Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

COLUNA MECÂNICA ONLINE®

COLUNA MECÂNICA ONLINE®


Tarcisio Dias

20 | DEZEMBRO | 2023


Os desafios dos mecânicos na transição para a mobilidade elétrica

Introdução de veículos elétricos e híbridos está transformando o setor automotivo e demanda uma adaptação significativa por parte dos mecânicos para continuarem oferecendo serviços de qualidade e seguros.

No meu tempo de formação passei pelo aprendizado do que poderíamos chamar de mecânica raiz, atualmente, conhecendo o funcionamento do automóvel através do carburador, que evoluiu para o sistema de injeção eletrônica.

Já nesse tempo, o pessoal falava que era o fim da oficina mecânica tradicional. Não foi o fim, mas sim, necessário buscar mais conhecimentos e formas de identificar os problemas dos carros.

Na verdade, a evolução criou novos problemas e novas soluções, mas de modo geral, a confiabilidade e controle mecânico dos veículos ficou melhor e mais seguro.

Agora estamos no meio da transição da mobilidade energética com o surgimento dos modelos híbridos e elétricos, que apresenta desafios significativos para os mecânicos automotivos, resultando em mudanças nas demandas de habilidades e nas práticas de manutenção.

Estudo recente da Gi Group Holding, em colaboração com a Politécnico de Milão e a INTWIG Data Management, destaca a demanda crescente por especialistas na indústria automotiva brasileira durante a transição energética.

O Brasil se destaca globalmente na necessidade de profissionais em carros elétricos, engenharia de software e ciência de dados.

As empresas buscam habilidades em tecnologia de veículos elétricos, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, indicando uma preparação para a produção de veículos elétricos e autônomos.

A projeção para os próximos anos aponta um aumento na demanda por especialistas em tecnologia da informação e engenheiros automotivos.

Isso reflete a evolução tecnológica do setor, destacando a importância de profissionais multifacetados, como designers automotivos.

Os veículos elétricos e híbridos possuem sistemas de propulsão mais complexos, envolvendo baterias de alta voltagem, motores elétricos, inversores e sistemas de gerenciamento eletrônico. Os mecânicos precisam adquirir conhecimentos especializados para diagnosticar e reparar esses componentes.

A transição para veículos elétricos requer treinamento adicional para os mecânicos lidarem com sistemas de alta voltagem, segurança elétrica e tecnologias específicas dos veículos elétricos. A formação contínua é crucial para acompanhar as mudanças rápidas na tecnologia automotiva.

Os mecânicos precisam lidar com questões relacionadas à infraestrutura de carregamento, especialmente ao realizar serviços em veículos elétricos. Conhecimentos sobre sistemas de carregamento, conectores e protocolos de comunicação tornam-se essenciais.

A manutenção de veículos elétricos muitas vezes requer ferramentas específicas e equipamentos de diagnóstico adaptados para lidar com os componentes elétricos. Os custos associados à aquisição dessas ferramentas podem ser um desafio para pequenas oficinas.

A segurança é uma preocupação crucial ao lidar com sistemas de alta voltagem. Os mecânicos precisam seguir protocolos rigorosos para evitar acidentes e garantir a segurança deles e dos veículos.

A disponibilidade de peças de reposição para veículos elétricos ainda pode ser um desafio, e os mecânicos precisam garantir o acesso a peças genuínas ou equivalentes de qualidade para realizar reparos eficazes.

A mudança para carros elétricos pode impactar o modelo de negócios das oficinas mecânicas. Com a redução de componentes tradicionais, estamos saindo de 2.000 itens num motor a combustão interna, para cerca de 70 itens num motor elétrico, as oficinas podem precisar diversificar seus serviços ou encontrar novas fontes de receita.

Em suma, a introdução de veículos elétricos e híbridos está transformando o setor automotivo e demanda uma adaptação significativa por parte dos mecânicos para continuarem oferecendo serviços de qualidade e seguros.

Aproveito a coluna relativa ao dia 20 de dezembro para parabenizar todos os mecânicos pela passagem do seu dia.

O Dia do Mecânico é celebrado em 20 de dezembro como uma homenagem a São Sebastião, considerado o padroeiro dos profissionais mecânicos e dos motoristas.

A escolha dessa data é uma tradição que vincula a figura do santo à proteção dos mecânicos e daqueles que dependem de veículos, como motoristas. Assim, os profissionais mecânicos são homenageados e reconhecidos nesse dia.

Feliz Natal para todos vocês!

Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Um comentário:

  1. Agora vou aprender a importância da manutenção de veículos, graças a esse magnífico Blog.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.