Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 12 de março de 2021

Tarso Marques revela o segredo das soldas perfeitas em seus projetos. Para criar seus designs exclusivos e sofisticados, o ex-piloto de F-1 precisa de soluções com excelente acabamento, já que muitas das soldagens são visíveis na customização

 

 
Há cerca de dois anos, Tarso Marques, o gênio da customização no Brasil e que já foi responsável pelas grandes transformações dos carros no quadro ‘Lata Velha’, do programa Caldeirão do Huck da TV Globo, concluiu que precisava de uma solução de solda em aço que trouxesse melhor resultado e acabamento final para os seus projetos.

Apaixonado por designs exclusivos e sofisticados, seja de carros, motos, aviões, helicópteros, iates e até residências, o ex-piloto de F-1 sabia que o seu grande desafio seria encontrar um produto que tivesse uma soldagem com boa aparência, uma vez que todas as soldagens de seus projetos são visíveis.

Optou, então, por fazer uma parceria com a Fronius do Brasil, empresa de origem austríaca que, entre outros segmentos, conta com ampla gama de produtos inovadores em solda por arco voltaico e soldagem robotizada.

Assim, para a produção de suas obras especiais na TMC (Tarso Marques Concept), referência mundial em customização, ele passou a contar com a tecnologia Fronius em quatro equipamentos de solda. Entre eles, a última geração em tecnologia de soldagem da Fronius, a TPS/i, que possibilita trabalhos em diferentes processos e materiais, e, sobretudo, se caracteriza pela extinção das famosas ‘remendas’ (excesso de material), que, em geral, comprometem a estética da produção.

Tarso conta que usa os equipamentos Fronius em todos os projetos, da estrutura à modelagem das carrocerias, e escolheu a marca pela qualidade e sofisticação dos aparelhos. “Temos a filosofia de estar sempre em busca da melhor tecnologia e equipamento para obtermos projetos cada vez mais perfeitos; e o resultado da parceria com a Fronius é a excelência obtida no final de cada trabalho executado”, explica.

Do aço para o alumínio
Esta constante busca pela excelência, aliás, gerou novas necessidades para a TMC e muitos dos projetos de Tarso passaram a usar o alumínio, cujo processo de soldagem tem melhor acabamento e é definitivamente mais leve.

“Nesse sentido, a única coisa que ele precisou fazer foi alterar os parâmetros de solda da sua TPS/i, de aço carbono para alumínio”, explica Cláudio Sá, gerente comercial da Unidade de Perfect Welding da Fronius do Brasil. “Ou seja, mesma máquina para duas soluções completamente diferentes”, ressalta.

Tarso também destaca que, “além da facilidade em trabalhar com as máquinas Fronius, o mais fantástico é que é possível manter memorizadas as técnicas de solda aplicadas em cada projeto, bem como a capacidade de poder soldar materiais distintos”, conta. “Com isso, até aqui conseguimos implementar, com sucesso, todos os projetos desafiadores”, comemora.

Para Thaís Bitencourt, gerente de marketing da Fronius, a parceria com a TMC também se configurou em sucesso. “Nossos serviços e produtos de excelência vem de encontro ao trabalho exímio da TMC. Tarso não é só um parceiro, é um ícone da arte e faz a diferença em suas obras e com valor agregado: a credibilidade. Fazer valer a inovação é isto. Superar os desafios e mostrar o que temos de melhor”, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.