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segunda-feira, 2 de setembro de 2013

TEST-DRIVE DO FORD FIESTA 1.6 TITANIUM POWERSHIP MOSTROU UM CARRO COM BOM ACABAMENTO, ÁGIL, CONFORTÁVEL E EQUIPADO COM TECNOLOGIA SÓ EXISTENTE EM CARROS COM PREÇOS MUITO ACIMA DOS R$ 55.990,00 QUE CUSTA ESTE NOVO MODELO DA FORD AVALIADO PELO BLOG.


Um carro confortável, espaçoso, rápido na arrancada, eficiente nas retomadas em ultrapassagens, boa estabilidade, com bom acabamento interno e um design moderno e tendendo para o esportivo. 

Essas foram as características que descobri na avaliação, para o Blog do Arnaldo Moreira, do Ford New Fiesta 1.6 Titanium Powership 2014. Custa R$ 55.990,00 e possui tecnologia embarcada encontrada apenas em carros de R$ 70 mil/R$ 80 mil.

Confesso que não teria a menor dificuldade ou dúvida em responder: “Compre” a alguém que me perguntasse se o New Fiesta seria uma boa aquisição. O carro é fabricado no Brasil, ao contrário do modelo anterior importado do México.

Este hatch agrada ao primeiro contato, é como amor à primeira vista. Tenho de confessar que não achei defeitos nesse ágil compacto, mas o que não chega a ser um defeito senti falta do terceiro encosto de cabeça para o passageiro do meio, no banco traseiro.





A Ford caprichou neste novo Fiesta. Na verdade, o modelo anterior já tinha melhorado sensivelmente.

Álias, a Ford nos últimos anos investiu forte e fartamente na qualidade de seus carros no Brasil, obtendo resultados dignos de realce e a cada versão são notórias e significativas as melhorias obtidas.

Os exemplos mais recentes são o Ecosport – cuja avaliação foi publicada no Blog, em 6 de abril deste ano – campeão de vendas do seu segmento, a picape Ranger e o sedan Fusion.





O New Fiesta testado foi o topo de linha, Titanium, equipado com o moderno e nervoso motor 1.6, Sigma TiVCT, de 130 cv, flex, que sente-se funcionar como um relógio suíço e é justo ressaltar que é um bom carro urbano e faz bonito na estrada.



Contribui para esse desempenho a transmissão de seis velocidades - única em carros de sua categoria que garante ao Titanium giros mais baixos, maior suavidade e economia de combustível - o Titanium de câmbio manual, não testado, é de cinco velocidades. 



As trocas de marcha são suaves graças à dupla embreagem, outro componente que no segmento só o New Fiesta 2014 possui.

O câmbio permite trocas manuais de velocidades, através de um botão existente na lateral esquerda, no alto da manopla, para quem desejar uma direção esportiva. 


O consumo de combustível que sempre influencia, de alguma maneira, na escolha de um carro, no New Fiesta, melhorou bem. 


De acordo com dados do INMetro, divulgados pela Ford, o Fiesta 2014 1.6 é de 11,4 km/l, com gasolina, e 7,9 km/l, com álcool, na cidade, e 9,9 km/l e 13,9 km/l, na estrada, respectivamente. 



Com esta motorização, o carro tem velocidade máxima de 190 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos.

Proteção passiva
A segurança foi outra preocupação da Ford neste Novo Fiesta. O Titanium sai de fábrica com sete air bags, incluindo o dos joelhos do motorista, o único da categoria com esse nível de proteção. É claro que o ideal é que nunca sejam testados. 


A Ford destaca que o New Fiesta é único da categoria com quatro estrelas do Latin Ncan (instituto que avalia a segurança dos carros em batidas), mas o topo de linha avaliado tem mais proteção para os ocupantes.



O carro conta com ABS (que impede o travamento das rodas nas freadas), ESC (controle eletrônico de estabilidade), TCS (controle eletrônico de tração), HLA (assistente de partida em rampa) e acendimento automático das luzes de emergência nas freadas bruscas.

Os retrovisores externos, no Titanium, têm indicadores luminosos de pisca e pisca-alerta. 


Ar-condicionado digital, sensores que acendem os faróis e acionam os limpadores de para brisas e de estacionamento automáticos, vidros elétricos dianteiros e traseiros, sistema de entretenimento SYNC em português, controles de áudio no volante, retrovisor eletrocrômico e piloto automático.



A cobertura dos bancos e do volante é de couro, no console central há lugar para garrafas e objetos, assim como nas portas dianteiras.

O sistema de conetividade possui entrada auxiliar e USB para MP3 players e iPod, conexão Bluetooth, leitor de CD e MP3. 

O sistema permite que o motorista se comunique com o carro através do processo de SYNC Media System com comando de voz que permite atender chamadas, ouvir e enviar SMS e controlar o som do carro sem tirar as mãos do volante.
O New Fiesta vem equipado com faróis auxiliares, de nevoeiro, importantes para iluminar a beira da estrada.

Design agradável
O aspecto exterior do New Fiesta é agradável à vista. Suas linhas modernas foram um belo conjunto com a grande grade frontal e o capô. 
Os faróis, com acendimento automático, completam de forma harmônica o design diria arrojado e aerodinâmico do carro.



O New Fiesta manteve a mesma distância entre eixos, 2,49 m, do modelo anterior, o que beneficia o espaço dos passageiros, no carro mais largo entre os concorrentes, 1,72 m, e com 3,97 m de comprimento, embora o porta-malas tenha apenas 281 litros, capacidade muito semelhante aos seus concorrentes, que pode ser aumentada ao rebater os bancos traseiros.

O ar condicionado tem saídas que permitem direcionar o vento de forma a não atingir diretamente a cara dos ocupantes da frente do carro.


O Ford New Fiesta apresenta-se ainda nas seguintes versões:

S 1.5 16V
: com motor de 111 cv, inclui direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos; sistema de som e conectividade My Connection, ABS com EBD e airbag duplo: R$ 39.890. 

SE 1.6 16V Powershift: Inclui todos os itens anteriores e câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas Powershift: R$ 49.990.


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