O aumento nas vendas de carros elétricos acelera à medida que mais modelos são lançados e que se amplia a infraestrutura de carregamento. Mas muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre como é a experiência de dirigir o carro elétrico. Com um forte incremento nas vendas de veículos eletrificados, a Osten Motors, operação de concessionárias de veículos premium da Osten Group, alerta sobre a importância do consumidor entender as características de condução dos veículos elétricos para aproveitar ao máximo os benefícios da eletrificação automotiva, garantir uma condução segura e o uso eficiente da tecnologia.
“A condução de um veículo eletrificado é uma experiência muito prazerosa, mas diferente daquela de dirigir um automóvel a combustão. Por isso, requer que o motorista se adapte à maneira de dirigir e inclusive faça um planejamento da rotina de utilização, para que o uso do carro elétrico seja melhor aproveitado em tudo o que ele oferece”, avalia Adriano Costa, Gerente Geral da área Comercial da Osten Motors.
O modo de condução influencia ainda na eficiência do sistema de freio regenerativo, que converte a energia cinética em energia elétrica enviada para a bateria durante a desaceleração (quando o motorista alivia o acelerador ou pisa no freio). Portanto, o condutor que tem o pé mais leve certamente contará com um descarregamento mais lento da bateria e poderá rodar por mais quilômetros sem precisar conectar o carro a uma tomada.
O freio regenerativo também é uma forma de aumentar a vida útil dos componentes do sistema de frenagem. Adriano Costa lembra que conduzir o veículo de maneira suave e constante, evitando acelerações bruscas e frenagens repentinas, ajuda a economizar energia e aumenta a autonomia do veículo.
Os carros elétricos oferecem uma gama de configurações que ajudam a otimizar o desempenho e a eficiência energética, como os modos de direção, por exemplo. Explorar as opções disponíveis e ajustá-las de acordo com as preferências e necessidades do dia a dia do condutor ajudarão a rodar por mais tempo.
Manutenção
A manutenção é outro diferencial importante do veículo elétrico. Assim como os carros movidos a combustão, os elétricos requerem manutenção regular, mas como o motor elétrico tem menos componentes para gerar a energia mecânica a partir das baterias, as revisões programadas nos modelos 100% elétricos são realizadas a cada dois anos ou 34.000 km, enquanto em um modelo híbrido ou a combustão isso ocorre anualmente ou cada 13.000 km rodados aproximadamente.
"O carro elétrico não tem alguns componentes presentes no carro a combustão, como corrente de motor, velas de ignição, pistão, biela, além do filtro de ar e de lubrificante, entre outros, que requerem uma revisão com maior frequência”, explica o gerente da Osten Motors.
De qualquer forma, a Osten Motors recomenda que o motorista precisa verificar com frequência a pressão dos pneus, a carga da bateria e a condição dos conectores antes de colocar o automóvel para recarregar.
Segurança
Quem já conduziu um veículo elétrico ou andou em um modelo eletrificado sabe o prazer que é estar em um carro que não tem barulho de motor. Esse silêncio interno também se reflete em quem está no lado de fora do automóvel. Isso significa que os motoristas de carros elétricos devem estar cientes da falta de ruído do motor e serem especialmente vigilantes ao dirigir em áreas com muitos pedestres, como estacionamentos e áreas residenciais.
“A atenção do condutor precisa ser redobrada porque pedestres e condutores de outros carros podem não perceber a aproximação do veículo elétrico. Com o aumento da frota de veículos elétricos rodando por aí, esse risco aumenta, e a atenção precisa ser ainda maior”, alerta Adriano Costa.
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