Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 13 de dezembro de 2020

Instituto Renault forma segunda turma do programa Geração Futuro, de formação profissional para jovens

O Instituto Renault formou no dia11/12, em um evento on-line, a segunda turma de 21 alunos do curso Geração Futuro, o programa de formação profissional para jovens da Borda do Campo, bairro no entorno das quatro fábricas do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

A turma teve início em março de 2020, passou por um período de paralisação de aulas em função do cenário da pandemia da Covid-19, e depois adaptou todo o conteúdo para uma plataforma EAD disponibilizada pela Unilehu, parceira do projeto, para aulas no formato virtual.

Esta é a segunda turma do programa, que teve início em agosto de 2019. Dos 40 alunos formados na primeira turma, 18 já foram contratados ou ingressaram em estágios na Renault do Brasil e em outras empresas de São José dos Pinhais.

O curso de formação visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo. O curso é gratuito e direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação, cálculo matemático e um módulo de Compliance que é aplicado pelos colaboradores da Renault.

Além disso, sete embaixadores do Programa Renault Experience (Ticiane Santana, Samuel Brito, Lislaine Barbosa, Lucas Bosso, Barbara Brilhante, Edimar Tavares e Victor Cavalcanti) puderam se conectar com os jovens do Geração Futuro e fazer com que os projetos se fortalecessem através dessa troca de conhecimento. Os Embaixadores RX também contaram suas trajetórias com o objetivo de incentivar e ativar a jornada empreendedora dos jovens do Geração Futuro.

“Aprendi muito, os aprendizados que eu tive eu vou levar para o resto da minha vida. Além de aprender os conteúdos com muita gente inteligente eu pude também conhecer as histórias de algumas pessoas do Renault Experience que me motivaram ainda mais a não desistir dos meus sonhos”, conta Fernanda Antunes, 15 anos, aluna da II Turma do Geração Futuro.

O curso de formação é mais um dos projetos do Instituto Renault na comunidade Borda do Campo e tem o objetivo de aumentar o alcance da educação, geração de renda e oportunidades para jovens em vulnerabilidade social.

“Acreditamos que a educação é o caminho para a transformação social de nosso país. Nosso objetivo com este programa é preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho, podendo assim melhorar a sua qualidade de vida e de suas famílias”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.

A iniciativa foi criada a partir da análise dos dados levantados no Mapa Social da Borda do Campo, relatório desenvolvido pelo Instituto Renault em 2018 com objetivo de identificar o nível de desenvolvimento do território, suas demandas, rede de serviços, tendências e oportunidades de investimento. O objetivo é preparar e qualificar os jovens para transformar de forma positiva a realidade da comunidade e o futuro de muitas famílias.  

Em 2021, mais duas turmas de 40 alunos participarão do programa. O projeto conta com a parceira da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, que cedeu duas salas do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social do bairro Borda do Campo); da Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana), como executora do programa e doadora de parte do mobiliário; da TOTVS, por meio do Instituto IOS, que é detentora da metodologia aplicada e da TOTVS/Bematech que cedeu 14 computadores para a realização do programa.   

Esse projeto se soma a outros cinco desenvolvidos pelo Instituto Renault na região da Borda do Campo: a Associação Borda Viva, que tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade por meio da geração de renda para as famílias e segurança alimentar para as crianças; Construção do CMEI Borda Viva, que recebe crianças em idade pré-escolar; Apoio ao CMEI Árvore dos Sapatos; Cessão de um Master ao Lar Mãe Maria, para facilitar o transporte escolar das crianças que vivem no espaço; construção da nova sede da Amarb (Associação dos Moradores da Roseira e Borda do Campo), que tem foco na realização de projetos de geração de renda e cursos profissionalizantes que apoiam o desenvolvimento da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.