Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Neste tempo de dólar a quase R$ 6, este é o momento ideal para conhecer as praias paradisíacas de Alagoas, que nada ficam a dever às do Caribe


Praia do Gunga


Por Marina Ferreira e
Cláudia Meireles

Alguns brasileiros sonham em pisar nas areias caribenhas, região conectada ao Oceano Atlântico e ao Golfo do México. O paraíso atrai turistas de todo o mundo por englobar belíssimas praias de águas cristalinas e calmas. Quem mora em solo tupiniquim não precisa se preocupar com passaporte e, muito menos, viajar em um voo de mais 7 horas. Afinal, o Brasil tem um Caribe para chamar de seu.

1 – Praia do Francês

Sobram motivos para conhecer o cartão-postal fixado em Marechal Deodoro, cidade a 30 quilômetros da capital Maceió. Cercado por uma barreira de corais, o reduto forma piscinas naturais bem relaxantes durante a maré baixa. Por ser considerado calmo sem ondas fortes, o local tornou-se uma opção para quem viaja com a criançada. Nada de dizer adeus às águas de tons verde e azul-turquesa sem antes apreciar o pôr do sol de tirar o fôlego.

Praia do Francês

2 – Praia de Pajuçara

A praia de Pajuçara ocupa as primeiras posições dos endereços mais visitados de Maceió. Famoso, o recanto é bastante frequentado em todas as estações do ano, seja por moradores locais, seja por turistas. As embarcações presentes na orla são adaptadas para cadeirantes, tornando o refúgio inclusivo. Bem estruturada, a orla do paraíso engloba chuveiros, restaurantes, bares e até quadras de esporte. A feira de artesanato faz sucesso.

Ruy Barbosa Pinto/Getty ImagesPraia com barcos na areia
Praia de Pajuçara

3 – Praia de Antunes

Impossível falar das belezas naturais alagoanas sem mencionar Maragogi. Localizada entre Dourado e Barra Grande, a praia de Antunes tem uma característica peculiar, no caso, os bancos de areia que se formam durante a maré baixa. A particularidade permite aos visitantes caminhar mar adentro. Outra atração do refúgio são os coqueiros inclinados, cenário ideal para fazer um registro instagramável.

Praia do Antunes, uma das 12 piscinas naturais mais belas do mundo

4 – Praia de Japaratinga

município de Japaratinga integra cinco praias, sendo que a principal foi batizada com o nome da cidade onde está fixada. Se gosta de lugares tranquilos, corra para conhecer o refúgio o quanto antes, pois o paraíso vem se consolidando como um forte polo turístico. As águas de tom esverdeado propiciam atividades um tanto quanto relaxantes, como stand-up paddle e passeios de caiaque.

Segue um lembrete: caso caminhe mar adentro, tenha cuidado porque a maré sobe rápido e a área até então rasa, pode ficar funda. Japaratinga está 115 quilômetros distante de Maceió e 140 quilômetros de Recife, capital pernambucana.

Praia de Japaratinga

5 – Praia do Patacho

A praia do Patacho consta entre as mais bonitas do país. Fixado na cidade de Porto das Pedras, a 115 quilômetros de Maceió, o destino parece cenário de filme, com águas translúcidas e suntuosos coqueiros ao redor. Vale ressaltar que o local possui a segunda maior barreira de corais do mundo. Nunca andou de jangada? Chegou a hora de fazer o passeio.

Não deixe de dar uma passadinha pelo mirante e farol do Porto de Pedras, construído em 1940. No ponto turístico, o visitante aprecia a vista panorâmica da cidade.

Praia do Patacho, total transparência da água

6 – Praia de Garça Torta

No litoral Norte do estado está escondidinha a praia de Garça Torta, situada na cidade de mesmo nome e a 10 quilômetros de Maceió. Se prefere um refúgio mais deserto, aproveite a sugestão. Chama atenção a areia branca, que contrasta com as águas de tonalidade azul. Embora não tenha a estrutura tão desenvolvida, os turistas parabenizam os restaurantes locais por oferecerem pratos típicos do Nordeste, por exemplo, a casquinha de siri.

Praia da Garça Torta

7 – Praia de São Miguel dos Milagres

A praia de São Miguel dos Milagres é um paraíso para quem foge de água gelada. Com a temperatura da água morna, o recanto natural remete a atmosfera de ilha deserta por transmitir tranquilidade. Lembrando que o local é de difícil acesso, distante 100 quilômetros de Maceió. No vilarejo de Tatuamanha, há o Santuário do Peixe-Boi, animal ameaçado de extinção. Na ocasião, os turistas podem avistar o mamífero e passear de jangada pelos manguezais.

Praia de São José dos Milagres

8 – Praia de Ipioca

Considerada uma das praias mais paradisíacas de Alagoas, Ipioca está localizada em Maceió. As piscinas naturais são as sensações do reduto, além dos beach clubs. Alguns quiosques oferecem a possibilidade de alugar pranchas e caiaques. Os cantinhos sem badalação são uma excelente opção para descansar e desfrutar da natureza a poucos minutos do centro da capital.

Praia do Ipioca

9 – Praia do Gunga

Se tem uma praia alagoana considerada celebridade é a do Gunga, situada em uma península no município de Barra de São Miguel. Irreverente, o paraíso une as águas do Oceano Atlântico e da Lagoa do Roteiro. Mundialmente famoso e um dos mais belos do mundo, o reduto está a 49 quilômetros de distância de Maceió. Quem desbravar o cantinho terá a oportunidade de conferir águas mornas e falésias coloridas.

Não deixe de visitar o mirante próximo à praia do Gunga nem de fazer o passeio de ultraleve, claro, com direito a muito frio na barriga. Os interessados podem procurar a atração na Lagoa do Roteiro.

Praia do Gunga

10 – Praia do Pontal do Coruripe

A praia do Pontal foi o primeiro local a ser avistado pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral, quando descobriu o Brasil, em 1500. Para relembrar o episódio, o governo construiu um farol, considerado um cartão-postal da cidade de Coruripe. Quem gosta de lugares mais movimentados e urbanizados vai amar a sugestão. O reduto encanta por ter areia de tom dourado. Os arrecifes reduzem a força das ondas, deixando as águas calmas.

Praia do Cururipr

11 – Praia da Barra Grande

À procura de um mar calmo e cristalino? A sugestão é Barra Grande, considerado um dos paraísos de Maragogi, município a 130 quilômetros de Maceió. Por ficar situado em uma vila de pescadores, o refúgio exala tranquilidade. São descritas como um espetáculo à parte as galés, piscinas naturais “desenhadas” pelos arrecifes de corais a um quilômetro da costa. A atração permite que o visitante mergulhe com os peixinhos.

Opte por desembarcar no lugar durante o verão e na época de seca, entre os meses de outubro e março. Na maré baixa, dá para ver o Caminho de Moisés, banco de areia que divide o mar em dois. A definição faz alusão à história bíblica.

Praia da Barra Grande

12 – Praia de Paripueira

Também batizada com o nome do município onde está situada, a praia de Paripueira abrange uma barreira de corais que segue até Pernambuco. A região é conhecida pela diversidade marinha e pelas galés. Ao todo, são mais de 25 piscinas naturais, com águas transparentes e azuis, onde dá para mergulhar com os peixes e encontrar ouriços. Quando a maré está baixa, a água não passa dos joelhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.