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domingo, 10 de novembro de 2013

THIAGO CAMILO VENCEU A 11ª ETAPA DO CAMPEONATO DE STOCK CAR, NO AUTÓDROMO DE BRASÍLIA E MANTEM A LIDERANÇA. SÉRGIO JIMENEZ E RICARDO MAURÍCIO COMPLETARAM O PÓDIO. A ÚLTIMA CORRIDA DO ANO SERÁ EM INTERLAGOS E O VENCEDOR LEVARÁ PARA CASA 1 MILHÃO DE REAIS.


Em prova bem movimentada com as diversas disputas e acidentes, Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) venceu a 11ª e penúltima etapa da Stock Car, disputada neste domingo (10/11) em Brasília (DF), e assumiu a liderança do campeonato com 185 pontos, quatro de vantagem sobre Daniel Serra (Red Bull), que caiu para a vice-liderança após terminar na 12ª posição. 


O pódio foi completado por Sérgio Jimenez (Voxx Racing Team) e Ricardo Mauricio (Eurofarma RC), que subiu para terceiro na competição com 178 pontos.

Com extremo equilíbrio entre os competidores, Diego Nunes (Petronas/Chocolates Garoto) participou de diversas disputas e ganhou quatro posições, recebendo a bandeirada em 13º, logo após o então líder do campeonato Daniel Serra.

"Foi uma corrida boa, muito equilibrada, em que foi muito importante a estratégia de parada para o pitstop e para o acionamento do push. Agora vamos para a próxima pensando em retornar ao grupo dos top 10", comentou Nunes. 


O atual campeão Cacá Bueno terminou na 26ª colocação.


O brasiliense Lucas Foresti (BRB-Banco de Brasília/Coco Bambu Restaurante/Caruana) não conseguiu aproveitar a sua estreia na principal categoria do automobilismo brasileiro. 

Largando da 22ª posição, ainda na primeira volta ele recebeu uma forte batida na porta e com o seu carro desgovernado foi o primeir a abandonar a prova.

"Foi uma pena o que aconteceu com Lucas, estamos depositando muita confiança no trabalho dele. Na corrida de Interlagos ele deve andar bem novamente, não vai ser mais surpresa, já constatamos a competência dele", assegura Eduardo Bassani, titular da equipe RC3 Bassani Racing/Petronas. 

"Mais uma vez terminamos uma corrida na metade dianteira do grid e continuamos entre os 15 primeiros no campeonato. Podemos melhorar bastante a posição do Diego no encerramento do campeonato", completou o engenheiro.

A 12ª e última etapa da Stock Car, intitulada ‘Corrida do Milhão’, será disputada dia 15 de dezembro em Interlagos, São Paulo.

Pilotos que pontuaram, hoje
1 - Thiago Camilo - Chevrolet - Ipiranga-RCM - 38 voltas em 41min43s816;
2 - Sergio Jimenez - Peugeot - Voxx Racing Team - a 2s060;
3 - Ricardo Mauricio - Chevrolet - Eurofarma RC - a 3s354;
4 - Galid Osman - Chevrolet - Ipiranga-RCM - a 4s057;
5 - Lico Kaesemodel - Peugeot - Boettger Competições - a 5s571;
6 - Átila Abreu - Chevrolet - Mobil Super Pioneer Racing - a 6s068;
7 - Max Wilson - Chevrolet - Eurofarma RC - a 6s975;
8 - Ricardo Zonta - Chevrolet - BMC Racing - a 7s422;
9 - Valdeno Brito - Peugeot - Shell Racing - a 7s646;
10 - Rafa Matos - Chevrolet - Hot Car Competições - a 8s143;
11 - Rubens Barrichello - Chevrolet - Medley Full Time Competições - a 8s319;
12 - Daniel Serra - Chevrolet - Red Bull Racing - a 9s143;
13 - Diego Nunes - Peugeot - RC3 Bassani - a 10s750;
14 - Rodrigo Pimenta - Peugeot - Gramacho Competições - a 11s311;
15 - Vitor Genz - Peugeot - Gramacho Competições - a 11s683;
16 - Duda Pamplona - Chevrolet - Officer ProGP - a 12s335;
17 - Nonô Figueiredo - Chevrolet - Mobil Super Pioneer Racing - a 12s789;
18 - Popó Bueno - Peugeot - Shell Racing - a 14s690;
19 - Tuka Rocha - Chevrolet - BMC Racing - a 15s230;
20 - Alceu Feldmann - Chevrolet - Full Time Competições - a 15s672.

Classificação
1)Thiago Camilo, 185 pontos; 
2) Daniel Serra, 181; 
3) Ricardo Mauricio, 178; 
4) Cacá Bueno, 160;
5) Valdeno Brito, 132, 
6) Max Wilson, 131;
7) Sérgio Jimenez, 107;
8) Marcos Gomes, 102;
9) Ricardo Zonta, 96;
10) Rubens Barrichello, 94;
11) Rafa Matos, 76; 
12) Átila Abreu, 75; 
13) Tuka Rocha, 73; 
14) Diego Nunes, 71; 
15) Júlio Campos, 67 pontos.

TEAM RINALDI COMEMORA TÍTULOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS. FABÍANO NESTOR VENCEU NAS 230CC, GABRIEL ANDRIGO, NA 50CC


Gabriel Andrigo venceu na Nacional 230cc

Senador Canedo (GO) – O Campeonato Brasileiro de Motocross teve final de semana de festa em Senador Canedo (GO), palco da grande decisão. 


O forte calor não espantou o público, estimado em 25 mil pessoas, e as corridas deram show de técnica e emoção. 

O Team Rinaldi fechou a temporada com os títulos de Fabiano Nestor na Nacional 230cc e Gabriel Andrigo na 50cc B, sendo que outro destaque da equipe foi o vice-campeão da Júnior, Kioman Munoz – os três resultados foram confirmados neste sábado.

Nas brigas deste domingo, Dudu Lima foi o quinto na MX2 e encerrou a sua participação em terceiro lugar na tabela. Gustavo Pessoa (nono) e Rodrigo Lama (14º) também defenderam a equipe na categoria. 


Já na MX1, Marcello Lima “Ratinho” fechou o ano em sexto lugar. Maiara Basso foi a quarta colocada da MXF. 

A Rinaldi ainda marcou presença nos bastidores, com sessões de autógrafos com os pilotos e a simpatia das promotoras da marca.

A comemoração foi intensa entre os campeões do Team Rinaldi, ambos gaúchos. Fabiano Nestor levou para casa o seu primeiro título nacional, que havia escapado há dois anos. 

A caminho da 65cc, o jovem Gabriel Andrigo repetiu o feito de 2011, quando foi campeão da categoria de entrada. 

Kioman Munoz é outro jovem talento do Team Rinaldi, e que irá encarar novos desafios no esporte. 


Ele mora em Goiânia e contou com o apoio do público nas baterias de Senador Canedo, quando confirmou duas vezes o segundo lugar (uma das corridas foi válida pela sétima etapa). “É muito bom correr aqui e contar com o incentivo do público goiano”, concluiu.

O Team Rinaldi dominou o pódio da Júnior, contando ainda com Leonardo de Souza em terceiro e Gabriel Della Flora em quinto neste domingo. 

Carlinhos Evangelista (10º) e Emerson Júnior (15º) também aceleraram na final do Brasileiro pela categoria.

FORD CONQUISTA CREDIBILIDADE NA CHINA: O MONDEO (FUSION) É FINALISTA AO PRÊMIO "CARRO DO ANO" E O ECOSPORT CONCORRE AO "CARRO VERDE DO ANO". OS VENCEDORES SERÃO ANUNCIADOS DIA 21/11 NO SALÃO DE GUANGZHOU


O Novo Mondeo – como é chamado o Novo Fusion na China – concorre como "Carro do Ano" e o Novo EcoSport é finalista na categoria "Carro Verde do Ano".

Os dois modelos Ford foram indicados como finalistas ao prêmio de "Carro do Ano", realizado pela primeira vez naquele na China. 

A eleição final será feita pelo tradicional sistema de pontuação em cédulas e os vencedores serão anunciados na noite de 21 de novembro, no Salão de Guangzhou. 

Os organizadores destacaram que a proposta do prêmio é fazer uma seleção justa e profissional para influenciar positivamente o mercado e trazer credibilidade para a mídia automotiva.

O Ford Mondeo concorre ao prêmio de "Carro do Ano" com o Mercedes-Benz S-Class, Land Rover Range Rover, Maserati Ghibli, Porsche 918 Spyder e Chery Arrizo 7. 

O EcoSport EcoBoost 1.0 compete com Porsche Panamera Híbrido e Lexus ES300h como "Carro Verde do Ano".

Colecionador de vários prêmios no mundo, o Mondeo/Fusion se destaca pelo design, pela oferta de motores inovadores e conjunto avançado de tecnologia, segurança e conforto.


O EcoSport EcoBoost 1.0 conta com o eleito, em 2012 e 2013, "Motor Internacional do Ano", pela combinação do alto desempenho com economia de combustível.

Credibilidade
O primeiro requisito para entrar na seleção foi que os veículos tivessem sido lançados na China de outubro de 2012 a setembro de 2013. 

A lista de finalistas foi anunciada pela associação de jornalistas automotivos da China, fundada por decanos da mídia especializada. 

Segundo eles, o prêmio tem como objetivo contribuir com opiniões justas e imparciais para o aprimoramento do mercado automotivo no país, usando critérios neutros e profissionais de avaliação dos veículos.

FORD TRAZ PARA A INTERNET RECRIAÇÕES DE GRANDES CENAS COM CARROS DA MARCA


A Ford iniciou uma nova série de vídeos interativa na internet com paródias de grandes cenas e a participação de carros da marca. Com seis vídeos, a produção “Grandes Cenas Onboard", tem o humor e a irreverência como ponto central e conta com cartazes que o público pode personalizar e compartilhar, aplicando fotos suas e dos amigos.

A campanha destaca equipamentos diferentes dos veículos nos vídeos que vão para a internet às quartas-feiras, nas próximas semanas. 

O primeiro vídeo mostra amigos curtindo um rock no New Fiesta – a proposta para o público é descobrir em que filme ele foi inspirado. 

A recriação pode ser vista no Canal Oficial da Ford no YouTube e na página da Ford Brasil no Facebook. 

Nesta última, está disponível uma aba que também dá acesso ao aplicativo para a criação dos cartazes.

"A campanha foi inspirada em grandes cenas de sucesso e no bom humor para reforçar uma das principais características dos novos carros da Ford, que é o prazer de dirigir. Nossa expectativa é que muitas pessoas vejam e compartilhem os vídeos com os amigos. A assinatura da campanha é 'Dirija uma das melhores cenas da sua vida. Dirija um Ford'", diz Maurício Greco, gerente de Comunicação de Marketing da Ford.

QUEM SE LEMBRA DE VERIFICAR A CALIBRAGEM DOS PNEUS SEMANALMENTE OU A CADA 15 DIAS? ESSE, DEVERIA SER UM HÁBITO DOS PROPRIETÁRIOS E/OU MOTORISTAS, POIS AS CONSEQUÊNCIAS DESSE ESQUECIMENTO SÃO DIVERSAS E ALGUMAS PERIGOSAS, MAS SEMPRE DISPENDIOSAS.





MECÂNICA ONLINE® 



Nº 52 — 10 / 11 / 2013



Economia na pressão certa


Pressão correta dos pneus é importante para sua segurança e economia. Tecnologia pode ser importante aliada.

Quando o assunto envolve seu bolso e pressão com certeza você desperta sua atenção para saber melhor como essa relação pode trazer benefícios para você. 

Não vamos abrir espaço em nossa coluna para falarmos sobre inflação, mas sobre economia e segurança quando os pneus do seu veículo rodam na pressão correta. 


Saiba também como a tecnologia pode ser uma forte aliada nessa atividade.

Levantamentos recentes revelam que 45% dos motoristas rodam com a pressão dos pneus fora dos limites recomendados. 

Cerca de 20% dos casos são considerados muito perigosos, com risco de rompimento do pneu a curto e médio prazo. 


Manter a pressão recomendada dos pneus é garantia de melhor performance e durabilidade, além de ser essencial para sua segurança.

Uma pressão abaixo da recomendada reduz a durabilidade do pneu (em pelo menos 8.000 km), aumenta o consumo de combustível e favorece o risco de explosão e acidentes na pista. 

A pressão é definida conforme a carga do veículo e a geometria do pneu, de acordo com as especificações do fabricante do veículo e as regulamentações internacionais (INMETRO).


Quando temos um pneu com pressão variando de 7 a 15 PSI abaixo da recomendada, ou mesmo abaixo de 15 PSI da recomendada temos sério rico de explosão, aquaplanagem, excessivo desgastes dos ombros do pneu e significativo aumento do consumo de combustível.

A baixa pressão pode provocar uma redução de 30% na durabilidade do pneu. Quanto mais baixa a pressão, maior a velocidade de desgaste e maior a sobrecarga da banda de rodagem com o solo.

A rodagem de um pneu com baixa pressão ocasiona uma deformação exagerada e um aquecimento anormal. 

A consequência é a degradação irreversível dos elementos que constituem o pneu, podendo provocar descolamentos internos e pode favorecer o risco de explosão do pneu. 


A baixa pressão também compromete a dirigibilidade do veículo, ou seja, provoca uma redução na precisão da direção, o que pode ocasionar acidentes graves.

Quando temos o pneu com pressão acima da recomendada, a área de contato com o solo diminui e reduz a aderência do pneu. 

Isto pode aumentar o risco de acidentes em casos de frenagem de emergência e ocasionar a perda da trajetória do veículo nas curvas, em alta velocidade.

O pneu, que participa da suspensão do veículo, fica mais rígido, provocando uma redução do conforto ao dirigir, assim como um desgaste prematuro da suspensão.

Então fique atento e calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias ou antes de uma viagem. 

Atualmente já temos vários veículos com sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS – “Tire Pressure Monitoring System”) que pode ser visualizado no quadro de instrumentos do veículo.


Recentemente avaliamos o Nissan Altima que chega ao Brasil direto dos Estados Unidos. Por lá nada de frentista no posto para ajudar o motorista, assim, o modelo tem uma função a mais no monitoramento da pressão dos pneus: ao parar em um posto de gasolina e iniciar a calibração, o motorista receberá a confirmação de que o pneu está com a pressão correta com um aviso sonoro – toque da buzina. 

Caso a pressão colocada ultrapasse a recomendada, serão emitidos três toques de buzina e as luzes do carro piscarão.

Dicas de segurança
· Calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias ou antes de uma viagem.

· Se um pneu perde mais que 1,5 PSI/mês, existe um risco de fuga anormal da pressão: verificar o conjunto pneu/roda com um profissional qualificado.

· Nunca desinfle um pneu aquecido.


· Ter tampas nas válvulas de todos os pneus.

· Não esqueça de verificar a pressão do pneu estepe.

· Depois de rodar com uma pressão muito baixa, nunca calibrar o pneu novamente sem verificar se seu interior apresenta alguma anomalia.

· Um pneu inflado com nitrogênio deve ser verificado segundo as mesmas regras de um pneu inflado com ar. A utilização do nitrogênio não substitui a verificação quinzenal da pressão dos pneus.

MECÂNICA ONLINE

· CONGESTIONAMENTOS – A TomTom acaba de anunciar a sexta edição do seu Índice de Tráfego que revela que, na média global, motoristas passam 8 dias por ano no trânsito.

Este índice é o medidor mais preciso de congestionamento em 169 cidades de todo o mundo. Ele compara o tempo de viagem durante os horários de fluxo leve com os períodos de pico.

· CAPACITAÇÃO - A Volkswagen do Brasil acaba de inaugurar o Centro Regional de Treinamento exclusivo da marca para concessionárias, em Porto Alegre (RS). 

É um dos mais avançados centros de treinamento da Volkswagen no mundo, com capacidade para treinar - por ano – cerca de 7.200 profissionais das 67 concessionárias da Volkswagen na região, com o que há de mais inovador em tecnologia, equipamentos e infraestrutura.

· FENATRAN – A 19ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte) que aconteceu entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, recebeu recorde de público com 61.345 mil visitantes compradores durante os cinco dias de exposição, algo em torno de 10% de crescimento em relação à edição anterior.

O número de expositores e ocupação também foram recordes, chegando a 370 empresas divididas numa área total de 130 mil metros quadrados. 

 O evento é uma iniciativa das entidades NTC& Logistica e Anfavea e é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.
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Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. 

sábado, 9 de novembro de 2013

FORD LEMBRA O MUSTANG MILANO, UM MITO RADICAL DOS ANOS 70, NA COMEMORAÇÃO DE MEIO SÉCULO DO NASCIMENTO DESSE EMBLEMÁTICO CARRO IDENTIFICADO NO MUNDO PELO CAVALO NA GRADE FRONTAL


A Ford comemora os 50 anos do Mustang apresentando uma retrospectiva dos principais modelos de sua história. 
Entre as versões e conceitos que ajudaram a construir o mito está o Mustang Milano. 

A marca apresentou este conceito de aparência radical no Salão de Chicago em 1970, antecipando tendências de design dos modelos do ano seguinte.

Com dois lugares e fortemente rebaixado, ele foi inspirado nos modelos gran-turismo que rodavam nas estradas de Milano

A Ford comemora os 50 anos do Mustang apresentando uma retrospectiva dos principais modelos de sua história. 

Entre as versões e conceitos que ajudaram a construir o mito está o Mustang Milano, conceito de aparência radical que a marca apresentou no Salão de Chicago em 1970, antecipando tendências de design dos modelos do ano seguinte.

Com dois lugares e fortemente rebaixado, ele foi inspirado nos modelos gran-turismo que rodavam nas estradas de Milano, no norte da Itália, cidade da qual emprestou o nome.


Da pintura "Ultra Violet" ao teto fastback quase horizontal, com pouco mais de 1 metro de altura, o Milano foi o Mustang mais radical já visto até então. 

De fato, não fosse pelo distintivo do cavalo na grade e nos para-lamas dianteiros e o emblema Mustang na traseira, dificilmente alguém imaginaria que ele foi derivado de um Mustang 1970 SportRoof.

O conceito tem para-brisa fortemente inclinado, em ângulo de 67 graus, e capô com três entradas de ar para refrigeração do motor. 

A tampa traseira do porta-malas é quase horizontal, com aerofólio integrado para reforço da tração em alta velocidade. 

As lanternas traseiras mudam de cor: verde quando o carro acelera, âmbar quando a velocidade é constante e o tradicional vermelho quando são acionados os freios.

O Mustang Milano foi um dos primeiros a usar rodas de alumínio fundido, com um design inspirado nas rodas clássicas de raios, porém mais robusto. 

Nas três décadas seguintes, rodas com esse tipo de desenho fizeram sucesso em muitos carros.

A tonalidade externa está presente também na cabine, incluindo bancos de couro roxo claro com insertos de tecido azul-violeta. Os tapetes roxos felpudos "gritam" anos 70.

Alguns elementos desse conceito apareceram mais tarde no Mustang de produção. Mas o Milano influenciou também outros carros da Ford, como o cupê Falcon XB 1974 australiano usado pelo personagem principal nos dois primeiros filmes da série Mad Max.


AMANHÃ (10/11), SERÁ CONHECIDO O VENCEDOR DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALI DE VELOCIDADE QUE ACONTECE EM ITIBAIA. O LÍDER ULYSSES BERTHOLO, PELA PONTUAÇÃO QUE TEM, PODE CONQUISTAR NOVO TÍTULO.


Pilotos que disputam o
 Brasileiro de Rali de Velocidade invadiram a cidade de Atibaia (SP) para a última etapa do Campeonato.

Nesta etapa, o piloto Ulysses Bertholdo da Mitsubishi Motors pode conquistar mais um título. 

A bordo do Lancer Evolution X, o piloto é líder na classificação geral com 193 pontos, 58 à frente do segundo colocado.

"Estamos em uma situação confortável e muito perto do título. Por isso, correremos com cautela para não perder pontos importantes", comenta Ulysses.


No ano passado, a prova de Atibaia foi marcada por muita velocidade e piso de saibro, que exigiu muita perícia dos participantes. 

A etapa promete ser ainda mais emocionante devido à pontuação, já que são duas provas com peso dobrado. 

"Completando as duas provas, conseguiremos pontos suficientes para conquistar o campeonato", acredita Ulysses.

Ulysses e a Mitsubishi
A história de Ulysses com a Mitsubishi teve início em 1996, quando foi lançada a Copa Colt junto ao Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. 

Em seu primeiro ano com a marca, o piloto já saiu vitorioso, o que estreitou ainda mais a parceria e culminou na vitória, em 1998, no Rally dos Sertões com a primeira L200 cabine dupla para competições.

O último ano do piloto com a Mitsubishi foi em 2005, quando Bertholdo foi campeão do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade e também do Rally dos Sertões com uma L200 (categoria Production). 


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

THIAGO CAMILO FOI O MAIS RÁPIDO NO TREINO LIVRE DA ETAPA DESTE FIM DE SEMANA DA STOCK CAR, NO AUTÓDROMO DE BRASÍLIA. O TREINO DE AMANHÃ SERÁ TRANSMITIDO PELA TV.


Ao contrário da visita anterior da Stock Car a Brasília (DF), os treinos livres da 11ª etapa da principal categoria do automobilismo nacional transcorreram sem nenhum problema nos 2.919 metros do circuito externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet. 


O mais rápido na sexta-feira foi Thiago Camilo (Ipiranga), com 56s957, tempo obtido no final da tarde. 


O líder do campeonato Daniel Serra (Red Bull) foi o oitavo (57s438), enquanto que o atual campeão e vice-líder Cacá Bueno (Red Bull) foi o 15º, com 57s683. 



Um dos protagonistas da etapa anterior na Capital Federal, Diego Nunes (Petronas/Chocolates Garoto) voltou a ter um bom desempenho andando no primeiro grupo de treinos, quando a temperatura era mais alta e o asfalto menos emborrachado.

"Achei que foi um bom treino. Não usamos pneus bons e mesmo assim ficamos muito tempo entre os cinco primeiros. Só nos três minutos finais é que muita gente colocou pneus melhores e conseguiram marcas mais baixas. Isso nos anima, acredito que estamos no caminho correto e se continuarmos assim largaremos nas três primeiras filas", comentou Nunes.

Para o engenheiro paranaense Rodrigo Contin, toda a programação planejada foi cumprida e o resultado foi muito bom. "Foi dentro da expectativa. 

O tempo todo estivemos entre os cinco primeiros e no fim a maioria usou pneus bons. Nós preferimos economizar para usar amanhã, caso não chova", relatou. 

"Amanhã na classificação todo mundo vai estar ‘virando’ muito igual. Vamos ter que casar tudo, acerto e volta sem o mínimo erro, para ficarmos entre os oito primeiros no grid", completou.


O estreante Lucas Foresti (BRB-Banco de Brasília/Coco Bambu restaurante/Caruana), companheiro de equipe de Diego Nunes na equipe RC3 Bassani/Petronas surpreendeu com o rápido aprendizado. 

Piloto que percorreu mais voltas no teste, com 28 passagens, ele foi o 13º em seu grupo, com o tempo de 58s367.

"O carro é meio estranho e muito diferente, pois nunca corri em categoria de Turismo, apenas em monopostos. Mas é animal. O Stock Car tem muita potência e você sente a traseira balançar quando acelera na saída das curvas. E como ele é pesado e tem molas moles, rola muito, e mesmo assim tem que frear lá dentro das curvas. O pior é a falta de visão, tenho que me acostumar e aprender uma nova noção de espaço. Mas estou aprendendo devagar, andei menos de uma hora com ele", contou o único brasiliense na categoria.

"Estamos muito satisfeitos com o primeiro contato do Lucas com o carro. Ele teve um bom aprendizado e só precisa de mais tempo para se acostumar. Ele mostrou velocidade, pois conseguiu virar trechos bons, que se somados dariam o tempo de 57s9, ou seja, estaria ali próximo do meio do pelotão. Amanhã ele vai aprender mais e chega lá", opinou Eduardo Bassani, chefe da equipe.

Lucas Foresti e Diego Nunes voltam para o circuito externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet neste sábado, a partir das 10h30, quando acontece a segunda sessão de treinos livres, seguida do treino classificatório, às 15 horas, com transmissão ao vivo do Sportv, que também exibirá a corrida, a partir das 11h de domingo.

Os primeiros no treino livre de sexta-feira foram:
1) Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - 56s957
2) Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - 57s273
3) Ricardo Mauricio - Eurofarma-RCM - Chevrolet - 57s333
4) Rafa Matos - Hot Car - Chevrolet - 57s375
5) Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - 57s405
6) Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - 57s424
7) Rodrigo Sperafico - Prati-Mico’s - Peugeot - 57s433
8) Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - 57s438
9) Ricardo Zonta - BMC Racing - Chevrolet - 57s510
10) Júlio Campos - Prati-Mico’s - Peugeot - 57s557
11) Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - 57s571
12) Rubens Barrichello - Full Time Competições - Chevrolet - 57s596
13) Nono Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - 57s596
14) Diego Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - 57s619
15) Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - 57s683
27) Lucas Foresti - RC3 Bassani - Peugeot - 58s367

Programação completa da Stock Car

Sábado (9/11)
10h30 - 11h30 - 2º Treino Livre - Grupo 1
11h40 - 12h40 - 2º Treino Livre - Grupo 2
15h00 - 16h00 - Classificação

Domingo (10/11)
11h00 - Largada (40 min + 1 volta)

TABELA DE PREÇOS DA PEUGEOT VÁLIDA PARA NOVEMBRO. CLIQUE NO LINK

https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=51b18ca103&view=att&th=142345377ce198aa&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw

A AUDI, EM 20 ANOS PRODUZIU MAIS DE 1 MILHÃO DE MOTORES POR ANO NA SUA FÁBRICA, NA HUNGRIA. ONTEM, A UNIDADE DE GYÖR COMPLETOU O MOTOR Nº 25 MILHÕES QUE FOI INSTALADO NUM AUDI TTS COUPÊ COMPETITION AMARELO-ÍMOLA


São Paulo, 8 de novembro de 2013 – AUDI HUNGRIA MOTOR Kft. produziu ontem seu motor número 25 milhões. 

O motor TFSI 2.0 a gasolina de quatro cilindros com 200 kW (272 cavalos de potência) foi instalado em um Audi TTS Coupé Competition amarelo-Ímola. 

A Audi está produzindo esta edição limitada especial de carros esportivos compactos para celebrar outro jubileu: a produção do Audi TT de número 500.000.

“O motor de número 25 milhões ressalta a bem sucedida e duradoura história da produção de motores na Audi Hungria. Quase todos os modelos da Audi vêm de Györ”, comentou o dr. Frank Dreves, membro do Conselho Administrativo da AUDI AG, responsável por Produção. 


A Audi Hungaria vem produzindo motores de alta tecnologia para a Volkswagen e a Audi há 20 anos. 


Hoje, há 235 versões de motores em produção, oferecendo de quatro a doze cilindros e uma produção energética de 63 kW/86 cavalos a 419kW/570 cavalos. Aproximadamente 5.400 funcionários produzem mais de 8.100 motores por dia.

“Nosso sucesso se baseia na alta qualidade de nossos motores, em nossa dedicada força de trabalho e no contínuo progresso tecnológico. 
Não apenas provamos nosso mérito na Volkswagen e no Grupo Audi nas últimas duas décadas, somos também o maior produtor de motores do mundo”, declarou Achim Heinfling, chefe da produção de motores na Audi Hungria.

A produção de motores em Györ começou em 1993 com uma série avançada e uma produção em série de um motor de quatro cilindros e cinco válvulas em 1994. 

Desde 1997, motores V de seis e oitos cilindros têm sido produzidos na Audi Hungria. Desde 2000, uma linha de motores a diesel de quatro cilindros também tem sido produzida.


O motor do jubileu é um TFSI 2.0L de quatro cilindros. A geração de motores a gasolina com injeção direta dupla (FSI) foi incluída na gama de produtos em 2002. 

Dois anos depois, a linha de produção de bielas para motores a diesel de quatro cilindros entrou em operação. 

A Audi Hungria inseriu um motor particularmente poderoso no mercado em abril de 2006: o motor a gasolina 5.2 de dez cilindros com tecnologia FSI. 

Outro marco acompanhou no mesmo ano: com o Sistema Valvelift Audi, a empresa apresentou uma altíssima eficiência e uma tecnologia surpreendentemente simples para controle de válvulas.

A produção em série dos novos motores a diesel common-rail de quatro cilindros começou em 2007. 

A injeção de combustível common-rail permitiu que a Audi e a Volkswagen expandissem suas gamas de motores TDI oferecendo um alto torque associado a um baixo consumo de combustível e baixas emissões.

A empresa também produz motores biturbo de dez cilindros desde 2007 e motores de doze cilindros desde 2008. 

O centro de desenvolvimento de motores tem fornecido suporte local às atividades de engenharia paralelas à produção em série desde 2001. 

E, além dos motores em série, protótipos de motores também vêm sendo produzidos no centro de ramp-up para motores de Györ, desde 2001.

Há apenas alguns meses, a Audi Hungria inaugurou uma nova unidade de carros com uma cadeia de processos completa e iniciou a produção em série do A3 Sedan. 


No futuro, o novo Audi A3 Cabriolet e a geração seguinte do Audi TT Coupe e Roadster também serão produzidos na Hungria. 

No total, aproximadamente 125.000 automóveis sairão, então, das linhas de montagem de Györ, a cada ano.

A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL COM VEÍCULOS MOVIDOS A ELETRICIDADE ESTARÁ EM DISCUSSÃO NO PRÓXIMO DIA 11 (SEGUNDA-FEIRA) NO SIMPÓSIO SAEBRASIL DE VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS, EM SÃO PAULO. A BMW ESTARÁ PRESENTE E FALARÁ SOBRE "SMART CITY E O VEÍCULO ELÉTRICO", ALÉM DE EXPOR O SEU MODELO ACTIVEE, PRÉ-LANÇAMENTO DO NOVO BMW i3 QUE SERÁ LANÇADO EM 2014.

BMW ActiveE foi apresentado no Brasil
São Paulo, 8 de novembro 2013 – O BMW Group Brasil estará presente no Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e Híbridos 2013, que será realizado no dia 11 de novembro, no Clube Transatlântico, em São Paulo (SP). 

A submarca BMW i será representada por seu gerente, Carlos Cortes, que fará uma apresentação no painel “Smart City e o Veículo Elétrico”, às 8h40.

Nesta segunda edição, o evento promoverá discussões sobre a entrada do Brasil no seleto grupo dos polos de desenvolvimento, produção e comercialização dos veículos elétricos e híbridos. 

Profissionais do setor automotivo, executivos, empresas e representantes do governo acompanharão os debates sobre o tema, considerado vital para a continuidade do sucesso da indústria da mobilidade brasileira.



No painel “Smart city e o veículo elétrico”, serão apresentados assuntos como a integração da infraestrutura urbana nas grandes cidades inteligentes. 

“Os veículos híbridos e elétricos aos poucos passam a fazer parte da realidade do consumidor brasileiro. A indústria tem trabalhado constantemente para desenvolver novas tecnologias e ampliar a oferta de automóveis nesse segmento e o BMW Group acredita que o Brasil tem grande potencial para esses produtos”, comenta Carlos Cortes, gerente da BMW i no Brasil.

A BMW do Brasil irá expor no evento o BMW ActiveE, um veículo totalmente elétrico, sem emissões e que traz desenvolvimento otimizado de energia, com design compacto. 


O caráter inovador do sistema de acionamento elétrico é refletido, sobretudo, na relação entre potência do motor e a necessidade de espaço. 

O BMW ActiveE fez parte das pesquisas e do processo de desenvolvimento para a submarca BMW i, culminando na produção do BMW i3. 

A BMW do Brasil apresentou ao mercado brasileiro o BMW ActiveE como parte dos testes e preparação para o lançamento do BMW i3, em 2014.

Em 2011 o BMW Group anunciou a criação da BMW i, uma sub-marca com enfoque no desenvolvimento de soluções sustentáveis de mobilidade, reafirmando sua liderança como a mais inovadora e sustentável fabricante de carros Premium. 

Neste mesmo ano, os conceitos BMW i3 e BMW i8 anunciavam uma nova era para indústria automotiva, com design inspirador e um conceito inovador de mobilidade urbana


O simpósio terá, ainda, os painéis: “Tecnologias na mobilidade elétrica”, “Panorama da mobilidade elétrica no Brasil” e “Desafios para projeto e produção de veículos elétricos no Brasil”. 

No dia 12 de novembro, como parte da programação do evento, haverá um test drive com veículos híbridos e elétricos.

Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e Híbridos 2013

Local: Clube Transatlântico

Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio – São Paulo

Data: 11-11-2013

Horário: Início às 8h40

GASOLINA JÁ A PREÇOS EXORBITANTES NO BRASIL DEPENDENDO DO BOM HUMOR DO MINISTRO DA FAZENDA, GUIDO MANTEGA,, PODE SOFRER UM AUMENTO. NOSSO COLUNISTA FERNANDO CALMON APONTA OS "RANÇOS QUE ATRAPALHAM" NESSA POLÍTICA DE QUE QUEM SAI PERDENDO É O CONSUMIDOR

Alta Roda 

Nº 758 —  8/11/13


Fernando Calmon


RANÇOS POLÍTICOS ATRAPALHAM

Parece que o Brasil nada apreendeu com os erros do passado. Quem dita quanto o consumidor vai pagar pela gasolina é o ministro da Fazenda para “combater” a inflação. 

Pouco importa se o País desequilibra sua matriz energética ou se perde dinheiro ao vender derivados de petróleo nos postos. 

O Brasil não é autossuficiente em combustíveis e sim em petróleo, o que faz diferença.

Essa realidade pode mudar porque, finalmente, haverá um método claro de formação de preços de gasolina e diesel. 

Depois de muita briga interna, o governo anunciará, no final do mês, uma fórmula de reajuste que leva em conta o custo internacional, a taxa de câmbio e outras variáveis. 

Se for algo sério mesmo, derivados poderão subir ou descer de preço nominalmente. Em 2006, a gasolina custava R$ 2,42 (média nacional) e agora R$ 2,75. 

Diferença de apenas 14%, em sete anos, bem abaixo da inflação acumulada de 44%, ou seja, 21% mais barata em termos reais.

Embora essa nova estratégia venha para melhorar as finanças da Petrobrás, há outras repercussões, entre elas, a previsibilidade de formação de preço do etanol anidro (misturado à gasolina) ou hidratado (uso direto). 

A falta desse norte, desde 1989, foi tema de debates na XIII Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, realizada em São Paulo.

Petrobrás e Ministério de Minas e Energia (MME) apresentaram algumas posições antagônicas. 

A empresa reconheceu que ter diminuído o teor de etanol de 25% para 20% (decisão de governo) foi um mau negócio porque precisou importar gasolina a preços mais altos. 

Com menos etanol, seu custo de produção interno também subiu porque mudou processos para compensar a perda do maior poder antidetonante do combustível vegetal. Isso a preocupa porque as novas refinarias (todas atrasadas, diga-se de passagem, e a valores exorbitantes) não produzirão gasolina. 

O enfoque será no diesel, cujo consumo continuará a crescer muito.

Já o ministério resolveu passar um pito, ao vivo, no setor de combustíveis vegetais. 

Entende que o etanol não é competitivo, considerando a diferença de conteúdo energético. 

Visão simplista da questão, pois desconsidera custo de oportunidade ao importar gasolina e emissões de hidrocarbonetos policíclicos, aromáticos e CO2. 

Também esqueceu do poder antidetonante e do calor latente de vaporização do etanol, duas características vitais para a era dos motores com turbocompressor que serão hegemônicos, em pouco tempo, por razões econômicas e ambientais.

Outra distorção aparece na política tributária. Estados não produtores de etanol preferem que se consuma gasolina, cuja taxação feita no destino (etanol, na origem) lhes é mais favorável. 

Etanol celulósico, a partir de resíduos agrícolas e da própria cana, ainda patina, pois faltam recursos e apoio do governo.

De qualquer forma, a nova precificação dos derivados de petróleo estará no rumo certo, se for transparente e técnica, sem ranços políticos ou demagógicos. 

Fabricantes também deverão fazer sua parte e trabalhar para tornar mais acessíveis os motores turboflex, como a BMW acaba de demonstrar com 320i ActiveFlex. Na Europa, motores aspirados estão em declínio e aqui, só em carros caros.
RODA VIVA


LAND ROVER anunciará a nova fábrica no Brasil até o final de 2013. Como em dezembro a repercussão seria menor em razão do Natal e corre-corre do último mês do ano, a empresa espera acertar tudo ainda em novembro. 

Rio de Janeiro e região de Resende (ou municípios vizinhos) estão praticamente definidos pelos executivos ingleses.

CAMINHA bem a proposta de um plano de renovação da frota brasileira de caminhões, acompanhado pela criação de um sistema de desmontagem, reciclagem e sucateamento. 

Serviria como prévia de ação mais ampla, a se estender a veículos leves, numa segunda etapa. Antes, porém, seria importante que a inspeção técnica veicular fosse implantada de vez.

CHEVROLET TRACKER tem dotes para disputar a liderança entre SUVs compactos, porém apenas versão de topo LTZ não é suficiente. 

Importado do México destaca-se pelo interior bem resolvido, qualidade no acabamento, dirigibilidade agradável e suspensões eficientes. 

Caixa de câmbio automática faz trocas bruscas em baixas rotações e porta-malas deveria ser maior que os 306 litros.

FREUDENBERG-NOK aposta em novos processos para que a filial brasileira enfrente problemas de produtividade que afligem o País. 

“No nosso caso é possível implantar quatro níveis de automatização, mesmo produzindo peças de pequenas dimensões”, afirma o presidente George Rugitsky. Empresa produz retentores, juntas, vedações e selos.

DEPOIS de longo período sem aconselhar troca “preventiva” de amortecedores a cada 40.000 quilômetros, Nakata e Monroe sofreram uma recaída.

Sempre é bom repetir: amortecedores precisam ser inspecionados a cada 40.000 km rodados. 

Mecânicos podem avaliar se é necessária a troca ou não. Sempre dependerá de condições de uso do veículo e da pavimentação._____________________________________

fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

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