Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

NISSAN LEVA AO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE TÓQUIO UM CARRO CONCEITO INSPIRADO NA LIBERDADE DE CRIATIVIDADE. TEM BANCOS GIRATÓRIOS, PAINEL DE INSTRUMENTOS QUE PODEM SE MOVER E O INTERIOR PODE SER ALTERADO A BEL PRAZER DO DONO


Tóquio, Japão – A Nissan Motor Co., Ltd. está exibindo um carro-conceito surpreendente na edição 2015 do Salão do Automóvel de Tóquio.

O Teatro for Dayz é o primeiro carro cujo design foi especialmente concebido para a geração conhecida como 'nativos digitais'.

O Teatro for Dayz é mais do que um carro para uma geração de consumidores acostumados às transformações possibilitadas pela tecnologia e a liberdade de utilizar dispositivos digitais para o compartilhamento de experiências. 

Trata-se de um conceito totalmente 'fora da caixa', que não aceita restrições e desafia qualquer convenção.


A necessidade de eliminar valor agregado"Para desenhar um carro com apelo para a geração que chamamos de 'nativos digitais' tivemos de abrir mão de conhecimentos e abordagens testadas e já consideradas verdades que tínhamos acumulado", afirmou o diretor executivo de Design da Nissan, Satoshi Tai. 

"Por exemplo, através do design, normalmente tentamos transmitir uma sensação de aceleração, potência ou a qualidade suprema. Mas estes valores não ressoam com os compartilhadores nativos. Estes traços de carro apenas chamam a atenção para a tecnologia antiquada que tem pouca relevância para suas vidas", acrescentou.

A Nissan pesquisou profundamente os gostos desta geração, conforme comenta Hidemi Sasaki, Gerente Geral de Planejamento de Produto: "Os nativos digitais consideram que o tempo gasto dentro de um carro deve ser utilizado para compartilhar experiências e conectar com os amigos. Não podemos mais atrair a atenção deste público com os mesmos valores de antigamente".


Design voltado ao compartilhamento de ideias e experiências
O conceito do Teatro for Dayz remete a uma tela em branco, proporcionando liberdade de criação e compartilhamento de experiências. 

O carro é uma plataforma de inspiração, permitindo que os nativos digitais criem suas próprias experiências, conectem com amigos, exibam e compartilhem suas atitudes.


Interior do amanhã é uma tela em branco
Você é apaixonado por carros? Se este é o seu caso, vamos entender se a sua primeira reação ao vir o Teatro for Dayz for "Ué, mas isso é um carro?". 

Tudo bem, porque do lado de dentro são encontrados apenas dois pedais, a direção e bancos brancos.

A este conceito de espaço interno chamamos de "Future Canvas". A aparência pode ser modificada de acordo com a vontade de cada um, graças a tecnologias de exibição de imagens. 

Assim, os bancos giratórios, encostos de cabeça, revestimentos das portas e painel de instrumentos se tornam telas em movimento.

Tai explica como isso funciona: "O interior pode ser alterado visualmente, de acordo com o humor do usuário, seja para jogar games, ou para surpreender seus amigos em um piscar de olhos. Com isso, é a imaginação do nativo digital que determina o que o Teatro for Dayz é, como vai ser usado e no que ele pode se tornar".

À primeira vista, pode parecer estranho encontrar apenas a direção e um painel de instrumentos 'pelado', mas o espaço interno que imaginamos para o conceito não poderia ter maçanetas e controles convencionais, que limitariam as opções de layout e visualização. 

É por isso que a Nissan adotou sistemas por comando de voz e movimento para os equipamentos de áudio e ar-condicionado.

Quando o veículo está em movimento, os dados de navegação e os mostradores são visualizados no painel de instrumentos. Mas quando o carro está parado, tudo isso desaparece. 

Os bancos têm bases que se assemelham a bolas de ginástica, oferecendo uma sustentação bem diferente daquela proporcionada por bancos automotivos tradicionais, com uma pegada bastante original e longe das convenções.


Design externo remete a um dispositivo digital
A Nissan deu mais um passo além ao apresentar o design do Teatro for Dayz que, apesar de não ser orgânico, é acolhedor. Tai comentou: "Adotamos os faróis e a grade frontal em forma de V característicos da Nissan, mas abrimos mão de componentes que transmitem uma ideia de agressividade associados à velocidade, tamanho, elegância e outros atributos que normalmente se esperam encontrar em um carro. A identidade deste carro pertence ao proprietário. Se fizéssemos propostas estilísticas, estaríamos limitando a criatividade do usuário. Isso dá uma ideia daquilo que as pessoas podem esperar de um veículo elétrico no futuro".

Com um esquema cromático em torno de branco e prateado com acabamento acetinado, o design do veículo remete a dispositivos móveis de última geração, oferecendo à geração dos nativos digitais ainda mais espaço para a criatividade.

O design simples e anguloso do Teatro for Dayz maximiza as possibilidades de comunicação e compartilhamento, tanto do lado de dentro como do lado de fora. 


O interior amplo e aberto é o local perfeito para se reunir com os amigos, enquanto que a superfície externa desprovida de ornamentos apresenta telas de LED que oferecem ainda mais opções para expressar a criatividade de cada um. 

De forma geral, o design externo atipicamente simples dá uma impressão de compacidade e solidez, com para-choques e teto arredondados, rodas que se estendem até os cantos externos e balanço dianteiro e traseiro radicalmente mais curtos.

Tanto por dentro como do lado de fora, o Teatro for Dayz é uma folha em branco, permitindo a expressão individual de cada um. 

"Como será que os nativos digitais utilizarão este carro para expressar sua própria personalidade? Vamos aguardar para ver. As primeiras impressões e experiências poderão ser vistas nas redes sociais", comenta Tai.

O Teatro for Dayz é um conceito único nascido dos corações e das mentes dos motoristas do amanhã, permitindo que sejam criadas formas totalmente inovadoras de curtir o automobilismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.