Primeira premium muscle truck do Brasil, ela tem debaixo do capô não apenas um motor, mas uma lenda que atende pelo nome de HEMI®. Um V8 de 5,7 litros que produz 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, dados que fazem a 1500 Rebel acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos. Performance que já se destacaria em um carro de passeio e que fica ainda mais impressionante neste caso, de uma picape full size com quase 6 metros de comprimento e que passa das 2,5 toneladas de peso.
A chegada da Ram 1500 inaugura um novo capítulo para a marca, expandindo não somente o portfólio mas também o seu público. “Identificamos que existe interesse por uma picape full size com motor V8 a gasolina em clínicas com consumidores. O objetivo da 1500 é ser um produto único no mercado, a primeira premium muscle truck do Brasil, e por isso recorremos ao HEMI, motor icônico, com enorme tradição, apelo entusiasta e capacidade de proporcionar experiências sensoriais incríveis”, afirma Breno Kamei, diretor da marca Ram para a América Latina. “Dessa forma, nos aproximamos de uma clientela mais localizada nas grandes capitais e seus entornos, diferenciando do perfil da Ram 2500, cujos compradores se concentram nas regiões do agronegócio, no interior do país.”
Além do alto desempenho, a Nova Ram 1500 Rebel é também um veículo premium e pode ser admirada sob muitos outros pontos de vista. Produzida nos Estados Unidos, na fábrica de Sterling Heights, em Michigan, ela entrega altas doses de tecnologia, luxo, segurança, e versatilidade que só uma picape Ram e seus recursos exclusivos no segmento podem oferecer. Características que fizeram a atual geração da Ram 1500 ganhar nada menos que 41 prêmios da imprensa e órgãos especializados na América do Norte desde sua apresentação, em janeiro de 2018.
Uma das honrarias deste ano foi a de Carro de Luxo de 2020 pelo site Cars.com, conquista inédita para uma picape, ficando à frente de sedãs e SUVs de marcas americanas, europeias e asiáticas. Em 2019, a 1500 foi eleita o Utilitário Norte Americano do Ano e, no ano anterior, venceu o mesmo título na escolha da revista Motor Trend. Ainda em 2018, ela levou o prêmio de Truck of Texas, o estado dos EUA com a maior proporção de picapes na frota.
Com as entregas iniciais a partir de abril, a Nova Ram 1500 Rebel entra em processo de pré-venda das 100 unidades iniciais a partir de 10 de dezembro, pelo site www.ram.com.br, onde é possível fazer a reserva de R$ 20 mil - valor a ser abatido do preço total de R$ 419.990. Esse primeiro lote virá com os pacotes opcionais Night Edition (com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas) e Level II (som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional). Posteriormente, a picape poderá ser comprada a partir de R$ 399.990, sem os itens extras.
A carroceria tem cinco opções de cor: Branco Bright, Cinza Maximum Steel, Prata Billet, Preto Diamond e Vermelho Flame, sempre com a parte inferior das portas e para-lamas traseiro pintada de preto. Por dentro, o revestimento tem duas opções: preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central ou preto com costuras brancas e vermelhas e detalhes vermelhos.
Tecnologia incomparável
Se o HEMI V8 debaixo do capô logo chama a atenção para o desempenho da Ram 1500 Rebel, o nível de tecnologia não deixa por menos, colocando-a em um patamar inédito para picapes no Brasil.
Entre as exclusividades estão o sistema de áudio premium Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos. Também é primazia na categoria o head-up display, que projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa à escolha do motorista, mantendo-o com os olhos no caminho por mais tempo. Outro ineditismo é o retrovisor interno digital com uma tela de LCD que, ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás. Esses três itens fazem parte do único pacote opcional Level II, que inclui ainda a inovadora tampa da caçamba multifuncional.
Nenhuma outra picape no mercado (além da Ram 2500) tem uma central multimídia tão capaz como a Uconnect 4C 12 NAV. Colocada verticalmente no painel, a tela é a maior da categoria, com 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis. Como navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
A lista de itens tecnológicos é longa e inclui ainda: conjuntos óticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico (também inédito em picapes no país), comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7” no quadro de instrumentos, somente para citar alguns deles.
HEMI® V8: força lendária
Com suas câmaras de combustão hemisféricas, que explicam o nome de batismo, o histórico motor HEMI V8 acumula quase meio século de tradição e uma enorme legião de fãs – o que não é difícil de entender. Na Ram 1500 Rebel, o propulsor de 5,7 litros combina o poderio de seus 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque – em faixa de potência ampla, suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turboalimentados – com tecnologias para aumentar o desempenho e a economia de combustível.
Com a desativação de cilindros (MDS), a central do motor corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidade de cruzeiro na estrada, quando a potência total não é necessária O motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados. Outro sistema inteligente é o da grade dianteira com aletas ativas que se mantém fechadas sempre que possível, ajudando no aquecimento rápido na partida e reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento. Elas só abrem, automaticamente, quando isso se torna absolutamente necessário para otimizar o arrefecimento.
A sincronização do eixo de comando variável ajuda a maximizar a economia de combustível, reduzindo o trabalho de bombeamento do motor por meio de um fechamento retardado da válvula de admissão, o que aumenta o processo de expansão da combustão.
O HEMI ainda se beneficia de um novo ventilador de arrefecimento elétrico de 850 watts usando a modulação por largura de pulso para adaptar o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento. A eliminação do ventilador tradicional à frente do motor ajuda a melhorar a economia de combustível ao reduzir perdas parasitas e o ruído do ventilador. Falando em questões sonoras, desta vez positivas, impossível não destacar o prazer de ouvir o rugido desse V8 de 5,7 litros em qualquer situação.
Câmbio: a melhor relação a todo momento
A Ram 1500 está equipada com o câmbio automático de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônico que, com ampla variedade de relações de transmissão, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa – seja em um dia inteiro de condução off-road ou em uma rodovia. As mudanças são feitas pelo exclusivo seletor rotativo no painel, que libera espaço na parte frontal da cabine.
Conhecida pelo código 8HP75, a transmissão usa uma nova geração de controladores que processam dados mais rapidamente. São mais de 40 mapas individuais para otimizar as trocas de marchas e proporcionar mais economia de combustível, desempenho e dirigibilidade.
A Nova Ram 1500 emprega um sistema de gerenciamento térmico que se conecta ao líquido refrigerante do motor aquecido para acelerar o aquecimento do fluido da transmissão e do óleo do motor, para maximizar os benefícios de economia de combustível, mantendo a melhor densidade e temperatura desses líquidos. O sistema ainda tem função de resfriamento sob condições de alta carga ou alta temperatura ambiente para garantir que a temperatura do fluido da transmissão fique sempre controlada. O diferencial também tem um gerenciamento que garante a melhor temperatura de operação.
Sistema 4x4 robusto e moderno
Do tipo part-time, a caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos. Todo o sistema de tração se caracteriza pela robustez, se traduzindo na capacidade off-road da Ram 1500 Rebel e no poder de rebocar 5.062 kg, a segunda maior capacidade do Brasil, atrás só da Ram 2500 (7.861 kg).
Desenvolvido para aumentar o desempenho, durabilidade e eficiência, o eixo traseiro da Rebel tem relação de transmissão final de 3,920, a mais curta disponível na linha da 1500. E o diferencial dispõe de bloqueio eletrônico, dando ao motorista a possibilidade de travá-lo quando necessário. Tudo para proporcionar o máximo de tração ao veículo. Aliado ao câmbio de oito marchas, a relação final é sempre a ideal para cidade, estrada e até no off-road.
Segurança a toda prova
Além de itens como 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, a Nova Ram 1500 Rebel entrega um conjunto de equipamentos de segurança muito amplo.
Ela é a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), que inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A 1500 conta ainda com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus), graças ao uso de assistência elétrica na direção, e controle de oscilação de reboque (TSC).
Importante ressaltar que a Nova Ram 1500 foi a primeira picape full size a conquistar o selo Top Safety Pick +, de acordo com as diretrizes atuais do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). Essa classificação é a mais alta concedida pela entidade norte-americana, que realiza seis testes de impactos. A resistência a colisões da 1500 se deve ao sistema patenteado da FCA Splayed Front Frame Rails. Nele, os trilhos do chassi dianteiro são estendidos para gerenciar melhor a energia de impacto em certos tipos de colisões frontais.
Cabine tão luxuosa quanto espaçosa
O que os ocupantes da Nova Ram 1500 Rebel têm de espaço interno eles encontram de luxo e sofisticação. Não à toa, a cabine da 1500 foi eleita uma das melhores dos EUA logo após o lançamento desta nova geração, ao lado de modelos de vários segmentos.
Um dos destaques se encontra olhando para cima: o enorme teto solar panorâmico, único na categoria. Os bancos, o painel de instrumentos e os painéis de portas têm revestimento de couro, com requinte de acabamento nunca visto em uma picape. Ainda falando dos assentos, todos contam com aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições. O volante multifuncional também é aquecido e os pedais têm regulagem elétrica de distância.
Em uma picape, a versatilidade também é sinônimo de luxo e na Ram 1500 essa qualidade foi elevada à máxima potência. Além do espaço para as pernas digno de limusine, os passageiros traseiros se beneficiam do exclusivo assoalho plano e de porta-objetos no assoalho e abaixo do banco. Somando a capacidade de todos os compartimentos de armazenamento na cabine, chega-se ao total de 151 litros de volume. É possível guardar um laptop de 15 polegadas dentro do console central dianteiro.
Outra característica interna na qual a 1500 Rebel se sobressai é a disponibilidade para carregar aparelhos como telefones celulares e tablets. São nada menos que 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V.
Chassi mais leve e resistente
A estrutura da Nova Ram 1500 passou por um trabalho longo de redução de peso para reduzir o consumo de combustível e aumentar sua capacidade geral. Em relação à geração anterior, perdeu-se 102 kg com o emprego de materiais mais leves e resistentes. O chassi agora é formado por 98% de aço de alta resistência, sendo que metade é de aço avançado de alta resistência. Na cabine e na carroceria, 54% é aço de alta resistência.
O uso de alumínio foi ampliado, estando presente no capô, tampa da caçamba, suportes do motor, seção central do eixo dianteiro, membros cruzados da suspensão dianteira e sistema de direção.
Sofisticação até na caçamba
Importante acrescentar que além de contribuir com a redução de peso, a tampa da caçamba da Ram 1500 Rebel se destaca por ter amortecimento na descida, auxílio na subida e abertura remota pela chave. Sem falar da opção da exclusiva tampa multifuncional, que pode ser aberta do modo tradicional, para baixo, ou para os lados, por ser dividida em duas folhas assimétricas (o lado esquerdo é maior que o direito). O que permite usar a tampa da melhor forma possível, de acordo com o objeto a ser transportado.
Mas a 1500 não conta apenas com o leito da caçamba para se carregar. No alto de suas paredes laterais, os exclusivos compartimentos RamBox têm capacidade de abrigar até 103,4 litros cada. O espaço do lado esquerdo da carroceria dispõe ainda de tomada de 115 volts e iluminação.
Capacidade off-road
Apesar do tamanho avantajado, a Ram 1500 Rebel demonstra ótimas qualidades no em condições off-road. Além da força de todo o conjunto motriz, do motor HEMI até a tração 4x4 com reduzida, passando pelo câmbio de oito marchas, a picape é equipada com um pacote bem abrangente de itens para o fora de estrada.
Fazem parte dele o controle de descida (Hill Descent Control), suspensões elevadas em 2,5 cm, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, pneus de uso misto de 32 polegadas da Falken, montados em rodas de aro 18”, acerto off-road da geometria traseira e os amortecedores especiais com reservatórios de óleo remotos da Bilstein, verdadeira grife em suspensões de alta performance.
O kit inclui ainda robustas placas de proteção por baixo da carroceria (para caixa de transferência, direção, motor e tanque de combustível) e robustos ganchos para reboque nos para-choques.
Mopar: revisões e benefícios competitivos
A marca de peças, acessórios, serviços do grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA) preparou uma série de ações para atender bem o cliente da Nova Ram 1500. A começar pela garantia de três anos, sem limite de quilometragem. Para as revisões, que deverão ser feitas a cada 12 meses ou 12 mil km, a Mopar montou um plano com valores muito atrativos, equivalentes a veículos nacionais. Para se ter uma ideia, as três primeiras revisões, de 12 mil, 24 mil e 36 mil km estão com preços previstos de, respectivamente, R$ 518, R$ 908 e R$ 847.
O plano de benefícios Privilege Service, disponível para todos os veículos do grupo FCA durante o período da garantia de fábrica, foi reforçado para a Ram 1500 Rebel. São serviços de apoio ao consumidor em casos de pane, acidente, roubo e furto, 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o território nacional.
O pacote de acessórios originais Mopar inclui 30 itens, sendo alguns funcionais, dos mais procurados por donos de picapes, como estribos laterais e para-barro e outros estéticos, a exemplo de soleiras metálicas e alargador de para-lamas.
Complementando, uma novidade da Mopar que deverá chegar às concessionárias da Ram em abril junto com a 1500 Rebel é o programa de certificação de seminovos, inédito para as marcas FCA no Brasil. O objetivo é oferecer aos consumidores a chance de comprar um veículo usado em perfeitas condições, com mais de 100 itens checados, garantia de 1 ano e assistência 24 horas, entre outras vantagens.
RAM 1500 REBEL – Ficha técnica
Motor
Posição: Longitudinal dianteiro
Número de cilindros: 8 em V
Diâmetro x curso: 99,5 x 90,9 mm
Cilindrada total: 5.654 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 400 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (ABNT): 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote
Combustível: Gasolina
Transmissão
Câmbio automático: oito marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,710
2ª – 3,140
3ª – 2,100
4ª – 1,670
5ª – 1,290
6ª – 1,000
7ª – 0,840
8ª – 0,670
Ré – 3,300
Diferencial – 3,920
Sistema de tração
Caixa de transferência: BW 48-12 Part-time
Modos de operação: 4x2, 4x4 High e 4x4 Low
Comando: elétrico
Relação de reduzida: 2,640
Freios
Comando: Pedal com transmissão hidráulica com ESC
Dianteiros: Discos ventilados (diâmetro de 378 mm) com pinça deslizante
Traseiros: Discos sólidos (diâmetro de 375 mm) com pinça deslizante
Suspensão dianteira
Tipo: Braços triangulares (duplo A) com rodas independentes e barra estabilizadora
Amortecedores: Bilstein de tubo duplo
Elemento elástico: Molas helicoidais com taxa progressiva
Suspensão traseira
Tipo: Eixo rígido, braços quíntuplos (five-link) com track bar e barra estabilizadora
Amortecedores: Bilstein de tubo duplo
Elemento elástico: Molas helicoidais com taxa progressiva
Direção
Tipo de assistência: Elétrica
Diâmetro mínimo de curva: 14,1 m
Rodas
Medida: 8” x 18”
Pneus: 275/65 R18
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 2.610 kg
Capacidade de carga: 610 kg
Carga máxima rebocável (reboque com freio): 5.062 kg
Dimensões e capacidades
Comprimento do veículo: 5.929 mm
Largura do veículo: 2.084 mm
Altura do veículo: 2.012 mm
Distância entre-eixos: 3.672 mm
Bitola dianteira: 1.741 mm
Bitola traseira: 1.729 mm
Altura livre do solo entre os eixos: 249 mm
Ângulo de entrada: 25,1°
Ângulo de saída: 22,6°
Ângulo de rampa: 19,1°
Tanque de combustível: 98 litros
Caçamba
Comprimento: 1.711 mm
Largura: 1.295 mm
Profundidade: 543 mm
Volume: 1.200 litros
Volume dos compartimentos laterais (RamBox): 103,4 litros (cada)
Desempenho
Velocidade máxima: 174 km/h (limitada eletronicamente)
0 a 100 km/h: 6,4 s
Consumo
Ciclo urbano: 5,3 km/l
Ciclo estrada: 6,6 km/l
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