Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MERCEDES-BENZ LEVOU AO SALÃO DE FRANKFURT SEU FORTE PORTFÓLIO DE CARROS QUE FAZEM SUCESSO NO MUNDO E OUTROS AINDA CONCEITOS, E ENTRE ESTES, O CLASSE S COUPÉ QUE FAZ SUCESSO NO CERTAME E MOSTRA O QUE SERÁ A NOVA GERAÇÃO DE MODELOS DA NOVA GERAÇÃO DA MARCA.


Stuttgart/Frankfurt - Tradicionalmente, o topo da linha de produtos da Mercedes-Benz é ocupado pelo grande cupê. Com o conceito Classe S Coupé, a marca antecipa uma visão concreta da nova geração de modelos no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA). 

Com sua deslumbrante aparência e estilo imponente, o carro incorpora uma filosofia de design de clara sensualidade. 

No interior, com sua arquitetura única e detalhamento verdadeiramente exclusivo, o veículo com capacidade para quatro pessoas define o estado da arte do luxo contemporâneo.

"O novo sedã Classe S foi recebido entusiasticamente no mercado e desempenha com perfeição o papel de representante da força de inovação da Mercedes-Benz", afirma Joachim Schmidt, membro do Conselho Diretor da Mercedes-Benz Automóveis e responsável por Vendas e Marketing.


Design: sensualidade mais cativante
A Mercedes-Benz cria uma ponte de ligação entre a modernidade e a vanguarda, entre a tradição e o desenvolvimento. 

Cada série de modelos tem um papel determinado e um caráter muito específico, dependendo dos atributos em que o design é centrado. 

Mas, seja qual for, um Mercedes-Benz é sempre reconhecido facilmente como um Mercedes-Benz. Graças à incorporação de novos desenvolvimentos estilísticos e ao interesse em manter viva a tradição, os designers recorrem a uma variedade de genes estilísticos típicos da marca.

Exterior: um perfil de proporções perfeitas
O perfil fluido do conceito Classe S Coupé se caracteriza pelas típicas proporções de um carro com tração traseira, ressaltadas pela assinatura típica da Mercedes, a linha descendente. 

O longo capô, com linhas exclusivas e domos salientes que remetem à potência, o habitáculo rebaixado com a linha de cintura alta, os arcos das rodas acentuados, assim como as rodas de 21 polegadas (pneus dianteiros 265/35 R21 e traseiros 295/35 R 21), além da traseira larga consubstanciam o posicionamento do conceito Classe S Coupé como uma obra prima do refinamento automotivo. 

Com 2.945 mm de distância entre-eixos, o cupê tem 5.050 mm de comprimento, 1.958 mm de largura e 1.409 mm de altura.
A interação criativa de vários elementos de design dá ao conceito Classe S Coupé uma dianteira com ar confiante e superior. 

Ao centro dela fica a grade tridimensional do radiador com contorno de diamante, cuja estrutura é definida pelos elementos retangulares em cromo escurecido. Ela traz a estrela central da Mercedes em uma lâmina.

Os faróis totalmente em LEDs, com as "sobrancelhas" das luzes de condução diurna, reforçam o ar confiante e diferenciado do veículo. 


No conceito Classe S Coupé essas sobrancelhas foram posicionadas mais à frente, em uma linha semicircular invertida. 

A aparência de diamante dos faróis e as lanternas traseiras arrematam os detalhes luxuosos de acabamento do carro de exibição.

O perfil lateral é definido pela linha esticada do teto com formato curvado e pelas portas sem molduras. 

Uma elegante moldura cromada tridimensional cerca as áreas envidraçadas, que não sofrem a interrupção das colunas B. 

Tudo isso compõe o típico visual dos cupês da Mercedes-Benz. Ao desenvolver os espelhos externos, os designers aproveitaram a liberdade oferecida na concepção de um carro conceitual, criando um formato bem estreito e elegante.

Uma forma muscular acima do eixo traseiro, projetando-se do painel lateral, gera uma sensação de leveza e dinamismo, mesmo com o carro parado. 

As superfícies arqueadas e as linhas dos painéis laterais fluem para a traseira, estreitando o perfil do carro de forma gradual e dramática.

A traseira, com suas superfícies, ombros largos e linhas de caráter acentuadas, arremata o visual com um forte toque de emoção. 

O deslocamento da placa para a parte inferior do para-choques permitiu posicionar a estrela de três pontas de forma mais destacada na tampa lisa do porta-malas. 

Ela é complementada por um friso cromado, modelado com muita atenção aos detalhes. O friso corre horizontalmente sobre a tampa e continua até depois das lanternas traseiras, reforçando a impressão visual de largura. 

A distribuição dos LEDs em duas fileiras horizontais dentro da luminária traseira dividida em duas partes representa a alta tecnologia e, ao mesmo tempo, é um reminiscente do design em relevo dos modelos mais antigos.

Interior: fluidez nas linhas
A elegância escultural e simplicidade também caracterizam a parte interna. O painel de instrumentos branco transpira uma claridade sensual. 

Seu formato curvado lembra a dorsal de uma baleia logo antes de voltar à água. Como todo o interior, o painel é dominado por linhas fluidas: as ondulações superior e inferior definem a estrutura.

A arquitetura do painel de instrumentos é diferenciada. Graças a uma nova forma de acomodação dos airbags, os designers conseguiram dar à parte inferior do painel um formato extremamente escultural. 

A seção superior do conjunto de instrumentos parece flutuar sensualmente à frente do painel, como se formasse uma camada superior à parte. 

O painel de instrumentos se integra sem descontinuidade às portas, num movimento envolvente. A ondulação tem continuidade nos painéis das portas.

As aberturas de ventilação que, entre outros lugares, também são alojadas num conjunto de quatro no centro do painel, têm um design futurista altamente detalhado, com barbatanas que conduzem a corrente de ar rodeando um orifício. 

As aberturas foram criadas para criar contrastes e são feitas de uma combinação de alumínio branco com aparência de cerâmica e alumínio escovado e polido. 

Os elementos de controle de alumínio tem formato limpo e funcional, contrastando fortemente com as formas orgânicas e avançadas ao seu redor.

Acima dessa superfície com formas livres, a tela já conhecida na nova Classe S, com 30,7 cm (12,3 polegadas), fica abrigada sob uma pequena carenagem. 
Ela tem proporções 8:3. 

No conceito Classe S Coupé, os mostradores, totalmente cobertos por vidro, são ainda mais esbeltos e parecem flutuar livremente. 

Como elementos de alta tecnologia, eles criam um excitante contraste com o cenário sensual do painel de instrumentos. O jogo de cores dos displays utiliza um verde-azulado, esportivo e moderno.

Uma tela sensível ao toque com quatro relógios com horários internacionais fica no centro do console. 

O motorista pode escolher quais relógios quer mostrar. Para isso, basta rolar um globo terrestre no mostrador e escolher o fuso horário. Um menu irá mostrar as opções de cidades. 

O conceito do relógio multifusos foi criado e implementado pelos designers e engenheiros do Centro de Design Avançado da Mercedes-Benz em Palo Alto, no estado americano da Califórnia.

A unidade central de comando no console parece uma joia brilhante. Sua superfície de alta qualidade, tipo "diamante negro", dá impressão de profundidade. 

O método de fabricação "diamante negro” utiliza o processo de deposição de vapores químicos para depositar metais preciosos sobre uma superfície cromada de alto brilho a temperaturas em torno de 1.000° C. O metal então reage com a superfície, formando uma camada com alta resistência a riscos e alta força adesiva.

Os painéis das portas do conceito Classe S Coupé são feitos de alumínio. Utilizando algoritmos em computadores, linhas topográficas delicadas são traçadas no metal, replicando os contornos dos elementos de controle montados nas portas. Isto cria um interessante padrão luminoso, com pequenas luzes brilhantes. 

A inspiração deste detalhe foi tirada das formações rochosas do estado de Utah, nos EUA. 

As perfurações progressivas nos alto-falantes também foram geradas por algoritmos e mostram a estética inteligente derivada da matemática.

Como todo o interior, os bancos têm uma fluência de linhas altamente dinâmica e natural, dando continuidade ao design escultural das superfícies. 

Os assentos dianteiros evocam uma associação com a alta costura, já que suas formas esculturais envolvem linhas sensuais que lembram os figurinos de uma coleção de moda. 

Na parte superior do banco, os encostos laterais envolvem o ocupante como um colar. As linhas verticais dos bancos são constituídas por um delicado conjunto de tubos, que continua formalmente nas faixas de couro no carpete. 

Os arremates nas laterais geram contraste e, como a perfuração nas superfícies dos bancos, são fatores a mais contribuindo para a impressão de elegância esportiva.

A gama de cores e materiais joga com os contrastes salientes em antracita e branco, assim como o alumínio, e reforça a modernidade atemporal e a natureza de vanguarda do design que elevam o conceito Classe S Coupé a um supremo nível de exclusividade, alta qualidade e perfeição. 

Dentro deste espírito, o painel e os bancos são feitos de pele de bezerro, o carpete de seda foi feito a mão e chama a atenção por seu brilho iridescente. 

No processo de fabricação do carpete, os tufos são costurados na parte posterior. A forração é feita de seda tecida a mão e, consequentemente, arremata o caráter de exclusividade do interior.

Suspensão enxerga
O conceito Classe S cupê é movimentado por um motor V8 biturbo. Ele gera 335 kW (455 cv) e tem 4.663 cm³ de cilindrada. O torque máximo é 700 Nm.

O conceito Classe S Coupé está equipado com a tecnologia "Intelligent Drive" da Mercedes-Benz. 

Graças a dois "olhos", a câmera estereoscópica pode obter uma visão tridimensional da área até 50 metros à frente do veículo e, como um sistema "6DVision", pode detectar a posição e movimento de objetos. 

Ela monitora o entorno à frente do carro em uma extensão de até 500 metros. Esses dados são combinados com os obtidos por sensores por radar e ultrassom. 

Uma grande quantidade de sistemas de assistência monitora o tráfego circundante para o motorista. Isto ajuda a reduzir a carga que recai sobre o motorista, além de proteger também outros usuários da via.

A suspensão também utiliza a nova câmera estereoscópica. Como a nova Classe S, o conceito Classe S Coupé pode detectar irregularidades na pista antecipadamente. 

Quando o ROAD SURFACE SCAN detecta essas ondulações com a ajuda da câmera, o sistema MAGIC BODY CONTROL ajusta a suspensão antecipadamente para adequar-se à situação. 

Utilizando as imagens da câmera e informações sobre o veículo, a unidade de controle calcula continuamente a melhor estratégia para lidar com trechos irregulares, assim como longas ondulações.

O sistema de informação e entretenimento também atende aos mais altos padrões. O software MoodGrid do serviço de reconhecimento de música Gracenote possibilita escutar as músicas mais apropriadas ao momento. 

Encontrar músicas adequadas não exige mais que o motorista e os passageiros do conceito Classe S Coupé pesquisem arduamente suas coleções de gravações digitais. 

Baseado numa classificação, o software prepara uma pré-seleção de músicas. Esta relação não inclui apenas músicas conhecidas, mas peças de um catálogo contendo 18 milhões de trilhas, adaptadas para o gosto individual e o espírito do momento. 

O sistema de navegação baseado no Garmin NaviCore também proporciona a orientação mais conveniente, com design moderno e mapas tridimensionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.