Nº 969 — 1/12/17
SER DONO OU SÓ USAR?
Soluções alternativas à propriedade de um automóvel para uso
cotidiano e mesmo para viagens continuam a despertar interesse em vários
países.
Há opções que variam de aplicativos de caronas pagas, ao compartilhamento de um mesmo veículo, aluguéis temporários (por horas até) e convencionais, caronas entre conhecidos e outras possibilidades criativas.
Há opções que variam de aplicativos de caronas pagas, ao compartilhamento de um mesmo veículo, aluguéis temporários (por horas até) e convencionais, caronas entre conhecidos e outras possibilidades criativas.
Tudo isso, porém, ainda apresenta graus de aceitação
diferentes em várias partes do mundo. Por esse motivo, uma das maiores
companhias de pesquisa de mercado automobilístico, a americana J.D. Power,
decidiu avaliar como os chineses encaram essa possibilidade de abrir mão da
propriedade de seu meio de transporte individual.
Antes é necessário saber que a relação de 200 veículos por 1.000 habitantes na China é muita baixa frente aos 800 dos EUA e principais países da União Europeia (Brasil também está na faixa de 200).
No entanto, em números absolutos, os 25 milhões de veículos vendidos por ano na China tornam o país mais populoso do mundo um mercado extremamente atraente.
Os melhores anos nos EUA limitam-se a 17 milhões de unidades e com tendência de acomodação. Já a China continuará a fabricar ainda mais veículos – de 5% a 6% de crescimento a cada ano – sem se vislumbrar ainda quando esse ritmo pode começar a cair.
Apesar de os americanos terem apresentado e desenvolvido os
aplicativos de carona, nascidos da ideia da Uber, a pesquisas apontam que 69%
dos motoristas ainda preferem manter a propriedade.
No Brasil, essa proporção deve ser maior pela baixa densidade da frota frente ao número de habitantes. A China, por sua vez, surpreendeu os pesquisadores.
No Brasil, essa proporção deve ser maior pela baixa densidade da frota frente ao número de habitantes. A China, por sua vez, surpreendeu os pesquisadores.
De acordo com o relatório de satisfação dos consumidores
sobre soluções de mobilidade, publicado agora em 28 de novembro, 19% dos
chineses se declaram “muito desejosos” e 51% “levemente desejosos” de abrir mão
de possuir um carro em seu nome, se opções alternativas estivessem disponíveis.
A empresa de pesquisa atribui esse resultado à expansão sem
precedentes dos serviços de carona pago, aliado a um sistema robusto de
internet móvel e a meios de pagamento facilitados.
Nem mesmo a Uber aguentou o tranco da concorrência com a companhia local Didi Chuxing, da qual foi sócia, e depois se retirou do país. A Didi levou ao surgimento de rivais, porém nenhum a ameaça de perto.
Nem mesmo a Uber aguentou o tranco da concorrência com a companhia local Didi Chuxing, da qual foi sócia, e depois se retirou do país. A Didi levou ao surgimento de rivais, porém nenhum a ameaça de perto.
Consumidores chineses apreciam em particular a possibilidade
de fazer reserva do carro em serviço, flexibilidade e conveniência, embora destaquem
preocupações com a privacidade.
O mais surpreendente é o fato de o país ter começado a se motorizar tardiamente, o que em teoria deveria despertar desejo maior de exercer a propriedade do bem.
O mais surpreendente é o fato de o país ter começado a se motorizar tardiamente, o que em teoria deveria despertar desejo maior de exercer a propriedade do bem.
No entanto, é preciso lembrar de um pormenor: em grandes
cidades o governo chinês controla o mercado ao cobrar taxas elevadas pelo
direito de ter uma placa de licenciamento.
Isso ocorre em razão da poluição causada não apenas por veículos, mas principalmente por usinas termoelétricas a carvão.
Isso ocorre em razão da poluição causada não apenas por veículos, mas principalmente por usinas termoelétricas a carvão.
Apesar de o relatório apresentar essa surpresa, continua de
alguma forma indefinido como os consumidores do resto do mundo farão suas
escolhas definitivas: propriedade, pagar pelo uso ou as duas formas.
RODA VIVA
RUMORES confirmaram-se.
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, presidente do Grupo CAOA, disse à Coluna
que por trás da criação de uma marca 100% brasileira está produção própria de
um carro elétrico até 2021/22.
Projeto tocado em conjunto com a consultoria alemã Edag e reservado para Anápolis (GO). Quanto à CAOA Chery, estuda inéditos sete anos de garantia.
Projeto tocado em conjunto com a consultoria alemã Edag e reservado para Anápolis (GO). Quanto à CAOA Chery, estuda inéditos sete anos de garantia.
FORD agregou
valor ao Fiesta 2018: sete airbags, reforços estruturais na carroceria,
retoques visuais em grade e para-choque dianteiro, câmera de ré de alta
definição e última versão multimídia.
Motor turbo (1 litro) agora está apenas na versão intermediária. Preços: R$ 56.690 a 71.190. Só Europa recebeu nova geração. EUA, Brasil, China e Índia continuam com a atual.
Motor turbo (1 litro) agora está apenas na versão intermediária. Preços: R$ 56.690 a 71.190. Só Europa recebeu nova geração. EUA, Brasil, China e Índia continuam com a atual.
LIBERADAS fotos
do sedã compacto anabolizado Fiat Cronos, previsto para chegar ao mercado na
Argentina (onde será produzido) e no Brasil, em março próximo.
Estilo bem atraente e parte frontal marcantemente diferenciada em relação ao hatch Argo, do qual deriva, apesar de a fábrica tratar como plataforma diferente. Espaço interno é praticamente igual nos dois modelos.
Estilo bem atraente e parte frontal marcantemente diferenciada em relação ao hatch Argo, do qual deriva, apesar de a fábrica tratar como plataforma diferente. Espaço interno é praticamente igual nos dois modelos.
SUV que marca
presença nas ruas, de linhas elegantes e sem penduricalhos é o Peugeot 3008. Dispõe
de trem de força saudável, sem dispensar interior criativo e acabamento
diferenciado ao utilizar apliques de tecido.
Volante de diâmetro reduzido traz prazer ao dirigir. Pormenor dispensável: ponteiro do conta-giros movimenta-se em sentido anti-horário.
Volante de diâmetro reduzido traz prazer ao dirigir. Pormenor dispensável: ponteiro do conta-giros movimenta-se em sentido anti-horário.
JAGUAR E-Pace
também está no programa de vendas antecipadas que várias marcas buscam explorar
no mercado brasileiro.
Encomendas aceitas agora e entregas em abril de 2018, por preços entre R$ 222.300 e 278.080. Motores de 249 cv e 300 cv.
O primeiro SUV médio da marca inglesa estreia ainda câmbio automático ZF de nove marchas igual aos Land Rover.
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Encomendas aceitas agora e entregas em abril de 2018, por preços entre R$ 222.300 e 278.080. Motores de 249 cv e 300 cv.
O primeiro SUV médio da marca inglesa estreia ainda câmbio automático ZF de nove marchas igual aos Land Rover.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
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