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terça-feira, 12 de novembro de 2024

VAMOS VOAR PELO MUNDO // Aeroporto Internacional Afonso Pena volta a operar voos para Porto Alegre // Projeto de eficiência hídrica do Aeroporto de Juazeiro do Norte recebe prêmio internacional de sustentabilidade da ACI-LAC // Emirates recebe prêmio de “Melhor Companhia Aérea do Mundo” no ULTRAs 2024 Awards // TAAG iniciou a transferência gradual de voos comerciais de passageiros para o AIAAN em 10 de novembro, com a rota de Cabinda // Aeroporto de Congonhas recebe prêmio internacional de sustentabilidade por gestão de resíduos

 

    Créditos: Divulgação / CCR Aeroportos

Aeroporto Internacional Afonso Pena volta a operar voos para Porto Alegre

Rotas diárias serão oferecidas pelas companhias Latam e Azul

Os voos partindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena para Porto Alegre, que estavam suspensos desde maio deste ano devido às enchentes que atingiram a região gaúcha, voltaram a operar pela companhia Latam, com uma frequência de um voo diário, e pela companhia Azul, com três voos por dia às segundas, quartas e sextas-feiras, um voo nas terças e quintas-feiras e dois voos aos sábados e domingos.

A retomada das operações para Porto Alegre vem como uma ótima notícia para todos que desejam se deslocar entre as capitais e que estavam utilizando rotas alternativas ou outros meios de transporte. Agora será possível realizar o trajeto de forma rápida e eficiente, tanto para turistas quanto para quem viaja a trabalho, conforme relata o gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, Eden Pisani Junior.

“O retorno da rota, apoiado por investimentos e pelo planejamento coordenado entre as companhias aéreas, operadoras aeroportuárias e autoridades locais é um marco para a conectividade e desenvolvimento econômico na região Sul do Brasil, que reforça o papel estratégico do transporte aéreo para a mobilidade regional. Além disso, os voos comerciais estimulam o turismo, o comércio e as oportunidades de negócios nos dois estados, que são fundamentais para acelerar a recuperação do setor, especialmente nas regiões afetadas pelas enchentes”, revela o gerente.



Projeto de eficiência hídrica do Aeroporto de Juazeiro do Norte recebe prêmio internacional de sustentabilidade da ACI-LAC

Premiação do “Green Airport Recognition” foi realizada no México pelo Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe

Modelo vencedor integra tratamento de água e esgoto para otimizar o uso dos recursos hídricos, proporcionando uma redução de custos estimada em 15% Outro benefício é o direcionamento da captação pluvial e da água tratada para irrigação, bombeiros e uso em banheiros, reduzindo o desperdício.

O Aeroporto de Juazeiro do Norte, administrado pela Aena, foi premiado com o “Green Airport Recognition” durante o evento anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), realizado em Guadalajara, no México. A premiação visa promover as melhores práticas ambientais para reduzir o impacto da aviação e reconhecer aeroportos com realizações excepcionais em projetos sustentáveis. Além do aeródromo cearense, Congonhas também recebeu honraria.

O projeto vencedor em Juazeiro do Norte foi desenvolvido por um grupo de colaboradores da Aena Brasil que buscava soluções para enfrentar os desafios do clima semiárido. A ideia, que já tinha vencido um prêmio de inovação concedido na Espanha, o Innova, consiste no reaproveitamento inteligente da água integrando as estações de tratamento de água (ETA) e de esgoto (ETE) para permitir que cada gota seja aproveitada – desde a água pluvial, captada por um sistema de calhas nos telhados, até o reuso total nas instalações do aeroporto. 

O tratamento do esgoto passa a ser feito internamente, sem precisar circular pela rede pública, e a água tratada, antes destinada a um sumidouro natural das proximidades, volta para a irrigação, banheiros e caminhão de bombeiros, proporcionando uma redução de custos estimada em 15% do total dos gastos anuais.

“Além da eficiência hídrica, o projeto proporciona economia circular e melhor uso da estrutura do aeroporto. O projeto piloto em Juazeiro do Norte nos traz conhecimentos e know-how para aplicar este mesmo sistema em outros aeroportos da rede", explica Maurício Martin de Moura, gerente de Qualidade e Meio Ambiente, autor do projeto junto com Raphael Maciel Monteiro, da equipe de Manutenção. Também fizeram parte do time Raúl Moya, diretor de Operações e TIC; Lúcio Flávio Fonseca, atualmente diretor do Aeroporto de Uberlândia, e Diógenes Barbosa Araújo, coordenador coorporativo de Meio Ambiente. A iniciativa teve ainda apoio de Tiago Vieira dos Santos, da Manutenção, e Cristina Iwasita, de Infraestrutura.

Congonhas
O Aeroporto de Congonhas também se destacou no evento do México, pelo seu programa de gestão de resíduos, que vai permitir o redirecionamento de 400 a 600 toneladas por ano para a reciclagem, evitando o envio aos aterros e viabilizando ações socioambientais por meio de parcerias com ONGs e outras entidades. O programa contempla a modernização e criação de novos fluxos de coleta, capacitação de equipes e repactuação com lojistas para garantir uma segregação de resíduos eficiente e precisa.

Emirates lidera o ULTRAs 2024 Awards como a "Melhor Companhia Aérea do Mundo."
O prêmio foi recebido por Jabr Al-Azeeby, vice-presidente Divisional da Emirates no Reino Unido (à esquerda), e Thierry Aucoc, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Emirates na Europa e nas Américas (à direita).


Emirates recebe prêmio de “Melhor Companhia Aérea do Mundo” no ULTRAs 2024 Awards

O prêmio 2025 APEX World Class Airline, também foi concedido à Emirates, por oferecer excelente atendimento ao cliente.


A Emirates ganhou mais uma vez o prêmio de “Melhor Companhia Aérea do Mundo” no prestigioso ULTRAs 2024 Awards. A companhia aérea recebeu o reconhecimento de milhares de viajantes globais por seus produtos excepcionais, serviços inovadores e excelentes experiências de custo-benefício oferecidas. 


A Emirates, com sua experiência de viagem fly better, recebeu mais de 20 prêmios neste ano, incluindo o de “Melhor Companhia Aérea do Mundo” da Telegraph Travel, assumindo o primeiro lugar entre 90 transportadoras globais; e o de “Melhor Companhia Aérea” no The Times and Sunday Times Travel Awards.

 

O prêmio ULTRAs está entre os mais respeitados do setor, concedido a líderes de viagens em várias categorias. Os vencedores são eleitos pelos votos de uma rede global de viajantes ativos e influentes. A Ultratravel é uma revista independente com circulação global de 1,2 milhão de viajantes ativos.

 

O prêmio foi recebido por Thierry Aucoc, vice-presidente sênior de operações comerciais da Emirates na Europa e nas Américas, e Jabr Al-Azeeby, vice-presidente da divisão da Emirates no Reino Unido, em uma cerimônia realizada na semana passada no Palácio de Kensington, em Londres. O evento contou com a presença de pessoas importantes do setor de viagens e outros convidados ilustres.

 

Experiência de viagem aprimorada

A Emirates continua investindo em produtos inovadores, implementando tecnologias avançadas e expandindo sua rede para tornar a experiência de viagem ainda mais perfeita para os clientes.

 

No ano passado, a companhia aérea finalizou a reforma de oito aeronaves, que agora contam com interiores renovados (3 aeronaves A380 e 5 aeronaves Boeing 777), como parte de seu programa de modernização de US$ 4 bilhões. Além disso, investiu US$ 11 milhões para abrir novos lounges para clientes premium em Londres Stansted e Jeddah, reformou as instalações no Paris Charles De Gaulle e abriu lojas de viagens experimentais em Hong Kong, Londres e Paris.
 

A Emirates também expandiu sua rede global com o reinício dos serviços para Phnom Penh no Camboja via Cingapura e anunciou novas rotas para Bogotá via Miami e Madagascar via Seychelles. A companhia aérea anunciou recentemente que atingiu recorde nos resultados financeiros semestrais, transportando 26,9 milhões de passageiros em sua extensa rede composta por mais de 148 destinos (entre 1 de abril e 30 de setembro de 2024).

 

Companhia aérea premiada

Recentemente, a Emirates também recebeu o prêmio 2025 APEX World Class Airline por oferecer excelente atendimento ao cliente e por apresentar os mais altos padrões globais de segurança e bem-estar, sustentabilidade e experiência de serviço ao passageiro.

 

No mês passado, a companhia aérea também recebeu cinco prêmios no Air Travel Awards do Forbes Travel Guide, incluindo o de “Melhor Companhia Aérea Internacional”, “Melhor Programa Culinário”, “Melhor Primeira Classe”, “Melhor Lounge de Coquetéis a Bordo" (lounge da aeronave A380 da Emirates) e “Melhor Lounge de Companhia Aérea Internacional” (lounge para passageiros da primeira classe no aeroporto internacional de Dubai).

 

A Emirates opera a maior frota de aeronaves Boeing 777 e Airbus A380 de fuselagem larga do mundo, oferecendo cabines espaçosas e recursos icônicos a bordo, como o Shower Spa e o Onboard Lounge na aeronave A380.

 

Os clientes a bordo também recebem serviços excepcionais da tripulação multinacional da companhia aérea, além da culinária gourmet regional e do premiado sistema de entretenimento a bordo, o ice, que oferece até 6.500 canais dos melhores filmes, programas de TV, podcasts e muito mais. O sistema de entretenimento a bordo da Emirates foi reconhecido na semana passada como o “Melhor Entretenimento a Bordo” no Business Traveller Awards 2024. 

A companhia aérea lançou recentemente uma nova colaboração com o Spotify, o serviço de assinatura de streaming de áudio mais popular do mundo, para oferecer aos clientes uma ampla variedade de podcasts e playlists durante o voo.
 

Para mais informações ou reservar passagens, visite emirates.com. As passagens também podem ser reservadas no aplicativo da Emirates, nas lojas da Emirates, na central de atendimento da Emirates ou por meio de agências de viagens.



Flybondi já conta com dois aviões de matrícula estrangeira em sua frota
As aeronaves Boeing 737-800 NG serão utilizadas no modelo wet lease


A Flybondi, maior companhia aérea privada da Argentina, já iniciou a operação de dois Boeing 737-800 NG, adicionados à companhia no modelo wet lease ou ACMI. Desta forma, a empresa vai reforçar a oferta de voos para a temporada de verão, adicionando frequências à sua rede atual.

O modelo ACMI, onde a aeronave é alugada com tripulação estrangeira incluída, serviço de manutenção e seguro, é utilizado internacionalmente há mais de 25 anos para cobrir a procura pelas companhias aéreas durante a alta temporada.

Esta é uma modalidade inédita na Argentina e que foi possível graças à reforma do Código Aeronáutico local, que permite que profissionais estrangeiros exerçam suas funções em serviços aéreos e também permite a utilização de aeronaves com matrícula estrangeira. Dessa forma, a companhia conta agora com uma frota de 17 aviões, que estarão em operação até março de 2025, reforçando a capacidade da empresa em 13%.

Atualmente, a Flybondi opera 26 rotas (18 domésticas de e para Buenos Aires, 5 interprovinciais e 3 internacionais), conectando 19 destinos nacionais e 3 internacionais. Graças ao seu modelo de preços acessíveis, mais de 12 milhões de passageiros já voaram com a companhia aérea e 20% dos seus passageiros são pessoas que voaram pela primeira vez na vida.

Flybondi em números:

  • Começou a operar na Argentina em 2018 e já transportou mais de 13 milhões de pessoas

  • 20% dos seus passageiros voam de avião pela primeira vez na vida

  • Tem uma frota de 15 aviões Boeing 737-800 NG com 189 assentos de classe única.

  • Possui 2 aeronaves Boeing 737-800 NG com 189 assentos em classe única na modalidade wet lease.

  • Voa para 19 destinos domésticos: Buenos Aires, Bariloche, Corrientes, Córdoba, Jujuy, Mendoza, Mar del Plata, Neuquén, Posadas, Iguazú, Salta, Santiago del Estero, San Juan, Trelew, Tucumán, Puerto Madryn, Ushuaia, El Calafate e Comodoro Rivadavia.

  • Atualmente também voa para três destinos internacionais, todos no Brasil: Río de Janeiro, São Paulo e Florianópolis

  • Tem serviço próprio de handling (assistência em terra a aeronaves e passageiros) em 80% dos aeroportos onde opera.

  • Tem um market share doméstico de 21% e regional de 4% (setembro 2024).




Aeroporto de Congonhas recebe prêmio internacional de sustentabilidade por gestão de resíduos

O Aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena, a maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, foi premiado com o “Green Airport Recognition” durante o evento anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), realizado em Guadalajara, no México. A premiação visa promover as melhores práticas ambientais para reduzir o impacto da aviação e reconhecer aeroportos com realizações excepcionais em projetos sustentáveis.



Congonhas se destacou pelo seu programa de gestão de resíduos. O projeto inclui a modernização do centro de gestão, novos fluxos de coleta, aquisição de equipamentos, contratação de mão de obra especializada e capacitação de cessionários e funcionários. Além disso, inclui a revisão de cláusulas contratuais de lojas e restaurantes e a realização de auditorias periódicas para garantir uma segregação de resíduos eficiente e precisa, promovendo uma gestão sustentável alinhada às melhores práticas.

As novas medidas proporcionam uma redução de 20% a 30% no volume de materiais comuns enviados a aterros e um aumento de três a quatro vezes na quantidade de reciclados. Congonhas, que gera cerca de 5,5 toneladas de resíduos diários, redirecionará entre 400 e 600 toneladas por ano para a reciclagem, evitando o envio aos aterros. A iniciativa viabiliza ações socioambientais por meio de parcerias com ONGs e outras entidades.

"O reconhecimento pelo 'Green Airport Recognition' é uma conquista que reflete o compromisso do Aeroporto de Congonhas e da Aena com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Trabalhamos continuamente para implementar práticas que minimizem o impacto da nossa atividade no meio ambiente e promovam benefícios reais para a comunidade. Agradeço a todos os colaboradores e parceiros envolvidos, pois essa conquista é fruto de um esforço conjunto em prol de um planeta melhor", afirma o diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas, Kleber Meira.


TAAG iniciou a transferência gradual de voos comerciais de passageiros para o AIAAN em 10 de novembro, com a rota de Cabinda

A companhia busca otimizar a experiência do cliente e reafirma seu compromisso em posicionar Luanda como um hub regional 

TAAG Linhas Aéreas de Angola, anuncia o início do processo de transferência gradual de suas operações comerciais de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN). O objetivo é oferecer um serviço mais eficiente e moderno aos seus passageiros. Este processo, regulamentado por Decreto Executivo, teve início em 10 de novembro com os voos da rota Luanda-Cabinda-Luanda.

 

A escolha de Cabinda como a primeira rota a ser transferida se baseia no fato de ser o destino doméstico com o maior volume de tráfego de passageiros e carga. Com voos disponíveis pela manhã, à tarde e à noite, essa transferência permitirá ativar de forma permanente as diferentes equipes e sistemas operacionais do AIAAN.
 

Para oferecer maior flexibilidade e conveniência aos seus clientes, a TAAG disponibilizará quatro frequências diárias para Cabinda, com partidas e chegadas exclusivamente ao Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto. Os voos serão operados com uma aeronave modelo Dash 8-Q400, com capacidade para 74 passageiros.

 

Posteriormente, durante o mês de dezembro, a TAAG vai incorporar as rotas da região Leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo na programação de voos a partir do AIAAN. De forma progressiva, no primeiro trimestre de 2025, a transferência das demais ligações domésticas e internacionais será concluída.
 
A abordagem faseada para a transferência dos voos comerciais de passageiros da TAAG para o AIAAN segue as melhores práticas internacionais de gestão de mudanças na aviação, garantindo uma transição segura, eficiente e focada na melhoria contínua do serviço ao cliente.

A TAAG está comprometida em garantir que essa transição ocorra de forma fluida, priorizando a segurança operacional e a continuidade dos serviços, a fim de assegurar o cumprimento do plano integral de viagem dos passageiros.
 
Ao iniciar com a rota de Cabinda, a companhia busca garantir que sua operação no novo aeroporto comece de forma sólida e segura, otimizando processos e proporcionando uma experiência positiva e confiável aos passageiros.
 

O acesso ao Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto vai ser assegurado pelo Caminho de Ferro de Luanda (CFL), pela empresa Transportes Coletivos Urbanos de Luanda (TCUL), além da opção de utilizar veículos próprios ou serviços de shuttle privados e táxis personalizados.
 

Para manter seus clientes permanentemente informados, a TAAG tem em curso uma estratégia de comunicação multicanal, que inclui serviço de call center, SMS, e-mail, website, plataformas digitais, rede de agências parceiras e lojas próprias.
 
A TAAG reafirma seu compromisso em contribuir para a estratégia do Governo de Angola de posicionar Luanda como um hub regional, aproveitando ao máximo as infraestruturas do novo AIAAN.





   

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