Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

DURANTE 10 DIAS, LARGOS MILHARES DE PESSOAS CONHECERÃO E APRECIARÃO OS MAIS NOVOS LANÇAMENTOS DE CARROS DE TODO MUNDO, NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE FRANKFURT, NA ALEMANHA, CASA DA AUDI QUE ENTRE OS MODELOS QUE EXPORÁ UM VAI SER UMA DAS ESTRELAS DO CERTAME: O AUDI SPORT QUATTRO CONCEPT, COM MOTOR HÍBRIDO DE 700 CV, QUE FAZ DE 0 A 100 KM/H, EM 3,6 SEGUNDOS E PASMEM CONSOME APENAS 2,5 LITROS DE GASOLINA PARA PERCORRER 100 KM. TEM O DESIGN INSPIRADO NO AUDI SPORT QUATTRO DE 1983 E HOMENAGEIA ESSE LENDÁRIO ESPORTIVO


São Paulo, 4 setembro de 2013 – Para comemorar o aniversário de 30 anos do Sport quattro, a Audi apresentará o legítimo sucessor desse lendário automóvel no 65º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, que acontecerá de 12 e 22 de setembro. 

O show car Audi Sport quattro concept continua a tradição quattro da marca e aposta em um deslumbrante design cupê e na propulsão híbrida plug-in com 700 cv de potência.

O termo quattro é mais do que apenas uma tecnologia - é uma filosofia da marca. O conceito significa segurança de condução e esportividade, competência técnica e uma abordagem dinâmica. 

Desde a estreia do “Ur-quattro", em 1980, a Audi já vendeu mais de cinco milhões de carros com tração permanente nas quatro rodas, muito mais do que qualquer outro fabricante premium em todo o mundo. 

As características positivas e sucesso nas pistas do conceito quattro foram massivamente demonstrados por mais de três décadas.

Entre os clássicos e lendários Audi, está o Sport quattro, apresentado no Salão de Frankfurt de 1983 e concebido como um modelo de homologação para o Campeonato Mundial de Rally. 

Com 306 cv e muitas inovações técnicas, foi um supercarro para sua época. A distância curta entre-eixos, que aprimorou a dirigibilidade, deu ao Sport quattro um visual inconfundível. 


O carro de competição faz parte da história das corridas: em 1987, por exemplo, guiado pelo piloto Walter Röhrl, conquistou uma vitória convincente na PiKe’s Peak, prova internacional de subida de montanha, no Colorado (Estados Unidos).
Como o Audi Sport quattro, o show car que será apresentado em Frankfurt foi concebido dentro do espírito das corridas, com todas suas soluções de design voltadas para este fim. 

Cada uma delas é impulsionada por uma função técnica e várias são uma homenagem aos modelos quattro do início dos anos 1980. 

Na traseira, o spoiler na borda inferior da janela destaca a largura do carro. Outro elemento distinto na parte de trás é o difusor de CFRP, que se estende muito para cima. 

O conceito de esportividade elegante faz parte do interior do Audi Sport quattro concept. A cabine espaçosa tem tons escuros, linhas precisas e foco no condutor. 


O volante, painel de instrumentos digital e Head-up display estão no campo de visão direta. 

A construção leve, típica da Audi, reflete-se tanto no desenho quanto na escolha dos materiais. Visto de cima, o painel fino remete à asa de um planador. 

O volante esportivo multifuncional oferece uma ideia dos futuros modelos esportivos de produção. O conceito de controle também está centrado no condutor. 

Outro destaque é a inovadora unidade de controle de ar-condicionado, que é integrado diretamente às saídas de ar. 

Desempenho poderoso: motor híbrido plug-in
O motor híbrido plug-in faz do Audi Sport quattro concept um cupê de tirar o fôlego, com potência de 700 cv e torque de 800 Nm. 

O veículo é equipado com câmbio modificado do tipo Tiptronic de 8 velocidades, tração quattro e diferencial esportivo no eixo traseiro. De acordo com a norma padrão, o show car consome, em média, 2,5 litros de combustível por 100 km, o que equivale a 59 gramas de CO2 por quilômetro.

O motor a combustão é um 4 litros, V8 biturbo, que produz 560 cv de potência e 700 Nm de torque. 

O sistema de cilindro sob demanda (COD), que desativa quatro cilindros em carga parcial, e o sistema start-stop tornam a unidade sonora de oito cilindros muito eficiente.


Entre o 4.0 TFSI e a transmissão foi montado um motor elétrico em forma de disco, que produz 150 CV e 400 Nm. 

Ele extrai sua energia de propulsão de uma bateria de íons de lítio com refrigeração líquida na parte traseira e com capacidade de 14,1 kWh. 

Em modo exclusivamente elétrico, o Audi Sport quattro concept pode percorrer até 50 km. Um sistema de gerenciamento inteligente controla a interação entre as duas unidades, conforme necessário, e o motorista pode escolher entre vários modos de operação.

O cliente pode optar entre as várias características do veículo, dependendo da operação e estratégia de condução. São três modos disponíveis: o Modo EV (Eletric Vehicle), para uma condução exclusivamente elétrica; o Modo Híbrido, para máxima eficiência; e o Modo Sport, para o máximo desempenho.


No modo EV, apenas o motor elétrico está ativo. Com uma potência elétrica máxima de 150 CV e 400 Nm de torque, permite a condução elétrica tanto dentro como fora da cidade. 

Um acelerador ativo indica, ao motorista, a transição para a operação híbrida, para que ele possa controlar conscientemente a transição de veículo elétrico para híbrido.

Se o motorista deseja manter uma certa autonomia elétrica ou conduzir determinados segmentos de rota com energia elétrica , pode usar a função Espera ou Carga para ajustar com precisão a carga da bateria , mesmo sem recarga na rede elétrica .

No modo Sport, a estratégia operacional adapta o sistema de acionamento para obter a máxima potência e desempenho. 

A função elétrica Boost suporta o motor de combustão em todas as situações de condução. O sistema de gerenciamento de energia garante que a bateria sempre tenha carga suficiente.

Quando o V8 e o motor elétrico trabalham em conjunto, o Audi Sport quattro concept acelera de 0 a 100 km / h em 3,7 segundos – como fizeram os poderosos carros de rali da Audi – e sua velocidade máxima é de 305 km/h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.