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sábado, 30 de maio de 2020

O carro mais leve do mundo na Coluna Mecânica Online




COLUNA 

MECÂNICA ONLINE®  

30 | MAIO | 2020 





Conheça o supercarro mais leve do mundo


Os amigos brincam quando encontram um carro que passou por modificações para ficar “mais bonito”, “mais esportivo”, mas esqueceu os anos de estudos e dedicações de engenheiros para desenvolver e aplicar o projeto na prática. Ganhou na beleza, mas perdeu na segurança, na confiabilidade, durabilidade, eficiência energética e tantas outras áreas que podem sofrer por alterações não estudadas da maneira correta.

Agora, quando a experiência da Fórmula 1 sai das pistas para invadir nossas estradas, só podemos esperar veículos rápidos e eficientes.



É o que desenvolve Gordon Murray, que passou mais de 20 anos como diretor técnico de duas equipes de Fórmula 1 de 1969 a 1990, possui uma vasta experiência técnica, de design e engenharia. 

Na Brabham, ele participou de duas vitórias no campeonato mundial (1981 e 1983), antes de três vitórias consecutivas no campeonato com a McLaren Racing (1988, 1989 e 1990). Em 1990 - após 50 vitórias no Grande Prêmio -, Gordon se afastou da Fórmula 1 para se concentrar em estabelecer uma nova empresa para o grupo, a McLaren Cars Limited.

No ano passado, a Gordon Murray Automotive (GMA) anunciou detalhes de seu plano para criar o supercarro mais leve e focado no motorista do mundo. Estabelecer um nível de referência tão alto exigiu novos níveis de inovação e afastou-se da atual tendência de supercarros de potência, velocidade e - inevitavelmente - peso cada vez maiores.



Revelando um peso total de apenas 980 kg, a equipe da GMA reduziu em quase um terço o supercarro típico (aproximadamente 1.436 kg). Para alcançar esse feito de engenharia, a equipe optou por não apresentar um veículo de pista despojado, mas por entregar aos proprietários um carro confortável, prático e dirigível todos os dias.

Comentando sobre sua abordagem de 'cada componente conta' ao peso leve, o professor Murray disse: “O design de um carro esportivo leve não vem apenas da especificação de materiais exóticos, mas de um estado de espírito, de foco e controle absolutos e de um profundo entendimento de design leve e otimizado".

Uma das principais filosofias de Murray é que existe uma enorme diferença entre a relação potência / peso e sua própria perspectiva de design, que considera o peso / potência de um veículo.

No T.50, cada 100 cv precisa impulsionar 150 kg de carro, enquanto que para o supercarro típico (1.436 kg com 684 cv) o peso necessário para impulsionar é 40% maior, a 210 kg. É esse cálculo de peso e potência que impulsiona o desenvolvimento do T.50, com todos os componentes projetados para atingir o menor peso inicial.



Esse foco e controle garantem que nenhuma medida de redução de peso precise ser implementada no final do desenvolvimento do carro.

Pesando apenas 980 kg e equipado com um motor V12 de 650 cv, o T.50 é um marco desafiador para os supercarros rivais. Para combinar com os 663 cv / ton do T.50, o supercarro típico de 1.436 kg precisaria de mais 300 cv. 



Obviamente, os 950 cv necessários para combinar com o T.50 no papel acrescentariam custo, complexidade e exigiriam componentes maiores e mais pesados  (pneus, transmissão, freios, etc.) para lidar com a potência extra.

Um carro pesado nunca pode fornecer os atributos dinâmicos de um carro mais leve - mesmo que tenha a mesma relação potência e peso. Embora seja possível disfarçar as capacidades dinâmicas de um carro pesado com suspensão ativa complexa e eletrônicos sofisticados, a agilidade, a capacidade de resposta e a recompensa de um veículo leve não podem ser comparadas.

O T.50 é menor que um Porsche 911, mas oferece espaço confortável para três passageiros e bagagem. Seus painéis monocoque e carroceria totalmente em fibra de carbono pesam menos de 150 kg no total. 

No interior, os três assentos inspirados nas corridas também são construídos usando fibra de carbono. O banco do motorista com posição central pesa menos de 7 kg, enquanto os bancos do passageiro alcançam um peso abaixo de 3 kg.

Através de padrões rigorosos, engenharia inovadora e a experiência dos engenheiros da Cosworth Powertrain, o peso da unidade GMA de 4 litros é inferior a 180 kg. Isso o torna o V12 de estrada mais leve já fabricado e mais de 60 kg mais leve que o BMW S70 / 2 V12 da McLaren F1 - enquanto gera mais energia.

Monitorando o peso de cada peça, até porcas, parafusos e arruelas, a equipe mantém verificações rigorosas durante todas as etapas do processo de desenvolvimento.

Para a equipe da Gordon Murray Automotive, nenhuma economia de peso é considerada insignificante. Por exemplo, a caixa dos pedais é 300g mais leve que a da F1 e os vidros são 28% mais finos que o normal, mantendo um forte componente estrutural. 

Para toda a equipe, seu foco de leveza é inabalável, todas as inovações, testes e revisões se combinam para oferecer o supercarro mais puro, leve e focado no motorista de todos os tempos.
Vídeos adicionais | https://youtu.be/CLlg7cYAiCM


Mecânica Online

Vistoria
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Deliberação nº 190, que autoriza a realização de vistoria de identificação veicular fora das instalações dos órgãos executivos de trânsito das Unidades Federativas, e das Empresas Credenciadas em Vistoria de Veículos (ECV). A ação faz parte do pacote de medidas do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para garantir a segurança da população no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Pneus em baixa
Em abril, a indústria nacional de pneumáticos teve queda de 74,6% em comparação ao mesmo período de 2019. O resultado é consequência da baixa acentuada nas vendas para montadoras (-96,8%) e para o mercado de reposição (-65,2%). Com isso, o mês fechou com um total de 1.202.616 unidades comercializadas. Os dados fazem parte do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

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