na Alemanha, onde o núcleo da plataforma SSP e seus módulos serão projetados.

Markus Duesmann, CEO da Audi, declarou: "A introdução da SSP significa alavancar nossas forças em gerenciamento de plataformas e usar nossa capacidade para maximizar sinergias através de segmentos e marcas. No longo prazo, nossa SSP vai reduzir de forma significativa a complexidade da mecatrônica. Assim, não é apenas uma premissa central reduzir os gastos de capital (CAPEX) e custos unitários comparados à MEB e PPE e possibilitar que o Grupo alcance seus objetivos financeiros. Ela é particularmente o que irá possibilitar futuros desafios no desenvolvimento de veículos, já que os carros serão cada vez mais orientados por software."

Software - plataforma global contínua de software para possibilitar a condução inteligente e autônoma

O software vai possibilitar a integração contínua da NEW AUTO à vida digital dos clientes e resultar em economias de escala ainda maiores. A CARIAD, empresa de software automotivo do Grupo Volkswagen, aspira desenvolver a plataforma líder de software até 2025, como uma espinha dorsal de software para todos os carros do grupo. Atualmente, ela está trabalhando em três plataformas de software: E³ 1.1, que permite atualizações e upgrades à distância (over-the-air) do portfólio de produtos MEB, assim como do Volkswagen ID.4, o Skoda Enyaq e o CUPRA Born. Em 2023, a CARIAD vai lançar a plataforma de software premium 1.2 (E³ 1.2): ela permitirá uma variedade de funções, incluindo um novo sistema de informação e entretenimento unificado e atualizações remotas para veículos da Audi e da Porsche. Em 2025, a CARIAD planeja lançar uma nova plataforma de software unificada e expansível e arquitetura eletrônica de ponta a ponta: o conjunto de softwares 2.0 (E³ 2.0) incluirá um sistema operacional unificado para todas as marcas do Grupo. Outro item chave será a preparação em nível 4, o que significa que os clientes poderão confiar a direção totalmente ao carro.

"O software desempenha um papel decisivo na transformação de uma empresa puramente automotiva em um grupo de mobilidade integrado. Até 2030, o software - baseado na condução automatizada - pode tornar-se uma grande fonte de faturamento em nossa indústria", disse o CEO da CARIAD Dirk Hilgenberg. A nova plataforma unificada de software 2.0 para conexão e software embarcados a ser difundida através todo o Grupo com a SSP abrirá o caminho para um ecossistema totalmente novo e, dessa forma, também para novos modelos de negócios baseados em dados.

Aprendendo a partir de uma vasta fonte de dados em tempo real obtida através da condução automatizada sempre conectada, a frota do Grupo pode ser continuamente atualizada com novos itens e serviços adequados às necessidades de mobilidade dos clientes. O chamado Big Loop Process, incluindo milhões de veículos, vai aumentar significativamente o ciclo de vida dos produtos. Até 2030, até 40 milhões de veículos de todas as marcas operarão com as plataformas de software do Grupo.


Bateria e Carga - Infraestrutura como chave para maximizar o potencial da "NEW AUTO"

Tecnologia própria em baterias, infraestrutura de recarga e serviços de energia são fatores fundamentais para o sucesso no novo mundo da mobilidade. Assim, a energia será uma competência central do Grupo Volkswagen até 2030, com os dois pilares "células e sistemas de baterias" e "carga e energia" abrigados na nova divisão de Tecnologia do Grupo.

O Grupo Volkswagen planeja estabelecer uma cadeia controlada de suprimento de baterias através de novas parcerias, abrangendo todos os aspectos desde a matéria prima até a reciclagem. O objetivo é criar um circuito fechado na cadeia de valor da bateria como a forma mais sustentável e eficiente em custos para a produção de baterias.

Para atingir essa meta, o Grupo Volkswagen está elevando sua competência em baterias e reduzindo sua complexidade. Para isso, está introduzindo um formato unificado de célula de bateria com uma redução de custos de até 50% e até 80% de possibilidades de uso até 2030. Seis gigafábricas na Europa, com capacidade total de produção de 240 GWh até 2030, devem garantir o suprimento de baterias.

A primeira instalação, em Skellefteå, na Suécia, será operada pela Northvolt AB. O Grupo Volkswagen acaba de investir € 500 milhões adicionais em seu parceiro em células premium e trabalha com a Northvolt para começar a produção em 2023.

Para a segunda fábrica, em Salzgitter, o Grupo Volkswagen assinou ontem um acordo com a empresa chinesa especializada em células Gotion High-Tech como parceira tecnológica para início de produção em 2025. Juntas, as duas empresas parceiras vão desenvolver e industrializar o segmento de volume da célula unificada na fábrica alemã.

Para uma terceira locação, o Grupo Volkswagen quer tornar a Espanha um pilar estratégico de sua campanha elétrica e está considerando estabelecer uma completa cadeia de valor para carros elétricos naquele país. Como parte de um grande programa de transformação, a instalação garantiria o suprimento para a produção de veículos a bateria planejada para a Espanha. O Grupo Volkswagen está estudando a opção de uma gigafábrica em conjunto com um parceiro estratégico. Em seu estágio final de expansão, no final da década, a fábrica deverá ter uma capacidade anual de 40 GWh. Também está previsto que a Família de BEV Pequenos do Grupo será produzida na Espanha a partir de 2025. A decisão final dependerá da estrutura geral e subsídios estatais.

O Grupo Volkswagen também pretende oferecer aos clientes a prestação de múltiplos serviços juntamente com o equipamento de recarga para Serviços de Gerenciamento de Energia. Em linhas gerais, o Grupo planeja construir um ecossistema completo de recarga e energia em torno do veículo, assegurando uma recarga prática para os clientes e abrindo outras oportunidades de serviços. Essas tecnologias e serviços serão uma das competências centrais do Grupo Volkswagen.

Além disso, a Volkswagen deve impulsionar a infraestrutura de carga na Ásia, Europa e América aproveitando iniciativas bem-sucedidas do Grupo, como a CAMS, na China, ou a Electrify America, nos Estados Unidos.

A Electrify America anunciou hoje planos para mais do que dobrar sua atual infraestrutura de carga nos EUA e Canadá para um total de 1.800 estações de carga rápida, com 10.000 pontos de carga, instaladas até 2025. A expansão vai aumentar o lançamento de carregadores de 150 e 350 kW - a maior velocidade disponível no momento - e ajudar a abrir aminho para mais veículos elétricos na América do Norte.

Ao mesmo tempo, o Grupo garantiu noves parcerias para oferecer recarga prática aos clientes europeus, com a BP, Iberdrola e Enel, por exemplo. O Grupo Volkswagen e a Enel X anunciaram hoje uma associação para aumentar a aceitação de veículos elétricos na Itália. Ela vai controlar e operar uma rede de infraestrutura de recarga de alta potência (HPC) com mais de 3.000 pontos de carga com até 350 kW cada em todo o país até 2025.

O Grupo Volkswagen vai implementar um total de 18.000 pontos HPC na Europa, 17.000 na China e 10.000 nos EUA e Canadá.

Para Thomas Schmall, CEO de Componentes do Grupo: "Uma cadeia de suprimento de baterias controlada pela Volkswagen permitirá ter o controle do maior fator de custo, oferecer as melhores e mais sustentáveis baterias para nossos clientes e garantir o sucesso dos veículos elétricos a bateria. Os BEVs vão também tornar-se bancos móveis de energia que podem ser totalmente integrados à grade elétrica através do carregamento bidirecional. Isso nos permitirá gerar lucros adicionais gerais pela participação no mercado de energia até 2030.”


Soluções de Mobilidade - condução autônoma vai mudar o jogo

Até 2030, o Grupo Volkswagen também terá sistemas voltados para frotas de veículos autônomos, algumas delas de sua propriedade, e expandindo suas ofertas de serviços de mobilidade e financiamento. Mobilidade como serviço e transporte como serviço, totalmente autônomos, serão parte integral da NEW AUTO. A cadeia de valores consiste em quatro áreas de negócios: o sistema de direção autônoma, sua integração aos veículos, o gerenciamento da frota e a plataforma de mobilidade.

O Grupo Volkswagen já está à frente do desenvolvimento de um sistema de autocondução para ônibus elétricos com sua parceira estratégica ARGO AI. A CARIAD desenvolverá o nível 4 de capacidade de condução automatizada para veículos de passageiros. O Grupo poderá assim criar a maior rede neural de veículos circulando nas ruas de todo o mundo.

Com projetos pilotos em Munique, o Grupo Volkswagen está testando atualmente os primeiros ônibus autônomos e está planejando iniciar projetos similares em outras cidades da Alemanha, China e Estados Unidos. Em 2025, a Volkswagen planeja oferecer seu primeiro serviço de mobilidade autônoma na Europa, logo seguido pelos EUA. Futuras fontes de lucros são muito promissoras: até 2030, espera-se que apenas o mercado total para mobilidade como serviço nos cinco maiores mercados europeus atinja um valor de US$ 70 bilhões.

Nos anos vindouros, uma plataforma deverá integrar todas as ofertas de mobilidade do Grupo e suas marcas, permitindo à Volkswagen conquistar uma importante fatia do mercado e fontes de faturamento adicionais. Uma frota de veículos cobrindo diferentes serviços, como aluguel, assinatura e serviço por aplicativo vai garantir alta disponibilidade, taxa de ocupação e lucratividade.

Christian Senger, CTO da Volkswagen Commercial Vehicles, declarou: "Até o final da década, a condução automatizada vai mudar completamente o mundo da mobilidade. Junto com a ARGO AI, estamos desenvolvendo um sistema de autocondução líder na indústria que nos permitirá oferecer serviços de mobilidade e transporte autônomo totalmente novos. O Grupo Volkswagen quer ter uma participação significativa no mercado e novas fontes de faturamento nesse importante negócio do futuro."

Christian Dahlheim, chefe de Vendas do Grupo, acrescentou: "O Grupo Volkswagen aspira conquistar uma forte margem competitiva no campo das soluções de mobilidade. Poderemos oferecer serviços diretamente aos nossos clientes ou cooperar com parceiros fortes, dependendo da situação específica de cada mercado. Uma frota única de veículos para todos os serviços nos permitirá operar mais eficientemente. Além disso, nossa futura plataforma de mobilidade vai integrar todas as ofertas do Grupo e nossas marcas, na área maximizando assim a praticidade para o cliente."


A Europa, China e EUA continuarão sendo o principal foco das atividades do Grupo

A partir de uma forte base nos dois mercados domésticos da Volkswagen, Europa e China, a América do Norte será o principal foco do Grupo para aumentar sua participação no mercado.

A China, onde o Grupo Volkswagen está começando a ser líder de mercado com alta lucratividade duradoura, deverá ter um papel crucial para o sucesso da estratégia NEW AUTO do Grupo. Com o ID.4, ID.6 e o futuro ID.3, a Volkswagen - juntamente com suas parceiras - está lançando rapidamente sua gama de produtos elétricos e tornando sua nova associação Volkswagen Anhui no núcleo central para a plataforma SSP, incluindo um novo centro de Pesquisa & Desenvolvimento, já em construção. O Grupo também vai continuar a expandir suas operações com habilidades e capacitações locais. Atualmente, cerca mil engenheiros de software já trabalham para a CARIAD na China.

Relativamente ao mercado dos EUA, nunca houve outro momento na história para a Volkswagen aumentar significativamente sua participação no mercado. "O plano de eletrificação do governo Biden nos dá uma oportunidade única para começar de um melhor posicionamento que a concorrência, tendo construído e aberto uma estrutura de recarga através dos EUA e já tendo investido na transição para veículos elétricos a bateria em Chattanooga", disse o CEO Herbert Diess. A Volkswagen está trazendo uma ampla gama de veículos elétricos adequados ao mercado americano altamente atrativa, como o bem-sucedido ID.4 e o vindouro ID. BUZZ(1). Dessa forma, a Volkswagen está bem posicionada para participar fortemente do futuro crescimento de um mercado em processo de eletrificação.

Transformação em andamento: pessoal

Com a metade dos atuais 660 mil empregados do Grupo Volkswagen dedicados à tradicional produção de carros, o Grupo está lançando um abrangente programa de transformação para os próximos 10 anos. O Conselho de Administração tem trabalhado muito próximo ao Conselho dos Trabalhadores para garantir que o Grupo Volkswagen assuma a responsabilidade por seu pessoal durante a transição, fornecendo recursos para treinamento para aquisição de capabilidades baseadas em software. A Volkswagen já adaptou suas instalações na Alemanha para o futuro, transformando os negócios de componentes do Grupo e tornando a fábrica de Zwickau um ponto nodal para a mobilidade elétrica, com transformações similares planejadas para suas instalações em Emden e Hanover.


Legenda da foto: CEO Herbert Diess apresenta a NEW AUTO

A marca de lubrificantes Mobil realiza webinar sobre ESG. Seminário reunirá especialistas para discutir como o tema afeta as indústrias e gera valor para as empresas


A marca MobilTM, que há mais de 100 anos atua no mercado de lubrificantes com produtos de alta performance e tecnologia, realizará no próximo dia 15 julho, um encontro digital denominado “ESG: Negócios de valor”. O seminário irá discutir as melhores práticas ambientais, sociais e de governança que englobam desde políticas de diversidade no ambiente de trabalho até projetos para reduzir a desigualdade na sociedade.

A discussão será focada em trabalhos que vêm sendo realizados na indústria, nos setores de siderurgia, energia, alimentos e bebidas, papel e celulose e marinha, além de envolver gestores de frotas, que podem ser tanto de caminhões e ônibus como maquinário agrícola e os usados em mineradoras.

Para participar deste relevante debate, a MobilTM convidou Marcelo Thomé, responsável por Sustentabilidade na Confederação Nacional da Indústria, que irá abordar um panorama de ESG na indústria brasileira e Giuliana Jorge Netto, que atua na consultoria Arcadis, para falar sobre a jornada ESG, que trata da importância, sucessos e desafios da vida real de quem está adotando agenda ESG.

Como representante da marca MobilTMFabio Afonso, gerente de Soluções e Serviços e Engenharia na companhia explanará sobre como a MobilTM está ajudando parceiros na adoção da agenda ESG. O evento também contará com a presença de Regiane Herchcovitch, diretora de Pessoas & Organização na Softys, e Sidney Fujivara, Sócio Proprietário da empresa SF Agronegócios e SF Consultoria Agronômica, que participarão do debate mediado por Luah Galvão.

Os temas serão discutidos ao vivo e podem ser acompanhados no link https://bit.ly/3qGNKGz Quem estiver assistindo poderá interagir via chat.

Confira a programação

Dia 15 de julho, às 17h ESG: Negócios de valor’

Mediador:
Luah Galvão
Convidados:
Giuliana Netto, Líder Regional de Sustentabilidade na Arcadis;

Marcelo Thomé, Presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade na CNI – Confederação Nacional da Indústria;

Fábio Afonso, Gerente de Soluções e Serviços Engenharia na Mobil

Regiane Herchcovitch, Diretora de Pessoas e Organização na Softys

Sidney Fujivara, Sócio Proprietário da empresa SF Agronegócios e SF Consultoria Agronômica

Flua! expande presença para 16 Estados e apresenta novo plano de 500 quilômetros de franquia. - Crescente demanda de carros por assinatura acelerou estratégia de expansão. - Além do canal digital, concessionárias da Fiat e da Jeep com pontos Flua! para contratação presencial passaram de 32 para 112 unidades, em 16 estados. - Plano de 500 quilômetros mensais é outra novidade de Flua!

Devido à crescente demanda do mercado, a Flua!, empresa de mobilidade da Stellantis, voltada para assinatura do carros zero-quilômetro das marcas Fiat e da Jeep, amplia sua presença no país. Agora, são mais de 100 pontos de atendimento espalhados por 16 estados e 32 cidades do Brasil. Flua! também inova com a opção da franquia de 500 quilômetros mensais e outras novidades no portfólio, para oferecer sempre o carro certo para as necessidades do cliente que deseja praticidade, economia e segurança.

Após o sucesso do projeto-piloto realizado em São Paulo e Paraná, Flua! tornou o acesso ao carro zero-quilômetro por assinatura ainda mais simples. Com a rede de concessionárias integrada ao site meuflua.com.br, o cliente pode contratar o serviço em poucas horas, seja de forma totalmente on-line ou presencial. 

“Neste período de operação, a rede de concessionárias foi fundamental para alcançarmos resultados que superaram as expectativas iniciais. A crescente demanda acelerou nosso cronograma de expansão e com base nos aprendizados obtidos, ocorreram diversas evoluções na jornada do cliente. Agora, estamos oferecendo ainda mais praticidade e conveniência para os consumidores”, afirma Fábio Siracusa, Head de Operações de Flua!.

Além da venda online, os pontos físicos localizados dentro das concessionárias Fiat e Jeep, mais que triplicaram, saltando de 32 unidades em São Paulo e Paraná, para 112 em 16 estados. No total, são 59 concessionárias Fiat e 53 concessionárias Jeep com atendimento presencial de Flua!. Esta rede crescerá até o fim do ano.

Novo plano

“Aprendemos muito ao longo do projeto-piloto. Agora, o momento é de crescimento, de forma consistente e conectada às necessidades de um consumidor que não tem apego à propriedade, é bastante tecnológico, quer ter liberdade de escolhas e tranquilidade com previsibilidade de custo”, acrescenta Siracusa.

Para atender às expectativas dos clientes foi lançado o novo plano com oferta de 500 quilômetros de franquia por mês, assim ampliando as opções dos consumidores que querem o acesso ao carro novo pelo tempo que lhe for mais conveniente.

Mais opções

O portfólio também cresceu com a inclusão do Mobi Trekking, que já conquistou o pódio de modelo Fiat mais negociado. Já entre os modelos da Jeep, o mais procurado é o Compass Longitude Cerca de 60% das assinaturas são da Fiat e 40%, da Jeep.

Os clientes têm opções de planos de 12, 24 e 36 meses e franquias de 500, 1 mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros por mês. Com ampla gama para escolha, estão disponíveis para assinatura 11 diferentes modelos, totalizando 16 diferentes versões. São nove modelos da Fiat (Mobi, Argo, Nova Strada, Toro, Cronos, Fiorino e Ducato) e dois da Jeep (Renegade e Compass). As mensalidades são fixas e partem de R$ R$ 1.199, incluindo documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento), seguro com rastreador, revisões, assistência 24 horas em todo país, além de um Aplicativo com diversas funcionalidades para o cliente acessar todos os serviços. Flua! tem parceria com as redes de concessionárias Fiat e Jeep e com o Banco Fidis.

Diferenciais

No site Flua!, o cliente tem acesso a uma área restrita e integrada ao Easy Tracking, em uma solução digital inédita no setor automotivo, que permite acompanhar em tempo real o status do pedido da produção até a chegada à concessionária.

Já o exclusivo aplicativo de Flua! facilita o gerenciamento do veículo, levando conveniência para a palma da mão. Logo após a entrega do carro zero-quilômetro, o cliente passa a ter acesso ao app, com várias funcionalidades disponíveis, como assistência veicular 24 horas, agendamento de manutenção, gestão de condutores adicionais, visualização de dados de telemetria, gestão de multas, entre outros.

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