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terça-feira, 19 de maio de 2020

AUTOMÓVEIS OU BICICLETAS? Mais de 54% dos usuários do Bike Rio consideram a bicicleta compartilhada como transporte mais seguro na prevenção do coronavírus






Maio de 2020 - O distanciamento social por conta da Covid-19 vem transformando a forma como as pessoas trabalham, se relacionam e, se locomovem, quando não têm a opção de ficar em casa. Levantamento realizado pela Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina, identificou alguns comportamentos sobre o perfil dos seus usuários que precisam utilizar as bikes compartilhadas para realizar os deslocamentos pela cidade durante o isolamento social e descobriu ainda que mais de 54% também optam pela bike como prevenção ao novo coronavírus.
O estudo também apontou  que 12% dos usuários que estão utilizando as laranjinhas no Rio de Janeiro são profissionais da área da saúde. Isso reforça que a população está aderindo à campanha da marca de estimular a importância de todos permanecerem em casa e, assim, garantir que as bikes estejam disponíveis para esses trabalhadores essenciais que estão na linha de frente contra o coronavírus. Além disso, a iniciativa incentiva outras atividades  como #VaiDeHomeOffice, #VaiCuidarDasPlantas e #VaideExercícioNaSala. Desde o início de Abril, os clientes cadastrados que não utilizarem o sistema estarão isentos da cobrança dos planos Bike Itaú.
Outro dado importante que a pesquisa identificou é que 94% dos usuários do Bike Rio pretendem continuar utilizando as laranjinhas ao término da quarentena. Esse dado demonstra que as pessoas confiam na bike como uma forma segura de deslocamento. "Cada vez mais, os cariocas enxergam as bicicletas como uma alternativa de locomoção. Com a pandemia, as bikes se tornaram ainda mais funcionais, pois além de ser um meio de transporte sustentável e com um custo acessível, ela ainda permite que as pessoas evitem transportes coletivos”, diz Marcella Bordallo, Gerente Regional da Tembici.

Essa tendência já é refletida em diversas cidades do mundo. Bogotá, na Colômbia, anunciou a habilitação de 76 novos quilômetros de faixas destinadas a bicicletas. Diversas cidades da Alemanha também têm remodelado suas vias em meio à pandemia usando dispositivos como fitas removíveis e sinais móveis para demarcar os espaços destinados a ciclistas, de forma que a instalação e desinstalação sejam fáceis e rápidas.
"A pandemia causada pela Covid-19 vem impactando valores e hábitos em diversos setores da vida. Na mobilidade, há um estímulo para que as pessoas usem mais as bicicletas por ser um transporte individual e sustentável, e já é possível ver essa transformação no mundo todo”, relata Tomás Martins, CEO da Tembici.

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