Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 3 de março de 2014

NOVO SCIROCCO SERÁ APRESENTADO NO SALÃO DE GENEBRA PELA VOLKSWAGEN, O MODELO, PRODUZIDO EM PORTUGAL, SERÁ VENDIDO A PARTIR DA SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO NA EUROPA E A SEGUIR CHEGARÁ À CHINA, ARGENTINA, TURQUIA, AUSTRÁLIA, RÚSSIA E COREIA DO SUL, MAS ANTES DISSO SERÁ LANÇADO NO SALÃO DE GENEBRA, QUE ABRE AS PORTAS AMANHÃ, 4/3.

Há precisamente 40 anos, em 1974, o Scirocco de primeira geração estreou no Salão Internacional de Genebra. 

Desde então, este cupê esportivo tem enriquecido a experiência de vida de todos aqueles motoristas que apreciam um desempenho dinâmico num carro esportivo acessível, ágil e com estilo confiante.
Mais uma vez em Genebra (de 4 a 16 de março de 2014), a Volkswagen apresenta pela primeira vez a última geração deste ícone, que já vendeu mais de um milhão de unidades. 

O Scirocco foi aprimorado ainda mais, tanto técnica como visualmente, e seus motores são um exemplo: os seis motores turbos com injeção direta de combustível pertencem à última geração da família de motores quatro cilindros da Volkswagen e se enquadram todos nas normas de emissões EU 6, além de serem até 19% mais econômicos. 

Adicionalmente, todos os Sciroccos com potência até 162 kW / 220 cv possuem sistema Stop/Start de série, assim como modo de regeneração da bateria. 

Na Europa, o desempenho dos quatro motores TSI (a gasolina) e dois TDI (diesel) vai de 92 kW / 125 cv a 206 kW / 280 cv. 

Apesar do reduzido consumo de combustível, todos eles apresentam maior potência: os maiores saltos ocorreram com o novo Scirocco 2.0 TSI, agora com 132 kW / 180 cv (anteriormente 1.4 TSI com 118 kW / 160 cv) e o Scirocco R de 206 KW / 280 cv (anteriormente 195 kW / 265 cv).
Exterior mais agressivo, interior mais equipado
As características externas do Scirocco 2014 incluem seções dianteira e traseira redesenhadas, com novos faróis halógenos ou bixenônio e lanternas traseiras em LEDs. 

O logotipo VW traseiro, agora escamoteável, foi projetado para funcionar como maçaneta para abertura do porta-malas.

O interior também é equipado de série com bancos esportivos e volante esportivo de couro. 
O carro esporte apresenta também novos materiais e cores. 

Novos itens tecnológicos incluem o sistema de som Dynaudio Excite, desenvolvido especialmente para o Scirocco, e assistente de manobra de estacionamento ParkAssist. 

Outras novidades a bordo são os instrumentos auxiliares (pressão do turbo, cronômetro, temperatura do óleo do motor), que homenageiam o Scirocco original.

Exterior do Scirocco



Dinâmica do design
O design cria a base para o pacote esportivo que caracteriza o Scirocco. Com sua silhueta inconfundível, traseira característica, frente marcante e proporções atraentes, o cupê demonstra também visualmente oferecer alto grau de agilidade e, consequentemente, diversão ao dirigir. 

Como a primeira geração do Scirocco, a terceira série do esportivo também é considerada um ícone estilístico. 

Razão suficiente para afinar cuidadosamente o design do Scirocco para reforçar ainda mais sua personalidade - apesar dele poder ser reconhecido à primeira vista como "novo".

Nova dianteira
Linhas traçadas com precisão, uma assinatura luminosa totalmente nova nos faróis e "lâminas" aerodinâmicas (estreitos elementos aerodinâmicos no estilo do Golf GTI) nas laterais do para-choques se juntam para criar um novo visual dianteiro para o carro. 

O novo Scirocco também parece ter uma carroceria com contornos mais definidos e mais larga, graças às superfícies dos para-choques pintados na cor da carroceria, em lugar de mantidos pretos. 

As estreitas "lâminas” e uma moldura preta superior no para-choques criam um marcante contraste para uma pintura clara.

A grande entrada de ar para arrefecimento na área inferior da seção dianteira e a entrada de ar superior foram mantidas pretas. 

Juntamente com o XL1 e o Beetle (novo Fusca), o Scirocco está entre os únicos modelos da Volkswagen em que o logotipo VW fica no capô. 

Para proteger melhor a dianteira contra danos ao estacionar, o sistema ParkPilot agora é oferecido também para o para-choques dianteiro.

Novos faróis
O design marcante dos faróis é uma característica típica de todos os modelos Volkswagen. 

Esta impressão digital luminosa é especialmente interessante no novo Scirocco quando equipado com os novos faróis bi-xenônio. 

Os engenheiros e designers integraram uma fina linha de contorno convexa sob o módulo de xenônio que lembra uma pestana e funciona como iluminação de uso diurno. 

Na versão standard, os piscas estão posicionados separadamente nas regiões mais extremas do para-choques, com os faróis de neblina e as luzes de uso diurno. 

Eles são separados visualmente pelas "lâminas". Juntamente com o friso na cor da carroceria da entrada de ar para refrigeração inferior, o resultado é o reforço na impressão de largura do carro. 

O novo design também faz com que o Scirocco pareça mais assentado na estrada.

Nova traseira
O DNA de design da marca define que a largura do veículo nas áreas frontal e posterior sejam acentuadas com a utilização de elementos de design horizontais. 

O novo Scirocco reforça ainda mais este efeito, ao usar lanternas traseiras em LEDs completamente redesenhadas, além de uma nova tampa para o porta-malas. 

As lanternas traseiras trapezoidais estendidas para o centro do veículo, com seus contornos luminosos em forma de C, se prolongam agora ainda mais para dentro da tampa do porta-malas que, por sua vez, está equipada com uma borda refletora de luz sob a janela.
Um novo difusor preto se junta a este design forte e preciso, fazendo o para-choque parecer mais baixo e dando ao carro, como um todo, proporções mais achatadas. 

Um ponto prático: como dito acima, o escudo da VW se desloca para o alto quando pressionado em seu centro, funcionando assim como uma maçaneta - protegida da poeira - para abrir a tampa do capô. A iluminação da placa também conta com tecnologia LED de série.

Novas rodas e cores
Com novos designs, as rodas de liga leve de 17 (Shanghai) e 18 polegadas (Lisbon e Salvador) chamam a atenção. 
O Scirocco é equipado de série com aros de liga leve "Long Beach", com 17 polegadas. 

Uma novidade a mais: opcionalmente, o cupê pode receber as legendárias rodas "Talladega" com 18 ou 19 polegadas, anteriormente exclusivas do Scirocco R. 

Além disso, cinco das 13 cores oferecidas para o carro são novas: três cores sólidas - "Pure White", "Flash Red" e “Urano Grey" - e as metálicas "Ultra Violet" e “Pyramid Gold".
O exterior do Scirocco R


Elementos de design e estofamento tradicionalmente exclusivos caracterizam o modelo de topo da série, o Scirocco R. 

O mesmo é válido quanto ao design da dianteira e traseira, com visual ligado ao automobilismo esportivo e às rodas. 

 Na dianteira, em especial, as três grandes entradas de ar em preto fosco, os faróis bi-xenônio de série, as luzes de circulação diurna e as lanternas indicadoras de direção em LEDs chamam a atenção.


Nas laterais, o conjunto inclui as carenagens dos espelhos em cromo fosco, as extensões das saias laterais em estilo "R" e as pinças de freios pintadas de preto com o logotipo "R". 

 Na traseira, as ponteiras cromadas, à esquerda e à direita, e o grande defletor aerodinâmico na borda do teto também se incluem na tradição da linha "R". 

As novas e grandes saídas de ar no para-choque também merecem ser mencionadas. As rodas de 18 polegadas de série especiais do Scirocco R também foram redesenhadas. Com a designação "Cadiz", as rodas de liga leve também são oferecidas com 19 polegadas de diâmetro.

Interior do Scirocco



Instrumentos auxiliares homenageiam o Scirocco original.
O novo Scirocco também evoluiu em diversas áreas internas. Um destaque é o aperfeiçoamento por que passou o acabamento do painel no lado do passageiro, que dinamiza o componente com uma marcante borda horizontal. 

 Os painéis das entradas de ar e o painel central ao redor do sistema de navegação, com aparência de alumínio, agora são montados diretamente no painel de instrumentos, reforçando a qualidade superior do acabamento interno. 

Da mesma forma que modelos como o Golf GTI, o Scirocco agora também é equipado com um novo conjunto de instrumentos com visual tubular. Os instrumentos apresentam novo grafismo e têm molduras com aparência de alumínio. 

O design do volante também deriva do Golf GTI. Além disso, os três instrumentos auxiliares integrados na parte acima do console central são equipamento de série: indicador da pressão do turbo, cronômetro e termômetro do óleo do motor. 

Eles são uma homenagem ao primeiro Scirocco, onde, dependendo da versão de equipamento, dois instrumentos auxiliares eram instalados na parte baixa do console central.

Não é preciso dizer que o novo Scirocco também vem de série com equipamentos como ar-condicionado, assistente de partida em subidas Hill Hold, vidros elétricos e bancos esportivos.

Acabamento esportivo, materiais e cores
Próximo à alavanca do freio de estacionamento há um compartimento porta-objetos que pode ser fechado por uma persiana deslizante. 

O novo acabamento do painel central - "checkered black" (xadrez negro) - cria intencionalmente uma ligação com o universo do Golf GTI. 

E por último, mas não menos importante: os bancos foram reprojetados e usam novos materiais. 

 As novidades incluem os padrões "Matthew" (com design tipo tartan e superfícies em preto titânio), assim como o Alcantara "Greg", oferecido nas tonalidades "Ceramique", "Deep Mocca" e "Titanium Black" e o couro "Vienna", nas cores "Ceramique", "Sioux" e preto carbono. 

Também é nova a forração mais clara na cor "Ceramique" para a parte inferior do painel, painéis das portas e console central, oferecida como opção ao preto.

O interior do Scirocco R


Da mesma forma que a parte externa, o interior do Scirocco R é marcado pela intervenção da Volkswagen R GmbH. 

 Os itens especiais incluem as capas de assentos "Race", com o logo "R" e costuras decorativas em cinza cristal, o forro do teto preto, insertos decorativos em "Carbon Race", apliques brilhantes em Preto Piano (painel do rádio, volante esportivo multifuncional e maçanetas das portas) e pedais em aço inoxidável. 

Os ponteiros exclusivos "R" dos instrumentos são tradicionalmente azuis e as soleiras das portas em alumínio são complementadas pelo logotipo "R".

Os motores do Scirocco
Até 19% mais eficiência em consumo
O Scirocco 2014 conta com a tecnologia Volkswagen no estado da arte para motores com quatro cilindros. 

Todas as unidades novas ou aperfeiçoadas dos motores turbo com injeção direta cumprem o rigoroso padrão de emissões EU6, além de serem até 19% mais econômicos. 

Apesar do reduzido consumo de combustível, todos os motores apresentam maior potência. Além disso, todos os Sciroccos com potência até 162 kW / 220 cv possuem sistema Stop/Start, assim como modo de regeneração da bateria. 

 Com exceção do motor de entrada (1.4 TSI), todas as versões do Scirocco podem contar com o câmbio de dupla embreagem DSG opcional.

Motores a gasolina com potências entre 125 cv e 280 cv
A amplitude de desempenho dos quatro motores TSI (turbo com injeção direta de combustível) começa em 92 kW / 125 cv, passando por 132 kW / 180 cv e 162 kW / 220 cv até o novo e excepcional motor com 206 kW / 280 cv do Scirocco R. 

O 1.4 TSI com 125 cv está sendo usado pela Volkswagen pela primeira vez - motor de entrada do Scirocco consome um litro de gasolina menos a cada 100 quilômetros que seu antecessor.

O 2.0 TSI com 180 cv também é novidade na linha do cupê, sucedendo na Europa o 1.4 TSI de 118 kW / 160 cv. 

 Apesar de o novo motor desenvolver 20 cv a mais, ele é 0,6 litros por 100 quilômetros mais econômico que a versão 160 cv. 

 O 2.0 TSI adaptado do Golf GTI, com 220 cv, também é novidade e permitiu uma redução de consumo de 1,4 litro por 100 quilômetros rodados - 19% - comparado a seu antecessor.

Motores diesel de 150 cv a 184 cv
Os dois Sciroccos TDI atingem agora 110 kW / 150 cv e 135 kW / 184 cv. Ambos os motores são extremamente econômicos, consumindo 24,4 km/l ou 4,1 l/100 km (150 cv) ou 4,3 l/100 km / 23,2 km/l (184 cv). 

A redução no consumo nos dois novos modelos diesel, em relação aos motores anteriores, menos potentes, é de 0,8 litro por 100 quilômetros.
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Gilberto dos Santos | Tel 11 4347-3050 | gilberto.santos@volkswagen.com.br
Fabiano Severo | Tel. 11 4347-3339 | fabiano.severo@volkswagen.com.br
Michel Escanhola | Tel. 11 4347-3816 | michel.escanhola@volkswagen.com.br
Luís Felipe Figueiredo | Tel. 11 4347-5053 | luis.figueiredo@volkswagen.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.