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segunda-feira, 3 de março de 2014

O MITSUBISHI DRIVE CLUB VOLTA AO AUTÓDROMO DE MOGI GUAÇU PARA A MAIS UMA TEMPORADA COM O LANCER EVO. ESTE ANO, SERÁ LANÇADO O MITSUBISHI FUN DAY PARA PROPRIETÁRIOS DE LANCER, ASX E OUTLANDER, ALÉM DO TRADICIONAL CURSO DE PILOTAGEM COORDENADO POR INGO HOFFMAN


Construído para proporcionar experiências inesquecíveis ao volante, o Mitsubishi Drive Club, complexo automobilístico da Mitsubishi Motors, em Mogi Guaçu (SP), começa mais um ano pronto para muita velocidade e dicas inesquecíveis.

O local receberá grandes eventos em 2014, como a segunda temporada da Lancer Cup, primeiro campeonato monomarca no mundo com o Lancer Evo R e o novo Lancer Evo RS, o Lancer Experience, um dia especial com técnicas de direção utilizando toda a tecnologia do Lancer Evo, e dois cursos: Premium Racing School e Racing Experience, voltados para quem quer desenvolver técnicas de pilotagem e tirar sua carteira de piloto.


"Todos os participantes gostam muito da oportunidade de conhecer de perto o automobilismo. E aqui eles têm isso", garante Ingo Hoffmann, coordenador do Mitsubishi Drive Club.

Os eventos são realizados no exclusivo Autódromo Velo Città, construído com padrões internacionais e homologado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Com isso, o local pode receber todos os tipos de competições oficiais.


Mitsubishi Racing Center
Além do autódromo, o Mitsubishi Drive Club conta com o Racing Center, uma ampla área de convivência para pilotos e convidados. 


Com infraestrutura projetada para fornecer o melhor do conforto aos clientes, o local conta com uma sala para realização de reuniões e briefing, espaço para almoço e premiações, lounge para descanso dos pilotos, além de vestiários e loja com produtos de competição.

Lancer Experience
O Lancer Experience é um programa exclusivo da Mitsubishi Motors, onde são passadas, com diversos exercícios, dicas de direção muito importantes para situações do cotidiano.

O participante aprende a acelerar, frear e fazer curvas, testando e conhecendo toda a tecnologia e dirigibilidade do Lancer Evolution X, um dos veículos esportivos mais desejados do mundo, quatro vezes campeão do World Rally Championship (WRC), o mais importante campeonato de rali do mundo. O programa tem duração de um dia, inclui aula prática e teórica.

"O Lancer Experience foi, sem dúvida, o melhor presente que me dei. Estar em um autódromo de primeiro mundo, tendo aulas teóricas com todo o conforto que se pode ter é realmente especial. Fizemos testes a bordo do Lancer Evolution X e, no final do evento, ficamos com a certeza que nunca esqueceremos esse dia", comenta Paulo Theophilo Dias Filho, que participou do evento em 2013.


Racing School
A Mitsubishi Racing School torna o sonho de ser piloto realidade. São dois tipos de cursos de pilotagem exclusivos, o Mitsubishi Premium Racing School, que dura dois dias e o Racing Experience, com duração de um dia.

Os participantes aprendem as técnicas de pilotagem a bordo dos Lancer Evo X e Lancer Evo R, desenvolvido no Brasil especialmente para competições de pista. 


O aluno aprovado no final do curso estará apto a requerer a carteira de piloto profissional de pista, categoria PGCB, junto à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

"Além do profissionalismo dos instrutores e da didática, a Mitsubishi oferece instalações de primeira. A Mitsubishi Premium Racing School é excelência em pilotagem esportiva e profissional", comenta Mauricio Zanella.

Fun Day - a novidade de 2014
Neste ano, a Mitsubishi lança mais um evento no Drive Club: o Mitsubishi Fun Day. Esse será um dia especial e exclusivo para os proprietários de Lancer, ASX e Outlander participarem de um track day no autódromo.

"Espetacular, sensacional, emocionante. Uma oportunidade perfeita para o cliente da marca usufruir do seu Mitsubishi em um autódromo de alto nível", comenta Edmundo Cruz, um dos participantes do Fun Day.

Lancer Evo Day
Nos fins de semana em que são realizadas as etapas da Lancer Cup, a Mitsubishi Motors promove o Lancer Evo Day. 


Na pista do autódromo Velo Città, os proprietários podem pilotar seu próprio veículo e desfrutar de toda sua tecnologia em três baterias.

"Não há lugar mais apropriado para aproveitar todas as qualidades do Lancer Evolution", garante o consultor William Brazão Fadul, que participa do evento desde sua primeira edição.

Os três primeiros colocados de cada etapa serão premiados.

Inscrições e informações:
Tomas Schaeffer
Tel. (11) 5696-2866
Email: thomasschaeffer@mmcb.com.br

 

NOVO SCIROCCO SERÁ APRESENTADO NO SALÃO DE GENEBRA PELA VOLKSWAGEN, O MODELO, PRODUZIDO EM PORTUGAL, SERÁ VENDIDO A PARTIR DA SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO NA EUROPA E A SEGUIR CHEGARÁ À CHINA, ARGENTINA, TURQUIA, AUSTRÁLIA, RÚSSIA E COREIA DO SUL, MAS ANTES DISSO SERÁ LANÇADO NO SALÃO DE GENEBRA, QUE ABRE AS PORTAS AMANHÃ, 4/3.

Há precisamente 40 anos, em 1974, o Scirocco de primeira geração estreou no Salão Internacional de Genebra. 

Desde então, este cupê esportivo tem enriquecido a experiência de vida de todos aqueles motoristas que apreciam um desempenho dinâmico num carro esportivo acessível, ágil e com estilo confiante.
Mais uma vez em Genebra (de 4 a 16 de março de 2014), a Volkswagen apresenta pela primeira vez a última geração deste ícone, que já vendeu mais de um milhão de unidades. 

O Scirocco foi aprimorado ainda mais, tanto técnica como visualmente, e seus motores são um exemplo: os seis motores turbos com injeção direta de combustível pertencem à última geração da família de motores quatro cilindros da Volkswagen e se enquadram todos nas normas de emissões EU 6, além de serem até 19% mais econômicos. 

Adicionalmente, todos os Sciroccos com potência até 162 kW / 220 cv possuem sistema Stop/Start de série, assim como modo de regeneração da bateria. 

Na Europa, o desempenho dos quatro motores TSI (a gasolina) e dois TDI (diesel) vai de 92 kW / 125 cv a 206 kW / 280 cv. 

Apesar do reduzido consumo de combustível, todos eles apresentam maior potência: os maiores saltos ocorreram com o novo Scirocco 2.0 TSI, agora com 132 kW / 180 cv (anteriormente 1.4 TSI com 118 kW / 160 cv) e o Scirocco R de 206 KW / 280 cv (anteriormente 195 kW / 265 cv).
Exterior mais agressivo, interior mais equipado
As características externas do Scirocco 2014 incluem seções dianteira e traseira redesenhadas, com novos faróis halógenos ou bixenônio e lanternas traseiras em LEDs. 

O logotipo VW traseiro, agora escamoteável, foi projetado para funcionar como maçaneta para abertura do porta-malas.

O interior também é equipado de série com bancos esportivos e volante esportivo de couro. 
O carro esporte apresenta também novos materiais e cores. 

Novos itens tecnológicos incluem o sistema de som Dynaudio Excite, desenvolvido especialmente para o Scirocco, e assistente de manobra de estacionamento ParkAssist. 

Outras novidades a bordo são os instrumentos auxiliares (pressão do turbo, cronômetro, temperatura do óleo do motor), que homenageiam o Scirocco original.

Exterior do Scirocco



Dinâmica do design
O design cria a base para o pacote esportivo que caracteriza o Scirocco. Com sua silhueta inconfundível, traseira característica, frente marcante e proporções atraentes, o cupê demonstra também visualmente oferecer alto grau de agilidade e, consequentemente, diversão ao dirigir. 

Como a primeira geração do Scirocco, a terceira série do esportivo também é considerada um ícone estilístico. 

Razão suficiente para afinar cuidadosamente o design do Scirocco para reforçar ainda mais sua personalidade - apesar dele poder ser reconhecido à primeira vista como "novo".

Nova dianteira
Linhas traçadas com precisão, uma assinatura luminosa totalmente nova nos faróis e "lâminas" aerodinâmicas (estreitos elementos aerodinâmicos no estilo do Golf GTI) nas laterais do para-choques se juntam para criar um novo visual dianteiro para o carro. 

O novo Scirocco também parece ter uma carroceria com contornos mais definidos e mais larga, graças às superfícies dos para-choques pintados na cor da carroceria, em lugar de mantidos pretos. 

As estreitas "lâminas” e uma moldura preta superior no para-choques criam um marcante contraste para uma pintura clara.

A grande entrada de ar para arrefecimento na área inferior da seção dianteira e a entrada de ar superior foram mantidas pretas. 

Juntamente com o XL1 e o Beetle (novo Fusca), o Scirocco está entre os únicos modelos da Volkswagen em que o logotipo VW fica no capô. 

Para proteger melhor a dianteira contra danos ao estacionar, o sistema ParkPilot agora é oferecido também para o para-choques dianteiro.

Novos faróis
O design marcante dos faróis é uma característica típica de todos os modelos Volkswagen. 

Esta impressão digital luminosa é especialmente interessante no novo Scirocco quando equipado com os novos faróis bi-xenônio. 

Os engenheiros e designers integraram uma fina linha de contorno convexa sob o módulo de xenônio que lembra uma pestana e funciona como iluminação de uso diurno. 

Na versão standard, os piscas estão posicionados separadamente nas regiões mais extremas do para-choques, com os faróis de neblina e as luzes de uso diurno. 

Eles são separados visualmente pelas "lâminas". Juntamente com o friso na cor da carroceria da entrada de ar para refrigeração inferior, o resultado é o reforço na impressão de largura do carro. 

O novo design também faz com que o Scirocco pareça mais assentado na estrada.

Nova traseira
O DNA de design da marca define que a largura do veículo nas áreas frontal e posterior sejam acentuadas com a utilização de elementos de design horizontais. 

O novo Scirocco reforça ainda mais este efeito, ao usar lanternas traseiras em LEDs completamente redesenhadas, além de uma nova tampa para o porta-malas. 

As lanternas traseiras trapezoidais estendidas para o centro do veículo, com seus contornos luminosos em forma de C, se prolongam agora ainda mais para dentro da tampa do porta-malas que, por sua vez, está equipada com uma borda refletora de luz sob a janela.
Um novo difusor preto se junta a este design forte e preciso, fazendo o para-choque parecer mais baixo e dando ao carro, como um todo, proporções mais achatadas. 

Um ponto prático: como dito acima, o escudo da VW se desloca para o alto quando pressionado em seu centro, funcionando assim como uma maçaneta - protegida da poeira - para abrir a tampa do capô. A iluminação da placa também conta com tecnologia LED de série.

Novas rodas e cores
Com novos designs, as rodas de liga leve de 17 (Shanghai) e 18 polegadas (Lisbon e Salvador) chamam a atenção. 
O Scirocco é equipado de série com aros de liga leve "Long Beach", com 17 polegadas. 

Uma novidade a mais: opcionalmente, o cupê pode receber as legendárias rodas "Talladega" com 18 ou 19 polegadas, anteriormente exclusivas do Scirocco R. 

Além disso, cinco das 13 cores oferecidas para o carro são novas: três cores sólidas - "Pure White", "Flash Red" e “Urano Grey" - e as metálicas "Ultra Violet" e “Pyramid Gold".
O exterior do Scirocco R


Elementos de design e estofamento tradicionalmente exclusivos caracterizam o modelo de topo da série, o Scirocco R. 

O mesmo é válido quanto ao design da dianteira e traseira, com visual ligado ao automobilismo esportivo e às rodas. 

 Na dianteira, em especial, as três grandes entradas de ar em preto fosco, os faróis bi-xenônio de série, as luzes de circulação diurna e as lanternas indicadoras de direção em LEDs chamam a atenção.


Nas laterais, o conjunto inclui as carenagens dos espelhos em cromo fosco, as extensões das saias laterais em estilo "R" e as pinças de freios pintadas de preto com o logotipo "R". 

 Na traseira, as ponteiras cromadas, à esquerda e à direita, e o grande defletor aerodinâmico na borda do teto também se incluem na tradição da linha "R". 

As novas e grandes saídas de ar no para-choque também merecem ser mencionadas. As rodas de 18 polegadas de série especiais do Scirocco R também foram redesenhadas. Com a designação "Cadiz", as rodas de liga leve também são oferecidas com 19 polegadas de diâmetro.

Interior do Scirocco



Instrumentos auxiliares homenageiam o Scirocco original.
O novo Scirocco também evoluiu em diversas áreas internas. Um destaque é o aperfeiçoamento por que passou o acabamento do painel no lado do passageiro, que dinamiza o componente com uma marcante borda horizontal. 

 Os painéis das entradas de ar e o painel central ao redor do sistema de navegação, com aparência de alumínio, agora são montados diretamente no painel de instrumentos, reforçando a qualidade superior do acabamento interno. 

Da mesma forma que modelos como o Golf GTI, o Scirocco agora também é equipado com um novo conjunto de instrumentos com visual tubular. Os instrumentos apresentam novo grafismo e têm molduras com aparência de alumínio. 

O design do volante também deriva do Golf GTI. Além disso, os três instrumentos auxiliares integrados na parte acima do console central são equipamento de série: indicador da pressão do turbo, cronômetro e termômetro do óleo do motor. 

Eles são uma homenagem ao primeiro Scirocco, onde, dependendo da versão de equipamento, dois instrumentos auxiliares eram instalados na parte baixa do console central.

Não é preciso dizer que o novo Scirocco também vem de série com equipamentos como ar-condicionado, assistente de partida em subidas Hill Hold, vidros elétricos e bancos esportivos.

Acabamento esportivo, materiais e cores
Próximo à alavanca do freio de estacionamento há um compartimento porta-objetos que pode ser fechado por uma persiana deslizante. 

O novo acabamento do painel central - "checkered black" (xadrez negro) - cria intencionalmente uma ligação com o universo do Golf GTI. 

E por último, mas não menos importante: os bancos foram reprojetados e usam novos materiais. 

 As novidades incluem os padrões "Matthew" (com design tipo tartan e superfícies em preto titânio), assim como o Alcantara "Greg", oferecido nas tonalidades "Ceramique", "Deep Mocca" e "Titanium Black" e o couro "Vienna", nas cores "Ceramique", "Sioux" e preto carbono. 

Também é nova a forração mais clara na cor "Ceramique" para a parte inferior do painel, painéis das portas e console central, oferecida como opção ao preto.

O interior do Scirocco R


Da mesma forma que a parte externa, o interior do Scirocco R é marcado pela intervenção da Volkswagen R GmbH. 

 Os itens especiais incluem as capas de assentos "Race", com o logo "R" e costuras decorativas em cinza cristal, o forro do teto preto, insertos decorativos em "Carbon Race", apliques brilhantes em Preto Piano (painel do rádio, volante esportivo multifuncional e maçanetas das portas) e pedais em aço inoxidável. 

Os ponteiros exclusivos "R" dos instrumentos são tradicionalmente azuis e as soleiras das portas em alumínio são complementadas pelo logotipo "R".

Os motores do Scirocco
Até 19% mais eficiência em consumo
O Scirocco 2014 conta com a tecnologia Volkswagen no estado da arte para motores com quatro cilindros. 

Todas as unidades novas ou aperfeiçoadas dos motores turbo com injeção direta cumprem o rigoroso padrão de emissões EU6, além de serem até 19% mais econômicos. 

Apesar do reduzido consumo de combustível, todos os motores apresentam maior potência. Além disso, todos os Sciroccos com potência até 162 kW / 220 cv possuem sistema Stop/Start, assim como modo de regeneração da bateria. 

 Com exceção do motor de entrada (1.4 TSI), todas as versões do Scirocco podem contar com o câmbio de dupla embreagem DSG opcional.

Motores a gasolina com potências entre 125 cv e 280 cv
A amplitude de desempenho dos quatro motores TSI (turbo com injeção direta de combustível) começa em 92 kW / 125 cv, passando por 132 kW / 180 cv e 162 kW / 220 cv até o novo e excepcional motor com 206 kW / 280 cv do Scirocco R. 

O 1.4 TSI com 125 cv está sendo usado pela Volkswagen pela primeira vez - motor de entrada do Scirocco consome um litro de gasolina menos a cada 100 quilômetros que seu antecessor.

O 2.0 TSI com 180 cv também é novidade na linha do cupê, sucedendo na Europa o 1.4 TSI de 118 kW / 160 cv. 

 Apesar de o novo motor desenvolver 20 cv a mais, ele é 0,6 litros por 100 quilômetros mais econômico que a versão 160 cv. 

 O 2.0 TSI adaptado do Golf GTI, com 220 cv, também é novidade e permitiu uma redução de consumo de 1,4 litro por 100 quilômetros rodados - 19% - comparado a seu antecessor.

Motores diesel de 150 cv a 184 cv
Os dois Sciroccos TDI atingem agora 110 kW / 150 cv e 135 kW / 184 cv. Ambos os motores são extremamente econômicos, consumindo 24,4 km/l ou 4,1 l/100 km (150 cv) ou 4,3 l/100 km / 23,2 km/l (184 cv). 

A redução no consumo nos dois novos modelos diesel, em relação aos motores anteriores, menos potentes, é de 0,8 litro por 100 quilômetros.
Volkswagen do Brasil
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PEUGEOT INAUGURA EM BELO HORIZONTE SEU SEGUNDO SERVIÇO DE PÓS-VENDA PEUGEOT RAPIDE, O PRIMEIRO COM CONCEITO DUO


A Peugeot do Brasil deu mais um importante passo em sua oferta de serviços de pós-venda: depois de lançar o primeiro ponto exclusivo Peugeot Rapide, em Curitiba (PR), a marca inicia as atividades desse conceito em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o diferencial de ser o primeiro ponto Duo do País.

Com essa novidade, a marca demonstra seu empenho em ampliar as vantagens e facilidades oferecidas aos clientes Peugeot no momento da manutenção de seus veículos. 


O ponto de destaque dessa operação é a agilidade, já que as intervenções são realizadas por dois mecânicos ao mesmo tempo, de maneira sincronizada, em boxe dedicado exclusivamente a esse ofício.

O espaço, localizado dentro da concessionária Bordeaux e integrado à oficina, dispõe de um elevador pantográfico e dois carrinhos de ferramentas específicos P
eugeot Rapide Duo (um para cada mecânico). 

Em linha com o objetivo principal desse conceito, ou seja, a economia de tempo, os serviços são executados em até uma hora, o que proporciona ao cliente a possibilidade de aguardar no local pela conclusão dos serviços, em sala de espera agradável e climatizada, com televisão e acesso à internet.

SERVIÇO
Peugeot Rapide Duo

Concessionária Bordeaux

Endereço: Av. Professor Mário Werneck, 10 – Estoril, Belo Horizonte (BH).

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h / sábado, das 8h às 12h.

Contato: (31) 3298-2240

O primeiro espaço Peugeot Rapide Duo é destinado à realização das revisões periódicas – 10 mil a 60 mil quilômetros – nos veículos que integram a gama Peugeot no país (exceto o utilitário leve Boxer), com agendamento prévio. 

Além da praticidade, o cliente tem a tranquilidade de contar com mão de obra especializada e a segurança da utilização de peças originais Peugeot. 

Para completar, as revisões são oferecidas a preços fixos, com a possibilidade de parcelamento em até três vezes sem juros.

domingo, 2 de março de 2014

QUANDO O SALGUEIRO ENTRAR NA MARQUÊS DE SAPUCAI POR VOLTA DAS 2,30 H DESTA MADRUGADA, A RENAULT-NISSAN ESTARÁ MOSTRANDO AO MUNDO SUA PREOCUPAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE, TEMA QUE A AGREMIAÇÃO DESENVOLVERÁ NA AVENIDA NO MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA


Ao entrar na Avenida Marquês de Sapucaí neste final de semana, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro apresentará o enredo “Gaia, A Vida Em Nossas Mãos”, que aborda um dos temas mais importantes para a Aliança Renault-Nissan: a sustentabilidade. 


O patrocínio à tradicional agremiação carioca, além da afinidade com o tema escolhido, é também uma forma de reforçar sua presença e proximidade com o publico, bem como reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento da cultura brasileira.

O tema sustentabilidade está relacionado diretamente com os valores da Aliança Renault-Nissan, que investe e acredita no desenvolvimento de veículos sustentáveis, com vistas à preservação do planeta. 


O grupo investiu mais de 4 bilhões de euros para tornar os veículos 100% elétricos uma realidade para consumidores em vários países. No mundo todo, a Aliança já vendeu mais de 100 mil carros elétricos.

No Brasil, a Renault já comercializou 42 veículos da sua gama Z.E. (Zero Emissão) com modelos como Zoe, Twizy e Kangoo para empresas como Fedex, Itaipu e CPFL. 

Em uma ação recente, a Aliança Renault-Nissan firmou também uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, Itaipu Binacional e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel) de Portugal, no projeto Curitiba Eco-elétrico. 

Através dele, dez veículos elétricos da gama Renault - 5 unidades do Zoe, 3 do Kangoo Z.E e 2 do Twizy - circularão por ruas, praças e parques de Curitiba a partir de junho, durante a Copa do Mundo.

A Nissan, por sua vez, trabalha pela viabilização dos veículos Zero Emissão no Brasil por meio de parcerias que têm o objetivo de demonstrar como o Nissan LEAF já pode ser uma alternativa viável à mobilidade urbana sustentável. 


Desde 2013, cedeu 15 LEAF para a frota de táxis da cidade do Rio de Janeiro, 10 para a frota de táxis de São Paulo, além de 2 que estão com o Batalhão de Polícia Turística do Rio e, mais recentemente, 1 que foi cedido ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio. 


No início deste ano, o Brasil foi uma das plataformas para o desenvolvimento do 2º veículo 100% elétrico da Nissan, a van compacta e-NV200. 


O modelo foi testado em situação real em uma parceria global com a FedEx Express pelas ruas do Rio de Janeiro.

O Brasil é um mercado estratégico para as marcas Renault e Nissan. Desde 2011, o país representa o segundo maior mercado da Renault no mundo, atrás apenas da França. 

Já a Nissan investe R$ 2,6 bilhões na construção de uma fábrica em Resende, na região Sul-Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, que será inaugurada ainda no primeiro semestre deste ano e terá capacidade para produzir 200 mil veículos e 200 mil motores por ano.

O Carnaval, uma das mais importantes festas populares brasileiras, representa uma oportunidade única para a integração das marcas com a comunidade.


“Ser parceiro do Salgueiro, que é uma das escolas mais tradicionais e sólidas do Carnaval carioca, é apoiar a cultura brasileira. Com isso, reforçamos também a relação estreita que a Aliança Renault-Nissan tem com o país. E no caso da Nissan, aumentamos ainda mais a ligação com o Rio de Janeiro, onde estamos prestes a inaugurar a nossa nova fábrica, resultado de um investimento de R$ 2,6 bilhões”, diz François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.

“Essa parceria é uma oportunidade que reforça nossa aproximação cada vez maior junto à sociedade brasileira, e é mais um investimento da marca em cultura. É também uma oportunidade de unirmos nossas marcas em torno de um evento que é símbolo do povo brasileiro e, ao mesmo tempo, apoiar um trabalho, cujo tema escolhido, reflete nosso compromisso em termos de mobilidade sustentável, no qual somos vanguarda hoje no mundo”, destaca Olivier Murguet, Presidente da Renault do Brasil.

“É uma alegria para a Academia do Samba firmar mais uma parceria, que tem de tudo para ser um sucesso, vitoriosa. A Renault-Nissan vem se somar ao nosso trabalho. Juntos vamos contribuir para mais um belo espetáculo, que promete impactar a todos”, diz Regina Celi, presidente do Acadêmicos do Salgueiro.

SALGUEIRO: A ACADEMIA DO SAMBAO Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro foi fundado em 5 de março de 1953, após a união de duas escolas de samba do morro do Salgueiro: a Azul e Branco e a Depois Eu Digo. Na década de 1970, o Salgueiro revelou o jovem artista plástico Joãozinho Trinta, aluno do carnavalesco Fernando Pamplona, que entrou para a escola, em 1960, dando início a uma grande mudança visual. Foi campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro nos anos de 1960, 1963, 1965, 1969, 1971, 1974, 1975, 1993 e 2009.

O Salgueiro também colabora com a comunidade por meio da sua Vila Olímpica, projeto sócioesportivo fundado em 2007. Com finalidade de estimular as crianças da região da Tijuca a vislumbrar um futuro melhor. Utilizando como base as raízes e as tradições do samba, o projeto forma futuros atletas e cidadãos por meio atividades esportivas, oficinas de arte e todas as atividades necessárias para garantir formação completa aos aprendizes.

sábado, 1 de março de 2014

NISSAN AVANÇA NO APERFEIÇOAMENTO DE SUA FROTA DE CARROS ELÉTRICOS, AGORA COM O LANÇAMENTO DO SALÃO DE GENEBRA QUE ABRE NO PRÓXIMO DIA 6: O FURGÃO e-NV200. A SUA PRODUÇÃO EM SÉRIE ACONTECERÁ AINDA ESTE ANO EM BARCELONA.




MECÂNICA ONLINE®

Nº 62 — 28 / 02 / 2014 



Energia é o combustível 
no furgão e-NV200


Antes mesmo de ser apresentado no Salão de Genebra 2014, rodamos no Brasil com o segundo veículo completamente elétrico da japonesa Nissan.

O impulso que move a eletricidade é o mesmo que motiva a Nissan na possibilidade de comercializar veículos elétricos no Brasil. 


A marca que já disponibiliza alguns modelos do Leaf, primeiro veículo completamente elétrico, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, realizou uma programa de avaliação com a próxima novidade que será ainda revelada em Genebra: o furgão 100% elétrico e-NV200.


É a primeira vez que o modelo é testado nas Américas, e tive a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento e tecnologias que acompanham a versão conceito. 

Após um período de 30 dias sendo utilizado pela FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. a maior empresa de transporte expresso do mundo, em situações reais no Rio de Janeiro, foi a vez de um pequeno grupo da imprensa especializada brasileira ter as primeiras impressões de um furgão elétrico rodando por aqui.

“A oportunidade de testar o e-NV200 no Brasil é uma prova de que veículos 100% elétricos são também uma opção viável no mercado local. Além disso, nós estamos testando 25 unidades do carro elétrico LEAF por meio de um projeto-piloto de táxis nas cidades do Rio e de São Paulo, e também como veículo policial no Rio de Janeiro, com a utilização de duas unidades pela Polícia Militar na cidade”, diz François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.


E quando falamos em veículos elétricos como essa van conceito da Nissan, estamos nos referindo a alternativas inovadoras e diferentes, a fim de encontrar as melhores soluções para reduzir a emissão de CO2 e aumentar a eficiência operacional que um veículo assim precisa.

A versão de produção em série do e-NV200, começará a ser feita este ano na fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha.

Após o LEAF, o e-NV200 será o segundo veículo elétrico (VE) a ser globalmente comercializado pela Nissan. 


A van compacta reforça a liderança da Nissan em mobilidade com emissão zero e representa um grande avanço no segmento de veículos comerciais. 

No Rio de Janeiro, foi possível ter realmente uma primeira impressão. Na área de estacionamento do estádio do Maracanã.

Pronto. Já está ligado. Assim mesmo. Esse é o comportamento após você apertar no botão de start/stop para ligar o veículo. O mesmo silêncio é acompanhado no rodar. Apenas os pneus passando sobre o piso.

O modelo 100% elétrico oferece as mesmas características de versatilidade, funcionalidade e praticidade do modelo-base, a van compacta NV200. Oferece, ainda, um desempenho único graças ao trem de força- base do Nissan LEAF.

O motor elétrico é o mesmo, alimentado por uma bateria de íons de lítio. Com tração dianteira, o e-NV200 oferece aceleração excepcionalmente suave e tranquilidade, características que são apenas comuns a veículos elétricos, mantendo as emissões zero de CO2, comparado a aproximadamente 140g de CO2/km emitidos por veículos com motores de propulsão a gás. 


Além disso, 80% da capacidade total da bateria podem ser rapidamente carregados em 30 minutos.

O modelo oferece uma vasta gama de utilizações para diferentes negócios, com o seu sistema de telemática avançada e a fonte de alimentação no compartimento de carga, que permite ligar equipamentos externos. 


A disposição inteligente dos módulos da bateria garante ampla área para carga, que é um fator fundamental para um veículo comercial leve. Além disso, o e-NV200 apresenta excelente custo de propriedade, item muito importante para empresas, o que garante alta atratividade.
MECÂNICA ONLINE

· Motos Benelli - A primeira concessionária da histórica italiana Benelli será inaugurada no dia 26 de Fevereiro, no bairro do Morumbi, em São Paulo. 


No showroom oportunidade para conhecer os diferenciais da marca e os modelos disponíveis no país, lançados durante a última edição do Salão Duas Rodas. 

As motos têm preços a partir de R$ 38.990 e a linha inicialmente é composta pelas nakeds TNT 899, TRE 899 K, TRE 1130 K e pela aventureira TRE 1130 Amazonas, todas equipadas com motorização de três cilindros.

· Eco-elétrico - Dez veículos elétricos da gama Renault - 5 unidades do Zoe, 3 do Kangoo Z.E e 2 do Twizy - circularão por ruas, praças e parques de Curitiba a partir de junho, durante a Copa do Mundo, dando suporte às atividades recreativas e culturais, de ronda e patrulhamento.

· Engenheiros - Estudo da Michael Page aponta forte procura por engenheiros no mercado de trabalho em janeiro 2014. 


De acordo com o levantamento, as cidades que mais requisitaram esses profissionais foram Curitiba-PR, Porto Alegre-RS e a região de Campinas, no interior de São Paulo. 

Os principais setores da indústria que mais contrataram foram: automotivo, bens de consumo, químico e agronegócio.
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Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

VOLKSWAGEN TEM ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSO DE MECÂNICA PARA MULHERES, ATÉ O DIA 5/3. O CURSO QUE COMEÇA NO DIA 15/3 ENSINARÁ NOÇÕES DE MECÂNICA IMPORTANTES QUE PODEM PREVENIR DISSABORES A QUEM DIRIGE.


A Volkswagen do Brasil tem abertas, até o dia 5 de março, inscrições para um curso gratuito de Mecânica Interativa para Mulheres (MIM). As candidatas às três mil oferecidas devem se inscrever no site www.vw.com.br/mim,  da montadora. 

As interessadas devem informar, no ato da inscrição, os dados pessoais como nome completo e CPF. Após o preenchimento das informações, a relação das concessionárias onde o curso será realizado ficará disponível para escolha. 


As futuras mecânicas devem se apresentar, a partir das 10h, em uma das 109 concessionárias localizadas em 16 Estados brasileiros e no Distrito Federal.

O principal objetivo do curso Mecânica Interativa para Mulheres é ensinar noções básicas sobre o funcionamento e a manutenção dos veículos. 

Com uma linguagem simples e direta, o curso ensina cuidados básicos necessários com o veículo, além de revelar "Verdades e Mentiras" sobre o modo de dirigir e de fazer a manutenção. 


Alguns exemplos são "Nas descidas, devo manter o carro sempre engatado (verdade)", "Devo verificar o óleo semanalmente (verdade)" ou "O pé esquerdo deve ficar apoiado na embreagem (mentira)". 

O curso também lembra as participantes da importância de fazer as revisões periódicas em concessionárias Volkswagen e sempre usar peças originais.


Durante o curso, as mulheres visitam a oficina mecânica e conhecem peças de veículos. As alunas também recebem de presente um caderno de anotações customizado, com dicas práticas para o dia a dia.

O programa MIM foi desenvolvido pela área de Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil no ano de 2009, como uma ferramenta estratégica de relacionamento para atender à crescente demanda por informações de manutenção e conservação dos veículos, além de demonstrar a transparência da empresa com o consumidor.


"O objetivo principal da ação é oferecer a oportunidade de as mulheres, que já se destacam por serem cuidadosas e habilidosas como motoristas, também entenderem melhor o funcionamento do seu carro, de uma forma bem didática e com aulas práticas. Além disso, queremos estreitar ainda mais o relacionamento entre a Volkswagen e o público feminino, que tem extrema importância para a marca", explica o gerente executivo de Operações Comerciais de Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil, Daniel Morroni.


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

FIAT UNO TURBO I.E. FAZ 20 ANOS. DEPOIS DELE VIERAM O TEMPRA TURBO E STYLE E O MAREA TURBO. HOJE, A FIAT CASA POTÊNCIA COM ECONOMIA E FABRICA MOTORES SÃO CADA VEZ MENORES E MAIS POTENTES.


Lançado em março de 1994, o primeiro carro a gasolina com motor turbo de fábrica trazia requinte, esportividade e alta potência. 

O Uno Turbo i.e, porém, não será lembrado apenas pelos seus números privilegiados de performance, mas também como o carro que iniciou a tendência downsizing, no Brasil. 



Depois dele, a Fiat concretizou o downsizing no Brasil e abriu caminho para outros modelos marcantes, como Tempra Turbo e Tempra Stile, além do Marea Turbo. 



Atualmente, a Fiat avança no downsizing com as tecnologias MultiAir, propulsores multiválvulas da família E.torQ e os esportivos Punto T-Jet e Bravo T-Jet que, com apenas 1.4 litros de cilindrada, dispõem de 152 vc.

Hoje, palavras como eficiência energética, motores pequenos e potentes, baixo consumo de combustível e fun-to-drive fazem parte do vocabulário comum. 



Mas, há 20 anos, realmente eram inovações. Inovações que vieram junto com o Uno Turbo i.e.

Equipado com um pequeno e eficiente motor de quatro cilindros, 1.4 litros e turbo-compressor, o Uno Turbo desenvolvia 118 cv, potência equivalente a motores 2.0 litros de aspiração natural da época. 


Com tamanha potência, o Uno Turbo i.e era referência no desempenho, acelerando de zero a 100 km/h em apenas 9,2 segundos e chegando a velocidade final de 195 km/h, números invejáveis até hoje. 



Com tamanha potência, houve uma revisão completa no Uno. Sua caixa de cinco marchas foi completamente revista, com novas relações, enquanto todo o sistema de suspensões e freios foram redimensionados. 



Sua carroceria era 10 mm mais baixa, os pneus traziam as dimensões de 185/60/14, montados em exclusivas rodas com 5,5 polegadas de largura e os discos de freio dianteiros eram os mesmos do Tempra, assim como os tambores traseiros.

O painel era muito completo e de fácil visualização, como em todo bom esportivo. 


Trazia dois grandes mostradores, velocímetro e contagiros, e contava também com manômetro de turbo (pressão de trabalho de 0,8 bar), temperatura de água, pressão e temperatura do óleo lubrificante. 



Como particularidade, seu estepe saiu do cofre do motor e ganhou o porta-malas, caso único em todos os Uno comercializados no Brasil.

O Uno Turbo i.e marcou uma geração de clientes que procuravam um carro pequeno, muito veloz e extremante exclusivo: ele foi fabricado somente entre 1994 e 1996. 



FAZER MARCHA A RÉ (MARCHA ATRÁS, EM PORTUGAL) OLHANDO PARA TRÁS JÁ É COISA DO PASSADO E FAZER A MANOBRA OLHANDO PARA OS RETROVISORES SE TORNA MAIS RARO COM AS CÂMERAS DE RÉ INSTALADAS NOS CARROS. AGORA A NISSAN APRESENTA NO SALÃO DE GENEBRA UM RETROVISOR INTELIGENTE COM UMA TELA DE LCD NO ESPELHO INTERNO. O TESTE SERÁ NAS PRÓXIMAS 24 HORAS DE LE MANS.


A Nissan apresentará durante o Salão de Genebra 2014, que começa no dia 6 de março, na Suíça, um retrovisor inteligente que utiliza tela de LCD no espelho tradicional com o objetivo de oferecer ampla e clara visibilidade em diversas condições. 

O primeiro modelo a receber a novidade será o bólido com motor elétrico Zeod RC, que disputará as 24 Horas de Le Mans deste ano. 

Depois, será a vez dos carros de corrida da Nismo e de modelos de produção, que começam a ser equipados a partir de 2015 com a inovação.

O espelho inteligente de LCD está montado dentro da estrutura do retrovisor tradicional, trabalhando em conjunto com uma câmera de alta resolução instalada na parte de trás do veículo. 

Dessa forma é possível visualizar claramente o que há em pontos cegos, como nas colunas C, por exemplo. 

Outra vantagem é ter visibilidade completa quando há passageiros no banco traseiro, situação que normalmente atrapalha o motorista em manobras. 

É possível escolher, por meio de um botão na parte inferior, entre o uso do espelho tradicional ou do inteligente.

A novidade também fornece imagem nítida e clara em várias condições de luz e de ambiente, incluindo chuva, neve, etc graças à alta qualidade de resolução da câmera e ao sistema de processamento de imagem no monitor LCD. 

O brilho na tela é mínimo para o motorista, mesmo durante o nascer ou pôr do sol ou quando há veículos atrás utilizando o farol alto.

Para evitar que as imagens captadas por uma câmera padrão ficassem distorcidas, a Nissan desenvolveu um equipamento de alta performance com ângulo estreito e 1.300.000 pixels, formatada especialmente para o novo sistema do retrovisor inteligente. 

Além disso, os monitores convencionais possuem uma proporção 4:3 ou 16:9, que não exibiriam adequadamente as imagens. A saída foi criar um monitor de LCD com a proporção de aproximadamente 4:1.

A Nissan tem usado historicamente suas câmeras de alto desempenho para ajudar a ampliar a visão do motorista. 

Um exemplo é o Around View Monitor, já disponível em modelos de produção em escala, que facilita as manobras de estacionamento e a visualização do que está ao redor do carro com sua imagem em 360º.


AUDI TEM NOVO EMBAIXADOR NO BRASIL, É O IATISTA ROBERTO SCHEIDT, MEDALHISTA OLÍMPICO ESTARÁ PRESENTE NOS EVENTOS ESPORTIVOS E PROMOÇÕES DA MARCA.


A Audi do Brasil acaba de eleger o iatista brasileiro Robert Scheidt para ser o embaixador da marca no País. O atleta é o maior medalhista olímpico brasileiro, ao lado do também velejador Torben Grael. 

O competidor foi medalhista na classe Laser em 1996, 2000 e 2004, e na classe Star em 2008 e 2012. Ele também foi vencedor 13 vezes em campeonatos mundiais nas categorias Laser (10) e Star (03). 

A Audi tem forte relação com o esporte em todo o mundo e acredita que a imagem de um atleta como Scheidt reforça os pilares de esportividade e tecnologia da marca.

O iatista é um dos esportistas brasileiros que mais trouxe títulos ao país, tendo obtido 225 pódios em sua carreira, desde que começou a velejar no Yatch Clube Santo Amaro. 


“Robert Scheidt é um vencedor e a Audi também. Está em nosso DNA o apoio ao esporte. Em todo o mundo investimos em esportes como futebol e automobilismo, além do iatismo, modalidades que acreditamos ter forte identificação com a marca”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil. 

No País, a relação com o iatismo começou antes da escolha de Scheidt como embaixador, com o patrocínio das equipes de vela do Yatch Clube Santo Amaro (YCSA), que prevê a criação do Audi YCSA Sailing Team, que contará com 56 jovens atletas em quatro categorias pré-olímpicas: Laser, Optimist, 29er e 420. A parceria com o Scheidt reforça o foco da marca Audi no iatismo brasileiro.

A Audi também entende que a tecnologia como fator fundamental para o sucesso em competições de vela. 

A aproximação da Audi do Brasil com o Yatch Club Santo Amaro (YCSA) é o resultado natural dessa dedicação a esportes de alta performance. O YCSA foi fundado em 1930 e seu histórico inclui dezenas de importantes títulos olímpicos, nacionais e internacionais conquistados por atletas formados pela agremiação, entre eles o novo embaixador da Audi do Brasil, Robert Scheidt.

ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL É A ORDEM NO BRASIL E ATÉ 2017 AS MONTADORAS TERÃO DE ACELERAR O PASSO DEPOIS DE PASSAREM DOIS ANOS POUCO LIGANDO PARA O PROBLEMA. ATÉ 2020, O GOVERNO ESPERA UMA REDUÇÃO ADICIONAL DE 15,4% A 18,8%


Alta Roda 

N º 773 -  25/2/14
Fernando Calmon 



CONSUMO É COISA SÉRIA

Depois de anos sem grandes preocupações em investir em economia de combustível, a indústria terá que acelerar bastante o passo para atingir metas – obrigatória e voluntárias incentivadas – do programa Inovar-Auto. 

Mesmo o objetivo compulsório de diminuir o consumo (ganho de 12% em eficiência energética) até 2017 não parece tão fácil porque refletirá a média da frota de modelos vendidos por cada fabricante. 

A Fiat que está em processo de fusão com a Chrysler, por exemplo, tem modelos como Jeep que são pesados e empurram a média para cima.

Em parte, essa negligência se deu porque o combustível ficou mais barato em termos reais (descontada a inflação). 

Quando o governo se deu conta de que os gastos com importação de gasolina estavam em curva cada vez mais ascendente, resolveu intervir. 

E estimulou um esforço até 2020 para atingir uma redução adicional: 15,4% e 18,8% com corte temporário de 1% e 2% de IPI, respectivamente. 

Caso todos os fabricantes encarem o desafio máximo, se conseguirá economia bem além de 12 bilhões de litros de gasolina, em sete anos.

Vários obstáculos precisam ser removidos, conforme se discutiu no Seminário de Eficiência Energética, da Autodata. Antônio Megale, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (que completa 30 anos de existência), lembrou que avanços em eficiência dependem também de melhora na infraestrutura viária e de controle eletrônico do tráfego (semáforos inteligentes). 

O estado de ruas e estradas implica aumento do vão livre dos carros e a consequente piora do coeficiente aerodinâmico. 

Seguir as dicas de economia de combustível em computadores de bordo exigirá adesão maior dos motoristas.

Fabricantes de pneus admitiram que todos os carros novos, até 2016, terão tecnologia de menor resistência ao rolamento. 
Podem custar até 10% mais, contudo se pagam rapidamente ao economizar combustível. 

De novo, buraqueira e lombadas atrapalham. Há limitações, por isso, em compostos de borracha e dificuldade de generalizar o uso de estepormas brasileiras são mais rígidas que europeias, estas muito vistosas, porém longe da realidade. 

Função desliga-liga o motor, por exemplo, reflete-se no ciclo europeu e aqui, não. Compressores de ar-condicionado de geometria variável poupam combustível, mas sua vantagem desaparece na captação de dados. 

Monitor de pressão de pneus igualmente atua nos números potenciais de consumo, sem receber nenhum bônus.

Apesar de admitir que, pela experiência no exterior, programas mandatórios funcionam melhor que os voluntários, o governo escalonou até 2017 a adoção de etiquetas de consumo. 
Trata-se de decisão contraditória e agravada pela falta de fiscalização. Basta ir aos salões das concessionárias: relativamente raro ver etiquetas e muito menos alguém disposto a esclarecer dúvidas dos consumidores.

RODA VIVA

DOIS lançamentos de peso estão na programação da VW este ano: a reestilização do Fox (inclusive versão CrossFox) e a picape Saveiro cabine dupla (permanecerá apenas com duas portas; duas a mais sairia muito caro). 

Previsão para primeiro e segundo semestre, respectivamente. Produção do up! 2-portas já começou e vendas, fim de março. Em seguida, câmbio automatizado.

FAMÍLIA Peugeot agora partilha controle da PSA Peugeot Citroën com chinesa Dongfeng e governo francês. 

Atuação de famílias no setor, entretanto, ainda continua bem forte. Em alguns casos, executivos do clã estão no comando direto mesmo em empresas de capital aberto. 

Entre outras BMW, Fiat, Ford, Hyundai, Suzuki, Toyota e VW (duas famílias, Porsche e Piëch).

OUTRA combinação preciosa de motor turbo (1,6 L/165 cv, mais potente que versão europeia) e hatch médio-compacto: Peugeot 308 não merece menos que isso. 

Atmosfera interna do carro é bem atraente. Suspensões, freios, direção e câmbio automático de seis marchas formam conjunto muito equilibrado. 

Só as portas, ao bater, deveriam ter sonoridade encorpada.

COSTUMA se dizer que “apenas” em quatro Estados o etanol tem preço competitivo em relação à gasolina, na maior parte do ano. São eles São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul. 

Há um pormenor esquecido: interessa saber a frota que pode usufruir. No caso, representam quase 50% (47%, em 2013) do total de veículos em circulação no País. Muda de figura.

CONDIÇÕES de concorrência levaram os bancos controlados pelos fabricantes a manter a taxa de juros quase estável (subiu de 1,25% para 1,27% ao mês), de 2012 para 2013. 

Isso apesar da disparada da taxa básica de juros (Selic). Mesmo comportamento no varejo: de 1,52% para 1,62% ao mês. Cenário deve se repetir em 2014.
____________________________________fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon













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