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quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PEUGEOT PASSA A VENDER NO BRASIL O 408, MODELO 2014, COM CÂMBIO AUTOMÁTICO DE SEIS VELOCIDADES, COM FREIO MOTOR, E MELHORIAS NA SUSPENSÃO NA VERSÃO ALLURE 2.0 L. É NOTÓRIA A QUANTIDADE DE TECNOLOGIA DE SEGURANÇA EMBARCADA, E OS 526 LITROS DO PORTA-MALAS, ALÉM DE ITENS DE CONFORTO IMPORTANTES, MAS É ESTRANHO NA VERSÃO GRIFFE THP O SENSOR DE ESTACIONAMENTO DIANTEIRO SER OPCIONAL PARA OS LEITORES QUE GOSTAM DE UMA INFORMAÇÃO COMPLETA DO CARRO PUBLICAMOS A MATÉRIA RECEBIDA DA PEUGEOT, QUE NÃO OFERECE AINDA OS VALORES DE COMERCIALIZAÇÃO DO CARRO.


Uma das referências no concorrido segmento de sedãs médios, ao aliar espaço interno com acabamento, dirigibilidade e tecnologia inserida num pacote de equipamentos de série, o Peugeot 408, ano-modelo 2014, chega ao mercado brasileiro mais competitivo.

A versão Allure 2.0L Automática, estreia um novo powertrain formado pela transmissão automática sequencial de seis velocidades, até então disponível só nas versões com motorização THP e pelo reconhecido motor 2.0L 16V Flex, de 151 CV, de potência máxima.


A transmissão automática de seis velocidades (caixa AISIN) que passa a equipar o modelo, chamada AT6, é a mesma utilizada nas versões THP e em diversos outros veículos da marca em todo o mundo.

Em termos de segurança e confiabilidade, essa caixa possui um moderno sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor. 


Na prática, o sistema impossibilita o movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h, preservando a transmissão.

Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, privilegiando o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, proporcionando uma condução mais dinâmica e esportiva no modo “Sport”.

Outro item de destaque da caixa AT6 é o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando. 


A transmissão “segura” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque. 

O sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança. 

Se o mecanismo não estivesse disponível, com a desaceleração, o carro ganharia velocidade e o motorista precisaria acionar os freios.


Motor com mais torque em baixa rotaçãoO bloco de quatro cilindros e 16 válvulas Flex, com duplo comando de válvulas e cilindrada de 1.997 cm3 (diâmetro 85 mm, curso 88 mm), é compacto e de liga leve. 

O comando de válvulas de admissão, equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT), tem uma cartografia que possibilita variar a admissão em função das condições de condução. Esta característica proporciona ao motor flexibilidade e torque em baixa rotação.


O motor gera potência máxima de 151 cavalos a 6 mil rpm quando abastecido a etanol (143 cavalos a gasolina) e o torque máximo alcança 22 mkgf a 4 mil rpm, também abastecido com o combustível vegetal (20 mkgf a 4 mil rpm no caso da gasolina). 

Com tais números, a relação peso / potência do Peugeot 408 fica abaixo dos 10 kg / CV, o que garante um comportamento dinâmico com boa performance e segurança.

Melhor desempenho e menos consumo
A implantação do câmbio AT6 junto ao motor 2.0L 16V Flex gerou ganhos de performance, tendo como principais destaques acelerações e retomadas, e a redução no consumo de combustível.

Nas acelerações de 0 a 100 km/h, houve uma melhora de 1,4 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. 



O mesmo ocorreu quanto às retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido em 0,5s.

Com o câmbio AT6, o consumo de combustível foi reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustível (etanol ou gasolina). 


Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA Peugeot Citroën, o 408 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versão anterior, equipada com a transmissão automática de quatro velocidades.



Nova suspensão favorece dirigibilidade
No ano modelo 2014, o 408 recebeu outras modificações importantes aplicadas a toda gama do modelo:

- Conjunto de suspensão: no eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação, que agora estão mais macias, e foi colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria. 


No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.


- “Pneus verdes”: Pirelli P7, de baixa resistência ao rolamento, que favorece tanto a redução de consumo de combustível quanto uma condução mais suave.

Essas evoluções tiveram o objetivo de aumentar o conforto sem perder a estabilidade característica do modelo Peugeot. Estruturalmente, o 408 possui uma excelente rigidez à torção, o que permite um rendimento máximo dos trens de rodagem.

Na dianteira, a suspensão é do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade. 


Contribui para isso suas articulações flexíveis – coxins de borracha – entre a suspensão e a longarina, com alto conforto acústico no interior do veículo. 

O trem traseiro, composto por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada, assegura o controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado nível de conforto para os passageiros do banco traseiro.


O bem-estar a bordo do 408 é também garantido pelo tratamento acústico, que envolve a rigidez da carroceria, juntas de dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à aplicação de um para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior.


Amplo espaço interno
O 408 é um três volumes muito generoso em suas medidas. Na frente, os ocupantes usufruem de um ambiente dinâmico e de qualidade, que favorece o prazer de conduzir, enquanto os passageiros traseiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade e conforto.


Com arquitetura semi-elevada, que proporciona uma enorme sensação de espaço, possui comprimento de 4,69 m, largura de 1,815 m (excelente segurança passiva lateral e habitabilidade de alto nível, como largura na altura dos cotovelos) e um entre-eixos de 2,71 m, um dos melhores no segmento, que favorece principalmente o espaço dedicado aos passageiros traseiros.


As formas retilíneas e os espaços de arrumação do porta-malas facilitam a utilização prática do vasto volume oferecido pelo 408: são 526 litros.


O acesso ao porta-malas é facilitado pela utilização de duas dobradiças pantográficas. O condutor também pode comandar a abertura do porta-malas à distância, através do telecomando das chaves ou de um botão específico no painel de instrumentos.

Espaços laterais permitem acomodar e mesmo fixar demais objetos. Finalmente, para prolongar este espaço até o habitáculo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 - 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.


Interior, linhas fluídas e materiais nobres
O interior do 408 ressalta ao máximo o aproveitamento do espaço proporcionado pela arquitetura semi-elevada do veículo, enquanto que o desenho e os materiais utilizados oferecem uma incontestável percepção de qualidade.


Assim, o painel de instrumentos é elegante e fluído, proporcionando uma ampla visibilidade externa graças à sua forte inclinação, praticamente em simetria com as colunas do para-brisa. 


Os acabamentos e o bem-estar a bordo foram objeto de cuidadoso trabalho:

- Painel que acolhe os mostradores é compacto, reservando, assim, uma vasta superfície para materiais nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil, como o revestimento do tipo “slush”, macio ao toque;


- Equipamentos como módulo de comando da climatização, sistema de som, tela de navegação retrátil, entre outros, particularmente bem integrados;

- Painéis de porta que realçam o interior e têm um movimento que converge para baixo, igual à lateral externa do veículo;

- Detalhes cromados destacam o conjunto: molduras das entradas de ar e dos mostradores, botões da climatização e do rádio, maçanetas das portas, entre outros.


Segurança exemplar
O 408 é um veículo de última geração que integra todo o know-how da Peugeot em matéria de comportamento dinâmico e de segurança. 


Sua estrutura rígida, associada a eficientes meios de retenção (até seis airbags) e a equipamentos como o ESP ou o ABS de série com auxílio à frenagem de emergência e repartição eletrônica de frenagem, garantem uma segurança exemplar.

Um design elegante
O 408 exibe os códigos característicos da marca, com faróis particularmente felinos, que se alongam com harmonia sobre o capô. 


No prolongamento da moldura do logotipo, dois vincos acompanham o design dos faróis, passam naturalmente pelas colunas do grande para-brisa avançado e se estendem até a traseira do veículo, arrematada por um spoiler discretamente integrado ao volume do porta-malas.

A vasta grade frontal, realçada por lâminas horizontais cromadas, em conjunto com a forma dos faróis de neblina, contribui para o dinamismo das linhas do sedã. Tais elementos também ressaltam a impressão de alargamento visual do modelo.

A lateral do 408 é modelada e segue a tendência de estilo limpo, sem frisos laterais, mas com caixas de rodas que destacam o estilo das rodas de liga leve. 


Uma linha suave percorre praticamente toda a carroceria e converge da extremidade das lanternas traseiras até o para-lamas dianteiro, junto a outra linha inferior paralela à base. 


O desenho das lanternas traseiras combina ainda harmoniosamente com o porta-malas do carro. Três “garras” de cristal atravessam as lanternas de cor rubi.

Frenagem eficiente
Na dianteira, a frenagem é realizada por discos ventilados de 283 mm de diâmetro e 26 mm de espessura. 


As pinças de freio têm um diâmetro de 54 mm para permitir que elas atuem com bom nível de resistência e dosagem na pinçada dos discos. 

Contribuem, assim, para o bom equilíbrio entre a suavidade da pressão do freio e sua firmeza de reação. Os freios traseiros estão equipados com dois discos de 249 mm de diâmetro por 9 mm de espessura.

O veículo é equipado de série com sistema ABS (Bosh 8.1), repartição eletrônica de frenagem (REF) e ajuda à frenagem de emergência (AFU). 


O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo.

O controle de estabilidade (ESP) de última geração, de série na versão topo de gama, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. 


No 408, o equipamento acrescenta a essas funções controle de tração (ASR), que pode ser desconectado, para garantir uma certa motricidade em situações delicadas, voltando a se conectar automaticamente acima de 50 km/h.


Uma oferta moderna de motorizações
Para quem busca ainda mais sofisticação e o que há de mais moderno em tecnologia automotiva, a Peugeot disponibiliza também para a versão topo de gama do modelo a opção do motor THP.

Referência mundial em performance e tecnologia, o propulsor fabricado com bloco em alumínio é extremamente leve e foi desenvolvido em cooperação com a BMW. 


Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 cavalos de potência a 6.000 rpm. 

Com um torque máximo de 24 mkgf disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e agilidade nas retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.

Assim, a marca eleva ainda mais o nível de sofisticação da versão topo de gama do 408, que contempla alta performance e baixos níveis de consumo e emissão de poluentes.


Com os motores 2.0L 16V Flex e THP de 165 cavalos, a Peugeot oferece uma cobertura completa para seu segmento de mercado.


Gama completa
O Peugeot 408 oferece equipamentos que atendem as expectativas dos consumidores de seu segmento no Brasil. Acompanhe os principais itens:

408 Allure 2.0L Manual
Segurança:
- Dois airbags frontais (condutor e passageiro);

- Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;

- Faróis de neblina dianteiros;

- Sensor de estacionamento traseiro;

- Travamento automático das portas.

Conforto:
- Direção eletro-hidráulica assistida;

- Ar-condicionado automático digital Bi-zone com saída de ar traseira;

- Regulador (piloto automático) e limitador de velocidade;

- Para-brisa acústico;

- Regulagem do volante em altura e profundidade;

- Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;

- Retrovisores com ajuste elétrico;

- CD Player com leitor de MP3 acoplado ao USB Box com funções Bluetooth (“hands free”);

- Seis alto-falantes e comando de áudio no volante;

- Tela multifunções com computador de bordo;

- Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.

Estilo:
- Roda 16 polegadas em liga leve;

- Grade frontal com frisos cromados;

- Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;

- Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;

- Painel de instrumentos soft (“slush”);

- Volante revestido em couro.


408 Allure 2.0L Automática
- A versão que estreia o novo conjunto mecânico da linha 408 adiciona à sua lista de equipamentos rodas de liga leve de 17 polegadas e conta, ainda, com um para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior, ampliando o conforto para os ocupantes do veículo.

408 Griffe THP
Segurança:
- Airbag lateral e de cortina;

- Controles de tração (ASR) e de estabilidade (ESP);

- Sensor de estacionamento dianteiro (OPCIONAL);

- Faróis autodirecionais com xênon (OPCIONAL).

Conforto:
- Bancos em couro;

- Teto solar elétrico;

- Acendimento automático dos faróis;

- Limpador do para-brisa automático + iluminação de “boas-vindas” externa + “follow me home”automático;

- Para-brisa acústico;

- Retrovisor interno eletrocrômico;

- Retrovisor externo rebatível.

Estilo:
- Frisos cromados na base das janelas;

- Volante de couro esportivo;

- Mostradores com fundo branco;

- Soleiras de portas de alumínio;

- Pedaleira de alumínio.


Multimídia
- WIP Nav (GPS integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7 polegadas rebatível eletricamente).

408 tem o melhor índice de reparabilidade da categoria. O sedã médio da Peugeot apresenta o melhor tempo e o mais baixo custo para reparo, entre os veículos de mesma categoria comercializados no mercado brasileiro, de acordo com testes realizados pelo CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), entidade de pesquisa dedicada ao estudo da reparação automotiva.

Esse resultado reforça a ótima relação de custo x benefício que acompanha o modelo. 


Além da ampla lista de equipamentos de série, dirigibilidade de alto nível e generosidade tecnológica, o modelo se beneficia de um pacote de serviços de pós-venda extremamente competitivo.


Um sedã protegido por todos os lados
O 408 apresenta diversos benefícios decorrentes da política de Pós-Venda de valorização do consumidor brasileiro, tais como:

- Três anos de garantia total;

- Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país: a marca adequou ao máximo o valor das revisões para transferir ao cliente os ganhos obtidos com sua política de Pós-Venda. 


A primeira revisão custa R$ 330 (10 mil quilômetros ou 1 ano, o que ocorrer primeiro). Somando-se as revisões necessárias ao longo dos três primeiros anos de uso (ou 30 mil quilômetros), o efeito é ainda mais positivo: R$ 1.190, um dos mais competitivos de seu segmento;

- Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mão de obra inclusa: 

O cliente paga o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país. Exemplo: retrovisor (R$ 294,28), farol (R$ 627,42) e para-lama (R$ 244,90);

- Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.

Gama de cores
Nove tonalidades compõem a paleta de cores do 408 : Branco Banquise, Cinza Alumínio, Cinza Grafito, Cinza Cendré, Vermelho Rubi, Azul Bourrasque, Cinza Manitoba, Cinza Dolomites e Preto Perla Nera.



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