- O tráfego total de março de 2023 (medido em passageiro pagante por quilômetro, ou RPKs) aumentou 52,4% em comparação com março de 2022. Globalmente, o tráfego atingiu 88,0% dos níveis de março de 2019 (pré-pandemia).
- O tráfego doméstico de março de 2023 aumentou 34,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O tráfego doméstico total de março de 2023 atingiu 98,9% do nível de março de 2019.
- O tráfego internacional aumentou 68,9% em relação a março de 2022, com todos os mercados registrando forte crescimento, liderados novamente pelas transportadoras da região da Ásia Pacífico. Os RPKs internacionais atingiram 81,6% dos níveis de março de 2019 e a taxa de ocupação de 81,3% representou aumento de 10,1 pontos percentuais em relação ao nível de março de 2019.
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 283,1% no tráfego de março de 2023 em relação a março de 2022, mantendo o ritmo positivo dos últimos meses desde a remoção das restrições de viagens na região. A capacidade aumentou 161,5% e a taxa de ocupação subiu 26,8 pontos percentuais, atingindo 84,5%, a segunda maior entre as regiões.
As companhias aéreas da Europa registraram aumento de 38,5% no tráfego de março de 2023 versus março de 2022. A capacidade aumentou 27,0% e a taxa de ocupação subiu 6,6 pontos percentuais, atingindo 79,4%, a segunda menor entre as regiões.
As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram crescimento de 43,1% no tráfego de março em comparação com o mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 30,5% e a taxa de ocupação subiu 7,0 pontos percentuais, atingindo 79,4%.
As companhias aéreas da América do Norte registraram aumento de 51,6% no tráfego de março de 2023 versus março de 2022. A capacidade cresceu 34,0% e a taxa de ocupação subiu 9,8 pontos percentuais, atingindo 84,8%, a maior entre as regiões.
As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 36,5% no tráfego de março em relação ao mesmo período de 2022. A capacidade aumentou 33,4% e a taxa de ocupação subiu 1,9 pontos percentuais, atingindo 82.8%.
As companhias aéreas da África apresentaram crescimento de 71,7% em março de 2023 versus março de 2022, a segunda maior entre as regiões. A capacidade aumentou 56.2% e a taxa de ocupação subiu 6,5 pontos percentuais, atingindo 72.2%, a menor entre as regiões.
Conclusão
“À medida que as expectativas dos viajantes aumentam com a chegada da temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte, as companhias aéreas estão fazendo o possível para atender ao desejo e à necessidade de voar. Infelizmente, alguns desses viajantes podem ficar desapontados com a falta de capacidade. Parte dessa falta de disponibilidade é atribuída à escassez de trabalhadores amplamente discutida, que afeta muitas partes da cadeia de valor da aviação, além de problemas da cadeia de suprimentos que atingem o setor de fabricação de aeronaves, causando atrasos na entrega de aviões. No entanto, uma parcela significativa dos recentes cancelamentos de voos, principalmente na Europa, deve-se a ações trabalhistas de controladores de tráfego aéreo e outros profissionais. Essas ações irresponsáveis resultaram em milhares de cancelamentos desnecessários em março. Isso é inaceitável e não deve ser tolerado pelas autoridades”, disse Walsh.
Leia a análise completa dos mercados de transporte aéreo de passageiros de março de 2023 (pdf)
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