Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 16 de maio de 2023

Estrela do antigomobilismo, o Puma GT VW nº 0001 estreia na 8ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos. Primeiro carro de corrida da marca será uma das atrações do evento que acontece de 8 a 11 de junho, com visitação gratuita, em Águas de Lindóia

 


Estrela do antigomobilismo, o Puma GT VW nº 0001, pioneiro de uma série de 23 mil Pumas produzidos no Brasil e o primeiro carro de corrida da Puma VW, faz sua estreia em eventos públicos na 8ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBBA) de Águas de Lindóia 2023, entre os dias 8 e 11 de junho, com visitação gratuita. O evento terá atrações variadas e vai receber, em um espaço de quase 70 mil metros quadrados, ao menos 1.000 carros para exposição e venda, no jardim da Praça Adhemar de Barros, e público estimado de 500 mil visitantes. 

 

O Puma 0001 pertence ao acervo do escritor e galerista Sergio Campos e é um carro de valor histórico por vários motivos. Foi o primeiro de 23 mil Pumas fabricados no Brasil em pouco mais de duas décadas, também foi o primeiro carro de corrida da Puma VW, pilotado pelos célebres Lulu Geladeira e Norman Casari, e o primeiro Puma VW a vencer corridas, com o lendário Jorge Lettry como chefe de equipe. O veículo inaugurou a série de carros “Espartanos” da Puma, preparados e com peso aliviado para corridas. Ainda foi pioneiro no uso das famosas rodas “bolo de noiva”, fabricadas pela Scorro especialmente para ele. 

 

Campos afirma que a participação do carro no Encontro Brasileiro de Autos Antigos vai ser um marco para o antigomobilismo. “O evento é o maior, mais completo e mais tradicional encontro de carros antigos do Brasil”, comenta. Ele diz que tem grandes expectativas em relação ao EBAA. “Espero que o Puma VW 0001 inspire as novas gerações e reafirme ainda mais a grande importância da fábrica no cenário da indústria nacional de veículos, como a maior fabricante de carros esportivos e especiais da história”, conta.

 

O colecionador destaca ainda a tradição da Puma nas pistas de corrida, desde quando era motorizada pela DKW, comprada pela VW em 1967, passando a fornecer motorização e chassis para a Puma. Campos lembra que o Puma 0001 saiu direto da fábrica para sua estreia nas pistas, nos 500km da Bahia, em agosto de 1968. Ele conta que sempre foi fã dos carros antigos da Puma, pelo design e por serem esportivos brasileiros, e já teve vários deles premiados, mas não imaginava que um dia seria o dono do Puma GT VW nº 0001. 

 

Descobriu o carro em 2014, através de um amigo em comum, com um colecionador do Rio de Janeiro, que havia resgatado e restaurado o Puma, com toda a documentação. “Achávamos que era um carro de passeio”, diz. Com a ajuda do falecido Felipe Nicoliello, que foi presidente do Puma Clube de São Paulo e maior especialista no assunto; de Leonardo Flach, diretor do Puma Clube de Brasília; e de ex-pilotos baianos que conheceram o carro na época, como Mauricio Castro Lima, fez uma pesquisa que levou um ano e mostrou que o veículo foi projetado como carro de corrida. 

 

“Percebemos que seria necessária uma nova restauração, pois ele tinha sido restaurado como um carro de passeio. Em 2019 iniciamos o projeto para deixá-lo exatamente igual à sua estreia nas pistas no circuito Centenário em Salvador. É um carro único”, diz Campos, autor do livro “Lina Bo Bardi Designer” e dono da galeria Artemobilia, especializada em arte e design moderno brasileiro

 

Muitas atrações

 

Além de carros que contam a história do automobilismo brasileiro, o Encontro Brasileiro de Autos Antigos deste ano terá muitas atrações, com 450 estandes com peças para restauração, memorabília, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos, antiguidades em geral, praça de alimentação completa com mais de 1,5 mil metros quadrados, entre outras. O evento vai homenagear os 50 anos da Brasília, 50 anos do Maverick, 50 anos do Chevette e 50 anos do Dodge Polara. 

 

A oitava edição do EBAA terá as tradicionais premiações dos modelos destaques do evento, do brilho perfeito, a esperada batalhas dos construtores, vai premiar os clubes que mais se destacarem, contará com a maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina, lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas. Também faz parte da programação da 8ª edição do EBAA, a realização, em parceria com o Circuito de Leilões, do 3º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.

 

Serviço

8ª Edição de Encontro de Autos Antigos
Local: Águas de Lindóia (SP)
Datas: 8 a 11 de junho

Inscrições para vendas e exposições: www.encontroaguasdelindoia.com.br
Inscrições para o Leilão: www.circuitodeleiloes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.