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segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Avaliação: Fiat Argos Drive 1.0 de três cilindros, um compacto valente, econômico e confortável, podia custar um pouco menos

 

Argos Drive integrado à bela e famosa paisagem carioca

Texto e fotos: Arnaldo Moreira

O carro avaliado pelo Blog esta semana foi o Fiat Argus Drive 2022, equipado com motor firefly 1.0 de seis válvulas, três cilindros, flex, com 107 cv e 109,4 kgfm de torque, abastecido com gasolina. O Argus, lançado em 2017, para substituir três modelos de uma só vez, o Palio, o Punto e o Bravo, tornou-se desde logo muito bem aceite pelo mercado, graças a seu design moderno, à sua versatilidade como veículo citadino que por obra e graça de um motor confiável e potente com um bom desempenho se comporta na estrada com boas retomadas, garantindo ultrapassagens seguras.

Motor 1.0 Firefly de três cilindros, pequeno, mas eficiente

A versão Drive, segunda de entrada no modelo, possui câmbio de cinco velocidades manual, bem sincronizadas, com engates suaves e rápidos. É um carro flex que podemos considerar econômico. O consumo da versão 1.0 Drive, abastecido com gasolina é de 14,2 km/litro na cidade e 15,1 km/litro na estrada. Já com etanol, o consumo cai para 9,9 km/litro na área urbana e 10,7 km/l na rodovia. A velocidade máxima é de 162 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 13,4 s.

Espaço e conforto na frente

O item conforto é um ponto forte do Argos, em todas as versões, quesito que a Fiat sempre tratou com muita atenção. Desde o antigo 147, os compactos da marca sempre foram generosos com o espaço oferecido em seus carros e no Argos não é diferente. Com 1,72 m de largura, tanto na frente quanto atrás o carro oferece lugar suficiente para as pernas e altura suficiente para acomodar ocupantes mais altos.

Fiat é especialista em criar espaço onde não existe

No assento traseiro, dois passageiros viajam confortavelmente e um terceiro naturalmente não tem o mesmo conforto. Todos os assentos revestidos de tecido nesta versão contam com cintos de segurança de três pontos. Os vidros das portas traseiras descem totalmente. 

Porta-malas acomoda duas malas grandes

O Argos tem 3,99 m de comprimento, 1,50 de altura e um espaço de entre eixos de 2,52m, que justifica o bom espaço para passageiros. Em termos de capacidade, tem um porta-malas de 330 l, que cresce para quase 550 l com o banco traseiro rebatido.

O Argos é já um carro consagrado no mercado

Com quatro air bags, dois frontais e dois laterais, o Argos tem controle de estabilidade e assistente de partida em rampa, rodas de aço de 15’’, com pneus 185/60 e altura do solo de 15,8 cm. São itens que concedem ao compacto segurança. A estabilidade é de bom padrão graças ao sistema de suspensão McPherson, independente com barra estabilizadora na frente, na frente, e eixo de torção na traseira que absorve bem os efeitos dos desníveis do piso. A direção é elétrica. O nível de isolamento acústico é de bom padrão.

Saídas de ar que permitem desviar o vento do rosto dos passageiros

O Argos Drive tem ar condicionado digital com cinco saídas, duas nas pontas do painel e três redondas no centro que permitem o direcionamento do vento em todas as direções, evitando que vá direto para o rosto dos passageiros.

Volante oferece uma boa e firme pegada

O volante, com regulagem de altura e profundidade e controles de rádio e telefone, é o mesmo do Jeep Renegade, coberto de couro. O painel superior é de plástico brilhoso que quando o sol reflete nele incomoda um pouco na direção.

Desenho da grade em escamas dá à frente um ar sério

O design do Argos é considerado um dos mais atraentes entre os do segmento. O capô com vincos profundos, bem delineados, cai sobre a grade escamada que além da logomarca Fiat à direita tem o pequeno símbolo que deixa a frente mais charmosa.

Mesmo sem luz de LED os faróis mostraram-se eficientes

O para-choques tem duas pequenas grades decorativas simulando entradas de ar que dão um ar mais esportivo ao carro. O conjunto ótico nesta versão não são de LED e os faróis de neblina localizam-se na grade inferior. No para-choques dianteiro foi instalada uma barra horizontal rebaixada que torna a frente mais esportiva.

O vinco superior liga os faróis às lanternas

Outro ponto forte do Argos é a lateral bem marcada, bem desenhada com vincos decorativos que seguem em direção à traseira, com a porta invadindo ligeiramente a caixa de roda. Os retrovisores são pintados na cor do carro e têm sinalizadores de direção.

O design foi muito feliz na criação da traseira do Argos

Na traseira, as lanternas, nesta versão imitando LED, mas com excelente visibilidade, são divididas pela tampa do porta-malas, invadindo a lateral, e não falta um decorativo spoiler. O para-choque tem refletores em forma de bumerangue, nas pontas e a ponteira do escape é escondida pelo protetor.

Interior bem acabado e confortável

O Argus tem o sistema de multimídia UConnect, com tela de 7” sensível ao toque, com acesso ao Android, do Google, e Car Play da Apple - não possui câmera de ré nesta versão -, permite o espelhamento de aplicativos de navegação, controles de mídia, telefone, reconhecimento de voz e configurações do veículo. Tem entrada de USB para os passageiros do banco traseiro e outra na frente para carga de celulares. Os para-sóis contam com espelhos e há luzes de leitura em todas as versões.

Quem anda no Argos gosta da experiência

Na avaliação realizada no Argos Drive ficou claro que se trata de um compacto ótimo para a cidade, mas que pelas características e desempenho do motor se comporta muito bem na estrada. É óbvio que não é carro para se fazerem estrepolias. É confortável, acho que pelo motor 1.0 de três cilindros poderia ser uma pouco mais econômico, mas está inserido na média de consumo dos carros brasileiros. Quem anda no Argos gosta da experiência, pelo que ouvi de várias pessoas que o possuem ou testaram.  

O preço da versão testada é de a partir de R$ 74.990.

Os preços das demais versões são os seguintes:

1.0      1.0  câmbio manual de 5 velocidades, a partir de R$ 69.990

Drive 1.3 S-Design câmbio manual de 5 velocidades, a partir de R$ 78.990

Trekking 1.3 câmbio manual de 5 velocidades, a partir de R$ 78.990

Trekking 1.8 câmbio aut. de 6 velocidades, a partir de R$ 93.290

HGT 1.8 câmbio aut. de 6 velocidades, a partir de R$ 94.890.  

Ficha técnica:

  • Aerofólio traseiro na cor do veículo
  • Alarme antifurto
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Apoia-pé para o motorista
  • Ar condicionado
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco traseiro rebatível
  • Brake light
  • Central Multimídia UCONNECT de 7" Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entradas USB (2) e Sistema de reconhecimento de voz; Segunda porta USB
  • Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
  • Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
  • Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Desembaçador do vidro traseiro temporizado
  • Direção elétrica progressiva
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
  • Encosto de cabeça traseiro central
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • Follow me home
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • Ganchos de fixação de carga no porta-malas
  • HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
  • HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e Freios ABS com EBD
  • Iluminação do porta-malas
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência
  • Maçanetas na cor do veículo
  • Novo motor 1.0 Firefly 6V Flex de 3 cilindros
  • Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweete rs e antena)
  • Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
  • Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
  • Retrovisores externos manuais, na cor do veículo com setas de direção integradas
  • Rodas de aço estampado 6.0 x 15" com calotas integrais + Pneus "verde" com baixa resist ência a rolagem 185/60 R15
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz inter na com temporizador e tampa do combustível)
  • Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
  • Volante com comandos de rádio e telefone
  • Volante com regulagem de altura


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