Créditos: Divulgação / CCR Aeroportos
Os voos partindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena para Porto Alegre, que estavam suspensos desde maio deste ano devido às enchentes que atingiram a região gaúcha, voltaram a operar pela companhia Latam, com uma frequência de um voo diário, e pela companhia Azul, com três voos por dia às segundas, quartas e sextas-feiras, um voo nas terças e quintas-feiras e dois voos aos sábados e domingos.
A retomada das operações para Porto Alegre vem como uma ótima notícia para todos que desejam se deslocar entre as capitais e que estavam utilizando rotas alternativas ou outros meios de transporte. Agora será possível realizar o trajeto de forma rápida e eficiente, tanto para turistas quanto para quem viaja a trabalho, conforme relata o gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, Eden Pisani Junior.
“O retorno da rota, apoiado por investimentos e pelo planejamento coordenado entre as companhias aéreas, operadoras aeroportuárias e autoridades locais é um marco para a conectividade e desenvolvimento econômico na região Sul do Brasil, que reforça o papel estratégico do transporte aéreo para a mobilidade regional. Além disso, os voos comerciais estimulam o turismo, o comércio e as oportunidades de negócios nos dois estados, que são fundamentais para acelerar a recuperação do setor, especialmente nas regiões afetadas pelas enchentes”, revela o gerente.
Modelo vencedor integra tratamento de água e esgoto para otimizar o uso dos recursos hídricos, proporcionando uma redução de custos estimada em 15% Outro benefício é o direcionamento da captação pluvial e da água tratada para irrigação, bombeiros e uso em banheiros, reduzindo o desperdício.
O Aeroporto de Juazeiro do Norte, administrado pela Aena, foi premiado com o “Green Airport Recognition” durante o evento anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), realizado em Guadalajara, no México. A premiação visa promover as melhores práticas ambientais para reduzir o impacto da aviação e reconhecer aeroportos com realizações excepcionais em projetos sustentáveis. Além do aeródromo cearense, Congonhas também recebeu honraria.
O projeto vencedor em Juazeiro do Norte foi desenvolvido por um grupo de colaboradores da Aena Brasil que buscava soluções para enfrentar os desafios do clima semiárido. A ideia, que já tinha vencido um prêmio de inovação concedido na Espanha, o Innova, consiste no reaproveitamento inteligente da água integrando as estações de tratamento de água (ETA) e de esgoto (ETE) para permitir que cada gota seja aproveitada – desde a água pluvial, captada por um sistema de calhas nos telhados, até o reuso total nas instalações do aeroporto.
“Além da eficiência hídrica, o projeto proporciona economia circular e melhor uso da estrutura do aeroporto. O projeto piloto em Juazeiro do Norte nos traz conhecimentos e know-how para aplicar este mesmo sistema em outros aeroportos da rede", explica Maurício Martin de Moura, gerente de Qualidade e Meio Ambiente, autor do projeto junto com Raphael Maciel Monteiro, da equipe de Manutenção. Também fizeram parte do time Raúl Moya, diretor de Operações e TIC; Lúcio Flávio Fonseca, atualmente diretor do Aeroporto de Uberlândia, e Diógenes Barbosa Araújo, coordenador coorporativo de Meio Ambiente. A iniciativa teve ainda apoio de Tiago Vieira dos Santos, da Manutenção, e Cristina Iwasita, de Infraestrutura.
Congonhas
O Aeroporto de Congonhas também se destacou no evento do México, pelo seu programa de gestão de resíduos, que vai permitir o redirecionamento de 400 a 600 toneladas por ano para a reciclagem, evitando o envio aos aterros e viabilizando ações socioambientais por meio de parcerias com ONGs e outras entidades. O programa contempla a modernização e criação de novos fluxos de coleta, capacitação de equipes e repactuação com lojistas para garantir uma segregação de resíduos eficiente e precisa.
Emirates lidera o ULTRAs 2024 Awards como a "Melhor Companhia Aérea do Mundo." O prêmio foi recebido por Jabr Al-Azeeby, vice-presidente Divisional da Emirates no Reino Unido (à esquerda), e Thierry Aucoc, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Emirates na Europa e nas Américas (à direita). |
Emirates recebe prêmio de “Melhor Companhia Aérea do Mundo” no ULTRAs 2024 Awards
O prêmio 2025 APEX World Class Airline, também foi concedido à Emirates, por oferecer excelente atendimento ao cliente.
A Emirates ganhou mais uma vez o prêmio de “Melhor Companhia Aérea do Mundo” no prestigioso ULTRAs 2024 Awards. A companhia aérea recebeu o reconhecimento de milhares de viajantes globais por seus produtos excepcionais, serviços inovadores e excelentes experiências de custo-benefício oferecidas.
A Emirates, com sua experiência de viagem fly better, recebeu mais de 20 prêmios neste ano, incluindo o de “Melhor Companhia Aérea do Mundo” da Telegraph Travel, assumindo o primeiro lugar entre 90 transportadoras globais; e o de “Melhor Companhia Aérea” no The Times and Sunday Times Travel Awards.
O prêmio ULTRAs está entre os mais respeitados do setor, concedido a líderes de viagens em várias categorias. Os vencedores são eleitos pelos votos de uma rede global de viajantes ativos e influentes. A Ultratravel é uma revista independente com circulação global de 1,2 milhão de viajantes ativos.
Experiência de viagem aprimorada
A Emirates continua investindo em produtos inovadores, implementando tecnologias avançadas e expandindo sua rede para tornar a experiência de viagem ainda mais perfeita para os clientes.
A Emirates também expandiu sua rede global com o reinício dos serviços para Phnom Penh no Camboja via Cingapura e anunciou novas rotas para Bogotá via Miami e Madagascar via Seychelles. A companhia aérea anunciou recentemente que atingiu recorde nos resultados financeiros semestrais, transportando 26,9 milhões de passageiros em sua extensa rede composta por mais de 148 destinos (entre 1 de abril e 30 de setembro de 2024).
Companhia aérea premiada
Recentemente, a Emirates também recebeu o prêmio 2025 APEX World Class Airline por oferecer excelente atendimento ao cliente e por apresentar os mais altos padrões globais de segurança e bem-estar, sustentabilidade e experiência de serviço ao passageiro.
No mês passado, a companhia aérea também recebeu cinco prêmios no Air Travel Awards do Forbes Travel Guide, incluindo o de “Melhor Companhia Aérea Internacional”, “Melhor Programa Culinário”, “Melhor Primeira Classe”, “Melhor Lounge de Coquetéis a Bordo" (lounge da aeronave A380 da Emirates) e “Melhor Lounge de Companhia Aérea Internacional” (lounge para passageiros da primeira classe no aeroporto internacional de Dubai).
A Emirates opera a maior frota de aeronaves Boeing 777 e Airbus A380 de fuselagem larga do mundo, oferecendo cabines espaçosas e recursos icônicos a bordo, como o Shower Spa e o Onboard Lounge na aeronave A380.
Para mais informações ou reservar passagens, visite emirates.com. As passagens também podem ser reservadas no aplicativo da Emirates, nas lojas da Emirates, na central de atendimento da Emirates ou por meio de agências de viagens.
Flybondi em números:
Começou a operar na Argentina em 2018 e já transportou mais de 13 milhões de pessoas
20% dos seus passageiros voam de avião pela primeira vez na vida
Tem uma frota de 15 aviões Boeing 737-800 NG com 189 assentos de classe única.
Possui 2 aeronaves Boeing 737-800 NG com 189 assentos em classe única na modalidade wet lease.
Voa para 19 destinos domésticos: Buenos Aires, Bariloche, Corrientes, Córdoba, Jujuy, Mendoza, Mar del Plata, Neuquén, Posadas, Iguazú, Salta, Santiago del Estero, San Juan, Trelew, Tucumán, Puerto Madryn, Ushuaia, El Calafate e Comodoro Rivadavia.
Atualmente também voa para três destinos internacionais, todos no Brasil: Río de Janeiro, São Paulo e Florianópolis
Tem serviço próprio de handling (assistência em terra a aeronaves e passageiros) em 80% dos aeroportos onde opera.
Tem um market share doméstico de 21% e regional de 4% (setembro 2024).
As novas medidas proporcionam uma redução de 20% a 30% no volume de materiais comuns enviados a aterros e um aumento de três a quatro vezes na quantidade de reciclados. Congonhas, que gera cerca de 5,5 toneladas de resíduos diários, redirecionará entre 400 e 600 toneladas por ano para a reciclagem, evitando o envio aos aterros. A iniciativa viabiliza ações socioambientais por meio de parcerias com ONGs e outras entidades.
"O reconhecimento pelo 'Green Airport Recognition' é uma conquista que reflete o compromisso do Aeroporto de Congonhas e da Aena com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Trabalhamos continuamente para implementar práticas que minimizem o impacto da nossa atividade no meio ambiente e promovam benefícios reais para a comunidade. Agradeço a todos os colaboradores e parceiros envolvidos, pois essa conquista é fruto de um esforço conjunto em prol de um planeta melhor", afirma o diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas, Kleber Meira.
A TAAG Linhas Aéreas de Angola, anuncia o início do processo de transferência gradual de suas operações comerciais de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN). O objetivo é oferecer um serviço mais eficiente e moderno aos seus passageiros. Este processo, regulamentado por Decreto Executivo, teve início em 10 de novembro com os voos da rota Luanda-Cabinda-Luanda.
Para oferecer maior flexibilidade e conveniência aos seus clientes, a TAAG disponibilizará quatro frequências diárias para Cabinda, com partidas e chegadas exclusivamente ao Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto. Os voos serão operados com uma aeronave modelo Dash 8-Q400, com capacidade para 74 passageiros.
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