O Grupo Volkswagen foi líder de vendas na União Europeia (UE) no ano passado, tendo emplacado um total de 3.377.799 veículos, apesar do escândalo da alteração das emissões nos motores a diesel da família EA189.
No final de Dezembro existiam 13.713.526 novos carros a circular nas estradas europeias, com as vendas aumentando 9,3% face a 2014, confirmando a tendência de crescimento que já tinha de 2014.
Apesar dos bons resultados, a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) acredita que ainda não é altura para entusiasmos excessivos, já que "este resultado supera apenas ligeiramente os níveis registados em 2010, imediatamente a seguir à crise".
A tendência é positiva, mas o mercado como um todo continua a vender pouco.
No total, o mercado de veículos de turismo e todo o terreno na UE fechou 2015 com um aumento de 9,3%, terminando o exercício com o registo de 13.713.526 matrículas.
O grupo Renault acompanhou a tendência geral do mercado, crescendo 9,2%.
A Volkwsagen avançou apenas 6,3%, e ficou à frente da PSA Peugeot Citroën, cujo crescimento se fixou nos 6,2%.
Atrás do consórcio alemão ficaram os grupos franceses PSA Peugeot Citroen (com mais 6,2% para 1.448.819 unidades) e...
... Renault (com mais 9,2% para 1.334.556 unidades).
... seguida da Mercedes-Benz, com um aumento de 12,6% para 707.046 unidades.
Em nível de mercado, o destaque da ACEA vai para Espanha, que avançou 20,9% e para Itália que cresce 15,8%.
O ranking dos maiores crescimentos fecha com França, Reino Unido e Alemanha, que apresentaram crescimentos de 6.8%, 6.3% e +5.6%, respectivamente.
O mercado automóvel europeu recrudesceu 9,3%, em 2015, mas apesar da recuperação o volume de vendas só agora se aproxima dos níveis da pré-crise. Os europeus compraram 13,7 milhões de carros, em 2015.
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