quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Equipe brasileira chega ao final do Twizi Contest com outro cinco países




Aconteceu nesta quarta-feira a final do Twziy Contest, concurso internacional de inovação liderado pelo Groupe Renault baseado nos novos serviços de mobilidade, aberto a estudantes universitários em todo o mundo e desenvolvido em parceria com a Segula Technologies. No Brasil, o Twizy Contest é uma categoria do Renault Experience promovido pelo Instituto Renault. O evento on-line foi transmitido da França para três continentes. 

 
A competição teve a participação de equipes do Brasil, Colômbia, Romênia, Rússia, Turquia e Espanha. Todos tiveram como base a POM (Plataform Open Mind), uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy que permite o uso dos dados para o desenvolvimento de soluções de mobilidade.
 
“O RX Twizy Contest permite a troca de conhecimentos entre o mercado e o ambiente acadêmico trazendo inovação e soluções e mobilidade”, afirma Caique Ferreira, diretor de Comunicação da Renault do Brasil e vice-presidente do Instituto Renault.

No final de 2019 foram abertas as inscrições do Renault Experience, categoria RX Twizy Contest. Ao todo, 183 equipes de universidades de 16 estados e 54 cidades brasileiras enviaram projetos com o seguinte tema: “Como tornar a vida das pessoas melhores nas cidades ou no campo com um veículo elétrico?”. A primeira avaliação selecionou dez projetos, dos quais foram escolhidos os três projetos finalistas e o vencedor da etapa brasileira, que foi a equipe Farm Twizy, formada por alunos da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
             
Após a vitória da Farm Twizy, a equipe passou por um processo de aceleração do projeto e teve a oportunidade de apresentar a solução que desenvolveram para a equipe de engenharia da Renault na França, além de competir com projetos de outros países na final que aconteceu hoje, na França, de maneira virtual por conta da pandemia.
 
O projeto vencedor deste ano foi o Twi-Sun, da Universidade Eafit da Colômbia, um sistema de carga de bateria usando painéis fotovoltaicos, dobráveis e fixos ao teto do Twizy. Com sistema retrofit é suportado por um aplicativo móvel para gerenciamento de carga, previsão do tempo para otimização da carga e um programa de fidelidade do cliente com benefícios comerciais chamado “pontos solares”.
 
Na final da edição de 2019 da competição, realizada no Technocentre em Paris, a campeã foi a equipe brasileira OrniTwizy, também formada por alunos da universidade Feevale. O projeto traz uma solução de mobilidade para portadores de dificuldades motoras utilizando o Renault Twizy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.