Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Coluna Minas Turismo Gerais



Minas Turismo Gerais

Por jornalista Sérgio Moreira



O tradicional Presépio Pipiripau reabre

O Presépio construído na década de 20 é patrimônio cultural

Os ingressos deverão ser solicitados no site do Museu, no link:
https://www.ufmg.br/mhnjb/tc-events/visita-presepio-pipiripau/

A retirada de ingressos no site será realizada da seguinte ordem:
- ingressos para quinta-feira: retirados até as 17h de quarta;
- ingressos para sexta-feira: retirados até as 17h de quinta;
- ingressos para sábado e domingo: retirados até as 17h de sexta.

O ingresso pode ser apresentado impresso ou no celular, e os visitantes devem levar o documento de identificação. Cada visitante pode retirar até três ingressos para uma única apresentação

Presépio do Pipiripau, localizado no bairro Santa Inês, região Leste de Belo Horizonte, reabriu neste mês de dezembro. Por conta da pandemia de Covid-19, a UFMG resolveu reduzir o horário de visitação: de quinta a domingo, com sessões limitadas para seis pessoas. As visitas serão feitas de quinta a domingo, até o dia 20. Haverá seis sessões diárias: às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.

Já as trilhas na mata, a cantina e as demais exposições vão continuar fechadas. A visitação pode ser feita somente para a sessão do Presépio do Pipiripau, com duração média de 15 minutos.

O local recebe milhares de visitantes de todas as idades que querem rever ou conhecer o presépio. Por isso, foram tomados todos os cuidados necessários, para reabrir o Presépio do Pipiripau para o final do ano”.

O Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG, reconhecem a importância do Presépio do Pipiripau como patrimônio cultural e afetivo da população mineira. Todo ano, em dezembro, recebe milhares de visitantes de todas as idades que querem rever ou conhecer o presépio. Para isso foram tomados os cuidados necessários.

As visitas vão ocorrer por meio de agendamento e haverá um limite máximo de 6 (seis) pessoas em cada sessão do Presépio. Cada visitante poderá retirar até 3 (três) ingressos para uma única apresentação.

O ingresso, que poderá ser impresso ou apresentado no celular, será conferido na portaria do Museu, juntamente com um documento de identificação do visitante.



As trilhas na mata, cantina e as demais exposições permanecerão fechadas ao público. A visitação será restrita à sessão do Presépio do Pipiripau, com duração média de 15 minutos.

As sessões do Presépio acontecerão nos dias, 10, 11, 12, 13, 17, 18, 19 e 20 de dezembro/2020, às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.

Devem ser adotadas medidas individuais de segurança, como uso de máscara (obrigatório durante toda a permanência no Museu), higienização frequente das mãos e a manutenção de distância de segurança das demais pessoas. Também é recomendado que cada pessoa leve sua garrafinha de uso individual, uma vez que bebedouros só estarão operando no formato de reabastecimento de recipientes.

Recomenda-se que pessoas do grupo de risco (acima de 60 anos, grávidas e portadores de doenças crônicas) não visitem o Presépio neste momento

Diretores do Instituto Sustentar reúnem como Ministro do Turismo em Brasília

 

O Presidente do Conselho do Instituto Sustentar ,Roberto Fagundes, e Douglas Trent – ecólogo americano, mentor e diretor de pesquisas científicas do Projeto Bichos do Pantanal e primeiro operador de turismo de observação de vida silvestre no Brasil, em 1980, estiveram dia 1 de dezembro, a convite do ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em Brasília. Em reunião com grupo de trabalho formado por pessoas de várias instituições do Brasil, Fagundes e Trent irão colaborar com orientações e ações com foco na ampliação do turismo de observação de vida silvestre, atividade que faz parte do pacote ecoturístico.

Apesar de embrionário no Brasil, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o ecoturismo é uma tendência de consumo que atrai cerca de um milhão de viajantes em alta temporada, gerando um faturamento de US$ 70 milhões para o país.

"O Brasil é o país mais competitivo do mundo na oferta de recursos naturais para a indústria de viagens", diz Trent. Durante a reunião, o ecólogo americano entregou ao ministro Marcelo Álvaro, seu livro pré-lançado que leva o título Ecoturismo Comunitário, como planejar, desenvolver e comerciar o ecoturismo. Na obra, o autor destaca a necessidade de conhecimentos técnicos e visão estratégica para formatar as particularidades do ecoturismo e prosperar neste setor. 

Ministro Marcelo Álvaro Antônio e Roberto Fagundes

É neste contexto que o Projeto Bichos do Pantanal – realizado pelo Instituto Sustentar com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental – vem atuando incansavelmente, em virtude do desenvolvimento sustentável do ecoturismo, da preservação de diversas formas da natureza e do papel fundamental da educação ambiental para assegurá-la.

Projeto Bichos do Pantanal - realizado pelo Instituto Sustentar com o patrocínio da Programa Socioambiental da Petrobras, atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT). O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável.

O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar, OSCIP com sede em Belo Horizonte e atuação nacional e internacional. A entidade é dedicada à implementação e execução de projetos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e setor governamental. O objetivo é promover pesquisas técnico-científicas e boas práticas institucionais e empresariais que permitam o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.

Saiba mais em: https://institutosustentar.net/ Mais informações sobre o Projeto Bichos do Pantanal estão disponíveis em www.bichosdopantanal.org e nas redes sociais:

Facebook: 

https://www.facebook.com/bichosdopantanal/ Instagram: https://www.instagram.com/bichosdopantanal/Youtube: https://www.youtube.com/user/bichosdopantanal Twitter: https://twitter.com/BichosPantanal

 Flexibilização as restrições de viagens diminuem

Para quem deseja viajar precisa observar que cerca de 152 destinos facilitaram as restrições de viagens, comparado aos 115 registrados em setembro

O número de destinos fechados ao Turismo internacional continua diminuindo. De acordo com a oitava edição do Travel Restrictions Report da OMT, 70% de todos os destinos globais flexibilizaram as restrições de viagens impostas durante a pandemia de covid-19. Em comparação, apenas um em cada quatro destinos manteve as fronteiras completamente fechadas aos turistas internacionais.

"O levantamento das restrições de viagens é essencial para impulsionar nossa recuperação dos impactos sociais e econômicos da pandemia. Os governos têm um papel importante a desempenhar, fornecendo orientações de viagens responsáveis e baseadas em dados para eliminar as restrições assim que for seguro", disse o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

O estudo revelou que os destinos com pontuações mais altas nos indicadores de saúde e higiene, assim como no índice de desempenho ambiental, estão entre aqueles que flexibilizaram as restrições mais rapidamente. Já os destinos que optaram por manter suas fronteiras fechadas tendem a estar em economias emergentes, com pontuações relativamente baixas nos indicadores de saúde e higiene e desempenho ambiental.

Uso de máscaras é exigida nas viagens

Assim como nas edições anteriores, o novo relatório da OMT divide a análise do destino por regiões. A Europa continua liderando a redução das restrições de viagens, seguida pelas Américas, África e Oriente Médio. Enquanto isso, a Ásia e o Pacífico continuam sendo as regiões com o menor número de restrições flexibilizadas e com o total fechamento das fronteiras para o Turismo internacional.

________________________________________________________________ @sergiomoreira63  

sergio51moreira@bol.com.br

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.