Mais eficiente e competitiva, a LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 52 aeroportos em território nacional. A companhia lidera a aviação brasileira desde 2021 (em RPK*), segundo a ANAC. O índice calculado pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.
Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no Brasil, a LATAM viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. O avanço tem uma razão: no último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira.
Em 2024, a LATAM prevê a chegada de mais aviões e um crescimento ajustado de 8% a 10% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.
Atualmente, é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro de 2023, vale lembrar, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente. Agora, a companhia se prepara para inaugurar a rota Brasília-Santiago, prevista para começar em 1º de junho deste ano.
LATAM CARGO TAMBÉM CRESCE EM MAIO
Segundo o BI da ANAC, as cargas internacionais transportadas pela LATAM Cargo durante maio obtiveram um crescimento de 29%*** no comparativo com o mesmo período do ano passado, o que reforça a liderança da afiliada de cargas do grupo LATAM no mercado internacional de cargas no Brasil. Foram mais de 17,8 mil toneladas transportadas entre o País e o exterior contra 13,7 mil em maio de 2023.
Desde o fim do ano passado, a LATAM Cargo inaugurou três novas rotas cargueiras internacionais: Miami-São José dos Campos (2 voos semanais); Miami-Brasília (2 voos semanais) e Amsterdam-Curitiba (iniciou com 2 e agora conta com 3 voos semanais), além de ampliar de 2 para 3 a quantidade de voos semanais na rota Miami-Florianópolis. Já em abril deste ano, a companhia deu início a rota cargueira inédita entre Europa e Florianópolis, que possui dois voos semanais e facilita o transporte de cargas internacionais entre Europa e Santa Catarina.
Já no mercado doméstico, a operação de cargas apresenta um crescimento de 47% em maio na comparação com o mesmo período de 2023. Foram mais de 10,3 mil toneladas de cargas transportadas dentro do Brasil contra 7 mil no ano passado.
A LATAM Cargo também vem investindo em seu mercado doméstico brasileiro. Em 4 de abril deste ano, inaugurou a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, que duplicou a sua capacidade na capital paraense. Já em 9 de maio, foi inaugurada a operação doméstica do voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus, que aumentou a capacidade (medida em ATK****) da companhia na capital pernambucana em 62,5% na comparação com abril.
* RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
** Considera todas as afiliadas do grupo LATAM que operam voos internacionais de/para o Brasil: LATAM, LATAM Chile, LATAM Peru e LATAM Paraguai.
*** Considera todas as afiliadas de cargas do grupo LATAM com atuação no Brasil: LATAM Brasil, ABSA, LATAM Chile, LATAM Cargo, LATAM Colômbia, LATAM Equador, LATAM Peru e LATAM Mercosul.
**** ATK: sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.
LATAM é eleita pelo "Oscar da Aviação" melhor companhia aérea da América do Sul pelo 5º ano consecutivo
Londres (Inglaterra) - A LATAM acaba de ser eleita pelo quinto ano consecutivo como Melhor Companhia Aérea da América do Sul. O título foi concedido pela 25ª edição do World Airline Awards da Skytrax, também conhecido como o "Oscar da Aviação". Passageiros de todo o mundo participam anualmente de pesquisa para conferir sua satisfação referente às companhias aéreas. Além do destaque como melhor aérea, a LATAM também teve seus funcionários reconhecidos como Melhor Staff de Companhia Aérea da América do Sul pelo terceiro ano consecutivo.
Segundo Paulo Miranda, vice-presidente de clientes do grupo LATAM, o reconhecimento impulsiona a companhia a seguir oferecendo a melhor experiência de viagem ao passageiro. "É uma grande honra para a LATAM ser reconhecida como Melhor Companhia Aérea da América do Sul pelo quinto ano consecutivo. Também estamos muito orgulhosos do nosso time, que pelo terceiro ano consecutivo conquistou a categoria de Melhor Staff Companhia Aérea da América do Sul. Esses prêmios são recebidos com grande responsabilidade por todo o grupo e nos motivam a continuar comprometidos com a experiência de cada um de nossos clientes", destaca.
O reconhecimento à LATAM no "Oscar da Aviação" é resultado de uma série de melhorias ao passageiro implementadas nos últimos anos. Destaque para a renovação de cabines com a incorporação de novos assentos ergonômicos que melhoram o conforto ao passageiro, além da contínua atualização da plataforma de entretenimento de bordo LATAM Play com novos conteúdos, funcionalidades e títulos exclusivos de plataformas, como Paramount+, Max e Disney+.
No campo gastronômico, a companhia conta com um programa de receitas (no Brasil, chamado de Sabor à Brasileira) que valoriza o patrimônio cultural e gastronômico da América do Sul com chefs mulheres em ascensão que representam as diferentes cozinhas regionais a bordo. Essa iniciativa enriquece a experiência dos passageiros ao oferecer sabores autênticos dos diferentes países da América do Sul. Até o momento, 10 chefs já apresentaram seus pratos em voos da LATAM, sendo seis do Brasil, duas do Chile, uma do Peru e uma do Equador.
A companhia também tem investido na digitalização da experiência do passageiro, com tecnologias de autoatendimento dentro e fora do aeroporto, além de programas de relacionamento focados na empatia e personalização de cada interação com o passageiro.
"É impressionante ver o sucesso sustentável que a LATAM teve nos últimos anos ao ganhar os prêmios de Melhor Companhia Aérea da América do Sul pelo quinto ano consecutivo e Melhor Staff de Companhia Aérea da América do Sul por três anos consecutivos no World Airline Awards 2024. Sem dúvida alguma, esta é uma importante conquista para a comunidade LATAM, que beneficia a experiência de seus passageiros", afirma Edward Plaisted, CEO da Skytrax.
Os prêmios concedidos pela Skytrax à LATAM se somam a outros recebidos pelo grupo LATAM recentemente. São eles: "Melhor Sustentabilidade a Bordo" pelo segundo ano consecutivo e "Altamente Recomendada" nas categorias "Melhor Entretenimento a Bordo" e "Inovação em Catering do Ano" no Onboard Hospitality Awards 2024; e o "Outstanding Food Service by a Carrier for South America 2024" pelo quinto ano pela Pax International Awards.
TAAG anuncia voos Luanda - Porto para o fim do ano
A companhia angolana disponibiliza 16 novos serviços durante o período de Natal e Ano Novo
Com intuito de aumentar a disponibilidade de assentos a seus passageiros, a TAAG Linhas Aéreas anunciou voos especiais para Porto nas datas comemorativas do fim de ano, Natal e Ano-Novo. A inclusão da rota sazonal Luanda/Porto/Luanda acontecerá de 17 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025, e estarão disponíveis 16 serviços durante esse período.
A rota para a cidade do Porto será operada pelo Boeing 777, que possui capacidade para 293 passageiros distribuídos em três diferentes classes: Primeira Classe, Executiva e Econômica. Os preços variam de acordo com a classe escolhida: USD 910,00 + taxas na classe Econômica, USD 2.474,00 + taxas na classe Executiva e USD 4.500,00 + taxas na Primeira Classe. Atualmente, a TAAG oferece cinco voos semanais entre São Paulo (GRU) e Luanda, na Angola, operados às segundas, quartas, sextas, sábados e domingos.
ITINERÁRIO DE VOOS EM DEZEMBRO:
Saídas de Luanda (LAD) com destino a Porto (OPO) acontecerão em voos noturnos, nos dias 17, 19, 20 e 21 de dezembro de 2024.
Saídas de Porto (OPO) com destino a Luanda (LAD) acontecerão em voos diurnos, nos dias 18, 20, 21 e 22 de dezembro de 2024.
ITINERÁRIO DE VOOS EM JANEIRO:
Saídas de Luanda (LAD) com destino a Porto (OPO) acontecerão em voos noturnos, nos dias 3, 4, 7 e 9 de janeiro de 2025.
Saídas de Porto (OPO) com destino a Luanda (LAD) acontecerão em voos diurnos, nos dias 4, 5, 8 e 10 de janeiro de 2025.
Os bilhetes já podem ser adquiridos nos canais de vendas habituais: lojas, call center, website e agências de viagens parceiras da TAAG.
O que sua passagem aérea pode te oferecer? A Turkish Airlines conta as regalias que muitos desconhecem
A Turkish Airlines oferece benefícios exclusivos para viajantes, incluindo serviços de turismo e hospedagem em Istambul durante escalas, sejam de classe econômica ou executiva. Além disso, a companhia proporciona experiências únicas para seus passageiros, indo além das facilidades típicas de viagem, como amenitie kits para todas as classes de cabine.
Classe Executiva
Flying Chefs |
Lounge VIP Turkish Airlines, em Istambul |
Com uma área de 5.600m², o lounge da Turkish Airlines, localizados no Aeroporto Internacional de Istambul foi projetado para criar uma experiência como nenhuma outra. Os passageiros da Classe Executiva podem desfrutar de instalações exclusivas, como suítes privativas, áreas de entretenimento, espaços de relaxamento e uma seleção de iguarias da culinária turca e internacional, proporcionando uma experiência completa e luxuosa antes ou após o voo.
Além disso, o lounge da Turkish Airlines também oferece uma exposição da UEFA Champions League para os fãs de futebol, intitulada 'A Jornada Estrelada'. Esta exposição estará em exibição até o dia da grande final do campeonato, em junho, e apresenta camisas e bolas autografadas por astros, por equipes renomadas e muito mais
Smiles Viagens passa a disponibilizar o resgate de pacotes com milhas Smiles
Operadora de turismo da GOL celebra um ano de operação e quer se tornar uma das principais empresas do mercado de viagens até 2027
São Paulo - A Smiles Viagens, operadora de turismo do grupo GOL, passa a disponibilizar o resgate de pacotes com milhas Smiles. Agora os consumidores podem usar suas milhas da Smiles para resgatar pacotes de viagem e serviços. O novo benefício, já disponível, contempla clientes Smiles em todas as categorias, sendo que Clientes Diamante possuem valores diferenciados para o resgate.
“Essa nova possibilidade de compra é um grande diferencial competitivo no mercado. Adicionamos esse serviço não apenas para nos aproximarmos cada vez mais da base de usuários do programa de fidelidade do grupo, a Smiles, que conta com mais de 22 milhões de clientes, mas também para trazer ainda mais benefícios e oportunidades para que mais consumidores conheçam e usufruam dos nossos serviços, que foram pensados para oferecer a melhor experiência ao viajante”, comenta Rodrigo Possatto, diretor da Smiles Viagens.
O resgate de pacote com milhas deve ser feito diretamente no site da Smiles Viagens e está disponível nas abas Menu Experiências, Monte Sua Viagem e Serviços. Ao comprar pacotes usando o cartão de crédito, o cliente também junta milhas que podem ser usadas na plataforma da Smiles e da Smiles Viagens.
Smiles Viagens celebra um ano de operação
A Smiles Viagens estreou no mercado em maio de 2023, com uma proposta de valor inovadora para os clientes finais: a possibilidade de adquirir de maneira fácil, via site, aplicativo ou WhatsApp, roteiros temáticos e customizáveis no Brasil e no mundo, com os melhores parceiros em passagens, hotéis, transfer, passeios, ingressos, entre outros. Hoje já são oferecidas, no total, mais de 10 mil produtos e serviços, evidenciando uma trajetória de sucesso.
Para a Smiles Viagens, ter a GOL e a Smiles por trás é um grande potencial e auxilia a alcançar objetivos estratégicos. “Nosso primeiro ano trouxe resultados surpreendentes e percebemos que a Smiles Viagens está construindo seu espaço e relevância no mercado. Marcamos presença em grandes eventos do setor turístico, como a WTM (World Travel Market) e IPW, onde lançamos novos produtos tanto em eventos como em destinos. Temos um time empenhado em aumentar o nosso portfólio de parceiros e experiências a cada dia para trazer as melhores experiências para os nossos clientes. Queremos estar, até 2027, entre as cinco maiores operadoras de viagens do Brasil ”, diz Rodrigo.
Desde o seu lançamento, a empresa tem se destacado no oferecimento de experiências inovadoras, como eventos esportivos e shows internacionais, além de viagens completas para destinos nacionais e internacionais.
Mais informações, acesse www.smilesviagens.com.b
SKY é reconhecida pela quarta vez como a melhor companhia aérea de baixo custo da América do Sul no ranking mundial de aviação
A empresa foi listada como a Melhor Companhia Aérea de Baixo Custo da América do Sul, no ranking Skytrax, cujos resultados se tornaram a premiação "Oscar" da indústria aeronáutica.
A premiação é resultado do processamento de 21,42 milhões de pesquisas online válidas no total, após uma análise rigorosa.
Clientes de mais de 100 nacionalidades participaram da pesquisa entre setembro de 2023 e maio de 2024.Na cerimônia, realizada no prestigiado hotel Fairmont Windsor Park, no Reino Unido, Holger Paulmann recebeu o prêmio em nome da companhia aérea.
"Este prêmio é muito especial, pois reflete a opinião de nossos próprios passageiros em um momento em que alcançamos um crescimento significativo, com presença em 9 países das Américas, e nos motiva a continuar melhorando nossa proposta de valor. Neste ano, lançamos nosso programa de fidelidade com o qual entregamos diversos benefícios aos nossos passageiros por voarem conosco. Vamos continuar trabalhando para nos tornarmos a companhia aérea preferida na América Latina", disse o presidente da SKY.
Edward Plaisted, CEO da Skytrax, disse: "Parabenizamos a SKY Airline por esta fabulosa conquista de ganhar o prêmio de Melhor Companhia Aérea de Baixo Custo da América do Sul, e esta é a quarta vez que eles ganham este reconhecimento. Este sucesso e validação pelos clientes deve ser uma fonte de grande orgulho para a administração e equipe da SKY Airline."Refira-se que esta é a quarta vez que a companhia aérea recebe o prémio como a melhor companhia aérea de baixo custo da região, depois de o ter conquistado em 2018, 2019 e 2022.
Gonzalo Romeiro, diretor-geral da Air Europa no Brasil, Patrícia Araujo, vencedora do torneio e Mariana Campos, executiva da companhia |
Air Europa realizou pelo terceiro ano consecutivo o Golf Tour Latin América
“O Air Europa Golf Tour Latin America não é apenas um torneio, mas uma celebração do esporte, unindo golfistas em um ambiente de competição saudável e networking de alto nível. Com sua terceira edição em São Paulo, o evento se torna um dos mais importantes no calendário do golfe latino-americano, proporcionando visibilidade e oportunidade aos atletas brasileiros no cenário internacional”, ressalta o diretor-geral da Air Europa no Brasil, Gonzalo Romero
Com duas frequências semanais, a retomada dos voos para Bié será realizada em um voo triangular entre Luanda, Menongue e Cuito
Luanda - A TAAG Linhas Aéreas de Angola retoma os voos regulares para a província do Bié, na Angola, restabelecendo a ligação para a cidade do Cuito. A partir do dia 2 de agosto de 2024, a companhia passa a disponibilizar duas frequências semanais, num voo triangular Luanda – Menongue – Cuito, com saídas às terça-feira e sextas-feiras.
Os passageiros (particulares e segmento corporativo) voltam a contar com os benefícios de uma conexão aérea rápida, segura e confortável para esta província, num serviço que será operado por uma aeronave Dash-8 400, com capacidade para 74 passageiros, sendo 64 em classe econômica e 10 na executiva.
Os bilhetes de passagem já estão disponíveis nos pontos de vendas habituais da TAAG (website, call center, loja), sendo que os clientes podem beneficiar de tarifas mais vantajosas com a aquisição antecipada do seu bilhete. Atualmente, a companhia tem ligações de Luanda para as cidades de Cabinda, Catumbela, Dundo, Huambo, Lubango, Luena, Namibe, Ondjiva, Saurimo, Menongue e Soyo. Além disso, a partir de agosto, vai assegurar a conexão ao Cuito, por meio de voo triangular.
Deste modo, a TAAG reafirma seu compromisso em continuar a apostar na melhoria do serviço de conveniência ao cliente, alinhando a disponibilidade de aeronaves aos índices de procura e destinos preferenciais dos seus passageiros. Assim, a companhia continua trazendo cada vez mais conectividade ao mercado angolano, promovendo a inclusão e a mobilidade da população ao reforçar as ligações domésticas.
irarucu grelhado, mousseline de mandioca, tomate e tucupi é um dos destaques da World Business Class entre julho e outubro
KLM e chef Rodrigo Oliveira celebram 10 anos de parceria com novo menu nos voos do Brasil para Amsterdã
Especialmente criados para comemorar o marco, pratos estarão disponíveis em todas as classes de serviço até janeiro
São Paulo – A parceria de sucesso entre a KLM Royal Dutch Airlines e o chef Rodrigo Oliveira completa 10 anos, e para comemorar este marco será lançado um menu especial para os passageiros a bordo dos voos que partem do Brasil para Amsterdã. O novo cardápio estará disponível de 1º de julho de 2024 a 8 de janeiro de 2025 em dois ciclos nos voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro com destino a Amsterdã. A operação da KLM em seus destinos no Brasil é diária.
Especialmente nesta ocasião, o menu assinado pelo chef brasileiro será servido em todas as classes de serviço da KLM: World Business Class, Premium Comfort e Economy. A celebração gastronômica marca o compromisso da empresa e do chef Rodrigo Oliveira em proporcionar uma experiência de viagem excepcional para todos os passageiros.
Bobó de mandioca, berinjela, cogumelos e folhas da horta estará disponível de julho a outubro na Premium Comfort
"Juntamente com o chef Rodrigo, criamos um cardápio pensado para celebrar a riqueza da culinária brasileira e oferecer uma experiência única para os nossos passageiros, estendendo para todas as classes de serviço", afirma Sylvain Mathias, diretor comercial do Grupo Air France-KLM para a América do Sul. "Queremos que cada voo seja uma vivência memorável, em linha com o nosso novo posicionamento, que prioriza as viagens mais significativas com propósito e trocas genuínas”, completa.
No novo cardápio, o chef utiliza ingredientes locais cuidadosamente selecionados. O menu foi elaborado para enaltecer os sabores e texturas originais brasileiros que aguçam o paladar a 10 mil metros de altura durante o trajeto, ressaltando a experiência de prazer a bordo. O projeto foi desenvolvido com o apoio da Newrest, parceira de catering da companhia aérea.
O primeiro ciclo do cardápio estará disponível de 1º de julho a 26 de outubro, enquanto o segundo ciclo estará a bordo de 27 de outubro a 8 de janeiro. A classe Economy terá um único ciclo de 1º de julho a 31 de dezembro.
Apoio da KLM à Associação Quebrada Alimentada
Além de proporcionar excelência em produtos e serviços aos clientes, com o novo menu do chef Rodrigo Oliveira, a KLM também se mantém atenta às questões sociais. Nesta quinta-feira (20), além de comemorar os dez anos de parceria em um evento para convidados no Balaio IMS, um restaurante do chef em São Paulo, a aérea holandesa também anunciou uma doação equivalente a 10 mil refeições à Associação Quebrada Alimentada, criada por Rodrigo Oliveira para levar alimento a pessoas em situação de rua em São Paulo.
“A KLM sempre teve uma atuação social muito importante em diversos países para onde voa, seja em iniciativas permanentes ou pontuais. Estamos muito orgulhosos em anunciar esse apoio ao Quebrada Alimentada, que atua em prol de uma necessidade básica do ser humano e para tornar o acesso ao alimento algo democrático”, destaca Júlia de Medeiros Pinto, gerente de Marketing e Comunicação da KLM na América do Sul.
Conheça o novo menu completo da KLM preparado pelo chef Rodrigo Oliveira:
WORLD BUSINESS CLASS – 1º DE JULHO A 26 DE OUTUBRO
ENTRADAS
- Sopa de tomate com funcho e laranja
- Salada de abóbora com queijo de cabra, castanha de caju caramelizada e rúcula
PRATOS PRINCIPAIS
- Bobó de vegetais, cogumelos, castanha de caju
- Pirarucu grelhado, mousseline de mandioca, tomate, tucupi
- Porco caipira braseado, canjiquinha, brócolis, pipoca
SOBREMESA
- Bolo de mandioca, doce de leite, flor de sal
WORLD BUSINESS CLASS – 27 DE OUTUBRO DE 2024 A 8 DE JANEIRO DE 2025
ENTRADAS
- Sopa cremosa de mandioquinha
- Maionese de pirarucu com mandioca, purê de cenoura brasileira, pimenta biquinho, vagem e óleo de coentro
PRATOS PRINCIPAIS
- Couve-flor assada, homus, salsa verde, tomate
- Carne de sol confitada, baião de dois cremoso, queijo de coalho
- Frango assado, cuscuz de milho, roti de graviola, folhas da horta
SOBREMESA
- Cheesecake, butiá, chocolate
PREMIUM COMFORT – 1º DE JULHO A 26 DE OUTUBRO
ENTRADA
- Salada de abóbora com queijo de cabra, castanha de caju caramelizada e rúcula
PRATOS PRINCIPAIS
- Escondidinho de frango, requeijão, arroz de brócolis
- Bobó de mandioca, berinjela, cogumelos, folhas da horta
SOBREMESA
- Bolo de mandioca, doce de leite, flor de sal
PREMIUM COMFORT – 27 DE OUTUBRO DE 2024 A 8 DE JANEIRO DE 2025
ENTRADA
- Maionese de pirarucu com mandioca, purê de cenoura brasileira e pimenta biquinho
PRATOS PRINCIPAIS
- Carne de sol acebolada, baião de dois cremoso
- Escondidinho de vegetais, queijo meia cura, arroz de cheiro verde
SOBREMESA
- Cheesecake, butiá, chocolate
ECONOMY – 1º DE JULHO A 31 DE DEZEMBRO
PRATOS PRINCIPAIS
- Escondidinho de frango, requeijão, arroz de brócolis
- Penne, bechamel de abóbora, ricota, espinafre, molho de tomate.
JetSMART impulsiona a conectividade regional com voo
inaugural Curitiba-Santiago
- A rota tem três frequências semanais e são esperados mais de 15 mil passageiros no seu primeiro ano de operação
A companhia traz ainda o código promocional “1ERVOO” oferecendo 40% de desconto nos voos de Curitiba a Santiago comprados entre hoje e sexta-feira (21) no www.JetSMART.com.(*)
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A JetSMART atualmente oferece um total de nove voos diretos do Brasil. Os dois voos de Curitiba somam-se a outras sete rotas que já conectam Florianópolis com Buenos Aires e Santiago do Chile; Rio de Janeiro com Santiago, Buenos Aires e Montevidéu; e São Paulo e Foz do Iguaçu (PR) também com Santiago.
Em março deste ano, a ch-aviation reconheceu a JetSMART como a empresa com a frota de aviões mais jovem da América do Sul e a quinta mais jovem do mundo, com uma idade média de 2,95 anos, no prêmio ch-aviation World's Younger Aircraft Fleet Award. Sua frota é composta por 38 aviões Airbus A320 e A321, sendo a maior companhia aérea de ultrabaixo custo (ULCC) da América do Sul, e conta com dois prêmios SKYTRAX como melhor companhia aérea de baixo custo em 2021 e 2023.
Centro-Oeste Airports (COA), concessionária dos terminais aeroportuários, firmou parceria com a Prime Park para exploração e gerenciamento dos estacionamentos de veículos; em Sinop, estacionamento já está ativo e conta com eletropostos
Mato Grosso – A Centro-Oeste Airports (COA) celebrou contrato com a Prime Park para administração e exploração dos serviços de estacionamentos de veículos nos aeroportos de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta. A empresa faz gestão de cerca de 10 mil vagas em mais 20 estacionamentos em grandes empreendimentos, como a Arena Pantanal, shoppings e hospitais. Com a novidade, os passageiros terão à disposição 493 vagas, divididas entre os três terminais: 273 em Sinop, 110 em Alta Floresta e 110 em Rondonópolis.
Em Sinop, o estacionamento já está ativo para todos os usuários e conta, inclusive, com três vagas exclusivas com eletropostos. Em Rondonópolis e Alta Floresta, que também oferecerão carregamento para carros elétricos, as obras de adequação se iniciam nas próximas semanas.
A operação dos novos estacionamentos faz parte dos projetos de ampliação e modernização dos empreendimentos, aumentando a oferta de vagas e elevando a qualidade dos serviços prestados. “Nossa expectativa nessa parceria com a COA é elevar ainda mais o nível de excelência nos aeroportos, com o que há de mais moderno em termos de equipamentos de automação de estacionamentos, o que, certamente, vai contribuir para maior satisfação dos clientes”, explica Omar Hammoud, Proprietário da Prime Park.
“Apresentamos mais esta novidade, muito importante para a COA, e sobretudo para os passageiros e usuários dos aeroportos. Com este projeto estamos levando inovação, expertise para a prestação deste serviço tão demandado e ainda mais segurança. Os novos terminais de passageiros oferecem mais conforto, qualidade e conveniência, e os estacionamentos chegam para complementar esse leque de novos serviços”, explica Gabriel Magalhães de Carvalho, Coordenador Comercial e Financeiro da COA.
Os estacionamentos funcionarão 24h por dia e contarão com diversas tecnologias implantadas, como sistema informatizado para pagamento, Caixa Eletrônico, câmeras OCR – para leitura de placas e pagamentos com aplicativos –, além de câmeras de segurança espalhadas pelos complexos.
“Os três estacionamentos foram projetados para suprir a expectativa dos passageiros e contarão com o que se tem de mais inovador no mercado. Além disso, temos instaladas estações de recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in, uma facilidade muito interessante que vai ao encontro da busca pela sustentabilidade e da política interna de ESG da concessionária”, finaliza Carvalho.
Carregamento para veículos elétricos
Para utilizar os eletropostos no Aeroporto de Sinop, os usuários devem baixar o aplicativo da Energize-C, disponível para Android e iOS, iniciar a recarga do veículo e concluir o processo, inclusive de pagamento, pelo app.
Sobre a Centro-Oeste Airports (COA)
A Centro-Oeste Airports (COA) administra quatro aeroportos em Mato Grosso: Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, Aeroporto de Sinop – Presidente João Batista Figueiredo, Aeroporto de Rondonópolis – Maestro Marinho Franco e Aeroporto de Alta Floresta – Piloto Osvaldo Marques Dias. A concessionária é formada pelo grupo Socicam, empresa com 52 anos de atuação, líder em infraestrutura de mobilidade no Brasil, especialista na criação de soluções para gestão de aeroportos, portos, terminais urbanos e rodoviários, e a Sinart, empresa fundada há mais de 40 anos, com larga experiência na gestão de aeroportos, terminais rodoviários, estacionamentos públicos e privados, empreendimentos de hotelaria, entre outros operações.
AirHelp lança serviço de assistência viagem para passageiros afetados por atrasos, cancelamentos de voos e extravio de bagagem
A AirHelp, líder mundial na defesa dos direitos dos passageiros de companhias aéreas e que já ajudou mais de 2 milhões de pessoas a receberem indenizações, acaba de lançar o AirHelp +, serviço de assistência viagem para passageiros afetados por atrasos, cancelamentos de voos, overbooking ou extravio de bagagem.
Os consumidores podem assinar o serviço e serem ressarcidos caso o voo seja cancelado em até 28 dias antes da partida, desviado ou sofrer um atraso de três horas ou mais na chegada. Também estão disponíveis o reembolso para casos de bagagens atrasadas ou perdidas no aeroporto e acesso ao lounge durante problemas com o embarque.
“Nosso objetivo é oferecer uma assistência completa para amenizar os transtornos dos passageiros. O Airhelp + garante benefícios imediatos aos consumidores, reduzindo o desgaste e o estresse nas viagens”, explica Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
Assinatura
Os viajantes podem optar por dois planos anuais (Smart e Pro) que contemplam três ou até nove viagens por ano. Os valores de ressarcimento podem chegar até R$ 10 mil e foram estabelecidos da seguinte forma: 100 euros para atrasos e cancelamentos de voos ou extravio de bagagem (R$ 5,80, na cotação de 17/6). Nos casos de reclamações junto às companhias aéreas, os valores médios de indenização estão em torno de R$ 8 mil, mas há casos que superam os R$ 25 mil.
“Nesta etapa de reclamação a AirHelp é quem busca os direitos dos passageiros afetados. O valor e tempo de ressarcimento vão variar e dependem muito mais da colaboração das companhias aéreas. O importante, neste caso, é que o passageiro afetado que assinou algum dos planos receberá o valor integral da indenização”, explica Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
“Esta é uma solução inédita no segmento. Por meio da parceria que fizemos com a seguradora Battleface, acreditamos que os consumidores poderão encontrar no AirHelp+ um serviço de seguro viagem que atenda às suas necessidades” conclui o diretor.
Saiba mais em: Link
Leis de passageiros no Brasil
Quem voa no Brasil está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e pela legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que são os instrumentos jurídicos mais relevantes para o passageiro. Essas leis definem claramente as responsabilidades das companhias aéreas para com seus passageiros sempre que houver problemas de voo.
A legislação brasileira abrange voos domésticos dentro do Brasil, voos internacionais com partida ou chegada em aeroportos brasileiros, bem como voos com conexão em um aeroporto brasileiro.
A legislação brasileira protege os passageiros, desde que seus voos atendam aos 4 critérios a seguir:
● O voo pousou ou decolou em um aeroporto brasileiro
● O voo foi cancelado com aviso tardio, o voo estava com mais de 3 horas de atraso ou estava com overbook
● Os passageiros não foram atendidos adequadamente pela companhia aérea
● O problema ocorreu nos últimos 5 anos (2 anos para voos internacionais)
Para mais informações, visite www.airhelp.com/pt-br/
Conheça os seus direitos de passageiro aéreo
Milhões de pessoas viajam de avião todos os anos, mas quantas sabem sobre os direitos do passageiro? Essas legislações nos protegem quando estamos voando. A AirHelp pode explicar seus direitos de passageiro aéreo e ajudar você a reivindicar indenização.
Confira se problemas em seus voos, como atraso ou cancelamento, estão qualificados para receber uma indenização de até R$10.000.
O que são os direitos dos passageiros aéreos?
Os direitos dos passageiros aéreos são reconhecidos por uma série de regulamentos e leis – nacionais, internacionais ou comunitárias –, que definem os parâmetros a serem seguidos, de modo a proteger quem pretende voar, em caso de imprevistos como cancelamentos, atrasos ou overbooking.
Apesar das viagens de avião serem cada vez mais comuns, nem todos os passageiros sabem como se defender legalmente diante de algum imprevisto relacionado ao voo. Conhecer os principais regulamentos e quais são os seus direitos é o primeiro passo.
Direitos do passageiro e regulamentos que você deve conhecer
Embora seja verdade que países específicos têm suas próprias leis, alguns regulamentos são mais abrangentes que outros e por isso são mais conhecidos. É importante você se inteirar a respeito da Resolução Nº 400 da ANAC do Brasil, do CE 261 da União Europeia e da Convenção de Montreal.
No Brasil: Resolução Nº 400 2016 da ANAC
O que é a Resolução Nº 400 da ANAC?
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é quem regula todas as questões relacionadas aos voos no Brasil. Em termos de direitos dos passageiros aéreos, a legislação mais relevante e que você deve conhecer é a Resolução Nº 400 da ANAC.
Essa resolução da ANAC define claramente quais são as responsabilidades das companhias aéreas quando ocorrem problemas com os voos. Trata também sobre vários direitos, especificando os tipos de assistência que as empresas são obrigadas a prestar em cada situação.
Sempre que uma companhia aérea deixa de prestar assistência, o Código de Defesa do Consumidor brasileiro permite aos passageiros reivindicar indenização pelo inconveniente. Se as companhias aéreas não prestarem assistência na forma da lei, você pode ter direito a uma indenização de até R$10.000.
Quais voos a legislação brasileira abrange?
De acordo com a Anac, voos internacionais são tão válidos quanto voos nacionais em termos de validade dos direitos em voos cancelados ou em voos atrasados. Além disso, as companhias aéreas devem fornecer aos passageiros uma série de informações e serviços, incluindo direito a:
informações sobre voos, como horário de partida, chegada, duração e possíveis atrasos e cancelamento;
embarque prioritário para passageiros com necessidades especiais;
reembolso em caso de cancelamento ou atraso do voo;
assistência material em caso de cancelamento ou atraso do voo, como alimentação, hospedagem e transporte;
compensação por danos morais em caso de cancelamento ou atraso do voo que causem transtornos significativos ao passageiro.
Passageiros de todo o mundo são protegidos pela lei brasileira, não importando se eles são ou não cidadãos brasileiros nem se a companhia aérea em que estão voando tem sede no Brasil.
A legislação brasileira de proteção ao passageiro se aplica a:
Voos domésticos no Brasil
Voos internacionais com partida em um aeroporto brasileiro
Voos internacionais com chegada em um aeroporto brasileiro
Voos de conexão em um aeroporto brasileiro
Qualquer passagem aérea emitida no Brasil (mesmo que o voo seja operado no exterior)
Quanto posso receber de indenização?
A legislação brasileira permite que os passageiros reivindiquem o reembolso dos danos materiais, como por exemplo, gastos com alimentação, bebidas e transporte após um problema com um voo.
No entanto, o Código de Defesa do Consumidor também dá direito a uma indenização de até R$10.000 por danos morais. Isso significa que não é preciso provar que você teve despesas — a lei entende que perda de tempo e de oportunidades, assim como tratamento inadequado, também são importantes e merecem ser indenizados.
Valor da indenização | |
---|---|
Atraso de voo | Até R$10.000 por pessoa |
Cancelamento de voo | Até R$10.000 por pessoa |
Embarque negado | Até R$2.600 por pessoa |
Logo, se você foi injustamente afetado por voos atrasados ou voos cancelados no Brasil, a AirHelp pode intervir em seu nome e exigir da companhia aérea uma indenização justa pelo inconveniente. Com base na Resolução 400 da ANAC, uma reclamação com a ajuda da AirHelp pode ser feita se:
O seu voo tinha destino ou partida em um aeroporto brasileiro
O problema ocorreu em um voo nos últimos 5 anos (2 anos para voos internacionais)
Você não recebeu assistência adequada da companhia aérea
O seu voo foi cancelado de última hora OU sofreu atraso superior a 2 horas na chegada ao seu destinoUm voo brasileiro atrasou mais de 2 horas ou foi cancelado? Verifique se a AirHelp pode obter indenização para você.
Em que situações posso pedir indenização?
A legislação brasileira protege passageiros com problemas que estejam além do seu controle e que sejam responsabilidade da companhia aérea. A Resolução 400 é válida em situações como atraso de voo ou cancelamento de voo.
De modo geral, é possível reivindicar indenização por danos morais, mesmo quando o passageiro foi reembolsado ou reacomodado em outro voo nas seguintes situações:
✔️ Quando você teve o seu voo cancelado ou sofreu um atraso de voo e chegou ao destino final com 4 ou mais horas de atraso;
✔️ Quando você teve o seu embarque negado em casos de overbooking e chegou ao destino final com 4 ou mais horas de atraso.
Quando não posso pedir indenização?
Alguns problemas nos voos são causados por circunstâncias extraordinárias, ou seja, estão além do controle das companhias aéreas. Greve dos controladores de tráfego aéreo, condições climáticas extremas e a pandemia do coronavírus são bons exemplos.
Mesmo que o atraso ou cancelamento de um voo ocorra em função de circunstâncias extraordinárias, os passageiros ainda têm direito à assistência. Entretanto, não se espera que as companhias aéreas paguem indenização por eventos que estão além de seu controle.
Quais são os direitos do passageiro no Brasil?
A malha aérea é bastante complexa e pode ser afetada por inúmeros motivos. Situações envolvendo atraso de voo, cancelamento de voo e overbooking são bastante comuns, mas apesar disso, são entendidas como falha na execução do serviço.
Direito à informação
Em caso de atraso de voo no aeroporto, a companhia aérea é obrigada a informá-lo prontamente sobre a causa do atraso e qual é o novo horário de partida previsto. Depois disso, deve fornecer informações sobre a previsão de embarque a cada 30 minutos.
As regras da ANAC para atraso de voo também prevêem que, se você solicitar, a companhia aérea tem que lhe entregar uma explicação por escrito sobre o atraso.
Direito à assistência
Sempre que voos atrasam ou são cancelados, a companhia aérea precisa prestar assistência material aos passageiros. O que a empresa precisa oferecer depende do tempo de espera do passageiro após seu horário original de partida:
A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone);
A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche);
A partir de 4 horas: hospedagem em caso de pernoite no aeroporto e transporte de ida e volta para o local. Caso você esteja na sua cidade de domicílio, a empresa pode oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto;
Direito ao reembolso ou reacomodação
De acordo com as regras da ANAC para cancelamento de voo ou para atraso superior a 4 horas, as companhias aéreas devem oferecer as seguintes alternativas aos passageiros:
Receber reembolso integral da passagem, incluindo a taxa de embarque OU
Ser reacomodado em outro voo da mesma companhia OU
Ser reacomodado em um voo de outras companhias, caso não haja disponibilidade na empresa em que você comprou a passagem aérea OU
Remarcar o voo para uma nova data e horário, sem custo
Fica a critério do passageiro decidir dentre essas opções. O direito dos passageiros à assistência descrita acima continua válido até sua partida no voo (ou em um meio de transporte alternativo). No entanto, o direito à assistência expirará se o passageiro optar pelo reembolso do valor da passagem.
Direito à acomodação
Uma longa espera, como por exemplo, acima de 5 horas, não dá direito à hospedagem. A companhia aérea é obrigada a oferecer acomodação somente se a espera envolver pernoite. Nesse caso, é também obrigação da companhia aérea disponibilizar transporte até o local de hospedagem.
Se você mora na cidade de partida do voo, a empresa não precisa oferecer acomodação, sendo obriga a fornecer transporte até sua casa.
Direitos em caso de alteração do voo pela companhia aérea
Às vezes, as companhias aéreas precisam alterar os voos — por exemplo, o seu voo pode partir mais cedo ou mais tarde — ou transformar voos diretos em voos com conexão. Se isso acontecer com você, a Resolução ANAC n° 400 oferece certa proteção.
As regras da ANAC para alteração de voo ou para voos cancelados no Brasil diz que essa regra é válida nessas situações:
Alterações | |
---|---|
Voos domésticos | +/- 30 minutos |
Voos internacionais | +/- 1 hora |
A companhia aérea pode fazer as seguintes alterações, contanto que informe com pelo menos 72 horas de antecedência da partida do voo. Caso contrário, o passageiro poderá ter direito ao reembolso ou à reacomodação em outro voo.
Direitos em caso de overbooking
A legislação brasileira desencoraja as companhias aéreas a promover overbooking, a chamada superlotação de voos, que podem causar embarques negados.
Se o seu voo estiver superlotado, a empresa pedirá aos passageiros que se voluntariem para abrir mão de seus assentos. Os passageiros voluntários podem ser compensados, mas tal indenização pode ser livremente acordada entre cada passageiro e a companhia aérea.
Se ninguém se voluntariar, a companhia aérea poderá negar embarque a alguns passageiros. A eles poderá ser ofertado um voo alternativo, a assistência necessária e uma indenização adicional. A indenização é estabelecida na Resolução 400 da ANAC e deve ser paga imediatamente.
Valor da indenização (R$) | Valor da indenização (DES*) | |
---|---|---|
Voos domésticos | R$1.300 | DES 250* |
Voos internacionais | R$2.600 | DES 500* |
Atenção: às vezes, as companhias aéreas pedirão que você assine um formulário de voluntário em caso de superlotação. Não assine, a não ser que você abra mão do seu assento voluntariamente. Em vez disso, peça para assinar o formulário de embarque negado involuntário.
Direitos dos passageiros com necessidades adicionais
Outra resolução da ANAC, a de número 280, trata dos direitos de passageiros com necessidades adicionais. A lei reconhece que passageiros com as seguintes características podem requerer mais assistência ao voar:
Passageiros com idade igual ou superior a 60 anos;
Mulheres grávidas e lactantes;
Passageiros com bebê (crianças com menos de 2 anos);
Passageiros com mobilidade reduzida;
Qualquer passageiro com um problema de saúde específico que limite sua autonomia.
A companhia aérea é obrigada a oferecer assistência adequada a esses passageiros no aeroporto e durante o voo. E, em casos de atraso ou cancelamento de voo, eles têm prioridade.
A principal consequência dessa disposição legal é que, se for oferecido um voo substituto, aqueles com necessidades adicionais serão realocados no primeiro voo.
Além disso, a companhia também precisa oferecer acomodação aos passageiros com necessidades adicionais sempre que a espera for igual ou superior a 4 horas, independentemente de o atraso implicar em pernoite ou não.
Qual o prazo para pedir indenização?
É importante conhecer os seus direitos para exigir o tratamento que você merece ao voar – agora e em voos futuros. No entanto, saiba que é possível reivindicar indenização por situações que ocorreram em voos passados, quando talvez você não conhecesse seus direitos.
Prazo para pedir indenização | |
---|---|
Voos domésticos | 5 anos |
Voos internacionais | 2 anos |
Os seus direitos na UE: CE 261
O que é o CE 261?
Os direitos dos passageiros aéreos na União Europeia (UE) estão presentes no Regulamento CE nº 261. Aprovado no Parlamento Europeu em 2004, é válido nos 27 países-membros da UE, bem como no Reino Unido, Islândia, Noruega e Suíça, além de territórios ultramarinos a exemplo de Guiana Francesa, Saint-Martin (nas Antilhas francesas), Açores, Madeira e Canárias.
Trata-se de uma legislação bastante compreensiva, dado que apresenta de forma clara e específica quais os seus direitos de passageiro aéreo em casos tão comuns como overbooking, cancelamentos ou atrasos nos voos.
Quais voos estão protegidos pela legislação europeia?
O CE não é válido apenas para cidadãos europeus, mas sim para viajantes de qualquer nacionalidade cujos voos tenham partido e/ou chegado de um aeroporto situado no espaço comum.
A maioria dos voos internos na Europa está contemplado pela legislação da UE. Para ter certeza, é importante saber a origem e o destino do voo e em que país a companhia aérea está sediada.
Itinerário | Companhia aérea da UE | Companhia aérea fora da UE |
---|---|---|
Da UE para dentro da UE | Incluído | Incluído |
Da UE para fora da UE | ✔️ Incluído | ✔️ Incluído |
De fora da UE para a UE | ✔️ Incluído | ❌ Não incluído |
De fora da UE para fora da UE | ❌ Não incluído | ❌ Não incluído |
No caso de voos de conexão, em que um dos voos é abrangido pela norma de indenização de voo CE 261/2004, o passageiro fica coberto pela legislação europeia caso todos os voos estejam sob a mesma reserva. Saiba mais sobre os seus direitos em caso de perda de voos de conexão.
Em que situações o CE261 não se aplica?
As companhias aéreas podem se recusar a oferecer qualquer tipo de indenização, ao alegar que a situação aconteceu por causa de circunstâncias extraordinárias.
As mais comuns são condições meteorológicas adversas, riscos de segurança e instabilidade política. Tenha em mente que problemas técnicos e greves da equipe da companhia aérea não são circunstâncias extraordinárias.
Preste atenção às razões apresentadas pela companhia aérea. Se o seu voo foi cancelado por razões climatológicas, mas uma outra companhia no mesmo momento conseguiu garantir as condições necessárias para seguir com os seus voos, o passageiro poderá pedir indenização.
Quais são os direitos de acordo com o CE 261?
O CE261 é um regulamento válido para situações de atraso de voo, cancelamento de voo e embarque recusado. A legislação europeia prevê direito à assistência e à informação em diversas situações.
A indenização a que se pode ter direito depende de uma série de fatores, desde a localização do aeroporto e o tempo de atraso, até a distância total em quilometragem da viagem.
Direito à informação
Este é um direito primário de qualquer passageiro aéreo e é fundamental para que possa entender até que ponto é possível pedir reembolso ou mesmo indenização. O CE 261 destaca que as companhias aéreas devem oferecer informações aos passageiros nos balcões de check-in, em qualquer aeroporto onde operem.
Direito à assistência
O passageiro tem direito à assistência material gratuita fornecida pela companhia aérea durante qualquer imprevisto com o voo. Enquanto aguarda a solução, a empresa deve garantir:
Bebidas e refeições;
Duas comunicações por telefone, fax ou e-mail;
Hospedagem, caso o voo alternativo não seja no mesmo dia;
Transporte de ida e volta entre o aeroporto e o local de hospedagem.
Caso a companhia aérea não ofereça essa assistência, guarde todos os recibos de qualquer gasto extra, uma vez que você pode ser reembolsado. Segundo o CE 261, o passageiro pode requerer esse direito à assistência nos seguintes cenários de atraso:
Atraso de duas ou mais horas, se for um voo de até 1.500 km;
Atraso de três horas ou mais, se for um voo com mais de 1.500 km dentro do Espaço Econômico Europeu (EEE);
Atraso de três horas ou mais, se for um voo entre 1.500 e 3.000 km com aeroporto situado fora de um país do EEE;
Atraso de, no mínimo, quatro horas, e distância do voo superior a 3.500km.
Outros direitos previstos na legislação europeia
A legislação europeia prevê que se os atrasos forem superiores a cinco horas, o passageiro terá direito a um reembolso parcial ou integral do valor da passagem e um voo ao ponto de partida, caso se trate de um problema com um voo de conexão.
Em algumas situações poderá antes escolher um voo para o destino original numa data da sua conveniência, dependendo apenas da disponibilidade de lugares no voo alternativo.
O CE 261 também cobre situações envolvendo voos alternativos. Se o realocarem em um novo voo e você for colocado numa classe inferior àquela que deveria voar, pode conseguir um reembolso entre 30% e 75%. Agora, se o seu novo voo for numa classe superior, não deverá pagar mais por isso.
Lembre-se que esses direitos são válidos se você não desistir voluntariamente das suas reservas ou se não assinar nenhum documento em que abdique destes direitos.
Quanto posso receber de indenização?
O CE 261 prevê de quanto é a indenização de acordo com o tempo de espera e a distância do voo. De maneira geral, para casos de atraso de voo, o valor varia entre €250 e €600; e para cancelamento de voo, o valor é entre €125 e €600.
Indenização por voo atrasado
Segundo o CE 261, qualquer atraso de voo superior a três horas dá direito à indenização. O valor a ser recebido depende de alguns fatores, em especial o tempo de atraso e a distância do voo.
Menos de 3 horas | 3 - 4 horas | Mais de 4 horas | Nunca chegou ao destino | Distância |
---|---|---|---|---|
❌ € – | €250 | €250 | €250 | Todos os voos de até 1.500 km |
❌ € – | €400 | €400 | €400 | Voos dentro da UE com mais de 1.500 km |
❌ € – | €400 | €400 | €400 | Voos fora da UE entre 1.500 km - 3.500 km |
❌ € – | €300 | €600 | €600 | Voos fora da UE com mais de 3.500 Km |
Indenização por voo cancelado
Se a companhia aérea comunicar sobre o cancelamento de voo menos de 14 dias antes do voo, o passageiro poderá ser indenizado. O valor a ser pago depende da distância e do tempo de espera (a comparação é entre o horário do voo cancelado e o horário do novo voo).
Menos de 2 horas | 2 - 3 horas | 3 - 4 horas | Mais de 4 horas | Nunca chegou ao destino | Distância |
---|---|---|---|---|---|
€125 | €250 | €250 | €250 | €250 | Todos os voos de até 1.500 km |
€200 | €200 | €400 | €400 | €400 | Voos dentro da UE com mais de 1.500 km |
€200 | €200 | €400 | €400 | €400 | Voos fora da UE entre 1.500 km - 3.500 km |
€300 | €300 | €300 | €600 | €600 | Voos fora da UE com mais de 3.500 Km |
Existe limite de tempo para pedir indenização?
O direito ao pedido de indenização de acordo com o CE 261 varia de país para país. Depende também do local onde a companhia aérea está sediada e do tribunal competente em processos relativos a essas causas.
PAÍS | PRAZO DE PRESCRIÇÃO |
---|---|
Áustria | 3 anos |
Bélgica | 1 ano |
Bulgária | 5 anos |
Croácia | 3 anos |
Chipre | 6 anos |
República Checa | 3 anos |
Dinamarca | 3 anos |
Estónia | 3 anos |
Finlândia | 3 anos |
França | 2 anos |
Alemanha* | 3 anos |
Grécia | 5 anos |
Hungria | 2 anos |
Islândia | 2 anos |
Irlanda | 6 anos |
Itália | 26 meses |
Letónia | 10 anos |
Lituânia | 10 anos |
Luxemburgo | 10 anos |
Malta | Sem limite |
Países Baixos | 2 anos |
Noruega | 3 anos |
Polónia | 1 ano |
Portugal | 2 anos |
Roménia | 3 anos |
Eslováquia | 2 anos |
Eslovénia | 3 anos |
Espanha | 5 anos |
Suécia | 2 meses |
Suíça | 2 anos |
Reino Unido | 6 anos |
* Na Alemanha, o prazo de prescrição expira no último dia do terceiro ano (por exemplo, o prazo de prescrição para um voo em 25/2/2016 expira em 31/12/2019).
A Convenção de Montreal
O que é a Convenção de Montreal?
A Convenção de Montrealé a norma internacional que garante os seus direitos como passageiro aéreo. O documento, resultado de um encontro entre os estados-membros da Organização Internacional de Aviação Civil, é válido em mais de 130 países.
Embora a Convenção de Montreal não aborde e nem contemple tão profundamente os direitos dos passageiros aéreos como o CE 261 e a Resolução 400 da ANAC, é um tratado internacional que poderá ajudá-lo a defender os seus direitos em voos internacionais num número considerável de países.
Quais os Direitos previstos na Convenção de Montreal?
A Convenção estabelece os direitos dos passageiros para vários tipos de situações, como atraso de voo, cancelamento de voo, recusas de embarque e transporte de bagagem.
Se você perdeu uma reserva pré-paga, pagou por uma noite extra em um hotel, ou teve que arcar com outras despesas imprevistas por causa da viagem aérea, poderá ser reembolsado. Geralmente é necessário fornecer documentação do incidente e comprovantes das despesas adicionais.
No caso de haver problemas envolvendo bagagem danificada ou extraviada, a companhia aérea é obrigada a compensar o passageiro. Ficam de fora os casos em que a companhia aérea prove que a perda ou dano tenha ocorrido por algum defeito da própria bagagem.
Se tiver havido atraso do embarque ou no transporte da bagagem, a Convenção determina que a companhia aérea fica livre de qualquer responsabilidade se provar que a situação ocorreu após terem sido tomadas todas as medidas necessárias.
Quais voos estão cobertos pela Convenção de Montreal?
Este tratado mundial é válido para voos internacionais entre os mais de 130 países-membros. Os principais mercados aéreos do mundo são signatários da Convenção, havendo apenas algumas exceções notáveis, como Sri Lanka e Vietnã.
Lembre-se que a Convenção se aplica somente para voos internacionais, ou seja, voos domésticos, como aqueles entre estados diferentes dentro dos Estados Unidos ou do Brasil não são válidos.
Conte com a AirHelp
A missão da AirHelp é ajudar os passageiros aéreos. Desde 2013 estamos comprometidos em servir a comunidade de viajantes fornecendo informações cruciais e atualizadas sobre os direitos dos passageiros.
Por meio de dados básicos do seu voo conseguimos determinar em poucos minutos se você tem direito a algum tipo de indenização. Utilize a nossa ferramenta de verificação de indenização.
A AIRHELP FOI MENCIONADA:
Campinas (VCP) – Pato Branco (PTO) *A partir de 16 de setembro* | ||||
Origem | Saída | Destino | Chegada | Frequência |
Campinas | 13:20 | Pato Branco | 15:40 | Segunda a Sexta |
Pato Branco | 16:10 | Campinas | 18:20 | Segunda a Sexta |
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