|
São Paulo, 21 de junho de 2026 – A BYD dá mais um passo decisivo na transformação da mobilidade urbana brasileira: 265 novos ônibus elétricos são entregues para a capital paulista, é a maior entrega de veículos elétricos pesados já feita no País. O volume representa mais da metade dos 500 novos ônibus elétricos incorporados nesta etapa de renovação da frota da Prefeitura de São Paulo.
Com a entrega, a BYD chega a quase 550 ônibus elétricos em operação na capital paulista e 700 veículos em circulação no Brasil. O marco, apresentado em cerimônia realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e pela SPTrans, na Marginal Tietê, consolida a posição da Companhia como uma das grandes impulsionadoras da eletromobilidade no Brasil e reforça sua atuação em projetos estratégicos para acelerar a transição energética no transporte.
“Atingir um recorde dessa magnitude é um momento de grande relevância para a BYD e reforça, de forma concreta, o nosso protagonismo na transformação da mobilidade urbana no Brasil”, afirma Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD Brasil e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto. “Esta entrega histórica prova que a indústria nacional está pronta para avançar em projetos de eletrificação em larga escala. Estamos orgulhosos de ser o motor dessa transformação da eletromobilidade urbana, oferecendo não apenas veículos, mas uma solução robusta que alia sustentabilidade, viabilidade econômica e desenvolvimento industrial e geração de empregos para o País.”
Mobilidade elétrica e legado ambiental
Além de zerar as emissões diretas associadas ao diesel, a nova frota amplia de forma expressiva os ganhos da eletrificação ao combinar alta capacidade, eficiência e impacto ambiental em escala.
Com capacidade para transportar até 80 passageiros, cada ônibus elétrico pode substituir cerca de 50 carros em deslocamentos urbanos, considerando a média de 1,5 ocupante por veículo.
O benefício climático também impressiona: cada unidade pode evitar entre 125 e 204 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de até 1.428 árvores. Somados, os 265 veículos entregues representam um impacto comparável a mais de 378 mil árvores, número suficiente para reflorestar cinco vezes o parque Villa-Lobos, na capital Paulista.
São ganhos que ultrapassam a renovação da frota e ajudam a redefinir a mobilidade, tornando-a mais limpa e eficiente. Os ônibus elétricos também proporcionam uma experiência mais confortável em função da operação mais silenciosa e com menos impacto sonoro, beneficiando passageiros, motoristas, e a população de forma geral.
Tecnologia nacional para acelerar a eletrificação
A entrega reúne unidades dos modelos D9W e do superarticulado BC22, projetados para atender operações urbanas de alta demanda e grande movimentação de passageiros. Destaque da nova frota, o BC22 incorpora a bateria Blade, tecnologia proprietária também presente nos carros da BYD, e reconhecida pelos altos níveis de segurança, eficiência energética e durabilidade.
“A eletrificação de alta demanda exige mais do que substituir motores. É preciso garantir capacidade operacional, autonomia, segurança e confiabilidade em uma rotina intensa de circulação. Os modelos entregues foram desenvolvidos para atender às necessidades específicas da operação urbana brasileira, demonstrando que o transporte coletivo de grande escala já pode avançar com emissão zero sem abrir mão de desempenho e eficiência”, afirma Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD Brasil. “Além disso, representa o que existe de mais avançado em tecnologia, eficiência e sustentabilidade, reforçando o papel da BYD como parceira estratégica das cidades na construção de um futuro mais limpo, conectado e inteligente”, garante.
Os modelos contam com componentes fabricados na operação da BYD em Manaus (AM) e montagem na planta de Campinas (SP). Em maio, a BYD alcançou a liderança nacional em emplacamentos de ônibus elétricos, reforçando sua posição como uma das principais impulsionadoras da transformação do setor.
“O que vemos hoje é a consolidação de uma mudança estrutural na mobilidade urbana brasileira. A discussão já não está mais centrada na viabilidade da tecnologia, mas na velocidade de implementação e na escala dos projetos. Este fornecimento recorde demonstra que o Brasil reúne condições para avançar de forma consistente na eletrificação do transporte coletivo, gerando benefícios ambientais, econômicos e sociais para toda a população”, conclui Schneider.
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário