Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 30 de novembro de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira

 



Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira

 

 

Carnaval de BH tem previsão de 6 milhões de pessoas

A maior festa popular do país já está movimentando. O carnaval de Belo Horizonte  será realizado entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março de 2025. A previsão é de um público durante a folia de cerca de 6 milhões de pessoas nas ruas da capital mineira, com os 550 blocos, além das escolas de samba e blocos caricatos, com animação em todas as regiões da cidade. Esse ano mais de 5 milhões de pessoas participaram dos dias de carnaval, com o número expressivo de 30 mil estrangeiros participando da folia.


Representantes do governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte  têm mantido conversas sobre a repetição do apoio do Governo Estadual a Prefeitura de BH no processo de organização do Carnaval da capital mineira. A tendência é que, para 2025, a parceria tenha como foco o desenvolvimento de ações que mostrem a folia belo-horizontina como um carnaval sustentável.

A ideia, inclusive, é que a festa seja promovida como um evento ESG – sigla em inglês para governança social, ambiental e corporativa. 


No dia 22 de novembro, o prefeito Fuad Noman  e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, se reuniram para tratar do Carnaval belo-horizontino. Uma das ações debatidas foi o desenvolvimento de um projeto para reduzir o volume de resíduos produzidos pelos foliões ao longo dos dias de festa. Uma das metas é ampliar a reciclagem do lixo gerado pelos festejos.

A parceria entre as gestões de Fuad Noman e Romeu Zema  vai culminar, também, na ampliação da lista de vias que receberão um sistema de sonorização próprio para os dias de folia. Assim como já acontece nas avenidas dos Andradas e Amazonas, a Avenida Brasil, que corta a Região Centro-Sul de Belo Horizonte e a Área Hospitalar, receberá caixas amplificadoras.

O sistema de som utilizado neste ano foi objeto de aporte de R$ 4,5 milhões do governo do estado.

                              Sistema de som utilizado este ano

As caixas amplificadoras instaladas nas avenidas não serão usadas apenas pelos blocos, mas também pelas escolas de samba, visto que os desfiles das agremiações da cidade, tradicionalmente ocorridos na Avenida Afonso Pena, foram transferidos para a Andradas a partir do ano que vem.

Além de Fuad Noman  e Leônidas Oliveira, também participaram da reunião de alinhamento do Carnaval de 2025 a secretária de Estado adjunta de Comunicação , Bárbara Botega, e o diretor administrativo da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Codemge), Lincoln Farias.



Queijo Minas Artesanal poderá ser Patrimônio Cultural pela Unesc

Minas Gerais se aproxima de um momento histórico. Na reta final da candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, que anunciará a decisão em reunião prevista para o dia 4 de dezembro , em Assunção, no Paraguai, o Governo de Minas intensifica as ações e celebra a mobilização em torno desse reconhecimento tão esperado. A reunião será transmitida ao vivo pela Rede Minas, permitindo que mineiros e brasileiros acompanhem de perto este marco.

Com a possibilidade de os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal serem inscritos na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Governo de Minas já se organiza para celebrar a conquista em grande estilo com uma programação diversa, tanto em Belo Horizonte quanto nas regiões produtoras.

Secretário Leônidas Oliveira

“Certamente, a partir do dia 4, celebraremos muito essa conquista, tanto na capital quanto nos territórios produtores. Hoje, estamos nos preparando para este momento histórico com grande entusiasmo e expectativa. Este título será uma conquista não só para Minas Gerais, mas também para o Brasil”, ressaltou Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, em coletiva de imprensa realizada no Palácio da Liberdade, no dia 27 de outubro.


A programação, realizada pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), valorizam não apenas o queijo como um dos grandes símbolos da mineiridade, mas também a importância dos territórios produtores e suas tradições.

                                                        fotos: Leo Bicalho

                           Secretária adjunta de Comunicação, Bárbara Bodega

As ações terão início já no dia 4/12 e se estendem até 15/12. Logo após a reunião em Assunção, está prevista uma coletiva de imprensa no Palácio da Liberdade. Show de drones e uma performance de Marcus Viana com o Coro Sinfônico do Palácio das Artes completam a programação. No coreto da Praça da Liberdade, será montada uma mesa de queijos e drinks especiais com cachaça mineira. Entre os dias 5/12 e 8/12, duas press trips, que reúnem cerca de 80 jornalistas de todo o país, vão percorrer as 10 regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal no estado. 

Maior queijo do mundo e espetáculo de drones pelo interior  - Na manhã do dia 15/12, o destaque fica por conta da apresentação do maior queijo do mundo no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, em Belo Horizonte. A iguaria foi produzida em Ipanema, no Vale do Rio Doce. Durante o evento, haverá distribuição de café e queijo para os visitantes. A marca de 2.870 quilos foi alcançada durante a realização da 14ª Festa do Queijo. 

As celebrações também acontecerão pelo interior de Minas, com espetáculo de drones iluminando o céu projetando e imagens de queijos, montanhas e símbolos da cultura mineira nos municípios que pertencem às regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal. Em cidades como São Roque de Minas, Diamantina, Coronel Xavier Chaves, Araxá, Lima Duarte, Serro, Serra do Salitre e Uberlândia, entre outras, serão realizados shows de drones alusivos ao reconhecimento da Unesco. 

                           Presidente do IEPHA/MG, João Paulo Martins


Uma história de tradição e reconhecimento - Os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal têm raízes profundas na história de Minas Gerais e do Brasil. Desenvolvidas ao longo de três séculos por pequenos produtores rurais, essas técnicas foram reconhecidas em 2002 como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais e, em 2008, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

Desde setembro de 2022, quando foi lançada a candidatura durante o 4º Festival do Queijo Artesanal Mineiro, o Governo de Minas, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cultura (MinC), tem trabalhado ativamente para promover a importância desse reconhecimento. Nos últimos meses, ações como a criação de uma marca promocional e a mobilização das 10 regiões produtoras em eventos culturais e feiras têm consolidado o apoio popular e institucional à candidatura.


Mercado Central de BH lança guia virtural


Um novo projeto dedicado à valorização da gastronomia local foi lançado dia 26 de novembro, pela Prefeitura de Belo Horizonte, a partir de uma parceria entre a Belotur e o Sebrae Minas. Trata-se do Guia Virtual do Mercado Central, projeto que visa estreitar a conexão dos visitantes com o icônico centro de compras e espaço de lazer da cidade, oferecendo uma imersão na rica história das pessoas e dos produtos que moldaram sua trajetória de sucesso. A iniciativa faz parte da celebração de cinco anos desde a conquista do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco para a capital mineira em 2019. O tour virtual, assim como outras informações sobre o projeto, pode ser acessado no Portal Belo Horizonte

Por meio de uma plataforma multissensorial, os turistas e moradores da cidade poderão explorar um universo gastronômico vasto e diversificado. Este guia reúne conteúdos em variados formatos e suportes, como textos, áudios e vídeos, proporcionando uma experiência inovadora e envolvente.


Os visitantes do Mercado Central poderão acessar esses recursos de duas maneiras: diretamente no local, por meio de leitura de QR codes, disponíveis nas lojas e em pontos estratégicos do mercado; ou de forma remota, pelo link no portal da cidade. A plataforma oferecerá cinco caminhos temáticos: doces, comidas, queijos, bebidas e ingredientes/panelas, abrangendo um total de 31 estabelecimentos do centro de compras. 


“Este projeto, que celebra os cinco anos em que Belo Horizonte foi reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, visa conectar os visitantes ao Mercado Central, a seus corredores vibrantes, aos produtos locais e, acima de tudo, às pessoas que dão vida a essa economia criativa.


Este guia virtual e imersivo apresenta novas perspectivas, tendências e maneiras de vivenciar um dos nossos principais atrativos turísticos, valorizando este ponto de encontro especial para mineiros e turistas de todo o mundo, celebrando a rica cultura e a gastronomia de Minas Gerais”, comenta Bárbara Menucci, presidente da Belotur. 

O Guia Virtual do Mercado Central faz parte das ações em comemoração aos 5 anos do título de Cidade Criativa da Gastronomia concedido a Belo Horizonte pela Unesco em 2019. Outras iniciativas em que a Belotur esteve envolvida incluem a participação na Conferência Internacional sobre Estudos e Pesquisas em Gastronomia e Turismo, realizada em Ouro Preto/MG. Também houve o lançamento do projeto ‘Bares com Alma’, desenvolvido em parceria com o Sebrae e apresentado no último dia 13. A iniciativa produziu um inventário de 30 estabelecimentos icônicos e tradicionais da cidade. 

“O Mercado Central de Belo Horizonte é um patrimônio cultural e econômico da cidade, onde as tradições mineiras e a diversidade do comércio local se encontram e conectam gerações. Essa iniciativa do Sebrae Minas e da Belotur acontece em um momento especial, pois nossa capital comemora, em 2024, cinco anos do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco. E o Mercado, que completou 95 anos em setembro, é o ambiente ideal para o turista conectar cores, sabores e aromas da culinária mineira. Nosso propósito é oferecer aos turistas e demais frequentadores uma experiência turística imersiva no local, proporcionando uma viagem por meio de seus saberes e histórias”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. 

Territórios e Redes Criativas  -  O lançamento do Guia Virtual do Mercado Central faz parte do projeto ‘Territórios e Redes Criativas’, criado em dezembro de 2019, com o intuito de lançar um novo olhar sobre algumas regiões de Belo Horizonte, mostrando aos moradores e visitantes todo o potencial dessas localidades. 

 Em sua primeira etapa, desenvolvida em 2020, a programação teve como foco a região da Lagoinha e ofertou oficinas, cursos gratuitos e mentorias para negócios do setor de gastronomia que valorizavam a identidade do bairro e seu entorno. Em 2021, o projeto foi implementado no território da Pampulha, que também conta com um guia virtual, disponível no Portal Belo Horizonte

A iniciativa no Mercado Central pretende dar destaque aos negócios locais, gerando novas oportunidades de emprego e renda. 

Mercado Central  -  O Mercado Central é uma das maiores referências da cultura alimentar da cidade, reunindo em um só local produtos, insumos, utensílios e pratos que caracterizam as diversas regiões de Minas Gerais. Fundado em 1929, o Mercado Central de Belo Horizonte é um dos atrativos turísticos mais visitados da capital mineira, conta com mais de 400 lojas e um fluxo diário de visitantes de cerca de 30 mil pessoas.


Em 2016, a Revista da TAM reconheceu o Mercado Central de Belo Horizonte como o terceiro melhor do mundo. 

Estrangeiros injetam R$ 35 bilhões em viagens pelo Brasil


De janeiro a outubro deste ano os turistas estrangeiros injetaram US$ 6 bilhões na economia do Brasil, maior valor da série histórica, iniciada em 1995. O montante representa um crescimento de 5,9% em comparação com o mesmo período de 2023. Na prática, são quase R$ 35 bilhões circulando em áreas como alimentação, hospedagem, serviços e na economia informal.

O recorde reforça a valorização do país no cenário turístico global, que nos dez primeiros meses do ano atraiu mais de 5,4 milhões de turistas internacionais, valor 13% maior que o observado no mesmo período de 2023.


Atraídos pelas belezas naturais e diversidade cultural brasileira e motivados por uma oferta turística mais vantajosa economicamente, em comparação com destinos Europeus, por exemplo, os visitantes estrangeiros têm consolidado o país no mercado turístico, especialmente na América Latina. 


E para reforçar a vinda desses visitantes, o Ministério do Turismo, por meio do Programa Conheça o Brasil Voando, ampliou a malha área para a alta temporada de verão, que começa no próximo mês e vai até março. Serão 17,8 mil voos a mais disponíveis para diversos destinos nacionais, em comparação a 2023.

Confira AQUI as principais rotas.

Um novo estudo sobre o mercado de viagens na América Latina realizado pela Phocuswright, empresa de pesquisa especializada na indústria de turismo, o setor cresceu pelo terceiro ano consecutivo em 2023, com o valor bruto de reservas subindo 29%, que em valores representam USS 70,1 bilhões. Nesse contexto o Brasil se destaca com um avanço de 37%, percentual que significa R$ 218 bilhões na receita dentro do volume de expansão.

A atração de turistas estrangeiros está entre as metas do Ministério do Turismo, e faz parte do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-207, que busca tornar o Brasil o maior receptor de turistas da América do Sul. O documento define como objetivo alcançar a marca de 8,1 milhões de viajantes estrangeiros por ano, além de atingir US$ 8,1 bilhões em receitas geradas a partir de despesas deste público. Diante do cenário positivo, a perspectiva é superar o número de 10 milhões de visitantes estrangeiros no período.

Stellantis abre inscrições para o Programa Formare 2025, em Porto Real (RJ). Programa oferece curso de Assistente de Operações Automotivas Industriais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de dezembro 


Foto: Leo Lara


RIO DE JANEIRO, 29 de novembro de 2024 A Stellantis, empresa líder do setor automotivo, que detém as marcas Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot, Ram, entre outras, está com inscrições abertas para a turma de 2025 do Programa Formare, voltado à qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social. Realizado em parceria com a Fundação Iochpe, o programa irá oferecer o curso de Assistente de Operações Automotivas Industriais em Porto Real, no Rio de Janeiro. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de dezembro, por meio do site da Fundação Iochpe.  

Os interessados em participar do processo seletivo precisam ter nascido entre 2006 e 2008, estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública, possuir uma renda familiar de até um salário-mínimo por pessoa e não ter participado de cursos profissionalizantes anteriormente.  

Entre os benefícios que serão oferecidos aos alunos e alunas, estão bolsa-auxílio de estudos, alimentação, uniforme, auxílio-transporte, material didático para uso durante o curso, seguro de vida em grupo, assistência médica ambulatorial e equipamentos de proteção individual e coletivo.   

Sobre o Formare  

O programa Formare, desenvolvido no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real, conta com a dedicação de colaboradores da empresa que atuam como educadores voluntários. Com uma prática pedagógica inovadora e alinhada às demandas do mercado de trabalho, o projeto tem como pilar central o voluntariado empresarial. Seu principal objetivo é proporcionar educação profissional a jovens de 17 e 18 anos, residentes na região, preparando-os para vivenciar o ambiente industrial e ter a primeira experiência de trabalho.  

Desde 2008, a Stellantis mantém uma sólida parceria com a Fundação Iochpe, que já resultou na qualificação de mais de 200 alunos. Desse total, 43% ingressaram no mercado de trabalho formal, e 31% conquistaram oportunidades diretamente na fábrica da Stellantis em Porto Real, reforçando o impacto positivo do programa na inclusão profissional e no desenvolvimento da comunidade local.   

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Renault Kardian vence na categoria “Automóvel e Picape” no Prêmio AutoData 2024


O Renault Kardian foi o grande vencedor deste ano na categoria “Automóvel e Picape” no Prêmio AutoData – Os Melhores do Setor Automotivo 2024. A premiação aconteceu durante o Congresso AutoData Perspectivas 2025.

Na 25ª edição da premiação, a votação foi realizada apenas pelos leitores de AutoData e durou pouco mais de três meses.

“Com o Kardian começamos uma nova fase da Renault no Brasil. Nosso SUV compacto vem conquistando o mercado, a admiração dos nossos clientes e recebendo prêmios da imprensa especializada. Isso é motivo de muito orgulho para nós”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

 

Sobre o Kardian

Lançado em março, o Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida. O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que chegou para competir no segmento B-SUV, e inaugurou uma nova fase da Renault no mercado brasileiro.

O Kardian traz a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio. 

Além disso, o Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.329 — 29/11/2024

 


Petrobrás investirá mais em etanol

em vez de geradores eólicos no mar


 

Maior empresa brasileira em valor de mercado (R$ 540 bilhões), a Petrobras tomou uma decisão que não se pode classificar de precipitada e sim de realista. “Estamos voltando ao etanol, onde está o DNA importante para nós”, afirmou a presidente da empresa Magda Chambriard. A decisão foi inserida no plano de negócios 2025-2029 e acompanhada por um adiamento de investir em parques eólicos para geração de energia elétrica em alto mar pendente de regulamentação governamental e também pelos altos custos. Discretamente, a empresa admite que retirou das suas prioridades uma opção que parece muito cara para o cenário de médio prazo de carros elétricos.

O diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da companhia, Mauricio Tolmasquim, foi ainda mais enfático ao afirmar à Forbes que a gasolina vai perder mercado para o etanol ao longo do tempo. “A Petrobras é grande, a nossa ambição é grande. Estamos partindo para sermos realmente um dos líderes na questão do etanol”, pontuou.

De fato, a empresa petrolífera se equivocou anos atrás ao vender as participações em usinas de etanol. O combustível a partir de cana-de-açúcar ou milho, se somados os tipos anidro e hidratado, responde por quase metade de todo o volume atualmente consumido no Brasil por veículos leves (automóveis e picapes).

Para isso a tecnologia de motores flex, introduzida pela VW em 2003 no Gol, foi fundamental por também dar flexibilidade ao motorista na hora de abastecer e gerir a diferença de preço frente à gasolina na busca do menor custo para rodar. A Bosch, parceira da fabricante e maior empresa de autopeças do mundo, que agora completa 70 anos no Brasil, teve papel relevante no desenvolvimento contínuo.

Para Fábio Ferreira, diretor de Produtos da divisão Power Solutions da empresa na América Latina, “o uso de etanol já evitou que mais de 800 milhões de toneladas de CO2 fossem lançadas na atmosfera do planeta, de acordo com a Unica (entidade do setor). Para efeito semelhante na natureza seria necessário cultivar cerca de 5 bilhões de árvores pelos próximos 20 anos. No segmento automobilístico, graças ao Flex Fuel, um dos principais destaques da companhia, nosso continente se tornou referência global em biocombustíveis”, enfatizou.


Demissões acendem luz amarela para elétricos

O sinal não deve mudar para vermelho, claro, porém reforça a tese que sempre defendi nesta coluna: rumo certo, ritmo incerto. Na empolgação inicial, principalmente de várias marcas importantes, vale contrapor o velho ditado popular: “Colocaram a carroça à frente dos bois”. Isso em referência a um certo atraso no desenvolvimento de híbridos frente aos elétricos que, de certa forma, começa a ser reconsiderado no exterior.

Demissões sempre ocorrerão porque a produção de elétricos exige menos mão de obra e peças. O Brasil, entretanto, tem observado a trilha correta para uma transição inteligente e cautelosa.

Os sinais lá fora são claros. GM, entre outros motivos, demitiu sob acordo este ano cerca de 6.000 profissionais administrativos pelo mundo, noticiou a agência AP, sediada em Nova York, EUA. Fala-se em “transição incerta para os elétricos”. Talvez o adjetivo adequado fosse “transição apressada”. No Reino Unido, Stellantis planeja fechar sua fábrica de comerciais leves a combustão em meio a disputas com o governo sobre o volume de elétricos que precisa vender sob obrigação no país.

A Porsche desenvolverá carros de combustão interna por mais tempo do que o planejado, pois suas vendas de veículos elétricos estão caindo, segundo o Automotive News Europe. Ford cortou 4.000 empregados na Europa, noticiou o jornal inglês The Guardian. Já a Renault se comprometeu a um mix puramente elétrico de 90% até 2030, afirmação ao site Auto Express.

Notícias desse naipe se sucedem. Parece que vários fabricantes passaram a considerar também os híbridos, algo em que a Toyota acreditou (no começo, desdenhada) desde 1997 com o Prius. Quase 30 anos atrás... Até 2028 a japonesa pretende vender apenas híbridos no Brasil.


Macan evolui, agora como elétrico refinado

Trajetória do SUV médio-grande da Porsche impressiona. Lançado há 11 anos (à venda desde 2014), já se aproxima de um milhão de unidades e é o modelo mais comercializado da marca germânica. Este é o primeiro Macan alimentado apenas por bateria e as potências (com overboost e motores síncronos na frente e atrás), entre quatro opções, vão de 360 a 639 cv (máximos) e torques impressionantes de 57,5 a 115,3 kgf·m (!).

Dimensões: comprimento, 4.784 mm; entre-eixos, 2.893 mm (cresceu quase 90 mm); largura, 1.938 mm e altura, 1.622 mm. Fácil de entender o amplo espaço para motorista e quatro passageiros. Porta-malas traseiro de 540 litros (480 L, na versão de topo inadequadamente batizada de Turbo) aos quais se somam 84 L sob o capô. Destaques no visual: capô alto, para-lamas pronunciados, faróis em duas sessões, portas sem molduras, rodas de 20 ou 22 pol. (10 opções de desenho) e lanternas traseiras em 3D.

Interior apresenta acabamento superior e três telas. A do quadro de instrumentos de 12,6 pol. com projeção de dados no para-brisa e realidade aumentada, a de multimídia central e outra opcional para o passageiro, ambas de 10,9 pol. Carregador de celular por indução e refrigeração, quatro portas USB-C, Android Auto e Apple CarPlay. Arquitetura elétrica de 800 V e bateria de 100 kW·h (nominal). Tempo de recarga para os raros carregadores DC de 800 V e 270 kW: 21 minutos, entre 10% e 80%. No outro extremo, 10 horas: de 0% a 100% com carregador comum AC, de 11 kW.

Ao volante do Macan 4, em percurso total de cerca de 200 km, São Paulo-Porto Felix, ida e volta, impressionou pela agilidade em curvas (eixo traseiro direcional até 5° e suspensão ativa), apesar dos 2.330 kg em ordem de marcha. 0 a 100 km/h, em 4,1 s, como esperado. Freios muito potentes, típicos da Porsche. O eixo traseiro direcional, opcional exclusivo do elétrico, ajuda também em manobras de estacionamento e retorno (diâmetro de giro, 11,1 m, exato 1 m de ganho).

Preços: R$ 560.00 a 770.000. Mantida a oferta do Macan de motor a combustão, por tempo indeterminado, (R$ 490.000 a 735.000).


Kardian é eleito Carro do Ano/Autoesporte 2025

Pela primeira vez, em 58 anos, um modelo da Renault venceu na mais tradicional promoção da mídia brasileira. A Autoesporte, que em 2024 completa 60 anos de circulação, formou um corpo de jurados com 26 profissionais, sendo sete da revista e 19 de jornalistas e especialistas convidados. Resultado final por categoria:

Premium: Hyundai Ioniq 5

Superpremium: Audi Q6 e-tron

Luxo: Lexus RX 450h+

Esportivo: Ford Mustang

Picape: Chevrolet S10

Picape Premium: Ford Ranger Raptor

Motor a combustão: Renault 1.0 TCe (Horse)

Motor Híbrido: Toyota/Lexus 2.5 PHEV

Motor Elétrico: BMW i5

Inovação: BMW (primeiro híbrido plug-in nacional)

Executivo: Ciro Possobom (presidente da Volkswagen do Brasil)

Marca Digital: Nissan

Renault alcança marca de 4 milhões de veículos produzidos ao longo de 26 anos no Brasil. O quarto milionésimo veículo a sair da linha de produção é um Renault Kardian




A Renault atinge a marca de 4 milhões de veículos produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, ao longo de 26 anos de produção no país. O quarto milionésimo veículo a sair da linha de produção é o Renault Kardian, principal lançamento da marca neste ano e que se destaca pelo design externo, interior sofisticado, motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e câmbio automático de dupla embreagem úmida, além de trazer seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). O Kardian é o primeiro veículo do Renault International Game Plan 2027, o plano estratégico da marca para os mercados internacionais.

“É motivo de grande satisfação atingir a marca de 4 milhões de veículos produzidos no país. A Renault oferece uma gama completa de veículos aos clientes, produzidos por meio de um moderno e completo processo de fabricação, que começa desde a estamparia com a chegada das bobinas de aço, até a linha final de montagem. Parabéns a todo o time Renault por esta conquista”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Fazem parte do Complexo Ayrton Senna (CAS) a Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e a Curitiba Veículos Utilitários (CVU), que produzem veículos para o mercado interno e também exportação. Desde 1998, mais de 1 milhão de veículos já foram exportados tendo como principal destino os países da América Latina.

As fábricas de veículos da Renault do Brasil aplicam as mais avançadas tecnologias no processo industrial, como inteligência artificial, máquinas e postos de trabalho conectados, gêmeo digital, impressão 3D e AGVs, os veículos guiados automaticamente, dentre outras soluções que constituem o Metaverso Industrial.

“Mais do que fabricar carros, fabricamos os sonhos dos nossos clientes e por isso, aperfeiçoamos continuamente os nossos processos industriais. Desde 2020, seguimos como a única fabricante de automóveis da América Latina a ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial, como referência na aplicação da indústria 4.0. Isso é motivo de grande orgulho”, destaca Carlos Carrinho, diretor de Fabricação Veículos da Renault do Brasil.

A Renault também é referência no que diz respeito ao meio ambiente e iniciativas para a descarbonização. Da área total do Complexo Ayrton Senna, cerca de 40% (900 mil metros quadrados) são de Mata Atlântica preservada. Desde 2016 o Complexo é aterro zero, ou seja, todos os resíduos são destinados de forma ambientalmente adequada. Além disso, 100% da energia elétrica que abastece as fábricas de veículos e demais atividades operacionais é de origem limpa e fotovoltaica, por meio de geração própria.

Participaram da celebração da produção de 4 milhões de veículos no país colaboradores e lideranças da Renault do Brasil, além do Chief Industry and Quality Officer do Renault Group, Thierry Charvet, que esteve em visita ao Brasil.

O Renault Kardian que foi testado pelo Blog vence na categoria
“Automóvel e Picape” no Prêmio AutoData 2024


Sobre o Kardian

Lançado em março, o Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida. O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que chegou para competir no segmento B-SUV, e inaugurou uma nova fase da Renault no mercado brasileiro.

O Kardian traz a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.

Além disso, o Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

TURISMO - AVIAÇÃO // RIOgaleão prevê 66 voos extras para a final da Libertadores // Black Friday: Avianca oferece descontos de até 50% em destinos internacionais para voos em 2025 // Emirates apresenta sua primeira aeronave A350


      Foto: Divulgação RIOgaleão

RIOgaleão prevê 66 voos extras para a final da Libertadores entre Botafogo e Atlético-MG, em Buenos Aires 

Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro prepara ativação temática com desafio de chute a gol

 

 

A final da Libertadores entre Botafogo e Atlético-MG, que será realizada em Buenos Aires neste sábado (30/11), está movimentando o RIOgaleão. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro estima a operação de 66 voos extras para a capital argentina entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro, com um fluxo previsto de 7,8 mil passageiros, considerando pousos e decolagens.

 

Para tornar a experiência dos passageiros ainda mais especial, o RIOgaleão preparou uma ativação temática no embarque internacional: os passageiros serão convidados ao desafio de chute a gol em um gramado cenográfico onde poderão ganhar brindes por entrar na brincadeira. A ação estará disponível nos dias 28 e 29 de novembro, das 15h às 23h.

 

Além disso, agentes do GaleON, a plataforma digital de serviços para o passageiro do RIOgaleão, estarão no local vendendo chope dos restaurantes A Saideira, Palaphita e Factory, proporcionando ainda mais conveniência e diversão aos viajantes.

 

“Queremos que os torcedores já entrem no clima do jogo antes mesmo de embarcar. A ativação temática e os serviços do GaleON são exemplos do nosso esforço contínuo para incrementar a experiência com diversão, proporcionando um embarque tão memorável quanto os momentos que os passageiros terão em seu destino”, complementa Uyara Assis, Gerente de Comunicação e Marketing do RIOgaleão.

Ram celebra 15 anos como marca independente em uma grande festa

 



A Ram comemorou, no último sábado (23/11), seus 15 anos como marca independente, junto a mais de 700 pessoas no interior de São Paulo. A festa reuniu todo o squad de seus embaixadores, como Raquel Wedmann, Jessica Sabbag, Almir Cambra, Luca Ferrari e Felipe Titto e, além de clientes e colaboradores, que apreciaram um bom churrasco feito pela chef Ju Lima, também embaixadora da marca. Além disso, os convidados puderam participar de diversas ativações como espaço beleza, barbearia, Ram Store e Ram Connect.

O evento ainda contou com shows durante toda a programação, com destaque para a nova parceira da Ram, Lauana Prado, que encerrou o dia repleto de diversas ações para os convidados e suas famílias com um super espetáculo.


Com um estacionamento lotado de picapes Ram, de todos os tamanhos e cores, o público pode votar e escolher as 10 unidades acessorizadas que mais se destacaram, em uma ação promovida pela Mopar, marca responsável pelo desenvolvimento e comercialização de acessórios genuínos.

Estiveram presentes fiéis clientes inscritos no programa de relacionamento Ram Society, bem como clubes de fãs da marca do Poder Inigualável como Mulheres de Ram, Ram Clube Brasil, Grupo Ram BR e outros.

“Tenho muito orgulho em fazer parte da história dessa marca tão potente. Cada recorde de venda e reconhecimento em importantes premiações do setor, concretiza que estamos trabalhando no caminho certo. Que venham mais 15 anos de muitas novidades e celebrações.” comenta Juliano Machado, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul.


BREVE HISTÓRIA DA MARCA

Em outubro de 2009, Sergio Marchionne, então CEO do grupo, anunciou a separação das marcas Dodge e Ram, tornando a Ram a única marca única premium e exclusiva de picapes. Nesta época, no Brasil era comercializado o modelo Ram 2500.

Desde então, a Ram foi ampliando consistentemente sua participação de mercado e conquistando cada vez mais fãs, sobretudo por conta de sua forte ligação com o universo Agro. Para expandir sua presença no segmento, a marca apresentou o modelo 1500 no Salão do Automóvel de 2016 e, depois, na edição seguinte (2018), a nova geração.

Mas foi no ano seguinte que a marca do carneiro montanhês começou a escrever um importante capítulo da sua história no Brasil. Em 2019, a Ram apresentou a nova geração da Ram 2500. Equipada com o novo motor 6.7 Cummins® Turbodiesel de 365 cavalos e 1.085 Nm de torque, o modelo veio equipado com tecnologias até então nunca vistas em uma picape, como central multimídia de 12”, câmera 360° e exclusiva câmera de caçamba, além do cancelamento ativo de ruídos.


Desde 2005, a marca apresentou um crescimento consistente e, em 2020, rompeu a barreira dos 10 mil emplacamentos no país. E era só o começo do sucesso de vendas que logo se multiplicaria. No fim deste mesmo ano, a Ram apresenta a 1500 Rebel, a primeira picape full-size equipada com o motor V8 HEMI®.

Depois do sucesso da 1500 Rebel, em março de 2022 chegou o momento de lançar a Ram 3500, a maior e mais luxuosa picape do país, também equipada com o 6.7 Cummins® Turbodiesel. E em agosto do mesmo ano, foi a vez da Classic expandir mais uma vez a gama de modelos da marca. O modelo veio equipado também com a motorização 5.7 V8 HEMI® de 400 cavalos de potência.

Com mais produtos à venda, a rede de concessionárias também foi ampliada. Assim, a Ram saltou para mais de 70 lojas ao fim de 2022, chegando a federações até então inexploradas, como Tocantins, Amapá, Roraima e Rondônia, além de reforçar sua presença em outras cidades.


RAMPAGE, A PRIMEIRA PICAPE RAM NACIONAL

Mas um divisor de águas ainda estava por vir. Lançada em junho de 2023, a Rampage – primeira Ram feita fora do eixo EUA/México – contou com a expertise de mais de 800 engenheiros e técnicos brasileiros, que aplicaram mais de 1,2 milhão de horas de desenvolvimento para entregar ao consumidor brasileiro uma picape que expandiu os horizontes em seu segmento.

Cada uma das três versões – Rebel, Laramie e R/T – entregam propostas e experiências distintas, seja no ambiente off-road ou até mesmo em pista. Quinto veículo a sair do Polo Stellantis de Goiana (PE), a Rampage é a picape mais potente e rápida produzida na América do Sul.

A Rampage também demandou uma nova expansão da rede concessionárias da Ram, que concluiu 2023 com 123 pontos. Ainda neste ano, a marca inaugura a primeira loja conceito. Chamada de Ram House, a flagship é única no mundo e hoje conta com 4 unidades.

A Rampage já acumulou 15 prêmios em pouco mais de um ano de mercado, além de 30 mil picapes vendidas. Graças ao sucesso de público desde seu lançamento, a picape ficou ainda mais poderosa em sua linha 2025, com a chegada do novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv de potência e 450 Nm de torque. Com a novidade, o veículo ficou mais ágil e com redução no consumo de combustível. Além da estreia do propulsor, a gama também receberá em breve a inclusão da inédita versão Big Horn.

O ano de 2024 também marcou a chegada da nova Ram 1500 2025, que estreia o moderno motor 3.0 Hurricane 6 Biturbo gasolina de 426 cv e 635 Nm de torque. O novo propulsor torna a 1500 a picape mais rápida do Brasil, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em somente 5,3 segundos.

Para contar um pouco mais, a Stellantis também preparou uma websérie com as histórias que fortalecem o legado da Ram, unindo gerações em uma só comunidade.

Primeiro episódio: Ram lança websérie comemorativa aos seus 15 anos

Segundo episódio: Ram 15 anos - Álbum de Família


Equipe Nissan de Fórmula E faz parceria com especialistas em simuladores Dynisma

  YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E tem o prazer de anunciar que uniu forças com a Dynisma Ltd. em um acordo que incluirá o fornecimento de um novo simulador de corrida personalizado antes da 12ª temporada.

Enquanto a equipe continua a preparação para o Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 2024/25, está colocando tudo em prática para garantir que será a mais competitiva possível antes da era GEN4.

Com testes e tempo de pista limitados, um simulador de última geração é uma parte importante para permitir que a equipe cresça. Com o suporte da Dynisma, os pilotos terão uma preparação mais precisa e realista para as corridas e os engenheiros da equipe poderão otimizar ainda mais a configuração e as mudanças técnicas antes dos eventos.

A empresa sediada no Reino Unido é líder mundial em tecnologia de simuladores e fornecerá o sistema Dynisma DMG-1 mais atualizado para permitir que o carro e o piloto tenham o desempenho no mais alto nível.

A Equipe Nissan de Fórmula E e a Dynisma trabalharão juntas nos próximos meses para garantir que o equipamento e o programa do simulador sejam adaptados exatamente às necessidades da equipe, permitindo os sistemas exclusivos usados ​​na Fórmula E. Uma equipe de engenheiros estará profundamente envolvida, garantindo que o simulador esteja totalmente funcional na preparação para a 12° Temporada.

Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E: "O simulador é uma das ferramentas mais importantes para qualquer equipe de Fórmula E. Então, é extremamente importante ter a melhor tecnologia. Com tempo de pista limitado em cada evento, nossos pilotos passam várias horas no simulador para se preparar e se habituar a cada circuito do calendário. A Dynisma é líder mundial neste campo, então foi natural fazer uma parceria com eles. Estamos comprometidos com a Fórmula E até pelo menos 2030 e levamos a sério a competitividade no campeonato. Nossa mudança para a nova instalação sediada em Paris já proporcionou benefícios significativos e o simulador atualizado é o passo mais recente."

Dorian Boisdron, diretor da Equipe Nissan de Fórmula E: "Estamos confiantes de que o novo simulador nos ajudará a atingir outro nível. Após uma bem-sucedida Temporada 10 e um plano firme para a Temporada 11, todo o nosso foco está em continuar melhorando e otimizando todas as nossas operações prontamente para a GEN4, e esta parceria será vital. A tecnologia da Dynisma é totalmente adaptada às especificidades técnicas do automobilismo e aprimorará nossa preparação para as corridas e dará suporte ao treinamento dos pilotos. Este é um dos nossos principais projetos para o próximo ano, então trabalharemos duro para garantir que tudo esteja no lugar e pronto para a temporada de 2025/26."

Cristina Mañas Fernández, chefe de desempenho e simulação Equipe Nissan de Fórmula E: "A simulação é essencial em nosso trabalho de engenharia antes de um fim de semana de corrida - não apenas para o aprendizado de pista dos pilotos, mas hoje em dia o simulador Driver-In-The-Loop (DIL) é uma ferramenta vital que traz enorme valor à nossa preparação para eventos. Com pouco tempo de pista, todos os esforços feitos para melhorar a precisão do nosso ambiente de simulação só contribuirão para o nosso sucesso. A Dynisma é líder no mercado e sua tecnologia incomparável nos ajudará a dar um grande passo à frente, aproximando a simulação da realidade e, assim, liberando o potencial para que os engenheiros explorem o desempenho do carro por meio de simulação extensiva antes de cada corrida."

Ashley Warne, CEO da Dynisma Ltd.: "A missão da Dynisma sempre foi criar os simuladores mais imersivos do mundo, oferecendo a maior largura de banda e a menor latência possível. Estamos entusiasmados em nos tornar o parceiro oficial de simulador da Equipe Nissan de Fórmula E. A série de corrida elétrica representa o auge da tecnologia EV, onde inovação, precisão e adaptabilidade são essenciais para o sucesso. Com nosso simulador de ponta, os pilotos da Nissan se beneficiarão de uma preparação aprimorada e configurações de carro otimizadas, capacitando-os a se destacar em uma série onde cada fração de segundo conta e o tempo de pista é limitado. Estamos ansiosos para apoiar essa busca pela vitória neste campeonato em rápida evolução."

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.