A 43ª edição do Rally Dakar larga no próximo dia três de janeiro para 7.646km de competição durante 12 dias, mas a maratona já começou para todos os envolvidos. A dupla brasileira Reinaldo Varela/Maykel Justo, da equipe Monster Energy Can-Am, chega nesta segunda-feira (28) à Arábia Saudita, país onde será disputada a mais difícil prova off-road do mundo.
Durante o voo que deixou o Brasil ontem, o duo que tentará a vitória na categoria UTV teve tempo de estudar o manual de 56 páginas preparado pelo time baseado em Russelsheim (Alemanha). Entre vários itens e regras, o documento inclui orientações sobre comportamento e compromissos para a corrida, como testes de detecção de covid realizados 72 horas antes da entrada em território saudita e 48 horas após a chegada àquele país.
Uma das determinações da equipe composta por 34 pessoas é que todos devem ficar ligados nas mensagens via Whatsapp, que trarão a agenda diária e notícias ou determinações de última hora. “A pandemia é uma situação nova para todos, mesmo para a organização do Dakar. Então, estejam atentos e sejam solícitos com o pessoal da logística. Fiquem conectatos ao Whatsapp”, orienta o manual.
“Chegando a Jedá, onde ficaremos baseados inicialmente, seremos submetidos a uma quarentena de 48 horas dentro do quarto do hotel. Todos vão cumprir isso à risca, inclusive por que qualquer deslize pode te tirar da prova”, frisa Varela, campeão do Dakar em 2018 e um dos candidatos ao título de 2021 na categoria UTV, ao lado do navegador Maykel Justo.
Somente na quarta-feira, dia 30, os membros da equipe poderão deixar a quarentena no hotel para a área de serviço situada em um estádio, onde receberemos todo o equipamento embarcado via navio para o país, vindo da Europa. “O carregamento inclui nossos carros de corrida, todo o ferramental e também os caminhões de apoio”, observa Maykel Justo. “Será o primeiro dia de trabalho frenético, de montagem e revisão”, conclui o navegador da equipe Monster Energy Can-Am.
O manual informa que os competidores terão a primeira oportunidade de acelerar seus veículos na quinta-feira, quando será realizado o teste de checagem dos sistemas, o chamado shakedown, nas areias dos arredores da cidade portuária de Jedá. “Ninguém força o equipamento nesse teste, que terá apenas nove quilômetros de percurso e serve somente para ver se tudo está funcionando como o previsto”, comenta Varela.
Pente-fino – Na sexta-feira, dia seguinte ao shakedown, todos os membros das equipes e veículos passarão pelo último pente-fino para ingressar na prova. Com uma lista detalhada de documentos, que inclui desde passaportes, carteira de motorista internacional, licença de piloto profissional, entre outros, pilotos e navegadores deverão apresentar o resultado dos dois testes de detecção de covid do tipo RT-PCR exigidos pela ASO, organizadora da corrida.
Paralelamente, os carros de corrida serão vistoriados pelos comissários da FIA. A averiguação inclui não apenas a apresentação de documentação, mas também a conformidade dos veículos com o regulamento técnico, além da instalação de dispositivos de localização, comunicação, alarmes de emergência, equipamentos de segurança e itens de primeiros socorros e subsistência para o caso de as duplas se acidentarem ou ficarem perdidas no deserto saudita, como é comum na história do Dakar.
O sábado é o primeiro dia em que os competidores irão acelerar para valer. “É quando disputaremos o prólogo, que define a ordem de largada do primeiro dia da corrida, que começa no domingo”, conta Varela, campeão do Dakar de 2018, que também é tricampeão mundial pela equipe Monster Energy Can-Am. No mesmo sábado, as equipes participarão do primeiro dos 14 briefings online a serem realizados todas as noites pela organização, sempre abordando os desafios do dia seguinte na prova.
“Se puder, durma” – Antes de chegarem aos acampamentos para montagem e manutenção dos veículos, onde também irão dormir e se alimentar, todos já estarão cientes de regras de conduta previamente estabelecidas. “Algumas delas são: se tiver oportunidade, durma. Se tiver tempo, se alimente na hora e não espere os demais, pois você pode acabar ficando sem comer”, lembra Maykel Justo.
“Ninguém pode fumar perto da área de trabalho, e bebidas alcoólicas são definitivamente proibidas por lei em toda a Arábia Saudita. Aliás, somos instruídos a tomar cuidado com os costumes e comportamento locais, para que o Dakar seja realizado em harmonia com os modos de vida da população”, continua o navegador da equipe Monster Energy Can-Am.
A 43ª edição do Dakar será disputada em “bolhas”, ou seja, com isolamento total dos integrantes em relação à população local. A prova terá em seus 7.646km um total de 4.767km de especiais – trechos cronometrados em alta velocidade. Os restantes 2.879km são correspondentes aos deslocamentos entre os pontos de largada e chegada em cada um dos doze dias. A competição contará com 321 veículos, sendo 108 motos, 21 quadriciclos, 124 carros e UTVs, além 42 caminhões.
● Ao chegar à Arábia Saudita
Quarentena obrigatória de 48 horas no hotel, sem contato com pessoas externas ao evento.
● 48 horas após chegar ao país
Segundo teste RT-PCR de detecção de covid.
● Quarta-feira, 30 de dezembro
Recebimento e montagem de equipamentos embarcados da Europa.
Preparação para o shakedown.
● Quinta-feira, 31 de janeiro
Às 11h, shakedown (teste de verificação de sistemas), nos arredores de Jedá.
Limpeza e preparação final dos carros.
Reunião geral da equipe logo a seguir.
Às 19h30, primeiro dos 14 briefings online agendados pela organização.
● Sexta-feira, 01 de janeiro
Vistoria técnica técnica dos carros, credenciamento de competidores e membros das equipes. Aprovação final da documentação.
● Sábado, 02 de janeiro
Largada do prólogo às 11h. Pódio às 16h.
● Domingo, 03 de janeiro
Largada para o primeiro dos 12 dias de corrida, em Jedá, com percurso total de 622km neste domingo.a
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