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sexta-feira, 26 de maio de 2023

Stellantis investe na Lyten e sua inovadora tecnologia de baterias EV de lítio-enxofre

  • A Lyten é pioneira no Vale do Silício em grafeno tridimensional ajustável, que tem demonstrado significativas reduções nas emissões de gases de efeito estufa e irá acelerar a transição para a mobilidade sustentável
  • A Stellantis e a Lyten desenvolverão aplicações para baterias avançadas de lítio-enxofre para veículos elétricos, para redução no peso dos veículos e soluções aprimoradas de sensores para automóveis
  • As baterias de lítio-enxofre têm o potencial de fornecer mais do que o dobro da densidade de energia do íon-lítio e são uma solução alternativa de cátodo livre de níquel-manganês-cobalto
  • A Stellantis está explorando toda a tecnologia de baterias para atender às diversas necessidades de sua ampla base de clientes e garantir uma mobilidade limpa, segura e acessível

Amsterdã, San Jose, Califórnia – A Stellantis N.V. e a Lyten, Inc. anunciaram hoje que a Stellantis Ventures, o fundo de investimentos corporativo da Stellantis, investiu na Lyten para acelerar a comercialização das aplicações Lyten 3D Graphene™ para a indústria de mobilidade, incluindo a bateria EV de lítio-enxofre LytCell™, materiais mais leves e novos sensores a bordo. A Lyten, pioneira do grafeno tridimensional (3D), aproveitará a capacidade única de ajuste do material para permitir melhor desempenho do veículo e experiência do cliente enquanto descarboniza o setor de transporte.

A plataforma de materiais ajustáveis da Lyten tem demonstrado significativas reduções nas emissões de gases de efeito estufa e irá acelerar a transição para uma mobilidade sustentável.

Ao contrário das baterias tradicionais de íon-lítio, as baterias de lítio-enxofre da Lyten não usam níquel, cobalto ou manganês, resultando em uma pegada de carbono estimadamente 60% menor do que as melhores baterias atuais. As matérias-primas para as baterias de lítio-enxofre têm potencial para serem adquiridas e produzidas localmente, na América do Norte e na Europa, atendendo às necessidades das indústrias que buscam baterias leves e densas em energia, livres de interrupções na cadeia de suprimentos.

A Stellantis lançou a Stellantis Ventures em 2022 como um fundo de capital de risco comprometido em investir em empresas startups em estágio inicial e avançado que desenvolvam tecnologias inovadoras e sustentáveis nos setores automotivo e de mobilidade. A Stellantis Ventures é um componente fundamental do plano estratégico Dare Forward 2030 que define as principais metas da Stellantis, incluindo cortes profundos de emissões para reduzir o CO2 pela metade até 2030, comparado com as métricas de 2021, e para atingir o carbono neutro até 2038 com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

“Estamos muito satisfeitos que a Stellantis Ventures, como braço de investimento de uma automotiva global inovadora, tenha demonstrado uma grande confiança em nossa empresa e em nossos supermateriais descarbonizantes Lyten 3D Graphene™”, disse Dan Cook, presidente e CEO da Lyten. “Entre as inovações de produtos automotivos que estão sendo transformados pelo Lyten 3D Graphene™ estão as baterias de lítio-enxofre com potencial para fornecer mais que o dobro da densidade de energia do íon-lítio, componentes de veículos leves que melhoram a carga útil e novos modelos de sensores que não exigem chips, baterias ou fios. Estamos empenhados em trazer cada uma dessas aplicações para a Stellantis e para o mercado automotivo.”

Cook continua: “Diferente das formas bidimensionais de grafeno descobertas em 2004, a produção de nosso Lyten 3D Graphene™ ajustável foi verificada de forma independente como neutra em carbono em escala. Estamos convertendo gases de efeito estufa em uma nova classe de materiais de carbono de alto desempenho e alto valor e estamos incorporando esses materiais ajustáveis em aplicações que descarbonizarão os setores mais difíceis de reduzir no planeta.” 

"Visitando recentemente a Lyten junto com nosso CTO, Ned Curic, e nosso Diretor da Stellantis Venture, Adam Bazih, ficamos impressionados com o potencial desta tecnologia para ajudar a nos direcionar para uma mobilidade limpa, segura e acessível," disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. "A plataforma de materiais da Lyten é um investimento fundamental para a Stellantis Ventures, alinhada com nosso objetivo Dare Forward 2030 para acelerar a implantação de tecnologias inovadoras e centradas no cliente".

“A Stellantis está criando uma experiência de mobilidade mais sustentável para todos, e estamos colaborando com startups inovadoras como a Lyten para alcançar nossa visão. A bateria de lítio-enxofre da Lyten tem o potencial de ser um ingrediente fundamental para permitir a adoção em massa de EV no mercado global, e sua tecnologia material está igualmente bem posicionada para ajudar a reduzir o peso do veículo, o que será necessário para o setor automotivo atingir metas de carbono neutro.”

“Com materiais tradicionais da bateria de íon-lítio em escassez crítica para a fabricação de veículos elétricos, a bateria de lítio-enxofre da Lyten oferecerá uma solução alternativa de cátodo livre de níquel-manganês-cobalto que suportará a transição global para VE em grande escala do mercado”. O objetivo da Lyten é promover um fornecimento seguro de produtos baseados em desempenho e ambientalmente sustentáveis para os clientes, além de permitir que os fabricantes de automóveis aproveitem os crescentes incentivos políticos dos EUA e da Europa, como os mencionados na Lei de Redução da Inflação."

A bateria de lítio-enxofre, componentes e tecnologias de sensores da Lyten estão sendo inicialmente produzidos em suas instalações de 5 mil metros quadrados no Vale do Silício, Califórnia. Além de produzir baterias de veículos elétricos, a Lyten está trabalhando com clientes anteriores para começar a fornecer baterias de lítio-enxofre e componentes com infusão de grafeno 3D para mercados especiais em 2023. A Lyten está colaborando com seus investidores estratégicos de múltiplas indústrias para aplicar materiais de grafeno 3D da Lyten para descarbonizar setores adicionais difíceis de reduzir, além dos transportes, com mais anúncios planejados para o final deste ano.


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