São Paulo, 4 setembro de 2013 – Para comemorar o aniversário de 30 anos do Sport quattro, a Audi apresentará o legítimo sucessor desse lendário automóvel no 65º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, que acontecerá de 12 e 22 de setembro.
O show car Audi Sport quattro concept continua a tradição quattro da marca e aposta em um deslumbrante design cupê e na propulsão híbrida plug-in com 700 cv de potência.
O termo quattro é mais do que apenas uma tecnologia - é uma filosofia da marca. O conceito significa segurança de condução e esportividade, competência técnica e uma abordagem dinâmica.
O termo quattro é mais do que apenas uma tecnologia - é uma filosofia da marca. O conceito significa segurança de condução e esportividade, competência técnica e uma abordagem dinâmica.
Desde a estreia do “Ur-quattro", em 1980, a Audi já vendeu mais de cinco milhões de carros com tração permanente nas quatro rodas, muito mais do que qualquer outro fabricante premium em todo o mundo.
As características positivas e sucesso nas pistas do conceito quattro foram massivamente demonstrados por mais de três décadas.
Entre os clássicos e lendários Audi, está o Sport quattro, apresentado no Salão de Frankfurt de 1983 e concebido como um modelo de homologação para o Campeonato Mundial de Rally.
Entre os clássicos e lendários Audi, está o Sport quattro, apresentado no Salão de Frankfurt de 1983 e concebido como um modelo de homologação para o Campeonato Mundial de Rally.
Com 306 cv e muitas inovações técnicas, foi um supercarro para sua época. A distância curta entre-eixos, que aprimorou a dirigibilidade, deu ao Sport quattro um visual inconfundível.
O carro de competição faz parte da história das corridas: em 1987, por exemplo, guiado pelo piloto Walter Röhrl, conquistou uma vitória convincente na PiKe’s Peak, prova internacional de subida de montanha, no Colorado (Estados Unidos).
Como o Audi Sport quattro, o show car que será apresentado em Frankfurt foi concebido dentro do espírito das corridas, com todas suas soluções de design voltadas para este fim.
Cada uma delas é impulsionada por uma função técnica e várias são uma homenagem aos modelos quattro do início dos anos 1980.
Na traseira, o spoiler na borda inferior da janela destaca a largura do carro. Outro elemento distinto na parte de trás é o difusor de CFRP, que se estende muito para cima.
O conceito de esportividade elegante faz parte do interior do Audi Sport quattro concept. A cabine espaçosa tem tons escuros, linhas precisas e foco no condutor.
O volante, painel de instrumentos digital e Head-up display estão no campo de visão direta.
A construção leve, típica da Audi, reflete-se tanto no desenho quanto na escolha dos materiais. Visto de cima, o painel fino remete à asa de um planador.
O volante esportivo multifuncional oferece uma ideia dos futuros modelos esportivos de produção. O conceito de controle também está centrado no condutor.
Outro destaque é a inovadora unidade de controle de ar-condicionado, que é integrado diretamente às saídas de ar.
Desempenho poderoso: motor híbrido plug-in
O motor híbrido plug-in faz do Audi Sport quattro concept um cupê de tirar o fôlego, com potência de 700 cv e torque de 800 Nm.
O motor híbrido plug-in faz do Audi Sport quattro concept um cupê de tirar o fôlego, com potência de 700 cv e torque de 800 Nm.
O veículo é equipado com câmbio modificado do tipo Tiptronic de 8 velocidades, tração quattro e diferencial esportivo no eixo traseiro. De acordo com a norma padrão, o show car consome, em média, 2,5 litros de combustível por 100 km, o que equivale a 59 gramas de CO2 por quilômetro.
O motor a combustão é um 4 litros, V8 biturbo, que produz 560 cv de potência e 700 Nm de torque.
O motor a combustão é um 4 litros, V8 biturbo, que produz 560 cv de potência e 700 Nm de torque.
O sistema de cilindro sob demanda (COD), que desativa quatro cilindros em carga parcial, e o sistema start-stop tornam a unidade sonora de oito cilindros muito eficiente.
Entre o 4.0 TFSI e a transmissão foi montado um motor elétrico em forma de disco, que produz 150 CV e 400 Nm.
Ele extrai sua energia de propulsão de uma bateria de íons de lítio com refrigeração líquida na parte traseira e com capacidade de 14,1 kWh.
Em modo exclusivamente elétrico, o Audi Sport quattro concept pode percorrer até 50 km. Um sistema de gerenciamento inteligente controla a interação entre as duas unidades, conforme necessário, e o motorista pode escolher entre vários modos de operação.
O cliente pode optar entre as várias características do veículo, dependendo da operação e estratégia de condução. São três modos disponíveis: o Modo EV (Eletric Vehicle), para uma condução exclusivamente elétrica; o Modo Híbrido, para máxima eficiência; e o Modo Sport, para o máximo desempenho.
Um acelerador ativo indica, ao motorista, a transição para a operação híbrida, para que ele possa controlar conscientemente a transição de veículo elétrico para híbrido.
Se o motorista deseja manter uma certa autonomia elétrica ou conduzir determinados segmentos de rota com energia elétrica , pode usar a função Espera ou Carga para ajustar com precisão a carga da bateria , mesmo sem recarga na rede elétrica .
No modo Sport, a estratégia operacional adapta o sistema de acionamento para obter a máxima potência e desempenho.
Se o motorista deseja manter uma certa autonomia elétrica ou conduzir determinados segmentos de rota com energia elétrica , pode usar a função Espera ou Carga para ajustar com precisão a carga da bateria , mesmo sem recarga na rede elétrica .
No modo Sport, a estratégia operacional adapta o sistema de acionamento para obter a máxima potência e desempenho.
A função elétrica Boost suporta o motor de combustão em todas as situações de condução. O sistema de gerenciamento de energia garante que a bateria sempre tenha carga suficiente.
Quando o V8 e o motor elétrico trabalham em conjunto, o Audi Sport quattro concept acelera de 0 a 100 km / h em 3,7 segundos – como fizeram os poderosos carros de rali da Audi – e sua velocidade máxima é de 305 km/h.
Quando o V8 e o motor elétrico trabalham em conjunto, o Audi Sport quattro concept acelera de 0 a 100 km / h em 3,7 segundos – como fizeram os poderosos carros de rali da Audi – e sua velocidade máxima é de 305 km/h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário