A Volvo está comemorando a entrega de mais de 100 mil caminhões, ônibus e equipamentos de construção conectados na América Latina. São exatas 102,9 mil unidades conectadas no continente. No mundo, a marca está na liderança global em conectividade em transportes comerciais, com mais de 1,1 milhão de veículos conectados.
“É um marco importante para a Volvo, que foi pioneira nesta área, trazendo muitos avanços para todo o setor”, declara Deise Kindinger, gerente de conectividade da Volvo na América Latina. Consideram-se conectados aqueles veículos que tenham um módulo de comunicação operando e trocando dados com a plataforma de conectividade da marca. A empresa investe fortemente em novas tecnologias para o uso inteligente de dados com o objetivo de melhorar a operação de transporte de cargas, passageiros e de materiais. “Usando as informações coletadas, basicamente conseguimos criar serviços e soluções que fazem o mundo de transporte mais seguro e eficiente”, diz a executiva.
Ela se refere a uma série de benefícios, como mais produtividade, redução do custo operacional, mais segurança e menos emissões de poluentes. São inúmeros os serviços de conectividade oferecidos pela Volvo, que estão em constante expansão.
Manutenção inteligente
Em caminhões, por exemplo, a Manutenção Inteligente Volvo (MIV) ganha cada vez mais adeptos com a utilização da telemetria para programar antecipadamente a manutenção dos veículos nas concessionárias. A partir do uso inteligente de dados coletados é possível oferecer aos frotistas um pré-agendamento de horários, separar peças de reposição, reservar o espaço na oficina e diminuir o tempo que o veículo fica parado. É um recurso importante, pois paradas inesperadas para manutenção têm, em geral, serviços mais caros e que podem levar mais tempo para serem feitos.
Toda a Rede Volvo é parte deste Programa, fazendo com que o transportador tenha opções conforme sua conveniência. “A Manutenção Inteligente Volvo aumenta diretamente a disponibilidade dos caminhões. Com a conectividade, oferecemos a nossos clientes um planejamento preciso das manutenções, aumentando o tempo do veículo na estrada”, assegura Carlos Banzzatto, gerente comercial de serviços da Volvo Caminhões.
O Dynafleet, sistema de gerenciamento de frotas de caminhões marca, é outro instrumento que utiliza a conectividade para monitorar e permitir o acompanhamento individualizado da condução de cada motorista, apontando oportunidades de melhoria para uma direção mais segura e econômica e reduzindo o desgaste dos veículos.
Os administradores e proprietários não precisam estar no escritório para tomar decisões, podendo monitorar tudo num smartphone ou de qualquer dispositivo com acesso à internet. “O Dynafleet é outro importante aliado para aumentar ainda mais a disponibilidade e a rentabilidade dos caminhões Volvo”, argumenta Banzzatto.
Os motoristas, por sua vez, também podem acessar o App Dynafleet e acompanhar sua evolução de desempenho na condução. Além disso, no pacote “Gestão de Combustível”, especialistas Volvo monitoram o desempenho em combustível da frota, encaminhando análises customizadas e assessorando remotamente os transportadores.
VAS on call
A plataforma de conectividade dos caminhões pesados Volvo têm o recurso do “VAS on call”, pelo qual o motorista entra em contato instantaneamente com técnicos na central do Volvo Atendimento Rápido (VOAR) da fábrica de Curitiba, apenas apertando um botão no painel do veículo. Além da ligação por voz dentro da cabine, o sistema envia os dados e os registros de falha, facilitando o diagnóstico remoto.
Controle de Velocidade Volvo
Em ônibus, a conectividade traz ganhos em segurança em busca do “Zero Acidentes”, ideal de futuro Volvo com os veículos da marca. O Controle de Velocidade Volvo é uma tecnologia que limita a velocidade dos ônibus pesados urbanos e rodoviários em trechos específicos ou críticos. É um recurso avançado que reduz remotamente a velocidade dos veículos em áreas urbanas onde há restrições de trânsito e nas imediações de hospitais e escolas, por exemplo, ajudando também a evitar acidentes em curvas perigosas, descidas de serra, terminais rodoviários e postos de pedágio.
Por meio da conectividade, a tecnologia funciona criando “cercas eletrônicas virtuais” que identificam em tempo real quando o ônibus se aproxima de pontos arriscados da rota, já pré-definidos. A velocidade é então limitada de acordo com a medida inserida pelo gestor do sistema, impedindo que o ônibus ultrapasse os valores previamente marcados.
Active Care Direct
A Volvo tem ainda um trabalho forte em conectividade com equipamentos de construção. É o caso, por exemplo, do ActiveCare Direct (ACD), solução de monitoramento proativo que visa aumentar a disponibilidade dos equipamentos, melhorar a produtividade da frota e reduzir os custos de operação. Entre outros benefícios, esse serviço ajuda a evitar gastos desnecessários com eventuais falhas e a diminuir o consumo de combustível.
VAS on call
A plataforma de conectividade dos caminhões pesados Volvo têm o recurso do “VAS on call”, pelo qual o motorista entra em contato instantaneamente com técnicos na central do Volvo Atendimento Rápido (VOAR) da fábrica de Curitiba, apenas apertando um botão no painel do veículo. Além da ligação por voz dentro da cabine, o sistema envia os dados e os registros de falha, facilitando o diagnóstico remoto.
Controle de Velocidade Volvo
Em ônibus, a conectividade traz ganhos em segurança em busca do “Zero Acidentes”, ideal de futuro Volvo com os veículos da marca. O Controle de Velocidade Volvo é uma tecnologia que limita a velocidade dos ônibus pesados urbanos e rodoviários em trechos específicos ou críticos. É um recurso avançado que reduz remotamente a velocidade dos veículos em áreas urbanas onde há restrições de trânsito e nas imediações de hospitais e escolas, por exemplo, ajudando também a evitar acidentes em curvas perigosas, descidas de serra, terminais rodoviários e postos de pedágio.
Por meio da conectividade, a tecnologia funciona criando “cercas eletrônicas virtuais” que identificam em tempo real quando o ônibus se aproxima de pontos arriscados da rota, já pré-definidos. A velocidade é então limitada de acordo com a medida inserida pelo gestor do sistema, impedindo que o ônibus ultrapasse os valores previamente marcados.
“Aplicado com sucesso em biarticulados Volvo em Curitiba (PR) e Bogotá (Colômbia), o sistema reduziu as colisões em 50% (Curitiba) e 60% (Bogotá), no ano seguinte à sua ativação”, afirma Vinicius Gaensly, gerente global de conectividade da Volvo Buses.
Outro item de conectividade dos ônibus Volvo é a Pro Active Quality, “uma ferramenta que permite a identificação prévia de problemas nos veículos e alerta as concessionárias para um reparo assertivo”, declara Alexandre Sampaio gerente de serviços da Volvo Buses na América Latina.
Outro item de conectividade dos ônibus Volvo é a Pro Active Quality, “uma ferramenta que permite a identificação prévia de problemas nos veículos e alerta as concessionárias para um reparo assertivo”, declara Alexandre Sampaio gerente de serviços da Volvo Buses na América Latina.
A Volvo tem ainda um trabalho forte em conectividade com equipamentos de construção. É o caso, por exemplo, do ActiveCare Direct (ACD), solução de monitoramento proativo que visa aumentar a disponibilidade dos equipamentos, melhorar a produtividade da frota e reduzir os custos de operação. Entre outros benefícios, esse serviço ajuda a evitar gastos desnecessários com eventuais falhas e a diminuir o consumo de combustível.
O ACD funciona em conjunto com o CareTrack™, o sistema de telemática da Volvo Construction Equipment. Com dados e informações, os especialistas da marca e da rede de distribuidores ajudam os gestores de frotas a atingir o melhor desempenho possível.
“O ACD revela situações que podem ser melhoradas ou evitadas durante a operação: uso excessivo de marcha lenta, deslocamento do equipamento em velocidade acima da recomendada, escolha equivocada do modo de trabalho, desligamento em alta rotação do motor e eventuais riscos de falhas.”, diz Daniel Campos, gerente Comercial de Serviços da Volvo Construction Equipment Latin America.
“O ACD revela situações que podem ser melhoradas ou evitadas durante a operação: uso excessivo de marcha lenta, deslocamento do equipamento em velocidade acima da recomendada, escolha equivocada do modo de trabalho, desligamento em alta rotação do motor e eventuais riscos de falhas.”, diz Daniel Campos, gerente Comercial de Serviços da Volvo Construction Equipment Latin America.
É possível encontrar muitas oportunidades de melhoria, incluindo treinamento dos operadores. Os relatórios do ACD também permitem analisar o percentual de utilização da máquina em relação ao tempo ocioso, seja para a frota inteira ou para os equipamentos agrupados por modelo, tipo e aplicação. O sistema ainda gera notificações por e-mail para o cliente e o distribuidor Volvo, orientando sobre o passo a passo para a solução dos eventos identificados via códigos de falha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário