Affalterbach/Stuttgart - O veículo conceito CLA 45 AMG Racing Series, que está celebrando sua apresentação mundial no Salão do Automóvel em Frankfurt, na Alemanha, permite uma visão antecipada de mais um veículo esportivo de competição fabricado para os clientes da Mercedes-AMG. Ao mesmo tempo, o CLA 250 Sport também pode ser considerado como "desenvolvido pela AMG".
Após sua estreia no salão, este modelo esportivo de série chegará às concessionárias europeias em dezembro de 2013.
"O CLA 45 AMG Racing Series demonstra nossa intenção de aumentar ainda mais nosso envolvimento com o automobilismo amador. Queremos oferecer às equipes independentes interessadas um carro de competição competitivo quase standard e com excelente nível de segurança, no popular segmento dos quatro cilindros", declara Ola Källenius, CEO da Mercedes-AMG GmbH.
"O tremendo sucesso do SLS AMG GT3, que é utilizado hoje por equipes independentes em cinco continentes, nos deixa muito confiantes", comemorou.
"O CLA 45 AMG Racing Series demonstra nossa intenção de aumentar ainda mais nosso envolvimento com o automobilismo amador. Queremos oferecer às equipes independentes interessadas um carro de competição competitivo quase standard e com excelente nível de segurança, no popular segmento dos quatro cilindros", declara Ola Källenius, CEO da Mercedes-AMG GmbH.
Além de uma série de vitórias individuais, o SLS AMG GT3 também arrematou vários campeonatos, incluindo o Campeonato Europeu FIA GT3 (2012), o Campeonato Mundial FIA GT1 (2012) e o ADAC GT Masters (2012).
Em 2013, o SLS AMG GT3 conseguiu até mesmo levantar o grand slam das provas clássicas de longa duração da GT3, com quatro vitórias sucessivas.
O CLA 45 AMG Racing Series se destina ao popular campeonato que reúne carros turboalimentados com dois litros e também poderá ser lançado mundialmente se houver demanda suficiente.
O CLA 45 AMG Racing Series se destina ao popular campeonato que reúne carros turboalimentados com dois litros e também poderá ser lançado mundialmente se houver demanda suficiente.
As especificações técnicas vão variar de acordo com os regulamentos das provas e campeonatos.
A potência do motor e a transmissão automática são variáveis, com opções de tração integral permanente ou tração dianteira na versão standard.
Pura tecnologia de competição
A suspensão especial de corrida tem bitola alargada na frente e atrás e permite numerosos ajustes para adequação a cada pista em particular.
A suspensão especial de corrida tem bitola alargada na frente e atrás e permite numerosos ajustes para adequação a cada pista em particular.
A altura da suspensão, dureza das molas e características dos amortecedores são ajustáveis, assim como a cambagem e convergência nos eixos dianteiro e traseiro.
O sistema de frenagem AMG de alta performance com discos ventilados em todas as rodas é equipado com sistema antibloqueio.
Elementos típicos de carros de competição, feitos inteiramente de fibra de carbono (CFRP), tornam o já extravagante design do CLA 45 AMG de série ainda mais espetacular.
Elementos típicos de carros de competição, feitos inteiramente de fibra de carbono (CFRP), tornam o já extravagante design do CLA 45 AMG de série ainda mais espetacular.
Eles incluem novos conjuntos dianteiro e traseiro, para-lamas salientes e saias laterais. Além disso, pneus de corrida tipo slick reforçam sua impressionante largura.
Graças às asas traseiras de fibra de carbono e às grandes aberturas para refrigeração do motor e dos freios, o CLA 45 AMG Racing Series causa uma forte impressão mesmo quando parado.
Para uso na pista, os atributos aerodinâmicos do cupê de quatro portas de alto desempenho, já muito bons, são aprimorados ainda mais por componentes de fibra de carbono recentemente desenvolvidos.
O conjunto dianteiro com um divisor aerodinâmico garante força de aderência adicional, assim como o difusor traseiro com três barbatanas e o defletor traseiro ajustável. A entrada de ar nas saias laterais à frente das rodas traseiras assegura o resfriamento eficiente dos freios posteriores.
Uma atmosfera funcional, típica dos carros de corrida, predomina no interior do carro. A gaiola de proteção contra capotagens é feita de aço de alta resistência.
Uma atmosfera funcional, típica dos carros de corrida, predomina no interior do carro. A gaiola de proteção contra capotagens é feita de aço de alta resistência.
Um altíssimo nível de segurança é garantido pelo banco tipo concha P 1300 GT de fibra de vidro feito pela Recaro, preparado para permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck Support - apoio para cabeça e pescoço) e o sistema de extintores de incêndio.
O volante de competição, com borboletas para troca de marchas permite o perfeito controle do carro.
Visual dinâmico: o CLA 250 Sport
O rótulo "engineered by AMG" (desenvolvido pela AMG) também se aplica ao CLA 250 Sport, o novo modelo esportivo para uso nas ruas da Classe CLA.
O rótulo "engineered by AMG" (desenvolvido pela AMG) também se aplica ao CLA 250 Sport, o novo modelo esportivo para uso nas ruas da Classe CLA.
Seu motor de quatro cilindros, com 1.991 cm³, produz 155 kW (211 cv) oferece 350 Nm de torque entre 1.200 e 4.000 rpm.
A transmissão de dupla embreagem 7G-DCT, com seu acerto esportivo, é equipamento de série.
O equipamento "AMG Line" faz parte dos itens de série do CLA 250 Sport. Logos "Sport" adornam os aerofólios dianteiros.
O equipamento "AMG Line" faz parte dos itens de série do CLA 250 Sport. Logos "Sport" adornam os aerofólios dianteiros.
O CLA 250 Sport apresenta rodas de liga leve AMG com 18 polegadas exclusivas, com cinco raios, e pneus 235/40 R 18, pintadas em preto com acabamento em alto brilho, juntamente com pinças de freios pintadas de vermelho.
Elas sinalizam visualmente as qualidades dinâmicas especiais do carro, caracterizadas, entre outros pontos, pelo eixo dianteiro e o chassi especialmente desenvolvidos pela AMG para funcionarem em conjunto, incluindo também a direção esportiva AMG sensível à velocidade.
Com sua configuração especial de motor e transmissão, assim como um setup especial do sistema ESP (electronic stability program - programa eletrônico de estabilidade), o CLA 250 Sport promete uma experiência de direção muito especial, elevada ainda mais pela emocionante sonoridade gerada pelo sistema de escapamento modificado.
Detalhes em vermelho nos conjuntos dianteiros e traseiros AMG reforçam ainda mais o posicionamento diferenciado do modelo. O efeito também está presente no interior do carro, com os cintos de segurança vermelhos.
Detalhes em vermelho nos conjuntos dianteiros e traseiros AMG reforçam ainda mais o posicionamento diferenciado do modelo. O efeito também está presente no interior do carro, com os cintos de segurança vermelhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário