Nº 52 — 10 / 11 / 2013
Economia na pressão certa
Não vamos abrir espaço em nossa coluna para falarmos sobre inflação, mas sobre economia e segurança quando os pneus do seu veículo rodam na pressão correta.
Saiba também como a tecnologia pode ser uma forte aliada nessa atividade.
Levantamentos recentes revelam que 45% dos motoristas rodam com a pressão dos pneus fora dos limites recomendados.
Levantamentos recentes revelam que 45% dos motoristas rodam com a pressão dos pneus fora dos limites recomendados.
Cerca de 20% dos casos são considerados muito perigosos, com risco de rompimento do pneu a curto e médio prazo.
Manter a pressão recomendada dos pneus é garantia de melhor performance e durabilidade, além de ser essencial para sua segurança.
Uma pressão abaixo da recomendada reduz a durabilidade do pneu (em pelo menos 8.000 km), aumenta o consumo de combustível e favorece o risco de explosão e acidentes na pista.
Uma pressão abaixo da recomendada reduz a durabilidade do pneu (em pelo menos 8.000 km), aumenta o consumo de combustível e favorece o risco de explosão e acidentes na pista.
A pressão é definida conforme a carga do veículo e a geometria do pneu, de acordo com as especificações do fabricante do veículo e as regulamentações internacionais (INMETRO).
Quando temos um pneu com pressão variando de 7 a 15 PSI abaixo da recomendada, ou mesmo abaixo de 15 PSI da recomendada temos sério rico de explosão, aquaplanagem, excessivo desgastes dos ombros do pneu e significativo aumento do consumo de combustível.
A baixa pressão pode provocar uma redução de 30% na durabilidade do pneu. Quanto mais baixa a pressão, maior a velocidade de desgaste e maior a sobrecarga da banda de rodagem com o solo.
A rodagem de um pneu com baixa pressão ocasiona uma deformação exagerada e um aquecimento anormal.
A baixa pressão pode provocar uma redução de 30% na durabilidade do pneu. Quanto mais baixa a pressão, maior a velocidade de desgaste e maior a sobrecarga da banda de rodagem com o solo.
A rodagem de um pneu com baixa pressão ocasiona uma deformação exagerada e um aquecimento anormal.
A consequência é a degradação irreversível dos elementos que constituem o pneu, podendo provocar descolamentos internos e pode favorecer o risco de explosão do pneu.
A baixa pressão também compromete a dirigibilidade do veículo, ou seja, provoca uma redução na precisão da direção, o que pode ocasionar acidentes graves.
Quando temos o pneu com pressão acima da recomendada, a área de contato com o solo diminui e reduz a aderência do pneu.
Quando temos o pneu com pressão acima da recomendada, a área de contato com o solo diminui e reduz a aderência do pneu.
Isto pode aumentar o risco de acidentes em casos de frenagem de emergência e ocasionar a perda da trajetória do veículo nas curvas, em alta velocidade.
O pneu, que participa da suspensão do veículo, fica mais rígido, provocando uma redução do conforto ao dirigir, assim como um desgaste prematuro da suspensão.
Então fique atento e calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias ou antes de uma viagem.
O pneu, que participa da suspensão do veículo, fica mais rígido, provocando uma redução do conforto ao dirigir, assim como um desgaste prematuro da suspensão.
Então fique atento e calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias ou antes de uma viagem.
Atualmente já temos vários veículos com sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS – “Tire Pressure Monitoring System”) que pode ser visualizado no quadro de instrumentos do veículo.
Recentemente avaliamos o Nissan Altima que chega ao Brasil direto dos Estados Unidos. Por lá nada de frentista no posto para ajudar o motorista, assim, o modelo tem uma função a mais no monitoramento da pressão dos pneus: ao parar em um posto de gasolina e iniciar a calibração, o motorista receberá a confirmação de que o pneu está com a pressão correta com um aviso sonoro – toque da buzina.
Caso a pressão colocada ultrapasse a recomendada, serão emitidos três toques de buzina e as luzes do carro piscarão.
Dicas de segurança
· Calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias ou antes de uma viagem.
· Se um pneu perde mais que 1,5 PSI/mês, existe um risco de fuga anormal da pressão: verificar o conjunto pneu/roda com um profissional qualificado.
· Nunca desinfle um pneu aquecido.
· Ter tampas nas válvulas de todos os pneus.
· Não esqueça de verificar a pressão do pneu estepe.
· Depois de rodar com uma pressão muito baixa, nunca calibrar o pneu novamente sem verificar se seu interior apresenta alguma anomalia.
· Um pneu inflado com nitrogênio deve ser verificado segundo as mesmas regras de um pneu inflado com ar. A utilização do nitrogênio não substitui a verificação quinzenal da pressão dos pneus.
· CONGESTIONAMENTOS – A TomTom acaba de anunciar a sexta edição do seu Índice de Tráfego que revela que, na média global, motoristas passam 8 dias por ano no trânsito.
Dicas de segurança
· Calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias ou antes de uma viagem.
· Se um pneu perde mais que 1,5 PSI/mês, existe um risco de fuga anormal da pressão: verificar o conjunto pneu/roda com um profissional qualificado.
· Nunca desinfle um pneu aquecido.
· Não esqueça de verificar a pressão do pneu estepe.
· Depois de rodar com uma pressão muito baixa, nunca calibrar o pneu novamente sem verificar se seu interior apresenta alguma anomalia.
· Um pneu inflado com nitrogênio deve ser verificado segundo as mesmas regras de um pneu inflado com ar. A utilização do nitrogênio não substitui a verificação quinzenal da pressão dos pneus.
MECÂNICA ONLINE
· CONGESTIONAMENTOS – A TomTom acaba de anunciar a sexta edição do seu Índice de Tráfego que revela que, na média global, motoristas passam 8 dias por ano no trânsito.
Este índice é o medidor mais preciso de congestionamento em 169 cidades de todo o mundo. Ele compara o tempo de viagem durante os horários de fluxo leve com os períodos de pico.
· CAPACITAÇÃO - A Volkswagen do Brasil acaba de inaugurar o Centro Regional de Treinamento exclusivo da marca para concessionárias, em Porto Alegre (RS).
· CAPACITAÇÃO - A Volkswagen do Brasil acaba de inaugurar o Centro Regional de Treinamento exclusivo da marca para concessionárias, em Porto Alegre (RS).
É um dos mais avançados centros de treinamento da Volkswagen no mundo, com capacidade para treinar - por ano – cerca de 7.200 profissionais das 67 concessionárias da Volkswagen na região, com o que há de mais inovador em tecnologia, equipamentos e infraestrutura.
· FENATRAN – A 19ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte) que aconteceu entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, recebeu recorde de público com 61.345 mil visitantes compradores durante os cinco dias de exposição, algo em torno de 10% de crescimento em relação à edição anterior.
· FENATRAN – A 19ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte) que aconteceu entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, recebeu recorde de público com 61.345 mil visitantes compradores durante os cinco dias de exposição, algo em torno de 10% de crescimento em relação à edição anterior.
O número de expositores e ocupação também foram recordes, chegando a 370 empresas divididas numa área total de 130 mil metros quadrados.
O evento é uma iniciativa das entidades NTC& Logistica e Anfavea e é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.
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Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
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Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
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