Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Toyota Hilux e SW4 estreiam novidades na linha 2025: ganha novas opções com câmbio automático para versões de entrada, motorização tem atualizações para regulamentação de emissões Proconve L8. Os modelos estreiam programa Toyota 10 e têm garantia de fábrica por até 10 anos e a Hilux e SW4 ganham novos recursos de segurança conectados ao Toyota App. Preços a partir de R$ 228.690

 

Hilux e SW4 chegam a linha 2025 com novidades em segurança e tecnologia


A Toyota do Brasil reitera o compromisso da marca com a excelência ao apresentar a nova linha 2025 dos modelos Hilux e SW4, já disponíveis na rede autorizada Toyota em todo território nacional com importantes atualizações na motorização, novos recursos de segurança conectados e inédito programa de garantia Toyota 10.

 

Além de reforçar o padrão de qualidade, robustez, durabilidade e versatilidade de ambos os modelos, as atualizações consolidam a liderança entre as picapes médias a diesel e os SUVs grandes: a Hilux registrou 41.623 unidades vendidas de janeiro a outubro de 2024; o SW4 soma 13.937 unidades neste período


Ambos modelos receberam importantes atualizações de conectividade

Novas versões de trabalho com câmbio automático

Para atender aos mais variados perfis de consumidor, a nova Hilux 2025 recebeu câmbio automático de seis velocidades nas versões destinadas ao trabalho Cabine Chassi e Cabine Simples. Essas configurações visam atender uma crescente demanda do segmento de vendas diretas e complementam a linha que, desde o mês de agosto de 2024, oferece a configuração Power Pack AT.

 

“Robustez e durabilidade consolidaram o sucesso da Hilux e os ótimos resultados comprovam a força da Toyota também no segmento nas Vendas Diretas. Nosso compromisso com o público e com as demandas de mercado deram origem às novas versões e, agora, a Hilux se torna o único modelo com Cabine Chassi e Cabine Simples a contar com o conforto e a comodidade da transmissão automática no mercado brasileiro.” ressalta Fábio Lage Domingues, gerente geral de vendas da Toyota do Brasil.

 

Redução de emissões de poluentes adequada ao Proconve L8

Reafirmando o compromisso da Toyota com a descarbonização e a redução da emissão de poluentes em todo o portfólio, os modelos Hilux e SW4 passaram por atualizações nas motorizações para se adequarem às novas regulamentações de emissões Proconve L8, que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2025.

 

Seguindo a filosofia da marca de melhoria contínua, todas as versões receberam novo filtro de partículas diesel (DPF) capaz de reter e tratar resíduos gasosos que seriam emitidos ao meio-ambiente, além do tanque de ureia (Arla 32), aditivo capaz de reduzir as emissões de poluentes como o óxido de nitrogênio (NOx).


 

Novo filtro de partículas diesel (DPF) é capaz de reter e tratar resíduos gasosos que seriam emitidos ao meio-ambiente

 

Disponível em todas as configurações de Hilux e SW4 2025, o renomado motor turbodiesel 2.8L 16V tem 204 cv de potência e 42,8 kgfm de torque a 3.400 rpm nas versões com câmbio manual; quando associado à transmissão automática de seis marchas sequenciais, o conjunto tem 50,9 kgfm de torque a 2.800 rpm.


Recursos de segurança conectados via aplicativo

Para a linha 2025, a Hilux (a partir da versão SRV) e o SW4 (em todas as versões) recebem o sistema Toyota Serviços Conectados, que permite ao proprietário consultar status do veículo, histórico de viagens, lembrete para revisões, indicadores de consumo e diagnóstico de falhas sem nenhum custo adicional no aplicativo Toyota App.

 

Linha 2025 estreia o sistema Toyota Serviços Conectados com novos recursos de segurança
 
Além disso, o proprietário pode contar com rastreamento e imobilização de veículo roubado, alertas remotos de limite de velocidade e acionamento do alarme, cerca geográfica – que permite determinar um perímetro de circulação a partir do qual é enviada uma notificação –, monitoramento aprimorado que aciona o cliente em caso de acidente e as autoridades caso não seja possível o contato, e contratar adicionalmente Wi-Fi para até oito dispositivos.

 

Com especial atenção às exigências dos clientes fiéis da marca, a Toyota, em parceria com a Toyota Corretora de Seguros e a Mitsui Sumitomo Seguros, disponibiliza também a modalidade de Seguro Conectado, que permite integrar as informações do veículo e do condutor à seguradora para a aplicação de benefícios e eventuais descontos de maneira personalizada.

 

Todos os clientes segurados terão isenção do valor da assinatura do pacote completo de serviços no Toyota App durante o período de cobertura. Além disso, os clientes que financiarem os veículos pelo Banco Toyota do Brasil terão acesso a todos os recursos conectados de segurança gratuitamente durante parte do período de financiamento.

 

Inédita garantia estendida por até 10 anos

A chegada da linha 2025 para Hilux e SW4 marca a estreia do Toyota 10 no País, um programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura para até 10 anos. Sem nenhum custo adicional ao proprietário, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.

 

Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.

 

Enfatizando a reconhecida confiabilidade dos veículos da marca e o cuidado com a satisfação dos clientes, o Toyota 10 também estará disponível para Hilux e SW4 produzidos desde 2020 que estejam elegíveis pelos critérios do programa.

 

"O lançamento do Toyota 10 reforça nosso compromisso com os clientes da marca e eleva esse relacionamento a um novo patamar de tranquilidade. E isso também reflete no valor de revenda, já que o veículo poderá contar com a garantia Toyota durante até 10 anos com as manutenções na nossa rede de concessionárias. Assim, os nossos clientes têm uma solução completa para a sua experiência de propriedade por muitos anos”, reforça Jorge Mussi, gerente geral de pós-vendas da Toyota do Brasil.

 

Lista de equipamentos de série e itens de segurança

Nas versões Cabine Chassi e Cabine Simples, a Hilux tem ar-condicionado, acendimento automático dos faróis, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade. Itens como airbag de joelho para o motorista, bloqueio do diferencial traseiro (com acionamento elétrico), freios ABS e sistema auxiliar EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) nas quatro rodas, assistência de subida (HAC), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (A-TRC) e luz de frenagem emergencial automática seguem disponíveis em toda a linha Hilux.

 

Nas configurações SRX e SRX Plus, a picape oferece sistema de monitor de visão 360º (Panoramic View Monitor – PVM), som JBL e Toyota Safety Sense
 

Nas versões com cabine dupla, a Hilux ainda vem com mais quatro airbags (dois laterais e dois de cortina), totalizando 7 airbags, sistema universal Isofix® para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro, assistente de reboque e central multimídia com tela de 9 polegadas e espelhamento sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto®.

 

Já a versão SR acrescenta ar-condicionado de duas zonas automático digital, computador de bordo e controle de velocidade de cruzeiro.

 

Na versão SRV, destaque para o conjunto ótico, com faróis e lanterna de LED, rodas de alumínio de 18 polegadas e interior com acabamento em couro e material sintético que conferem mais requinte e sofisticação.

 

Nas configurações SRX e SRX Plus, a picape oferece sistema de monitor de visão 360º (Panoramic View Monitor – PVM), que dá suporte ao motorista na identificação de movimentos ao redor de todo o veículo, sistema de áudio premium JBL®, e pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS) com:

 

O SW4 está disponível nas configurações SRX Platinum (com cinco ou sete lugares), e Diamond, exclusivamente com sete lugares
 

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)* que usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas e ao identificar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem, para evitar ou reduzir os danos.

 

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)* que foi projetado para alertar o motorista ao detectar desvios de pista, quando as linhas divisórias são visíveis.

 

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)* é um sistema semelhante ao cruise control, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade, para ajudar a manter uma distância predeterminada e segura.

 

Disponível nas configurações SRX Platinum (com cinco ou sete lugares), e Diamond, exclusivamente com sete lugares, o SW4 traz de série todos os equipamentos das opções topo de linha da Hilux. No caso da versão Diamond, o SUV oferece ainda um carregador por indução para smartphones e duas portas USB no console, proporcionando mais praticidade aos passageiros.

 

Todas as versões do SW4 contam com cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e o passageiro dianteiro, além de Âncoras Isofix® (x2) com amarração superior (x2) na segunda fileira. Fazem parte da lista de equipamentos sete airbags, sendo dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.


Preços

Hilux Cabine Chassi 4x4 MT

R$ 228.690,00

Hilux Cabine Chassi 4x4 AT

R$ 238.790,00

Hilux Cabine Simples 4x4 MT

R$ 236.690,00

Hilux Cabine Simples 4x4 AT

R$ 246.890,00

Hilux Power Pack 4x4 MT

R$ 249.490,00

Hilux Power Pack 4x4 AT

R$ 259.790,00

Hilux SR 4x4 AT

R$ 284.390,00

Hilux SRV 4x4 AT

R$ 294.590,00

Hilux SRX 4x4 AT

R$ 328.990,00

Hilux SRX Plus 4x4 AT

R$ 339.490,00


















 

SW4 SRX Platinum 5L 4x4 AT

R$ 384.190,00

SW4 SRX Platinum 7L 4x4 AT

R$ 390.590,00

SW4 Diamond 7L 4x4 AT

R$ 437.890,00



 

 

 

 

 

Hyundai CRETA, renovado em outubro, segue na liderança do varejo nacional em novembro, com 64% das vendas já creditadas a sua nova geração, o SUV fecha a primeira quinzena do mês como líder geral de vendas no varejo, consolidando ainda mais a primeira posição no acumulado do ano, entre todas as categorias, em 2023, modelo fechou o ano no topo desse ranking





O Novo Hyundai CRETA, completamente renovado no último mês de outubro, segue como líder de vendas no varejo brasileiro em novembro. O SUV produzido em Piracicaba (SP) fechou a primeira quinzena do mês com 2.576 unidades comercializadas, considerando as vendas ao consumidor final e descartadas as unidades destinadas a empresas, como locadoras e frotas. Destas, 1.658 (64%) já são de sua nova geração, cujas vendas ao consumidor tiveram início em 10 de outubro.

Com esse resultado, o Novo Hyundai CRETA mantém a liderança do varejo nacional no acumulado de 2024, entre todas as categorias, com 48.651 emplacamentos, segundo dados parciais da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em 2023, o modelo fechou o ano no topo desse ranking, fato inédito para um SUV no mercado nacional.

“O Hyundai CRETA mudou por fora e por dentro agora em outubro, com um novo visual arrebatador, interior totalmente redesenhado seguindo a mais moderna linguagem de estilo global da Hyundai e motorização atualizada, com melhoria de desempenho para as versões com propulsor 1.0 Turbo e a chegada do inédito 1.6 Turbo de 193 cv de potência e 27,0 kgf.m de torque, o mais potente da categoria. O modelo que já era líder no varejo, entre todas as categorias, vai ampliar essa condição de preferência nacional entre os consumidores, pois se coloca de maneira ainda mais consolidada como a opção em SUV mais competitiva do mercado”, comenta Angel Martinez, vice-presidente de Vendas da Hyundai Motor Brasil.

Novo Hyundai CRETA está disponível em cinco versões

A nova geração do SUV Hyundai CRETA renovou por completo seu visual externo e interno, atualizou sua motorização e oferece novos recursos de conforto e tecnologia ao condutor. Merecem destaques itens como o painel de instrumentos e multimídia integrados em duas telas de 10,25 polegadas, pacote completo de segurança Hyundai SmartSense, que inclui funcionalidades como frenagem autônoma, permanência e centralização em faixa, assistente de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de tráfego cruzado traseiro.

O modelo está disponível em cinco versões em toda rede de concessionárias Hyundai no Brasil: Comfort, Limited e Platinum, com motor 1.0 turbo GDI, de 120 cv de potência e 17,5 kgf.m de torque, N Line, com o mesmo motor, ajustes na suspensão e visual mais esportivo, e a Ultimate, com motor 1.6 turbo GDI, de 193 cv de potência e 27,0 kgf.m de torque, o mais potente da categoria.

Para obter informações sobre todos os modelos Hyundai, consultar a lista completa de concessionárias e encontrar a loja mais próxima, acesse: hyundai.com.br.

Encontro de Veículos Antigos no Campo de Marte acontece neste final de semana com entrada gratuita, em São Paulo

 


Com a expectativa de reunir 1.500 automóveis antigos, incluindo clássicos, hot rods e caminhões, a 6ª edição do Encontro e Exposição de Carros Antigos do Campo de Marte será realizada neste final de semana, dias 23 e 24 de novembro de 2024, com visitação gratuita. O evento acontece no Hangar 1 do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, promove a Cultura Antigomobilista e destaca a capital paulista como um importante destino para os entusiastas do setor.

Organizado pela Relicário Autos Antigos, que são os mesmos organizadores do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) de Águas de Lindóia, o maior na América Latina, e realizado pelo Rotary Club de São Paulo Norte em apoio à Fundação Rotária, o evento beneficente espera atrair 20 mil pessoas no fim de semana. São aguardados colecionadores, clubes de automóveis antigos, comerciantes do setor, restauradores e pessoas em busca de peças para restaurar seu veículo antigo.



Entre as atrações, o público poderá apreciar uma exposição de carros antigos, clássicos, caminhões, pick-ups e hot rods. O evento também contará com uma Feira de Peças, antiguidades e artigos vintage, além de uma área dedicada a clubes de carros antigos e veículos à venda. Haverá, ainda, empresas especializadas em restauração e venda de automóveis, praça de alimentação diversificada com food trucks e shows ao vivo.

“É um evento que agrada pessoas de todas as idades, traz nostalgia e admiração por essa indústria fantástica que encanta os brasileiros, atravessando gerações, além de podermos contribuir com a Fundação Rotária, por se tratar de um evento beneficente”, afirma Junior Abonante, organizador da exposição.

Para participar da exposição, a taxa é de R$ 60 por veículo, que deve ter pelo menos 30 anos de fabricação. Serão aceitos modelos variados, incluindo clássicos, hot rods e caminhões, na exposição que será realizada no Hangar 1 do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo. Para aqueles que desejam vender seus carros durante o evento, a taxa é de R$ 200. Não é necessário fazer inscrição prévia para os veículos antigos, e as taxas podem ser pagas no local.

Responsabilidade Social

O Encontro de Carros Antigos do Campo de Marte é um evento beneficente em prol da Fundação Rotária, uma instituição internacional dedicada a ações sociais ao redor do mundo. As arrecadações serão destinadas a iniciativas sustentáveis promovidas pelos 35 mil clubes da fundação, que incluem a redução da incidência da pólio em 99% no mundo, o treinamento de promotores da paz, o aumento do acesso à água limpa e o apoio ao desenvolvimento econômico de diversas comunidades.



Serviço – 6º Encontro e Exposição de Carros Antigos do Campo de Marte

23 de novembro, sábado – das 10h às 19h

24 de novembro, domingo – das 8h às 16h

Hangar 1 do Aeroporto Campo de Marte

Avenida Santos Dumont, 2.241, São Paulo

Visitação com entrada gratuita 

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Fiat Strada é eleita a melhor Picape Pequena pelo Prêmio Carsughi L’Auto Preferita 2024, sustenta a liderança de todo o mercado brasileiro neste ano e atingiu a marca histórica de 2 milhões de unidades vendidas no Brasil




O ano está sendo especial para a Strada, que bateu diferentes recordes de vendas nos últimos meses, sustentando a liderança do mercado. Recentemente, a picape também atingiu a marca histórica de 2 milhões de unidades vendidas em toda a sua história. Estes números reforçam o sucesso do modelo, e consolidam a Fiat como líder de vendas de todo o mercado nacional. 

Agora a Fiat Strada foi reconhecida mais uma vez no Prêmio Carsughi L’Auto Preferita. Assim como ano passado, o modelo foi eleito como a melhor Picape Pequena, na edição 2024 do evento. Essa é a 16ª vez que a Fiat leva para casa um troféu da L’Auto Preferita.

Desenvolvida e produzida no Polo Automotivo Stellantis de Betim, a Fiat Strada, a picape que conquistou o Brasil, entrega alto desempenho, eficiência, conforto e tecnologia. Com a chegada da Nova Fiat Strada, lançada em 2020, o veículo ganhou ainda mais destaque e, com isso, elevou o modelo a outro patamar, permitindo um volume de vendas muito maior que a geração anterior.

A picape trouxe diversas inovações para a categoria ao longo dos anos, desde o seu lançamento, em 1998, a picape vem passando por mudanças significativas, sempre atendendo às demandas dos consumidores e colecionando diferentes prêmios.

Neste ano, o Prêmio Carsughi L’Auto Preferita chegou em sua 10ª edição, sendo um dos mais prestigiados do setor automotivo. O júri, composto por 22 jornalistas especializados, elegeram os melhores modelos em 16 categorias.


COLUNA MECÂNICA ONLINE®



COLUNA MECÂNICA ONLINE®

Tarcisio Dias

 20 | NOVEMBRO | 2024


Volkswagen enfrenta o desafio da transformação digital: inovação ou colapso?

A montadora alemã precisa enfrentar uma revolução tecnológica liderada por veículos elétricos e definidos por software, enquanto lida com concorrência chinesa, desafios internos e a urgência de modernização.

A Volkswagen, segunda maior fabricante de automóveis do mundo, enfrenta um dos períodos mais críticos de sua história: a transição para veículos elétricos e definidos por software, a pressão de concorrentes chineses e uma crise interna que coloca sua sobrevivência em jogo.

Os automóveis, cada vez mais parecidos com "computadores sobre rodas", forçam montadoras tradicionais como a Volkswagen a se reinventarem para não caírem no ostracismo tecnológico. A revolução na indústria automotiva, marcada por carros elétricos e veículos definidos por software (SDV, na sigla em inglês), coloca empresas como a alemã diante de uma escolha difícil: modernizar ou enfrentar o declínio.

Especialistas comparam o momento atual da Volkswagen a crises enfrentadas por gigantes de outros setores, como Kodak e Nokia, que perderam o domínio do mercado ao não acompanharem as inovações tecnológicas. Para a Volkswagen, a principal ameaça vem dos fabricantes chineses de baterias, que dominam o mercado global com produtos de alta eficiência e custos reduzidos.

Mesmo com avanços como o ID.7, modelo elétrico que atinge 700 km de autonomia, a montadora alemã encontra dificuldades para competir em preços. Na Europa, o modelo básico custa 55 mil euros (aproximadamente 350 mil reais), enquanto veículos elétricos chineses entram no mercado com valores significativamente mais baixos. Esse desequilíbrio é agravado por novos impostos europeus sobre importações e pela estratégia de fabricantes chineses em estabelecer fábricas no continente.

No cenário tecnológico, o conceito de veículos definidos por software (SDV) representa uma mudança paradigmática. Assim como os smartphones revolucionaram a telefonia móvel, a integração de softwares como o "cérebro" do carro transforma funções antes mecânicas em operadas por inteligência digital. No entanto, a Volkswagen enfrenta dificuldades em sua divisão de software, que já consumiu bilhões de euros sem resultados satisfatórios.

Para superar os desafios tecnológicos, a montadora busca parcerias estratégicas. A Rivian, nos EUA, e a Xpeng, na China, são exemplos de aliadas no desenvolvimento de plataformas eletrônicas que controlam os sistemas dos veículos. Ainda assim, mais da metade das montadoras globais já adquiriram plataformas de fabricantes chineses, aumentando a dependência tecnológica e a competição direta.

Além disso, a Volkswagen enfrenta problemas internos graves. A meta de economizar cinco bilhões de euros envolve o possível fechamento de fábricas e a demissão de milhares de trabalhadores, o que tem gerado protestos e reivindicações por melhores salários e condições de emprego. Paralelamente, há críticas à distribuição de dividendos generosos aos acionistas em um momento de crise.

Mesmo diante desses obstáculos, a Volkswagen segue como a segunda maior fabricante de veículos do mundo, com mais de 680 mil funcionários e vendas de nove milhões de carros no ano passado. 

Contudo, especialistas apontam que a empresa precisa de um "choque de realidade" para se adaptar rapidamente à nova dinâmica do setor automotivo, dominada por players como Tesla e BYD, que nasceram digitais e já lideram o mercado.

A transição de uma montadora tradicional para uma empresa de tecnologia não é fácil, mas será essencial para que a Volkswagen continue relevante. 

Assim como a fotografia e a telefonia passaram por suas revoluções digitais, a indústria automotiva enfrenta agora uma transformação que exigirá inovação, eficiência e coragem para abandonar antigos paradigmas.

Tags:
Volkswagen, carros elétricos, SDV, indústria automotiva, concorrência chinesa, software automotivo

Fiat Mobi alcança a marca de 600 mil unidades produzidas. Verdadeiro sucesso no mercado nacional, o modelo lidera o segmento e completa 600 mil unidades produzidas e mais de meio milhão de unidades vendidas em sua história



O Fiat Mobi demonstra mais uma vez a sua força no mercado, alcançando a importante marca 600 mil unidades produzidas no Brasil. Símbolo de praticidade e mobilidade, o hatch conquistou as ruas desde o lançamento, e nesse ano, sustenta a posição entre os dez modelos mais vendido do país, completando também 500 mil unidades comercializadas. 

“O nosso Fiat Mobi é sucesso por onde passa. Em seus oito anos de vida, ele já conquistou o coração de mais de 500 mil clientes. Pelo seu design moderno, com traços fortes e personalidade incomum no segmento, ele não passa despercebido, colecionando prêmios ao longo dos últimos anos e a preferência dos brasileiros, com a possibilidade de exportação para outros 12 países na região”, afirma Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul. 

Além de ser destaque em vendas, liderando o segmento de A-Hatch com 47,7% de participação, o Fiat Mobi é um exemplo de carro democrático. Este ano, ele conquistou o prêmio Melhor Revenda 2024, realizado pela Quatro Rodas e KBB, que reconhece os automóveis e comerciais leves com menor depreciação no período de 12 meses. Nele, o Mobi se destacou na categoria “Hatch subcompacto de acesso”, obtendo o melhor índice do segmento. 

Em outra celebração, o Prêmio Menor Custo de Uso 2024, realizado pela Quatro Rodas, reafirmou a versatilidade do Fiat Mobi em um levantamento que classifica combustível, manutenção e seguro anual. O Fiat Mobi conquistou o terceiro lugar entre os hatches, em sua versão Like 1.0. 

Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o Mobi apresenta um novo conceito automotivo, funcional e econômico. O seu consumo de combustível é um dos mais baixos entre os veículos brasileiros. E o nome "Mobi" não foi escolhido por acaso: surgiu de um estudo da Fiat sobre a vida nas cidades e o desejo de criar um carro que fosse um verdadeiro aliado da mobilidade urbana. O termo é diretamente relacionado à vocação do carro à mobilidade, enfatizando a capacidade do veículo de se mover com facilidade nas áreas urbanas.  

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira



Turismo deve movimentar cerca de R$ 158 bilhões

O turismo brasileiro vem sendo muito importante para o setor da economia nacional, na geração de emprego e renda. As empresas do setor turístico estão organizando, profissionalizando e planejando melhor os setores do trade do turismo, com isso o resultado está sendo positivo, com a movimentação do turismo interno intenso, além da previsão da chegada recorde de 7 milhões de turistas estrangeiros.

 Pelos estudos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a  projeção é o turismo brasileiro  faturar R$ 157,74 bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, representando um crescimento de 1,7% em relação à temporada anterior. Esse período concentra a maior movimentação do setor e representa cerca de 44% da receita anual, crucial para a saúde financeira de empresas, principalmente micros e pequenas.

Conforme o Índice de Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o faturamento real já supera em 6,9% os níveis pré-pandemia. São Paulo (R$ 51,4 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 19,0 bilhões) e Minas Gerais (R$ 17,2 bilhões) concentram 55,5% das receitas projetadas.

A alta temporada beneficia múltiplos setores, gera empregos e impulsiona o consumo, elementos essenciais para o equilíbrio macroeconômico do País”, observa Tadros.

Com o crescimento do número de passageiros, tanto em voos nacionais quanto internacionais, a CNC prevê que os turistas destinem boa parte de seus gastos a bares e restaurantes (R$ 70,67 bilhões) e transporte rodoviário (R$ 37,55 bilhões). O transporte aéreo e a hospedagem também prometem bom desempenho, impulsionados pela queda recente de 21,1% nos preços das passagens, contrastando com o aumento superior a 50% nos anos anteriores.

A presença recorde de turistas estrangeiros é outro fator de impulso. Dados do Ministério do Turismo e da Embratur indicam que 5,9 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil entre janeiro e setembro, com destaque para argentinos (1,4 milhão), norte-americanos (464 mil) e chilenos (420 mil), que juntos representam 51% dos visitantes internacionais. Até setembro, os gastos de estrangeiros somaram US$ 3,7 bilhões, um aumento de 14,8% em relação ao ano anterior.

 Diante da expectativa de aumento da receita, o setor turístico deverá demandar mais mão de obra formal entre outubro de 2024 e janeiro de 2025. A CNC projeta a criação de 76,5 mil vagas temporárias, o maior número desde 2015, quando foram criadas 85,2 mil vagas. Atualmente, o setor emprega 3,51 milhões de trabalhadores formais, um crescimento de 7,9% em comparação ao período pré-pandemia.

Segundo o economista da CNC responsável pelo estudo, Fabio Bentes, o setor mantém trajetória ascendente. “As projeções indicam um impacto positivo contínuo do turismo na economia.

As contratações nos setores de alimentação, transportes e hospedagem refletem essa recuperação e o crescimento sólido que vem se consolidando, além de melhorias salariais que elevam as condições de trabalho”, afirma Bentes.

Espera-se que o segmento de alimentação lidere as contratações, com 54,2 mil vagas, seguido pelo setor de transportes (10,6 mil) e hospedagem (8,4 mil). O salário médio de admissão deverá alcançar R$ 1.842, representando um aumento real de 1,9% frente ao mesmo período do ano passado.

Circuito Liberdade tem programação na Semana da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é lembrado no dia 20 de novembro como uma oportunidade para refletir e celebrar a luta das pessoas negras contra o racismo. Para estimular esse debate, os equipamentos do Circuito Liberdade promoverão uma série de atividades especiais na semana do feriado nacional. As ações terão a programação a partir do dia 18 até o dia 22 de novembro. 


Os espaços participantes apresentarão uma programação especial, convidando o público a refletir sobre as diversas formas que o preconceito racial pode assumir na sociedade. 

Os horários e os valores dos ingressos são variáveis. Mesmo no feriado, os equipamentos estarão abertos. Os horários de funcionamento podem ser conferidos no portal do circuito.  A programação completa nos demais equipamentos do Circuito Liberdade e outros equipamentos do Estado está disponível neste link.

Na véspera do feriado , dia 19 de novembro, no Palácio das Artes, o Cine Humberto Mauro, em parceria com o projeto Cinema para Ação Educativa, promove a sessão especial “Negritude em Movimento”, às 17h. O evento exibe o documentário "BH Soul: A Cultura Black de Belo Horizonte", seguido por uma roda de conversa mediada por Gabriel Lobo sobre a negritude e suas expressões culturais.



No mesmo dia, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta, gratuitamente, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, às 12h, trechos do “Concertos da Liberdade: Dia da Consciência Negra” com as cantoras mineiras Adriana Araújo e Nath Rodrigues, sob a regência do maestro Angelo Rafael. O programa completo será interpretado no dia seguinte, a partir das 20h, com ingressos vendidos na plataforma Eventim e na bilheteria.

O educativo do Palácio das Artes realiza uma série de atividades que exploram e valorizam a experiência de pessoas negras. No dia 21 de novembro, às 10h, acontece uma contação de história do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, seguida de uma roda de conversa, na Pequena Galeria Pedro Moraleida.

No dia 22 de novembro às 10h, a oficina “Pequenos Faraós” explora os fundamentos do Kemetic Yoga, promovendo uma prática integrativa de corpo e mente, inspirada na sabedoria ancestral do Egito Antigo. A atividade é voltada para o público entre 6 e 15 anos e será desenvolvida na Galeria Aberta Alberto da Veiga Guignard.

Além disso, a PQNA Galeria do Palácio recebe a instalação "Cuidar de Si" até o dia 22. As peças promovem o acolhimento, a reflexão e o empoderamento de mulheres negras em um espaço sensorial, por meio da combinação de música, poesia, desenhos e ilustrações. A exposição está aberta ao público de terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h.

Parceria entre Fecomércio e Casa do Turismo BH

A Fecomércio MG e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospedagem (Cetur) oficializaram uma parceria com a Casa do Turismo de Belo Horizonte – Convention & Visitors Bureau, no dia 13 de novembro. O acordo, realizado na sede da Fecomércio, na capital mineira, visa impulsionar a atração de grandes eventos e aumentar a visibilidade turística de Belo Horizonte, colaborando para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Fundada em fevereiro de 2023 como uma associação sem fins lucrativos, a Casa do Turismo será apoiada pela estrutura da Fecomércio para intensificar suas atividades de promoção turística.

Para o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, a parceria estratégica permitirá que a cidade se posicione como um importante destino de grandes shows, congressos e eventos internacionais. “Belo Horizonte precisa expandir sua capacidade de captar eventos de grande porte. Esse trabalho em conjunto com a Casa do Turismo será essencial para revigorar a visibilidade da nossa capital”, afirma Donato. A Casa do Turismo, com experiência na realização de eventos e iniciativas que impactam toda a cadeia do turismo local, agora contará com suporte direto da Fecomércio MG para ampliar suas ações.

Reunião dos associados da Casa do Turismo



Segundo a presidente da Casa do Turismo ,Erica Drumond,  a união entre as instituições representa uma conquista esperada há 20 anos, com a qual a Fecomércio passa a reconhecer a relevância do turismo para o progresso de Belo Horizonte e de Minas Gerais. “Essa parceria é marcada por profissionalismo, ética e visão de longo prazo. Juntas, Fecomércio, Cetur e Casa do Turismo podem alçar Belo Horizonte a novos patamares, levando nossa capital para o cenário internacional”, destacou Erica Drumond.

O plano das entidades inclui também a promoção de estabelecimentos locais, como shoppings, restaurantes, museus e outros atrativos turísticos de Belo Horizonte, ampliando a oferta para o público que visita a cidade. “Com esse planejamento estruturado, vamos mobilizar empresas de todos os portes, fortalecendo o turismo local e atraindo novos consumidores”, completou Drumond, que reconhece Nadim Donato como peça-chave para a consolidação dessa união.

O turismo é um motor essencial para a economia de Belo Horizonte, gerando oportunidades e movimentando setores como bares, restaurantes, hotéis e o comércio em geral. Donato ressalta que o aumento na circulação de turistas não só incrementa a economia local, mas também traz novos investimentos para a cidade, beneficiando diretamente pequenas e médias empresas. “O turismo gera uma movimentação econômica intensa, atraindo recursos de fora e beneficiando mais de 92% dos pequenos e médios empresários da capital”, afirma.

Há 85 anos, a Fecomércio MG, que reúne o Sesc, Senac e sindicatos empresariais em Minas Gerais, atua em defesa do setor terciário do estado. Sob a liderança de Nadim Donato, a entidade representa mais de 740 mil empresas mineiras, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho, promoção de benefícios e fortalecimento do comércio estadual em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Santiago Marriott Hotel Los Condes

Localizado no famoso bairro de Las Condes, na moderna e pujante zona leste da capital chilena, o Santiago Marriott Hotel é uma perfeita opção de hospedagem tanto para o público corporativo quanto o de lazer, apresentando uma estrutura completa. O endereço desse empreendimento é estratégico para os turistas e visitantes, principalmente aqueles que vão praticar esqui nos meses de abril a outubro; O hotel fica ao lado do shopping Parque Arauco, um dos maiores da cidade, e a poucas quadras do metrô, que é a melhor maneira de chegar ao centro histórico e financeiro de Santiago.

Além disso, por estar no leste de Santiago, o hotel também oferece fácil acesso às estradas que levam aos Andes. Muitas pessoas, inclusive, optam por passeios bate e volta até as estações de esqui mais próximas à capital (como Valle Nevado e Farellones), enquanto se hospedam no Santiago Marriott Hotel. É um dos hotéis mais visitados por brasileiros, principalmente os que vem de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 


Em 25 andares, há mais de 260 quartos em diferentes categorias, sendo inclusive os mais espaçosos da região. Destaque para a decoração clássica, os banheiros em mármore e as janelas amplas, que dão acesso a vistas deslumbrantes da cidade e das montanhas andinas ao redor. Dos apartamentos você pode observar a beleza das montanhas nevadas.

Algumas acomodações têm capacidade para famílias inteiras em configurações diversas, como duas camas de casal, sofá-cama ou até mesmo sala de estar em ambiente separado e suíte com dois quartos. Vale destacar ainda que o hotel é pet friendly.

Aberto a todos os hóspedes, o Nao Health & Fitness Club é um espaço de bem-estar que reúne SPA com serviços de massagens (mediante agendamento), academia completa e piscina e jacuzzi aquecidas ao ar livre. 


Cartão de visitas do Santiago Marriott Hotel, o lobby impressiona por ter um ambiente amplo e um lindo projeto arquitetônico, com pé direito alto e teto arqueado e envidraçado. O desenho remete a um grande barco. Bem no centro fica o Akun Lounge & Bar, um ambiente mais descontraído, com cardápio de aperitivos e drinks. Ao lado fica o Akun To Go, um café perfeito para quem quer um serviço rápido de bebidas quentes, lanches e snacks para viagem.

O premiado e bem frequentado Latin Grill 


O destaque gastronômico do Santiago Marriott Hotel fica por conta do premiado e bem frequetado Latin Grill, considerado um dos melhores restaurantes de Santiago. Também aberto ao público externo, apresenta um ambiente clássico, requintado e aconchegante, onde a refeição é acompanhada pelas notas de um piano, além de um serviço muito atencioso.

O cardápio traz ingredientes típicos chilenos e transforma receitas clássicas em exemplares de uma cozinha moderna e cheia de sabores. Destaque para os peixes e frutos do mar, seja no bem servido ceviche com leite de coco e temperos tropicais, nas lâminas de locos (mariscos típicos do Chile), servidas aqui em uma apresentação bem contemporânea, e no estofado de côngrio, peixe chileno cozido à perfeição e acompanhado por um molho de vinho tinto.

Para fechar a experiência, deliciosas sobremesas compõem o cardápio, com receitas clássicas como crème brûlée, pavlova com frutas vermelhas, profiteroles e ovos nevados. 


Destaque também para a carta de vinhos e drinks. O Latin Grill funciona para almoço e jantar e conta com um espaço externo.  informações em: marriott.com.br.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.