Setur lança a maior Vindima da história em mais de 20 municípios – da Serra à Campanha
Quando se fala em vinho nacional, logo se fala no Rio Grande do Sul, o maior produtor de uvas e vinhos do país.
A tradição do estado gaúcho no setor vitivinícola ganha contornos especiais em janeiro de 2025, ocasião em que ocorrerá o lançamento em mais de 20 municípios – da Serra à Campanha - da maior vindima da história do estado.
É a verdadeira consolidação da festa da colheita da uva no calendário turístico anual, gerando empregos e atraindo turistas no impulsionamento do desenvolvimento local. No Brasil, o Sebrae aponta que mais de 85% das vinícolas nacionais apostam no enoturismo para aumentar o faturamento. Globalmente, estima-se que, em 2023, essa modalidade tenha movimentado US$ 85,1 bilhões, e chegue a US$ 292,5 bilhões em 2033, segundo a consultoria Future Market Insights Global.
O turismo enogastronômico valoriza alimentos e bebidas com cargas identitárias, associadas a indicações geográficas para promoção do produto baseado em três valores: qualidade, diferenciação e território. Este segmento é fundamental para o estado, especialmente para a Serra Gaúcha, e a vindima se tornou um grande atrativo turístico, atraindo visitantes de todo o Brasil e do exterior. Muitas vinícolas oferecem pacotes turísticos que incluem visitas às vinhas, participação na colheitae degustações.
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul estará lado a lado nos eventos de divulgação das vindimas, dando o apoio necessário e investindo na promoção de nossos destinos para que mais e mais turistas vivam a experiência da vindima.
Texto:
Equipe de Comunicação da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário