Uma das primeiras fabricantes a apoiar voluntariamente o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), a Fiat Automóveis está promovendo pelo Brasil eventos Technodays com o tema Eficiência Energética para comemorar sua "privilegiada posição no ranking de carros mais econômicos do Brasil".
Desde o inicio do PBEV, em 2009, a Fiat não só apoiou a iniciativa de etiquetar os veículos em função do índice do consumo de combustível, como aumentou sua participação no Programa, ampliando a inscrição de seis nomes, em 2009, para 29 modelos, em 2013.
O PBEV pontua os carros com notas que vão de “A” para o mais econômico, até “E” para o menos econômico do segmento.
Isso facilita a comparação direta entre os concorrentes e dá uma rápida noção ao consumidor sobre a eficiência daquele modelo, através da pontuação ligada ao consumo de combustível.
Em 2009, a Fiat inscreveu seis carros e obteve apenas uma nota “A”, quatro notas “E” e uma nota “C”. Neste ano, 29 automóveis Fiat estão sendo pontuados: nove deles ganharam nota “A”, oito estão pontuados com “B” e nenhum modelo recebeu nota “E”, provando a constante evolução da Fiat na busca de carros ainda mais eficientes.
O Fiat Technoday Eficiência Energética promove debates e avaliações reais de consumo com os participantes.
Durante o dia, os convidados debatem com técnicos da engenharia, através de uma apresentação teórica, sobre novas tecnologias, tendências, aerodinâmica, soluções e dicas de direção econômica, além de realizar provas práticas com carros dotados de equipamentos laboratoriais para medição precisa do consumo.
Na pista, eles podem comprovar na prática os ótimos resultados do Novo Uno Economy 1.4 (nota “A” no PBEV, um dos mais carros mais eficientes do Brasil e mais econômico do que a grande maioria dos carros de entrada e equipados com motor 1.0), além de avaliar o real aumento de consumo através da falta de manutenção.
Em um dos carros testados, um Bravo Sporting, os técnicos instalaram velas usadas, filtro de ar sujo, pneus com calibragem fora do padrão e suspensões desalinhadas.
Este veículo “sem manutenção”, quando comparado a um similar em perfeitas condições de uso, gastava em média 20% mais de combustível.
Os carros da Fiat se posicionam entre os líderes de eficiência energética, produzindo modelos econômicos e que emitem baixos níveis de CO2.
No programa Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural), que etiqueta somente os carros mais econômicos, a Fiat é líder com nada menos que nove modelos.
Além disso, pelo sexto ano consecutivo, a Fiat se confirma com a fabricante que registrou o menor nível de emissões de CO2 na Europa, entre as marcas de automóveis mais vendidas, resultado certificado e divulgado pela empresa JATO Dynamics, referência em consultoria e pesquisa no setor automotivo.
O 147, por exemplo, apresentou o motor transversal para o segmento, além de ter sido o primeiro carro movido a etanol no mundo.
Com o passar do tempo, a Fiat democratizou o uso dos motores multiválvulas (Tempra e Palio 16V), downsizing (Uno Turbo i.e; Tempra Turbo, Tempra Stile, Punto T-Jet e Bravo T-Jet), o primeiro flex 1.0, além das iniciativas estritamente focadas em consumo, como o conceito Economy, já explorado em Palio, Mille, Novo Uno e até no Ducato.
Hoje, tecnologias como o EcoDrive, que monitora e sugere melhorias na condução diária, DNA, que pode selecionar até três modos de condução ao carro (Dinamic, Normal e Autonomy), além do Dualogic e transmissões automáticas de seis marchas (Fiat 500 e Freemont), refletem a constante busca da Fiat pela melhoria na eficiência energética.
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