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Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Depois do sucesso da Strada e da Toro, a Fiat não se fez de rogada e entrou no segmento brasileiro de picapes médias, oferecendo ao seu público a Titano, 2025, que testei na versão top de linha, Ranch 4X4, ungida da Peugeot Lantreck, produzida na Uruguai. A versão Ranch, top de linha, testada pelo Blog, uma das três versões do modelo, custa R$ 259.990.
É uma picape de design arrojado, linhas modernas e robustas, com uma grade frontal imponente, bem decorada de cromados, com elegantes conjuntos óticos e a luz diurna em forma de dentes de leão, emprestados da Peugeot, itens que lhe conferem uma presença vistosa e marcante nas ruas. Por onde passei a picape Titano chamou à atenção.
A traseira completa o conjunto da obra, unindo uma lateral muito equilibrada, com uma tampa basculante - cuja abertura e fechamento se tornam um pouco pesados, pois a tampa não possui amortecedores, oferecidos como opcionais -, bem delineada, ladeada por lanternas verticais em LED e bem decorada com os termos FIAT e TITANO cromados bem grandes, assim como o para-choques.
Uma nítida característica da Titano é atender muito bem ao consumidor que precisa de um carro para trabalho no campo, em qualquer terreno, graças à tração 4X4, ou para carga em área urbana, devido à suspensão de feixe de molas traseira carrega 1.020 kg e ao nível da caçamba acomoda 1.314 l, capacidade que dobra, na boa, acima desse nível e reboca peso até 3,5 ton.
E para quem gosta de circular pela cidade num carro alto que ofereça uma visão ampla na condução e garanta boas respostas na estrada e no trânsito urbano, a Fiat Titano é uma boa opção.
Ao mesmo tempo que atende a essas necessidades com eficiência, a Titano é uma legítima estradeira, confortável e apesar de suas dimensões avantajadas - tem 5,33 m de comprimento, 1,983 m, de largura e 1,858 m de altura - é ágil e de excelente comportamento urbano, mérito do potente motor 2.2 turbo diesel, de 180 cv e 40,8 kgfm de torque acoplado a uma caixa de seis velocidades automática, com três modos de condução: duas de alta velocidade High 4x2 (tração traseira) e High 4X4 e 4X4 (tração integral) - baixa velocidade.
O consumo não é dos melhores do segmento, embora a diferença com as concorrentes não seja significativa, mas a diferença é admissível levando em conta os 2.150 kg de peso, o motor 2.2 e as seis velocidades do câmbio, chegando aos 10,5 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade. A velocidade máxima é de 175 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 11,6 s.
Foto divulgação Fiat
Para enfrentar terrenos sinuosos, a Titano tem uma altura do solo de 23,5 cm, ângulo de entrada de 29º e de saída 27º e as rodas são de 18" com pneus todo o terreno 265/60.
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