Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CARRO DOS HORRORES DE QUE TODOS FOGEM QUEM NEM O DIABO DA CRUZ, MAS FIQUE TRANQUILO QUE TRATA-SE DE UM VEÍCULO CONSTRUÍDO COM O QUE HÁ DE PIOR EM CADA UM DESSES MODELOS QUE SÃO VENDIDOS NO MERCADO BRASILEIRO. O QUE VALE É QUE SÃO COMPONENTES DE MODELOS ANTIGOS

  

MECÂNICA ONLINE®

30 / 10 / 2015



Carro dos horrores



Não poderia existir momento melhor do que a véspera do Dia das Bruxas, ou Halloween, como é conhecido o dia 31 de outubro, para descobrirmos qual seria a “configuração ideal” do Carro dos Horrores, ou aquele que deixa sempre o proprietário a pé ou aflito com tantos problemas.

Uma empresa que oferece serviço de assistência de reparos para veículos por meio de extensão de garantia no Reino Unido, atendendo até mesmo contra falhas causadas por desgastes, resolveu montar a partir da análise de 50 mil atendimentos, o Carro dos Horrores, literalmente o Frankenstein do mundo automotivo formado por partes de carros com maiores taxas de falhas.

Com esse “modelo” temos a oportunidade de oferecer ao proprietário pesadelos durante todo o ano, pois a confiança nos itens que montam o Carro dos Horrores vai deixar qualquer motorista de cabelos em pé!

O Carro dos Horrores recebeu a denominação H-0WL3R e tem sua construção a partir de componentes de automóveis, que são estatisticamente mais propensos a falhas.

Como resultado ele quebra a cada dois meses e regularmente ataca seu dono também na conta bancária, causando um custo médio de aproximadamente R$ 3 mil em reparação.

Então, vamos conhecer os componentes catastróficos do Carro dos Horrores:




Modelo ----------- Ano ---------- Parte do carro

· Mitsubishi Outlander 2007 – Motor

· Mazda 5 2005 - Conjunto Suspensão

· Chevrolet Tacuma 2005-11 – Caixa de transmissão

· Lexus GS 2005 – Parte elétrica

· Mazda MX-5 2005 - Sistema de freios

· Honda CR-V 2007- Sistema de ar condicionado

· Chevrolet Tacuma 2005-11 - Sistema de direção

Antes de pegar a estrada com o seu Carro dos Horrores é bom pensar melhor que o conjunto suspensão do Mazda 5 vai encontrar grandes dificuldades para superar as estradas esburacadas. 75% desses modelos já tiveram problemas com o conjunto da suspensão.

Mas talvez você nem consiga chegar à estrada. O conjunto propulsor oriundo do Mitsubishi Outlander 2007 apresentou cerca de 50% dos problemas que não permitiram se quer ligar o modelo.

Mas se ainda assim você tiver sorte e conseguiu ligar seu Carro dos Horrores, o próximo susto pode surgir na hora de parar e fazer seu coração saltar em uma batida. 

Equipado com o sistema de freios do Mazda MX-5, seu Dia das Bruxas tem tudo para ser um suspense total! hahahahahahahahahahahahahahahahahahah

Problemas no sistema de direção e também na caixa de transmissão atingem 33% dos Chevrolet Tacuma. Assim, os condutores do H-0WL3R vão encontrar uma experiência nada agradável.


No interior o Carro dos Horrores também vai causar impacto. O sistema elétrico complexo do Lexus GS vai causar dores de cabeça regulares, com taxa de insucesso de 67%. 


O chiado no ar condicionado é oriundo do Honda CR-V, com variação estranha nas temperaturas e lamentável taxa de falhas de 18,4%.

"Este Carro dos Horrores vai gerar muitos pesadelos aos motoristas, garantindo muitas avarias e precisando de recursos financeiros para sempre ser reconstruído.”, comentou David Gerrans, diretor da Warranty Direct.


"Felizmente ele é fictício e não pode ser encontrado no mercado, no entanto, ele faz realçar o calcanhar de Aquiles de veículos diferentes, alguns dos quais são geralmente de confiança, mas poderiam causar medo com o resultado de um componente desonesto."

A coluna Mecânica em Dias passou alguns dias ausente. Agora com nova estrutura e ambientação, voltamos com força total. 

Então, todos os dias 10, 20 e 30 tem novidades para você em mecânica, tecnologia, inovação e muito mais no mundo automotivo. Obrigado pela atenção e parceria de sempre.
____________________________________
Tarcísio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br


Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

VOLARE ACCESS É DESTAQUE EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMPÓSITOS


Caxias do Sul (RS), 29 de outubro de 2015 – A Volare, Unidade de Negócios da Marcopolo S.A. e líder brasileira na produção de veículos leves para o transporte de passageiros, participará do Seminário Internacional de Compósitos, promovido pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (Almaco) e JEC Group. 


A empresa irá expor o Volare Access, o primeiro miniônibus da fabricante com piso baixo, suspensão pneumática “Full Air” e motor traseiro.

Projetado e concebido para oferecer total acessibilidade, mais conforto e segurança para os passageiros e atender à crescente demanda nacional por um transporte coletivo com o mais elevado padrão de qualidade, o Volare Access foi desenvolvido para proporcionar total acessibilidade para o transporte urbano, sem elevador, conforme norma NBR 15570 e também, no segmento escolar, para atender a demanda da secretaria de direitos humanos. 

O modelo amplia o conforto e a segurança para os passageiros, com maior espaço interno e área exclusiva (box) para cadeirantes.

O veículo incorpora uma plataforma diferenciada (Low Entry) e recebeu importantes mudanças e aperfeiçoamentos que resultaram na ampliação do conforto e da segurança para passageiros, cobrador e motorista. 

Outro destaque do Volare Access é a ampla visibilidade, proporcionada pelos enormes vidros do salão de passageiros, o que propicia sua utilização em roteiros de turismo urbano. 

O veículo foi concebido para oferecer menores custos operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador.

Com rodado duplo traseiro e suspensão pneumática dianteira e traseira “Full Air”, com seis bolsas, o Volare Access possui sistema de rebaixamento de 70mm e tem como grande benefício reduzir a frequência e amplitude da suspensão, proporcionando a todos os passageiros um rodar macio e confortável.

Com maior espaço interno e configuração com área exclusiva para PCDs, pode transportar, na versão urbana, até 35 passageiros, além do cobrador. 

Na versão escolar, o Volare Access pode transportar de 16 passageiros, com três boxes para portadores de necessidades especiais, a 21 passageiros, com um box para cadeirantes.

O Volare Access é equipado com motorização traseira Cummins ISF 3.8, com 162 cv de potência e torque de 450Nm a 1.500 rpm, transmissão mecânica EATON FSO 4505 C de 5 marchas e direção hidráulica. 

O posicionamento do motor possibilita fácil acesso a todos os componentes, que ainda possui sistema de refrigeração gerenciado eletronicamente com quatro ventiladores, reduzindo o nível de ruído e assegurando temperatura constante de funcionamento.

Com a participação de empresas de todo o mundo, o Seminário Internacional de Compósitos tem como principais patrocinadores a Morquímica, MVC Soluções em Plástico, Owens Corning, Reichhold e Stabilit MVC. O evento será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.




Crédito da foto: João Luiz

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

BRASIL ESTÁ SEM RUMO, A ECONOMIA EM BAIXA, DESEMPREGO EM QUEDA, INFLAÇÃO SUBINDO, QUADRO QUE JÁ VIMOS VÁRIAS VEZES. FERNANDO CALMON NOSSO COLUNISTA FAZ A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: PAÍS DO FUTURO, DE NOVO?



Alta Roda 


Nº 860 — 29/10/15
Fernando Calmon


PAÍS DO FUTURO, DE NOVO 

Frases como essas não costumam partir de altos dirigentes da indústria automobilística sobre o cenário desolador atual: “O Brasil precisa de um plano, como uma empresa. 
Não temos um plano”; “A crise está ligada fundamentalmente à questão política, uma doença degenerativa, uma cirrose, que corrói a economia”; “Brasil precisa de um ajuste ético e político. Enquanto isso não acontecer, a economia e o mercado automotivo não voltarão a crescer.” 

Até parece orquestração, mas não foi. No Congresso AutoData Perspectivas 2016, semana passada, em São Paulo, parece que todos reverberaram, ao mesmo tempo, o clima de mal-estar com os rumos de curto e médio prazo do País desde o final do ano passado. 

Na realidade, as fabricantes do setor muitas vezes “apanham” caladas, mostram-se sempre na defensiva, quer as críticas sejam pertinentes ou impertinentes, justas ou exageradas. Essa nova postura só agora brotou publicamente, em tom de desabafo mesmo.

A explicação óbvia vem daquela frase imortal do jornalista Joelmir Beting. Ele dizia que o órgão mais sensível do ser humano é o bolso. 

Ninguém ignora que a indústria automobilística ganhou muito dinheiro com o crescimento quase explosivo das vendas internas entre 2004 e 2013, alimentadas por demanda reprimida (1999 a 2003), crédito fácil e descontrolado, aumento do poder aquisitivo dos compradores e estímulos fiscais em momentos difíceis. Geraram-se lucros remetidos às matrizes.

O cenário de hoje, exatamente o oposto, atacou o bolso. Os prejuízos começaram já no ano passado e no momento as matrizes estão socorrendo as filiais com empréstimos até para fechar as contas no fim do mês. 

Afinal, salários na indústria acima da inflação e preços dos carros corrigidos por percentual inferior não dão liga. Essa fase acabou e aumentos reais pioram tudo. 

Nenhum acionista gosta de saber que perde dinheiro, se antes ganhava, e está agora “devolvendo” parte do que havia embolsado. São da regra econômica os ciclos bons e ruins, mas importa a tendência apontar para cima.

Também se ouviram vozes ainda mais pessimistas. O início da tímida recuperação poderia ficar para 2017 e não começar no último trimestre de 2016. 
Parece haver um desconhecido porão no fundo do poço. 

Somando-se veículos leves e pesados as vendas talvez não cheguem a 2,1 milhões de unidades em 2016 ou 16% menos que os prováveis 2,5 milhões deste ano. 

No rumo contrário, o instituto Ipsos Brasil disse ter detectado em pesquisa que nos últimos meses cresceu a intenção de compra de carros novos pelos consumidores. Infelizmente, isso não foi confirmado pelos bancos. 

A associação das instituições vinculadas aos fabricantes (ANEF) reafirmou a procura menor por financiamentos, independentemente da maior seletividade na aprovação de cadastros de interessados.

Em meio a interpretações e previsões de alguma forma divergentes, pelo menos há um consenso positivo. 

Nenhum fabricante admitiu cancelar investimentos. Eles estão mantidos, certamente a um ritmo menor, mas a ameaça de desinvestimento, como já ocorrida no passado, parece descartada. 

Voltar à condição de país do futuro é algo bem desconfortável, mas é o consolo que restou.

RODA VIVA 

EMBORA a FCA não tenha decidido sobre a produção – mesmo em regime de montagem de componentes importados (CKD) – do seu novo sedã médio-compacto na fábrica de Goiana (PE), as chances de isso ocorrer aumentaram. 

O carro existe, recuperou o nome Tipo, dos anos 1990, em alguns mercados, mas nem mesmo isso se confirmaria aqui por problemas do passado.

EXEMPLO correto de uso de vidros escurecidos no novo monovolume C4 Picasso (segunda geração): da coluna central para trás. 

Nas janelas dianteiras eles são apenas esverdeados para garantir visibilidade correta. 

No Brasil a regulamentação do Contran é exatamente essa, mas quase ninguém respeita. Inexiste fiscalização e, portanto, mais uma lei que não “pegou”.

FOCUS FASTBACK vem alcançando resultados superiores de vendas em relação às gerações anteriores do mesmo sedã não apenas por esforço de marketing da Ford. 

Sua dirigibilidade ficou melhor, direção mais precisa e suspensão traseira independente multibraço com barra estabilizadora é referência no segmento. Espaço para pernas atrás poderia ser melhor.

GOVERNO FEDERAL
criou incentivos fiscais para veículos puramente elétricos ou híbridos recarregáveis em tomadas, como em outros países. 

Desculpa anterior era risco de apagão elétrico, mas a procura por esses veículos é tão baixa que soava ridículo. 

Tarifa de importação cai de 35% para algo entre 2% e 7% (híbridos) e de 0% a 2% (elétricos), dependendo de sua eficiência.

SEGUNDO o Observatório Nacional de Segurança Viária, ao analisar dados oficiais, mais de 15% dos mortos no trânsito são idosos (60 anos ou mais), apesar dessa faixa etária corresponder a cerca de 11% da população. 

Pedestres representam a maior parte das vítimas. Ou seja, motoristas precisam ficar ainda mais atentos às limitações da terceira idade.
____________________________________

fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

NISSAN LEVA AO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE TÓQUIO UM CARRO CONCEITO INSPIRADO NA LIBERDADE DE CRIATIVIDADE. TEM BANCOS GIRATÓRIOS, PAINEL DE INSTRUMENTOS QUE PODEM SE MOVER E O INTERIOR PODE SER ALTERADO A BEL PRAZER DO DONO


Tóquio, Japão – A Nissan Motor Co., Ltd. está exibindo um carro-conceito surpreendente na edição 2015 do Salão do Automóvel de Tóquio.

O Teatro for Dayz é o primeiro carro cujo design foi especialmente concebido para a geração conhecida como 'nativos digitais'.

O Teatro for Dayz é mais do que um carro para uma geração de consumidores acostumados às transformações possibilitadas pela tecnologia e a liberdade de utilizar dispositivos digitais para o compartilhamento de experiências. 

Trata-se de um conceito totalmente 'fora da caixa', que não aceita restrições e desafia qualquer convenção.


A necessidade de eliminar valor agregado"Para desenhar um carro com apelo para a geração que chamamos de 'nativos digitais' tivemos de abrir mão de conhecimentos e abordagens testadas e já consideradas verdades que tínhamos acumulado", afirmou o diretor executivo de Design da Nissan, Satoshi Tai. 

"Por exemplo, através do design, normalmente tentamos transmitir uma sensação de aceleração, potência ou a qualidade suprema. Mas estes valores não ressoam com os compartilhadores nativos. Estes traços de carro apenas chamam a atenção para a tecnologia antiquada que tem pouca relevância para suas vidas", acrescentou.

A Nissan pesquisou profundamente os gostos desta geração, conforme comenta Hidemi Sasaki, Gerente Geral de Planejamento de Produto: "Os nativos digitais consideram que o tempo gasto dentro de um carro deve ser utilizado para compartilhar experiências e conectar com os amigos. Não podemos mais atrair a atenção deste público com os mesmos valores de antigamente".


Design voltado ao compartilhamento de ideias e experiências
O conceito do Teatro for Dayz remete a uma tela em branco, proporcionando liberdade de criação e compartilhamento de experiências. 

O carro é uma plataforma de inspiração, permitindo que os nativos digitais criem suas próprias experiências, conectem com amigos, exibam e compartilhem suas atitudes.


Interior do amanhã é uma tela em branco
Você é apaixonado por carros? Se este é o seu caso, vamos entender se a sua primeira reação ao vir o Teatro for Dayz for "Ué, mas isso é um carro?". 

Tudo bem, porque do lado de dentro são encontrados apenas dois pedais, a direção e bancos brancos.

A este conceito de espaço interno chamamos de "Future Canvas". A aparência pode ser modificada de acordo com a vontade de cada um, graças a tecnologias de exibição de imagens. 

Assim, os bancos giratórios, encostos de cabeça, revestimentos das portas e painel de instrumentos se tornam telas em movimento.

Tai explica como isso funciona: "O interior pode ser alterado visualmente, de acordo com o humor do usuário, seja para jogar games, ou para surpreender seus amigos em um piscar de olhos. Com isso, é a imaginação do nativo digital que determina o que o Teatro for Dayz é, como vai ser usado e no que ele pode se tornar".

À primeira vista, pode parecer estranho encontrar apenas a direção e um painel de instrumentos 'pelado', mas o espaço interno que imaginamos para o conceito não poderia ter maçanetas e controles convencionais, que limitariam as opções de layout e visualização. 

É por isso que a Nissan adotou sistemas por comando de voz e movimento para os equipamentos de áudio e ar-condicionado.

Quando o veículo está em movimento, os dados de navegação e os mostradores são visualizados no painel de instrumentos. Mas quando o carro está parado, tudo isso desaparece. 

Os bancos têm bases que se assemelham a bolas de ginástica, oferecendo uma sustentação bem diferente daquela proporcionada por bancos automotivos tradicionais, com uma pegada bastante original e longe das convenções.


Design externo remete a um dispositivo digital
A Nissan deu mais um passo além ao apresentar o design do Teatro for Dayz que, apesar de não ser orgânico, é acolhedor. Tai comentou: "Adotamos os faróis e a grade frontal em forma de V característicos da Nissan, mas abrimos mão de componentes que transmitem uma ideia de agressividade associados à velocidade, tamanho, elegância e outros atributos que normalmente se esperam encontrar em um carro. A identidade deste carro pertence ao proprietário. Se fizéssemos propostas estilísticas, estaríamos limitando a criatividade do usuário. Isso dá uma ideia daquilo que as pessoas podem esperar de um veículo elétrico no futuro".

Com um esquema cromático em torno de branco e prateado com acabamento acetinado, o design do veículo remete a dispositivos móveis de última geração, oferecendo à geração dos nativos digitais ainda mais espaço para a criatividade.

O design simples e anguloso do Teatro for Dayz maximiza as possibilidades de comunicação e compartilhamento, tanto do lado de dentro como do lado de fora. 


O interior amplo e aberto é o local perfeito para se reunir com os amigos, enquanto que a superfície externa desprovida de ornamentos apresenta telas de LED que oferecem ainda mais opções para expressar a criatividade de cada um. 

De forma geral, o design externo atipicamente simples dá uma impressão de compacidade e solidez, com para-choques e teto arredondados, rodas que se estendem até os cantos externos e balanço dianteiro e traseiro radicalmente mais curtos.

Tanto por dentro como do lado de fora, o Teatro for Dayz é uma folha em branco, permitindo a expressão individual de cada um. 

"Como será que os nativos digitais utilizarão este carro para expressar sua própria personalidade? Vamos aguardar para ver. As primeiras impressões e experiências poderão ser vistas nas redes sociais", comenta Tai.

O Teatro for Dayz é um conceito único nascido dos corações e das mentes dos motoristas do amanhã, permitindo que sejam criadas formas totalmente inovadoras de curtir o automobilismo.


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

FORD RECEBE PADRÃO “A”, NOTA MÁXIMA EM CONSERVAÇÃO DE ÁGUA NO MUNDO, SEGUNDO AGÊNCIA AMBIENTAL


A Ford Motor Company recebeu o padrão “A” em conservação de água em todos os países em que opera com instalações fabris e escritórios, incluindo o Brasil. 

Essa é a nota máxima da agência CDP, entidade de avaliação ambiental: de 2000 a 2014, a Ford cortou seu consumo total de água em 62%, o equivalente a mais de 37 bilhões de litros.

Foram avaliadas mais de 400 empresas multinacionais, conforme o relatório que foi divulgado durante a reunião de líderes mundiais realizada em Tóquio para debater os desafios globais da água. A Ford foi uma das oito únicas empresas reconhecidas com nota A.

“A necessidade de conservação da água é urgente e a Ford está no topo da lista nessa área”, disse Cate Lamb, diretora da CDP. “Mais que atender à necessidade de ser ambientalmente responsável, a Ford está contribuindo para a construção de uma economia sustentável.”

Para a Ford, a economia de água vai muito além da preocupação ambiental. “O acesso a água potável, limpa e acessível é um direito humano básico. Trabalhamos continuamente para definir metas anuais de redução do consumo e, ao mesmo tempo, adotamos tecnologias inovadoras de produção para nos ajudar a atingir essas metas”, diz Andy Hobbs, diretor de Qualidade Ambiental da Ford.


Novas tecnologias
Segundo os especialistas, historicamente, a água foi um recurso relativamente barato, cujo custo social e econômico cresce vertiginosamente. 

Já há mais de uma década, a Ford implementou um política interna, chamada Iniciativa Global de Gerenciamento de Água, para buscar soluções e orientar o seu trabalho de conservação. 

Nesse período, várias novas tecnologias foram introduzidas em suas fábricas mundiais, entre as quais um processo de usinagem com quantidade mínima de óleo, que economiza milhares de litros de água por ano.

“Nossos esforços para a economia de água vêm evoluindo ano a ano. Vamos além de simplesmente reduzir o consumo de água. Conscientizamos o nosso pessoal em nossas instalações para trabalhar de modo mais abrangente. Incluímos os nossos fornecedores e as comunidades onde trabalhamos nessa meta. Como líderes da indústria automotiva, e empregando diretamente mais de 195.000 pessoas no mundo, podemos obter resultados que se estendem também para as casas de todos os nossos colaboradores”, destaca o executivo da Ford.

FORD MUSTANG SERÁ UMA DAS ESTRELAS DO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE LAS VEGAS - SEMA -, APRESENTANDO OITO VERSÕES ENTRE ELAS A COM MOTOR DE 912 CV. A MAIORIA DESSE ÍCONE DA FORD TERÁ MOTORES 2.3 ECOBOOST


O Ford Mustang, como é tradição, é o carro mais esperado da Sema, maior feira de personalização e acessórios de veículos do mundo, que será realizada em Las Vegas no próximo mês. 


Como se costuma dizer, Sema sem Mustang não é Sema e a Ford exibirá nada menos que oito versões do esportivo, tunadas em parceria com as principais preparadoras do mercado. 

Veja os veículos no vídeo neste link.
A tendência de uso de motores com blocos menores e mais eficientes, chamada “downsizing”, está presente no show: a maioria dos Mustangs no estande é equipada com versões modificadas do motor 2.3 EcoBoost, sem deixar de lado a potência. Veja a seguir as versões que serão expostas pela Ford na Sema 2015.

Mustang Bisimoto 
O Mustang tunado pela produtora de peças de alta performance tem impressionantes 912 cv. 

Seu motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros teve a potência triplicada com mudanças que incluem pistões, sistema de injeção e intercooler. Conta também com freios com quatro pistões e bancos de corrida Momo.


Mustang Motoroso
Um dos veículos mais personalizados do mercado norte-americano, o Mustang foi escolhido pela Motoroso para promover o seu site de mídia social automotivo. 

O modelo com motor V8 5.0 litros supercharger de 737 cv tem rodas vermelhas de 21 polegadas e kit de suspensão Eibach. 

O porta-malas exibe uma tampa customizada com vários iPads para as pessoas conhecerem o carro usando um aplicativo Motoroso.


Mustang TS Designs
O carro traz uma traseira mais larga para acomodar os pneus de 13" de largura. Os pneus extralargos são combinados com o pacote de dirigibilidade Steeda Autosports Stage 3 e suspensão rebaixada para garantir tração máxima. A pintura em dois tons, vermelho e preto, cria um visual sedutor.


Mustang Mad Industries
Esse Mustang GT conversível tem carroceria preta, contrastando com as rodas, grade e interior em azul brilhante. 

O acabamento interno em couro e camurça permite ao motorista esperar confortavelmente o momento certo para despejar seus 735 cv de potência na pista. Freios Wilwood Aerolite e rodas de 21” com pneus de ultra alto desempenho são usados para domar a força desse garanhão.


Mustang Ice Nine Group
Inspirada no novo Shelby GT350R e nos carros da categoria DTM Touring, a Ice Nine transformou o Mustang EcoBoost fastback em um monstro de 481 cv. 

O modelo traz tudo o que é preciso para rasgar a pista: turbo Garrett GTX3076R, sistema de escape protótipo Corsa e tunagem personalizada da Dead Hook Motorsports. 

Para completar, tem suspensão da Air Lift Suspension e gaiola de seis pontos, com eliminação do banco traseiro.


Mustang Dragg – Este é o tipo de carro que você não quer ver no seu retrovisor. O estilo intimidador é destacado pelas luzes, acessórios e pintura com faixas azuis e brancas nas laterais sobre carroceria preta. 

Desenvolvido para a polícia, combina visual forte e elegante com alto desempenho e economia do motor 2.3 EcoBoost.


Mustang CGS Performance Products
Com pintura branca e faixas vermelhas, acabamento de couro exclusivo, rodas customizadas de 21” na frente e 22" na traseira e um ronco gutural, esse conversível atrai a atenção em qualquer lugar. 

Embora pareça lento perto dos outros Mustangs selvagens da exposição, as modificações no motor fazem o carro acelerar sem a menor hesitação. É um clássico de excepcional aparência que brilha nos mais finos detalhes.


Mustang Bojix
O EcoBoost Mustang da preparadora canadense equilibra bom gosto e agressividade com um toque de inspiração europeia na carroceria branca com faixas prata e laranja. 

Mas é bem mais que um “rostinho bonito”, com várias modificações no motor e chassi para um desempenho igualmente arrebatador. 

Entre outros itens, traz sistema de alimentação, escapamento, intercooler do turbo e bateria especiais, elementos da suspensão da Steeda Autosports e freios Brembo de 15” com seis pistões.

PRF COMPRA 54 CAMINHÕES IVECO TECTOR COM PLATAFORMA PARA TRANSPORTE DE VEÍCULOS EM ALAGOAS, MATO GROSSO DO SUL, PARÁ, PERNAMBUCO, TOCANTINS, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO SUL, RIO GRANDE DO NORTE, SANTA CATARINA E SÃO PAULO

Polícia Rodoviária Federal adquire 54 unidades do Iveco Tector 240E28 com plataforma para transporte de veículos

Quem circula pelas estradas atendidas pela Polícia Rodoviária Federal agora tem à disposição a tecnologia e confiabilidade de 54 modelos Tector 240E28, da Iveco. 

Os caminhões contam com plataforma para reboque e já estão em operação em Alagoas, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

"A parceria da Iveco com o poder público reforça o compromisso que temos com o Brasil", diz Osmar Hirashiki, diretor de Vendas Corporativas e Vendas ao Governo da Iveco.

Responsável pelo policiamento ostensivo em 65 mil quilômetros de rodovias em todo o País, a Polícia Rodoviária Federal escolheu o Tector por confiar na versatilidade do modelo, que garante o auxílio emergencial para os motoristas com segurança e agilidade.

O Tector, que transita entre os médios e semipesados, é perfeito para aqueles que buscam um veículo que proporcione baixo custo operacional e alta rentabilidade na operação. 

Conforto para o motorista, economia de combustível, potência e durabilidade são algumas das características de um caminhão que conta com excelente avaliação entre os proprietários.

Iveco Tector
Os diversos modelos da linha Tector podem facilmente dar conta de qualquer tipo de demanda, desde entregas comerciais menores até transporte de grãos. 

Com duas opções de câmbio e quatro de entre-eixos que resultam num total de 16 versões, o veículo se destaca pela versatilidade e oferece 41 configurações possíveis. 

O caminhão conta com o motor NEF 6 Euro V da, FPT Industrial, que proporciona 5% de redução no consumo de combustível e o melhor desempenho, com potências máximas de 218 cv e 280 cv. 

Com cabine ampla, revestimentos de qualidade, espelhos elétricos e comandos práticos e de fácil acesso, o Tector é o mais moderno caminhão semipesado do mercado latino-americano. 

Destaque para a versão Stradale, a top de linha, mais apropriada para transporte interurbano, e para a versão de entrada Tector Attack, a de melhor custo-benefício do segmento.

CHEVROLET PROMOVE GINCANA ON STAR COM YOUTUBERS HOJE DAS 14H ÀS 17,30H, AO VIVO PELA INTERNET. A APRESENTAÇÃO SERÁ DE CAIO NOVAES. O OBJETIVO É PROMOVER O ONSTAR JUNTO AO PÚBLICO JOVEM, MOSTRANDO SUA EFICIÊNCIA COM O COPILOTO EM VÁRIAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA


São Caetano do Sul - A Chevrolet realizará nesta quarta-feira (28) uma gincana com a participação dos mais populares Youtubers do país. O objetivo é promover a nova tecnologia de conectividade da GM no Brasil.

A gincana “OnStar A Toda Prova” será mediada pelo apresentador Paulo Bonfá e será transmitida ao vivo na internet pelos canais www.chevrolet.com.br/onstaratodaprova e www.youtube.com.

Os quatro influenciadores participantes são Mariana Lima (Marimoon), Iberê Thenório (Manual do Mundo), Caio Novaes (Ana Maria Brogui) e Cauê Moura (Desce a Letra). 

Todos eles competirão em oito desafios, e o vencedor receberá um prêmio que será divulgado no final da ação.

Cada jogador vai estar a bordo de um Chevrolet Cruze e terá que resolver desafios e enigmas divertidos com ajuda do OnStar, que conecta o motorista a um centro de atendimento 24h e oferece diversos serviços de segurança, navegação e conectividade.


“O OnStar de certa forma humaniza o automóvel, principalmente porque cria uma forte interação com o usuário e a percepção de que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência que a pessoa tem ao dirigir. E nesse game interativo com os Youtebers, com a ajuda das torcidas e dos espectadores, vamos colocar o OnStar A Toda Prova”, destaca Samuel Russell, diretor de Marketing da Chevrolet.

O objetivo desta ação é promover o OnStar junto ao público jovem, mostrando que o sistema funciona como um ótimo copiloto em diversas situações do cotidiano.

O desafio começa no shopping Cidade São Paulo e seguem para os passos seguintes sempre orientados pelas atendentes do OnStar.

Perfil dos Youtubers
Ana Maria Brogui (Caio Novaes)
Ana Maria Brogui é o primeiro programa de culinária do Youtube Brasil. 

Apresentado por Caio Novaes, tenta mostrar que cozinhar não é tão complicado quanto parece.

Desce a Letra (Cauê Moura)
Cauê Moura criou o canal Desce a Letra para expor sua opinião sobre os temas do cotidiano, politica e religião e falar sobre reportagens estranhas no mundo com o Giro de Quinta.

Manual do Mundo (Iberê Thenório)
No Manual do Mundo, Iberê Thenório ensina um pouco de tudo: experiências, mágicas, origamis, receitas, brincadeiras, dicas para a casa, sempre de maneira simples e divertida.

Marimoon (Mariana Lima)
Mariana Lima criou o canal MariMoon para apresentar dicas de moda, entretenimento e beleza, ela também fala sobre viagens, música e life style.

O sistema OnStar
Algumas tecnologias são tão inovadoras que acabam mudando a maneira como o condutor interage com o veículo. Uma delas é o OnStar, que estreou no Brasil na linha 2016 do Chevrolet Cruze como item de série em todas as versões.

Inédita em carros nacionais, a tecnologia OnStar oferece uma ampla gama de serviços de conectividade, informações, segurança e emergência jamais vista em um modelo à venda no país. O melhor de tudo: ela é muito simples de ser utilizada.

Pressionando um botão na base do retrovisor interno, o motorista entra em contato com uma central de atendimento humano que funciona 24 horas por dia. Através dela é possível solicitar desde consultas rápidas (como informações sobre a previsão do tempo ou de vias alagadas ao longo do trajeto) até o envio de destinos ao GPS do veículo, bastando informar o endereço ou o nome do estabelecimento.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

MARCOPOLO VENDE 100 ÔNIBUS PARA EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DE FORTALEZA, COM AR CONDICIONADO

   Foto: Gelson Mello da Costa


Os operadores de transporte urbano, rodoviário e de fretamento de Fortaleza adquiriram 100 ônibus Marcopolo dos modelos Novo Torino, Paradiso e Ideale. 

Os veículos serão incorporados à frota das empresas Via Urbana, Auto Viação Dragão do Mar, Viação Metropolitana (ViaMetro), Auto Viação Fortaleza, Viação Siara Grande, Empresa São Paulo, Expresso Novo Maranguape, Viação Princesa do Inhamuns, Organização Guimarães, Maraponga Transporte e Fretcar Transporte.

Segundo Paulo Corso, diretor de Operações Comerciais da Marcopolo, as operadoras têm programas contínuos para a modernização de suas frotas com veículos da marca. 


“Um dos diferenciais é que, a partir de agora, todos os ônibus precisam ser equipados com sistema de ar-condicionado, além de diversas inovações tecnológicas que ampliam os padrões de conforto, segurança e bem-estar dos usuários do transporte público da capital cearense”, explica o executivo.

Com 30 anos de história e mais de 100 mil unidades produzidas, o Novo Torino é o ônibus urbano mais bem-sucedido em toda a história da indústria brasileira. 


O modelo atual, lançado no mercado no ano passado, foi projetado para oferecer mais espaço, conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador.

Com duas diferentes configurações, os ônibus Torino desenvolvidos para as empresas operadoras de Fortaleza têm capacidade para transportar 33 e 36 passageiros sentados e possuem duas versões de chassi Mercedes-Benz, OF-1519 e OF-1721. 


Os veículos contam com poltronas City com apoio de cabeça, sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio) e poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou deficientes, elevador automático e área reservada para cadeirantes.

Os Paradiso 1200 possuem chassis Mercedes-Benz O500R 1830 e têm 13,10 metros de comprimento, capacidade para 46 passageiros sentados, com poltronas Executiva 1060 Soft, vidros colados, preparação de sistema áudio e vídeo, toalete, geladeira e sistema de ar-condicionado. 


Já os ônibus Ideale possuem chassis Mercedes-Benz OF 1721, 48 poltronas Executiva 970 soft e sistemas de áudio e vídeo e ar-condicionado.

O FUTURO DOS CARROS E DOS SEGUROS AUTOMOTIVOS

Muito se fala de tudo que teremos no futuro. E quando o assunto é carro, não tem como não lembrar também. 

E em um futuro não tão distante, teremos os famosos (e já conhecidos) carros autônomos. Mas como ficarão os seguros se poderemos dirigir sem as mãos? Vale a pena pensar...

Se nunca se imaginou em um carro autônomo, onde não terá que fazer nada para que ele ande, é hora de começar a refletir porque os carros do futuro estão bem próximos.

A indústria automotiva já realiza testes em diversos modelos e a previsão é de que leve de 20 a 30 anos para fazerem parte de nossa realidade. Até a Google já tem seu próprio modelo em fase de testes na Califórnia, EUA.

A ideia dos novos modelos é não apenas facilitar nossa vida para que não tenhamos que nos preocupar em dirigir, como também evitar acidentes de trânsito, uma vez que ele receberá uma programação específica para se sair bem em diversas situações.

Mas os motoristas estão contentes com essa revolução dos carros?

Parece ser interessante a ideia de não ter que dirigir um carro e deixar que ele faça tudo sozinho, mas uma pesquisa feita pela Universidade de Michigan mostra que 43,8% das pessoas não veem vantagem nesses carros do futuro, preferindo os modelos já existentes hoje. 

Mas há ainda 40,6% dos motoristas que até queriam algo mais sofisticado, porém com um modelo que não fosse totalmente autônomo, onde ainda pudessem ter uma parte do controle. 

Sobraram apenas 15,6% de pessoas que gostariam desse automóvel do futuro que já são conhecidos nos filmes.

Mas a verdade é que as montadoras estão investindo em pesquisas e buscando criar esses novos modelos para acompanhar as tendências mundiais.

E como ficam os seguros de carro diante dessa tecnologia?

Há quem pense que os seguros podem ser extintos porque se a ideia é evitar acidentes, não haverá mais motivos para contratar um. Mas isso é mera ilusão!

Há motivos para isso:
· Mesmo com a diminuição dos acidentes, não podemos dizer que não haverá mais nenhum acidente. 

Com certeza isso deixará o seguro auto mais barato, o que será vantajoso, mas não eliminará de vez esse risco.

· Roubos e furtos continuarão a existir, infelizmente. Isso é fácil de prever, visto que a cada dia o número de ocorrências nessas áreas aumenta muito.

· Problemas com desastres naturais ainda existirão, afinal, não tem como prever quando uma árvore vai cair, uma região alagar ou um incêndio acontecer.

E se somente 18% dos entrevistados pela Insurance.com comprariam um carro autônomo, ao saberem que o valor do seguro auto fica mais barato, 32% provavelmente comprariam um e 52% pensariam na possibilidade.

Mas como economizar com o seguro auto agora?

É muito bom sonhar que futuramente o seguro auto possa ficar mais barato porque com a diminuição de sinistros por acidentes de trânsito, o valor das indenizações diminuirá. 

Porém, se a estimativa é de que esses carros cheguem somente em 20 ou 30 anos, melhor cuidar do seu atual carro, não é mesmo?

Melhor então se atentar a algumas dicas infalíveis para economizar com seu seguro:
1 – Pesquise muito: não adianta fechar com a primeira empresa achando que está fazendo um bom negócio. 

A pesquisa pelas seguradoras mais confiáveis garante o melhor custo-benefício para seu seguro.

2 – Instale equipamentos de segurança no carro: ter alarme, rastreador e bloqueador veicular deixa o valor do seguro mais barato porque diminui as chances de roubos e furtos.

3 – Contrate somente o que for usar: há muitas coberturas adicionais em um seguro, mas nem sempre você precisará de todas.

Seguindo essas dicas infalíveis você consegue economizar com o seguro tanto agora como com Num carro do futuro.

CARLOS EDUARDO OGLIARI É NOMEADO DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS DA MARCOPOLO

Foto: Júlio Soares

Caxias do Sul (RS) – 27 de outubro de 2015
- Carlos Eduardo do Nascimento Ogliari é o novo diretor de Recursos Humanos da Marcopolo S.A., função que era exercida até então pelo CEO.

O executivo assumiu as atividades desde o dia 5 de outubro e terá como responsabilidade a condução da área de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional.

Para Carlos Eduardo Ogliari, a decisão de integrar o quadro da Marcopolo está baseada no alinhamento dos valores corporativos da empresa com a ética, a sustentabilidade e o respeito às pessoas. 

“O desafio será atender as metas de crescimento da companhia, sempre com foco na gestão de pessoas. Elas são o centro da equação do negócio e sem elas não há produção e nem geração de riquezas”, destaca o executivo.

Carlos Eduardo Ogliari atuava no Grupo Volvo na América Latina, onde se concentrou nos últimos 20 anos, como diretor das áreas de Recursos Humanos e de Assuntos Governamentais e Institucionais. Anteriormente também atuou na Klabin Fabricadora de Papel e Celulose.

“Estou sempre aberto a aprender coisas novas e a contribuir. Para mim é um orgulho fazer parte de uma das principais multinacionais brasileiras nesta nova fase da minha carreira profissional e faço questão de agradecer à Volvo pelo bonita história construída nos últimos 20 anos”, enfatiza.

Carlos Eduardo Ogliari, 49 anos, é natural de Curitiba, casado e tem dois filhos. Graduado em Administração de Empresas pela UEPG, possui pós-graduação em Qualidade e Produtividade pela UFPR e é Mestre em Administração - Gestão de Negócios pela FGV.

LIMITE DE 50 KM/H EM ALGUNS DOS PRINCIPAIS CORREDORES VIÁRIOS DE SÃO PAULO AJUDAM A PRESERVAR OS CARROS, AO DIMINUIR OS IMPACTOS DA SUSPENSÃO, ELEVANDO A SUA VIDA ÚTIL, ALÉM DE DIMINUIR O ÍNDICE DE ACIDENTES


A redução da velocidade em algumas das principais vias da cidade de São Paulo tem dividido as opiniões em relação às vantagens e desvantagens de trafegar em até 50 km/h. 

Criada com o objetivo de prevenir novos casos de acidentes com vítimas fatais, o fato é que a exigência ajuda a preservar o bom estado do veículo, aumentando sua vida útil. Segundo informações da fabricante mundial de amortecedores, Monroe, o novo limite diminui o trabalho da suspensão.

O coordenador de Treinamento Técnico da empresa, Juliano Caretta, explica que a regra atual provoca a diminuição da intensidade de absorção dos choques e vibrações. 


"O impacto de passar em um buraco ou lombada a 50 km/h é menor do que a 70km/h, o que prolonga a durabilidade da suspensão", informa Caretta. 

"Em baixa velocidade também haverá uma parada mais curta e um trabalho um pouco mais suave dos componentes do freio", acrescenta.

De acordo com o especialista, a redução da velocidade também promove a diminuição do consumo de combustível. 

Porém, é importante salientar que congestionamentos, a pressão dos pneus, a rotação do motor, as constantes trocas de marcha, o uso do ar condicionado e, até mesmo, rodar com as janelas abertas diminuem essa economia.

Outras ações como revisar o veículo periodicamente, seguindo as instruções da fabricante, abastecer com combustível de qualidade e instalar peças com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), também ajudam na conservação do veículo e segurança do motorista e passageiros.


A ALIANÇA RENAULT-NISSAN PROPORCIONARÁ A 200 PARTICIPANTES DA CÚPULA COP21, A CONFERÊNCIA DO CLIMA 2015, DE PARIS, QUE ACONTECERÁ DE 30 DE NOVEMBRO A 11 DE DEZEMBRO, A EXPERIÊNCIA DE CONHECER E SENTIR UM CARRO 100% ELÉTRICO. ESSA É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA QUE OS GOVERNOS - INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE O GOVERNO BRASILEIRO - QUE COMPÕEM AS NAÇÕES UNIDAS SE COMPROMETAM DE VERDADE PELA UTILIZAÇÃO DOS VEÍCULOS EMISSÃO ZERO


Pela primeira vez, as Nações Unidas utilizarão uma frota de 200 carros 100% elétricos no traslado de seus delegados durante a cúpula COP21, sobre o clima, que acontecerá de 30 de novembro a 11 de dezembro.

As duas centenas de veículos serão cedidos pela Aliança Renault Nissan para a conferência do Clima (Paris 2015) e deverão percorrer 400.000 km durante o evento.


A frota será formada por modelos Renault ZOE, Nissan LEAF e Nissan e-NV200, que serão dirigidos por 200 colaboradores das montadoras.


Parceira oficial da Conferência das Nações Unidas para o clima, a COP21 que acontecerá em Paris, a Aliança disponibilizará 200 carros 100% elétricos durante a cúpula anual .


Na 21ª Conferência Anual das Partes (chamada de COP21) são aguardados mais de 20.000 participantes credenciados pela ONU provenientes de 195 países.

“Os veículos elétricos são um meio de transporte prático e acessível, que permitem reduzir consideravelmente as emissões de CO2", 
declarou Carlos Ghosn, CEO da Aliança Renault-Nissan

Ghosh ressaltou que os carros elétricos reduzem os poluentes atmosféricos regulamentados dos motores, melhorando assim a qualidade do ar das nossas cidades. Juntos, os setores públicos e privados podem acelerar a transição para uma sociedade zero emissão.

A frota de veículos da COP21 será formada pelo compacto urbano Renault ZOE, o hatch compacto Nissan LEAF e o Nissan e-NV na versão sete lugares. 

Os veículos estarão à disposição para o transporte dos delegados 24 horas por dia, sete vezes por semana, entre o local da conferência - o Pavilhão de Exposições Le Bourget - e a cidade de Paris, como complemento ao sistema de transporte público.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

COM O CONHECIMENTO RECONHECIDO NO CAMPO DOS VEÍCULOS CONECTADOS AUTÔNOMOS, A PSA PARTICIPA ATIVAMENTE FUTURECOM 2015

A PSA Peugeot Citroën participará, de 26 a 29 de outubro, do maior evento de Telecom e de Tecnologia da Informação da América Latina, o Futurecom 2015, que discutirá o impacto das novas tecnologias no mundo em que vivemos.

Além de apresentar todo o seu conhecimento no campo dos veículos conectados e autônomos, onde o Grupo PSA já roda com protótipos na Europa, o diretor de Marketing, Produto, Comunicação e Relações Externas América Latina da PSA, Fabrício Biondo, participará do primeiro painel de debates sobre veículos conectados no Brasil.

Denominado “O Fascinante Mundo dos Carros Conectados e a Revolução no Setor Automotivo”, o painel é resultado de um trabalho conjunto entre a KPMG e o Futurecom, reunindo a PSA e outras montadoras, além de fornecedores, empresas de tecnologia e telecomunicações. 

Os tópicos principais de discussão envolverão os aspectos positivos e eventualmente críticos na utilização de carros conectados, possíveis influências em segmentos de negócio adjacentes, bem como a convergência cada vez mais intensa entre as indústrias automotiva, telecomunicações e tecnologia.

“A conectividade nos veículos é uma realidade para a PSA e estamos muito focados neste tema. Somos pioneiros em diversas tecnologias relacionadas à conectividade”, declarou Fabrício Biondo. 

“O veículo conectado oferecerá uma grande variedade de serviços ao motorista para simplificar o seu dia a dia. Ele economizará tempo, tornará o roteiro mais seguro e dinâmico ao sinalizar acidentes ou engarrafamentos, por exemplo. O motorista estará conectado às redes sociais e poderá interagir com aplicativos que o deixarão totalmente conectado ao que ele já experimenta hoje com seu smartphone”, adicionou Biondo.

Para a PSA, a conectividade é um requisito para a condução autônoma do futuro, com a comunicação de veículo a veículo e de veículo à infraestrutura. 

“A conectividade coloca mais inteligência no veículo, sempre aprimorando a experiência do cliente. Já a condução preditiva do futuro se refere ao veículo saber aonde o motorista deseja ir e predizer os seus futuros entretenimentos. Estamos caminhando neste sentido. No início de outubro, levamos um veículo em condução 100% autônoma de Paris até Bordeaux, uma distância de 580 km. Como disse nosso presidente mundial, Carlos Tavares, na ocasião, os veículos autônomos deixaram de ser ficção científica”, completou Fabrício Biondo.

Além da sua participação no painel referido, o Grupo PSA também estará representado no evento com a exposição de um Peugeot 2008. 

Ele representa bem o conceito de conectividade da montadora – no presente e no futuro - com aplicativos que permitirão aos visitantes conhecer um pouco mais sobre as tecnologias aplicadas nos veículos do Grupo. 

Os cerca de 14 mil visitantes esperados poderão conhecer, por exemplo, o aplicativo Link MyPeugeot, já ativo no Brasil e que permite uma conexão entre a central multimídia do veículo e o celular do motorista. 

O aplicativo oferece recursos como o acesso às estatísticas do veículo em percursos utilizados, permitindo que o condutor aperfeiçoe o consumo de combustível ao compará-las. 

Outra funcionalidade é manter os proprietários sempre informados sobre as próximas revisões através de alertas.

Uma função adicional com a qual os visitantes poderão interagir no Peugeot 2008 é a MirrorScreen, tecnologia que está incorporada à Central Multimídia e que permite duplicar aplicações e conteúdos compatíveis de um smartphone, controlando-as por meio da tela touch screen de 7” no painel do veículo, através dos comandos do volante ou de voz.

A PSA FECHA 3º TRIMESTRE DO ANO COM ALTA DE 3,2%, FATURANDO 12,4 BILHÕES DE EUROS E CRESCIMENTO DE 1% DA DIVISÃO DE AUTOMÓVEIS. GLOBALMENTE, OS VOLUMES DE VENDA RECUARAM, MAS EM ALGUMAS REGIÕES HOUVE COMPENSAÇÃO QUE DEU CONFIANÇA AO GRUPO NO AVANÇO DO PLANO "BACK IN THE RACE"


No terceiro trimestre de 2015, o faturamento da PSA Peugeot Citroën fechou em 12,390 bilhões de euros, uma progressão de 3,2% na comparação com o terceiro trimestre de 2014. 

O faturamento da divisão Automotiva, sem contabilizar o resultado das joint ventures chinesas, elevou-se a 8,052 bilhões de euros, em alta de 1,0% em relação a 2014. 

O faturamento de veículos novos cresceu 2,6%, impulsionado, sobretudo pelo efeito positivo dos preços de 1,2% e pelo impacto dos volumes e do mix de produtos, favoráveis em 0,8% cada.

O faturamento pro forma1 da divisão Automotiva, incluindo nossa parte das joint ventures chinesas, eleva-se a 9,134 bilhões de euros, revelando um leve crescimento ante 2014.

Os volumes de vendas recuaram globalmente 4,3%, mas cresceram 0,8% excluindo-se a China no terceiro trimestre de 2015.

Na Europa, o crescimento das vendas acentuou-se (6,1% no terceiro trimestre ante 2,9% no primeiro semestre), puxado pela alta do mercado e pelo sucesso de nossas gamas de produtos. 

Paralelamente, o Grupo prosseguiu com sua política de melhoria do posicionamento dos preços de suas três marcas - Peugeot, Citroën e DS – e com seus esforços para aumentar a produtividade.

Na Ásia, com a desaceleração do crescimento do mercado chinês, o Grupo procedeu a um ajuste de seus estoques no terceiro trimestre. 

O nosso faturamento caiu 17%, enquanto as entregas ao cliente tiveram uma ligeira baixa de 3%.

Na América Latina e na Eurásia, o Grupo prosseguiu com sua política de redimensionamento dos custos fixos visando recuperar o equilíbrio financeiro até 20172. 

As vendas caíram 23% e 45% no período, em mercados que também registraram um declínio importante de 13% e 27% respectivamente.

Nas regiões Oriente Médio-África e Índia-Pacífico, as vendas do Grupo também recuaram 7% e 24%, mas mantêm um crescimento global no acumulado do ano de 14% e 15%, respectivamente.

No final de setembro de 2015, os estoques (exceto China) totalizavam 382.000 veículos (incluindo o estoque das redes), o que representa uma queda de 11.000 unidades em relação ao final de setembro de 2014.

O faturamento da Faurecia no terceiro trimestre ficou em 4,749 bilhões de euros, em alta de 8,3%.

O faturamento do Banco PSA Finance, considerado em sua totalidade, foi de 394 milhões de euros3 no período, acusando uma queda de 44 milhões de euros, versus o 3º trimestre de 2014.

Por ocasião da publicação do faturamento, Jean Baptiste de Chatillon, Diretor Financeiro Mundial do Grupo PSA Peugeot Citroën, declarou: “O Grupo todo se mobilizou para executar integralmente o Plano ‘Back in the Race’; os resultados desta mobilização num contexto externo mais difícil no terceiro trimestre são um verdadeiro sucesso e contribuem para nossa confiança na realização de nossos objetivos.”


Perspectivas de Mercado
O Grupo prevê um mercado automotivo em alta na Europa em 2015, com um crescimento de 8%; um crescimento de cerca de 3% na China; um mercado em baixa de cerca de 15% na América Latina e de aproximadamente 35% na Rússia.

O Grupo não altera suas perspectivas operacionais a médio prazo no decorrer do ano

O Grupo tem o objetivo de gerar 2 bilhões de euros de fluxo de caixa livre operacional no período 2015-2017. 

Também pretende alcançar uma margem operacional4 de 2% na divisão Automotiva em 2018, com uma meta de 5% no período do próximo plano de médio prazo de 2019 a 2023.

1 - Faturamento pro forma incluindo a contribuição de 50% das JV chinesas

2 - Resultado operacional corrente

QUEDA DO REAL E AUMENTO DE INFLAÇÃO PROVOCAM AUMENTO EM 3% DOS ÔNIBUS E CAMINHÕES DA MONTADORA SUECA, SCANIA. E ADIANTA NOVO REAJUSTE DE 10%, EM JANEIRO DE 2016


Em nota à enviada há pouco à Imprensa brasileira a Scania, anunciou um aumento de 3% no preço dos ônibus e caminhões que fabrica, devido à elevação dos custos de produção.

A montadora sueca ainda adiantou que em janeiro de 2016 aplicará nova correção dos preços, em 10%.

A alta da inflação e a desvalorização cambial, são as responsáveis pelo aumento de 13% nos preços dos veículos e produtos que a Scania terá em vigor ao romper de 2016.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.