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sábado, 16 de novembro de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira   



Parceria  Fecomércio MG e Casa do Turismo de BH – Convention & Visitors Bureau

A Fecomércio MG e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospedagem da Fecomércio MG (Cetur) formalizam a parceria com a Casa do Turismo de Belo Horizonte – Convention & Visitors Bureau. A Associação, que agora integra as duas entidades, desempenha um papel importante no desenvolvimento do turismo em nossa cidade. 

Com o ato de associação, a Fecomércio MG passa a ser uma parceira da instituição sem fins lucrativos que retoma as atividades com uma nova diretoria eleita. A Casa do Turismo funcionará no prédio da Fecomércio MG na capital. O objetivo da parceria é fortalecer o trabalho conjunto com a instituição de turismo que fará a captação de eventos diversos atuando para a promoção de Belo Horizonte.

Em fevereiro de 2023, o Convention & Visitors Bureau foi recriado na capital como Casa do Turismo de Belo Horizonte incorporando a antiga marca ao nome, agora como associação. Durante mais de 25 anos ininterruptos, o Convention Bureau & Visitors atuou como fundação que reunia empresários do setor de turismo e equipamentos para fazer a captação de eventos. Para a Fecomércio MG, a parceria é promissora.

"Como representante do setor do comércio de bens, serviços e turismo em Minas Gerais, a Fecomércio MG considera que é de vital interesse que a capital do nosso estado explore seu potencial turístico com a devida expertise.

Nossa localização estratégica no Sudeste e o melhor custo-benefício em relação aos serviços, em comparação com São Paulo e Rio, faz de Belo Horizonte um destino para o turismo de eventos muito competitivo”, avalia o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato.

O executivo da Casa do Turismo, Leonardo Nunes, especialista em turismo e gestão pública detalha: “a associação e parceria da Fecomércio-MG com a Casa do Turismo acontece em um momento importante de resgate da credibilidade e do reposicionamento da entidade junto ao mercado, com o objetivo claro de arregimentar as parcerias necessárias para ampliar a atração de eventos e incremento das receitas pelo consumo de serviços e movimentação do comércio.”

Segundo dados da Casa do Turismo, Belo Horizonte é o segundo hub de malha doméstica no país, e terceiro em destinos totais, com 71 destinos operados pela Azul, atrás somente de São Paulo. A cidade conta com ampla estrutura hoteleira: 133 hotéis e mais de 14 mil leitos/quartos sendo a oferta qualificada e o tarifário competitivo.



 Fecomércio MG  - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Kombiqueijo rodando Minas

Com anúncio marcado para o próximo dia cinco de dezembro, o Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal (QMA), símbolo da cultura e identidade mineira, pode finalmente se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Em comemoração e apoio a essa candidatura histórica, um grupo de apaixonados pela iguaria lançou  dia 7 de novembro, em Araxá, no Alto Paranaíba, a missão Rumo ao Patrimônio Cultural. Durante o mês de novembro, a bordo de uma Kombi, eles farão uma jornada especial que levará um queijo de mais de quatro quilos para percorrer as dez principais regiões produtoras do estado.

Organizada por Maricell Hussein, integrante da Comissão para a Promoção da Candidatura, a missão é tanto uma celebração quanto um ato simbólico de união dos mineiros em torno desse movimento que busca o reconhecimento deste símbolo de Minas Gerais no cenário mundial. “A missão não é apenas uma viagem, é um evento cultural em movimento. Vamos mostrar que todos estão focados e unidos em prol dessa causa”, destaca a também organizadora da ExpoQueijo Brasil.

KombiQueijo - A Kombi estilizada, carinhosamente chamada de KombiQueijo, é um atrativo à parte. Dentro dela, em uma redoma de vidro, um Queijo Minas Artesanal de quatro quilos percorrerá todas as regiões produtoras do estado. A comitiva será recebida com festa por prefeituras, associações e produtores ao longo do caminho. “O percurso também poderá ser acompanhado por todos os entusiastas.

Araxá foi o ponto de partida da missão. Na sequência, o grupo seguiram para as regiões produtoras do Triângulo Mineiro, Cerrado, Serra do Salitre e Canastra. A aventura, então, ganha outros ares nas regiões de Serras da Ibitipoca, Campo das Vertentes e Diamantina, passando pelo Serro e Entre Serras da Piedade ao Caraça.

Antes da conclusão da jornada, a KombiQueijo faz uma parada em Belo Horizonte, onde o queijo será exibido e recebido no Mercado Central. A previsão é que o retorno a Araxá ocorra até o dia 18 de novembro. Serão quase três mil quilômetros percorridos.

 


Roteiro  começando dia 07/11 - Saída de Araxá (Região de Araxá);07/11 - Uberlândia (Triângulo Mineiro);08/11 - Abadia dos Dourados (Cerrado)

08/11 - Serra do Salitre (Serra do Salitre);09/11 - São Roque de Minas (Canastra);10/11 - Lima Duarte (Serras da Ibitipoca);12/11 - Tiradentes (Campo das Vertentes);13/11 - Diamantina (Diamantina);14/11 - Serro (Serro);15/11 - Santuário do Caraça, Catas Altas (Entre Serras da Piedade ao Caraça);16/11 - Santuário Nossa Senhora da Piedade, Caeté (Entre Serras da Piedade ao Caraça);17/11 - Belo Horizonte

18/11 - Retorno para Araxá (Região de Araxá)

A cada cidade visitada, um pedaço de um mapa das regiões produtoras será entregue, formando, ao final, um grande quebra-cabeça simbólico. Este mapa será reunido na ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards, evento considerado como o maior concurso de queijos das Américas. “Estamos muito confiantes que a Unesco vai, sim, reconhecer, no dia cinco de dezembro no Paraguai, nosso modo de fazer o QMA.

Esperamos celebrar na ExpoQueijo essa conquista, montando esse quebra-cabeça em um pedestal e unindo esse mapa com todas as regiões. É a hora de projetarmos a cultura do queijo mineiro para o mundo”, destaca Maricell Hussein.

Histórico da Candidatura - A candidatura do Modo de Fazer do Queijo Minas Artesanal teve início em setembro de 2022, durante o 4º Festival do Queijo Artesanal Mineiro, com o apoio do Governo de Minas Gerais, Secult-MG, Iphan e IEPHA-MG. Desde então, diversas ações foram realizadas para fortalecer a candidatura, incluindo uma missão internacional ao Marrocos em 2022, onde foram distribuídos materiais promocionais e promovida uma degustação de queijos mineiros para sensibilizar delegados internacionais.

Em março de 2023, o IEPHA-MG formalizou a candidatura junto ao Iphan, que encaminhou a documentação à UNESCO. O processo de análise pela UNESCO é rigoroso e inclui uma avaliação da relevância cultural do Queijo Minas Artesanal e sua salvaguarda por órgãos brasileiros. Durante o ciclo de candidatura, diversas ações de promoção foram realizadas para destacar a importância dessa tradição centenária e engajar tanto a sociedade quanto os delegados internacionais.

Queijo Minas Artesanal -O Queijo Minas Artesanal (QMA) representa um marco da produção artesanal de Minas Gerais. Famoso por ser feito a partir de leite de vaca cru e por manter métodos tradicionais em pequenas propriedades rurais, a iguaria é fonte de renda para milhares de pessoas no estado.

Atualmente, são reconhecidas 10 microrregiões produtoras: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serras da Ibitipoca, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. Somente produtores dessas regiões têm autorização para usar o nome da localidade na rotulagem, conforme o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O produto é regulamentado pela Lei Estadual nº 23.157, de 18 de dezembro de 2018, que define o Queijo Minas Artesanal como o queijo produzido em

Apoio: Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Prefeitura de Araxá, Emater-MG e Iepha-MG. Patrocínio: Sicoob Crediara

Cordilheira do Espinhaço impulsiona turismo no Norte de Minas

Com 1,5 bilhão de anos, o Espinhaço é a única cordilheira do Brasil. Mas o entendimento de que a cadeia de montanhas forma uma paisagem natural e cultural integrada é recente. Foi somente em maio de 2021 que cinco municípios do Norte de Minas (Grão Mogol, Botumirim, Cristália, Itacambira e Turmalina), com as Instâncias de Governança Regional (IGRs) Lago de Irapé e Sertão Gerais, se uniram para criar o Programa de Desenvolvimento Turístico Integrado Sustentável da Cordilheira do Espinhaço.

O programa foi criado para melhorar a infraestrutura e a qualificação turística das cidades cortadas pela cordilheira, reconhecida como Reserva da Biosfera pela Unesco.

Nascido com o apoio do Governo de Minas, por meio da SECULT MG e do IEF, além do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, Sebrae e Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o projeto lançado em março de 2023 é, hoje, uma das iniciativas mais grandiosas do turismo nacional.

                            fotos: Gleisy Faria

Ao longo 1,2 mil quilômetros, 172 municípios mineiros, 21 IGRs e mais de cem unidades de conservação nacionais e estaduais são beneficiadas pelas ações de estruturação, capacitação e promoção, que já mostram resultados concretos.

Quem atesta é o secretário de Turismo de Grão Mogol, Ítalo Oliveira Mendes, que viu a participação econômica do turismo no PIB da cidade quase dobrar.

“A participação econômica foi de 3% para 5%. Os hotéis têm tido 100% de taxa de ocupação, principalmente nos finais de semana de visitação à experiência de enoturismo. O emprego formal no setor cresceu 50%, de janeiro de 2021 até 31/12/2023”, conta Ítalo.

 Cenário natural e cultural rico e diverso

Funcionando como um divisor natural entre a Mata Atlântica e o Cerrado, o Espinhaço detém 15% da biodiversidade brasileira. Cerca de 23% das espécies da fauna e flora são endêmicas, ou seja, só existem na região.

Um exemplo é Botumirim, habitat natural da rolinha-do-planalto, considerada uma das dez aves mais raras do mundo, razão pela qual a cidade se tornou um dos principais lugares de observação de aves do planeta.

Mas a riqueza também se estende pela paisagem cultural, conforme sublinha o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

“A América do Sul possui duas cordilheiras: a dos Andes e a do Espinhaço. Ela tem um poder muito grande na formação cultural e, claro, na natureza do nosso estado, devido ao reviramento de terra que originou, por exemplo, o ouro, as pedras preciosas e o minério. A Cordilheira do Espinhaço também possui elementos arqueológicos e uma ancestralidade pré-colombiana imensa”, explica.

É nesse cenário que estão o artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha e o Sistema Agrícola Tradicional de Apanhadoras e Apanhadores de Flores Sempre-Vivas, por exemplo, ambos registrados como patrimônio imaterial pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

“Essa cordilheira agora se mostra como um novo destino turístico, com picos muito altos, cachoeiras, patrimônio histórico rico e, claro, com turismo verde”, complementa Leônidas.

Capacitação em alta  - O aumento do fluxo de turistas tem aumentado o interesse da população por capacitação na área. É o que afirma a gestora da IGR Lago de Irapé e presidente da Associação da Cordilheira do Espinhaço, Poliana das Dores Soares Caldeira.

“A partir do momento que a comunidade viu que o turismo está sendo desenvolvido, as pessoas estão se interessando pelos cursos”, relata a gestora da IGR, formada por 18 municípios, dos quais 15 estão no território do Espinhaço. 

Para impulsionar essa qualificação, a Secult-MG, em parceria com a Sedese, promove formações como “Qualidade no atendimento ao cliente”, “Boas práticas para serviços de alimentação” e “Aperfeiçoamento em serviços de cozinha”, entre outras.

Para 2025, estão previstos cursos nas cidades de Salinas, Diamantina, Turmalina, Paracatu, Itambacuri, Janaúba, Montes Claros e Teófilo Otoni.

Festuris cresce 9% e proporciona mais de R$ 480 milhões em negócios gerados

36ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado movimenta R$ 480 milhões

Os CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, confirmaram que a edição que se encerra hoje, dia 10, teve crescimento de 9% em relação ao ano passado. Outro dado relevante é com relação ao montante financeiro em negócios efetivados entre os participantes credenciados. A expectativa era alcançar os R$ 400 milhões, mas a meta foi superada e as negociações chegaram a R$ 480 milhões.

Foto: Rafael Cavalli/Festuris

Outra marca superada é a participação do público. No ano passado, foram cerca de 15 mil pessoas que circularam pelos pavilhões do Serra Park durante o Meeting e Feira de Negócios. Para esta edição a meta era chegar a 12 mil, por conta das tragédias climáticas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, entretanto, a marca dos 12 mil foi superada ainda antes de começar o evento, e finalizou com mais de 15 mil participantes.

O número de destinos internacionais também cresceu, foram 40 no ano passado e chegaram a 53 nesta edição. Países de toda a América Latina estiveram em Gramado. Da Europa vieram países como Portugal, Espanha e França. E de outros continentes vieram países como África do Sul, Coreia do Sul, Nepal, Tailândia, Israel, Maldivas, Tibet, Turquia, etc. e entre as novidades estava Dubai dos Emirados Árabes, que veio pela primeira vez.

A República Dominicana foi o país Convidado de Honra desta edição do Festuris. O vice-ministro do Turismo, Roberto Henríquez, acompanhou a programação do início ao fim e se rendeu à grandiosidade do evento e aos encantos de Gramado. “Nosso país recebe milhares de turistas do Brasil. Temos aqui um mercado promissor. É minha primeira vez no Festuris e estou impressionadíssimo com o que vejo acontecer aqui. Eu não imaginava encontrar uma cidade tão bonita e um evento tão bem organizado e com uma participação de público tão qualificada. Eu nunca mais quero participar de outra feira que não seja o Festuris”, testemunhou.

“Que grande evento. Superamos todas as nossas expectativas. Nosso estado sofreu muito neste ano, tivemos uma tragédia histórica e ainda assim nunca cogitamos não realizar o Festuris, mas entendemos que haveria um recuo nos resultados por conta de tudo que aconteceu. O retorno das operações no aeroporto foi um alento muito grande e ali passamos a acreditar que seria possível atingir a nossa meta, mas fomos além e superamos. Conseguimos entregar um Festuris grandioso e qualificado exatamente como merece o nosso estado e a nossa cidade”, comentou Marta Rossi.

40% dos expositores confirmaram presença em 2025 - Nesta edição o Festuris preparou uma área para atendimento aos expositores que investem no Festival de Turismo de Gramado e conforme a gerente comercial Andréa Oliveira, ainda durante a feira de negócios, 40% dos expositores já confirmaram presença na edição do ano que vem, que ocorre no mesmo local de 6 a 9 de novembro. 

Neste ano, foram montados 400 estandes, que abrigaram a exposição de 2.500 marcas privadas e públicas. Todos os estados brasileiros estiveram representados na Feira de Negócios.

Foto:Anselmo Cunha/Festuris


OUTROS NÚMEROS – O Palco de Conteúdo oferecido pelo Festuris reuniu 120 palestrantes e somou 53 horas de palestras, workshops, bate-papos e aulas shows. Além do Meeting Festuris que possui programação matinal, outros sete palcos tiveram atividades simultâneas durante a tarde, na Feira de Negócios, onde eram abordados assuntos segmentados.

A economia regional teve uma movimentação financeira de R$ 72 milhões. A imprensa nacional e internacional marcou presença em peso, com mais de 400 profissionais. 


O Festuris mobilizou cerca de 2.100 colaboradores. 600 deles foram contratados pela organização do evento para formação das equipes de recepção, segurança, limpeza, motoristas, controladores de tráfego, carregadores e os funcionários das três montadoras contratadas para montagem dos palcos e estandes especiais.

Cerca de 1.500 profissionais atuaram para as 68 montadoras que foram contratadas pelos expositores para montagem e desmontagem dos seus estandes.

Informações para a Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira: sergio51moreira@bol.com.br

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