Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Test-drive - Peugeot 208 Griffe, renovado dos pés à cabeça, ganhou design impecável e surpreende pelo conforto, dirigibilidade e tecnologia embarcada, principalmente de segurança, e até economia. O Griffe testado custa a partir de R$ 95.990. Veja a tabela completa



Texto e fotos: Arnaldo Moreira

O terceiro carro avaliado pelo Blog depois de 5 meses confinamento em casa escondido do coronavírus é o novo Peugeot 208 versão Griffe, 2020/21. O que se nota imediatamente é a total modificação da carroceria. Uma consulta aos dados da fábrica mostra que houve a alteração na sua construção desde o berço. O carro nasceu da nova plataforma modular CMP que eleva a segurança da carroceria, diminui vibrações e melhora o isolamento acústico e térmico. Suas dimensões também aumentaram em relação ao modelo anterior. 

O design externo do 208 se destaca pela frente mais elevada marcada pela enorme grade de ventilação do motor decorada com pequenos elementos em lembrando uma taça, um grande vaso, unindo o conjunto de faróis full LED e luz diurna no formato de dentes-de-sabre.



A primeira sensação ao ver o novo 208 é "que de fato é um carro muito bonito". O 208 não é um hatch, nem um SUV, situando-se como um crossover (carro que mistura dois ou mais estilos de carroceria, ou seja, não é um carro de passeio e não chega a ser um SUV). O 208 roda macio, gostoso de dirigir e absorve extraordináriamente para um compacto os efeitos dos desníveis e buracos das ruas. Na estrada é muito suave.


Apesar dos seus 4,055 mm de comprimento (mais 8,3 cm que o modelo anterior) e 1,745 mm de largura (mais 4,3 cm que seu irmão mais velho) e uma distância entre-eixos de 2,538 mm, o 208 oferece um espaço interno razoável. Os passageiros da frente ficam mais à vontade, já para os três de trás a distância entre os bancos não é grande para as pernas e fica comprometida se os ocupantes forem corpulentos. 


O porta-malas tem capacidade para 311 l.


A lateral ganhou novos vincos na altura das fechaduras. As rodas de 16" diamantadas enriquecem a lateral. A traseira na minha opinião é uma das mais bonitas da categoria. As lanternas são unidas por uma faixa em black piano, ostentando a logomarca e a palavra Peugeot cromodas, mostram o desenho de garras de leão. No alto, um aerofólio dá um ar mais esportivo ao carro reforçado pelo escapamento cromado.



Ao receber o 208 Griffe na concessiorária Peugeot-Citroën Roma, na Tijuca, fiquei e comentei com o gerente Bruno Castelo a diferença do Novo 208 em relação ao modelo anterior. É visível o ótimo acabamento do Novo 208. O painel tem forro de plástico duro e detalhes acetinados na frente. 



O conforto dos bancos forrados em Alcântara, bem desenhados ergometricamente, que abraçam o corpo e o do motorista tem regulagem de altura. O banco traseiro também é bem agradável. 


O teto solar panorâmico fixo abrange toda a sua superfície e é fechado por uma tampa corrediça.

Além do atraente design, o 208 brilha pela quantidade e qualidade do padrão da tecnologia embarcada tanto no quesito segurança quanto de dirigibilidade. 



O volante de dimensões menores, multifuncional, de excelente pega, com controles de som e telefone, está posicionado abaixo do nível do painel de instrumentos permitindo que o motorista tenha uma visão total da estrada e do painel que projeta as  informações do computador de bordo em 3D.

A chave do 208 é presencial. Ao lado, o botão star-stop de ignição do motor. 



O sistema de multimídia tem tela de 7", sensível ao toque, com câmera de ré, controles do ar condicionado, acesso ao Android Auto e Apple Car Play, espelhamento de smatphone, entre outras funções. Sob a tela teclas tipo piano para ligação e controle do eficiente ar condicionado dão um toque de juventude ao interior. 



O 208 Griffe possui carregamento de celular por indução, bastando colocar o aparelho no compartimento abaixo das teclas, que aberto vira uma bandejinha, mas há também tomadas de USB e outra de 12 v.



Quando disse atrás que o 208 Griffe é um dos carros com maior tecnologia embarcada cito esses itens de extrema importância para uma direção segura. Possui seis airbs, os dois obrigatórios para motorista e carona e quatro de cortina na frente e atrás - oferecido também na versão Allure. As anteriores, têm apenas quatro air bags. Direção elétrica, controles de estabilidade e de tração e assistência em rampa que impede que o carro deslize de ré em subidas. 




Na parte superior do para-brisas uma câmera frontal detecta obstruções na pista. Outro item super interessante é o reconhecimento das placas de velocidade máxima repassada ao painel de instrumentos, o pontinho branco à direita na foto do painel, ao lado. Há ainda detector de fadiga que lembra o motorista caso ele dirija mais de duas horas acima de 65 km/h, que deve dar uma paradinha para descansar, e o sistema de permanência na faixa que corrige a direção automaticamente se o carro sair de seu trajeto. 


Outro importante item da versão Griffe: sempre que o motorista esquece o farol alto ligado e cruza com outro veículo o farol muda imediatamente para baixo para não ofuscar o motorista do outro carro, já Visiopark 180º ajuda o motorista durante o estacionamento.

Resta falar do propulsor. Trata-se de um motor 1.6 EC5 flex, com 118 cv, funcionando com etanol e 115 cv, na gasolina, ambos a 5.750 rpm (já usado no modelo anterior), que trabalha em parceria com um câmbio automático de seis velocidades. Notei um delay no arranque e na troca de marchas no Drive, que diminui quando as trocas são feitas manualmente na maneta de câmbio (+/-). 


O carro tem ainda modos de dirigir ECO, mais econômico, e Sport em que o motor trabalha com rotação um pouco mais alta. A velocidade máxima é de 190 km/h. 

De acordo com dados da Peugeot, o 208 Griffe abastecido com etanol vai de 0 a 100 km/h em 12 s e com gasolina 12,6 s, o que revela um desempenho um pouco mais lento do que alguns concorrentes, adequado para pessoas que preferem  dirigir mais calmamente. O carro ficaria fenomenal com um motor turbo, adequadíssimo se tratando do novo e bonito 208.

Com três anos de garantia, são os seguintes os preços de todas as versões do Novo 208, a partir de:

Like R$ 65.990,00;

Like Pack R$ 69.990,00

Active automático R$ 77.990,00; 

Active Pack automático R$ 84.490,00;

Allure automático R$ 90.990,00;

Griffe automático R$ 95.990,00

A Peugeot informa que tem em vigor um plano de recompra garantida por 100% do valor da FIPE e parcelas a partir de 590. O seguro fixo válido para todas as versões, segundo a Peugeot, custa R$ 2080,00, que pode ser parcelados em 10 vezes.

Ao fazer as fotos do 208 Griffe, no Parque do Flamengo, aqui no Rio, surgiu um Peugeot 205, de 1991, com 90 mil km rodados de um senhor que foi ao parque passear seu cãozinho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.