Argos Drive integrado à bela e famosa paisagem carioca |
Texto e fotos: Arnaldo Moreira
O carro avaliado pelo Blog esta semana foi o Fiat Argus Drive 2022, equipado
com motor firefly 1.0 de seis válvulas, três cilindros, flex, com 107 cv e
109,4 kgfm de torque, abastecido com gasolina. O Argus, lançado em 2017, para
substituir três modelos de uma só vez, o Palio, o Punto e o Bravo, tornou-se
desde logo muito bem aceite pelo mercado, graças a seu design moderno, à sua
versatilidade como veículo citadino que por obra e graça de um motor confiável
e potente com um bom desempenho se comporta na estrada com boas retomadas,
garantindo ultrapassagens seguras.
Motor 1.0 Firefly de três cilindros, pequeno, mas eficiente |
A versão Drive,
segunda de entrada no modelo, possui câmbio de cinco velocidades manual, bem
sincronizadas, com engates suaves e rápidos. É um carro flex que podemos
considerar econômico. O consumo
da versão 1.0 Drive, abastecido com gasolina é de 14,2 km/litro na cidade e 15,1
km/litro na estrada. Já com etanol, o consumo cai para 9,9 km/litro na área
urbana e 10,7 km/l na rodovia. A velocidade máxima é de 162 km/h e vai de 0 a
100 km/h em 13,4 s.
Espaço e conforto na frente |
O item conforto é um ponto forte
do Argos, em todas as versões, quesito que a Fiat sempre tratou com muita
atenção. Desde o antigo 147, os compactos da marca sempre foram generosos com o
espaço oferecido em seus carros e no Argos não é diferente. Com 1,72 m de
largura, tanto na frente quanto atrás o carro oferece lugar suficiente para as
pernas e altura suficiente para acomodar ocupantes mais altos.
Fiat é especialista em criar espaço onde não existe |
No assento traseiro, dois passageiros viajam confortavelmente e um terceiro naturalmente não tem o mesmo conforto. Todos os assentos revestidos de tecido nesta versão contam com cintos de segurança de três pontos. Os vidros das portas traseiras descem totalmente.
Porta-malas acomoda duas malas grandes |
O Argos tem 3,99 m de comprimento, 1,50 de altura e
um espaço de entre eixos de 2,52m, que justifica o bom espaço para passageiros.
Em termos de capacidade, tem um porta-malas de 330 l, que cresce para quase 550
l com o banco traseiro rebatido.
O Argos é já um carro consagrado no mercado |
Com quatro air bags, dois
frontais e dois laterais, o Argos tem controle de estabilidade e assistente de
partida em rampa, rodas de aço de 15’’, com pneus 185/60 e altura do solo de
15,8 cm. São itens que concedem ao compacto segurança. A estabilidade é de bom
padrão graças ao sistema de suspensão McPherson,
independente com barra estabilizadora na frente, na frente, e eixo de
torção na traseira que absorve bem os efeitos dos desníveis do piso. A direção
é elétrica. O nível de isolamento acústico é de bom padrão.
Saídas de ar que permitem desviar o vento do rosto dos passageiros |
O Argos Drive tem ar condicionado
digital com cinco saídas, duas nas pontas do painel e três redondas no centro que
permitem o direcionamento do vento em todas as direções, evitando que vá direto
para o rosto dos passageiros.
Volante oferece uma boa e firme pegada |
O volante, com regulagem de
altura e profundidade e controles de rádio e telefone, é o mesmo do Jeep
Renegade, coberto de couro. O painel superior é de plástico brilhoso que quando
o sol reflete nele incomoda um pouco na direção.
Desenho da grade em escamas dá à frente um ar sério |
O design do Argos é considerado um dos mais atraentes entre os do segmento. O capô com vincos profundos, bem delineados, cai sobre a grade escamada que além da logomarca Fiat à direita tem o pequeno símbolo que deixa a frente mais charmosa.
Mesmo sem luz de LED os faróis mostraram-se eficientes |
O para-choques tem duas pequenas
grades decorativas simulando entradas de ar que dão um ar mais esportivo ao carro. O
conjunto ótico nesta versão não são de LED e os faróis de neblina localizam-se na grade inferior. No para-choques dianteiro foi instalada uma barra horizontal rebaixada
que torna a frente mais esportiva.
O vinco superior liga os faróis às lanternas |
Outro ponto forte do Argos é a
lateral bem marcada, bem desenhada com vincos decorativos que seguem em direção
à traseira, com a porta invadindo ligeiramente a caixa de roda. Os retrovisores
são pintados na cor do carro e têm sinalizadores de direção.
O design foi muito feliz na criação da traseira do Argos |
Na traseira, as lanternas, nesta
versão imitando LED, mas com excelente visibilidade, são divididas pela tampa
do porta-malas, invadindo a lateral, e não falta um decorativo spoiler. O para-choque
tem refletores em forma de bumerangue, nas pontas e a ponteira do escape é
escondida pelo protetor.
Interior bem acabado e confortável |
O Argus tem o sistema de multimídia
UConnect, com tela de 7” sensível ao toque, com acesso ao Android, do Google, e
Car Play da Apple - não possui câmera de ré nesta versão -, permite o espelhamento
de aplicativos de navegação, controles de mídia, telefone, reconhecimento de voz e configurações do
veículo. Tem entrada de USB para os passageiros do banco traseiro e outra na
frente para carga de celulares. Os para-sóis contam com espelhos e há luzes de
leitura em todas as versões.
Quem anda no Argos gosta da experiência |
Na avaliação realizada no Argos
Drive ficou claro que se trata de um compacto ótimo para a cidade, mas que
pelas características e desempenho do motor se comporta muito bem na estrada. É
óbvio que não é carro para se fazerem estrepolias. É confortável, acho que pelo
motor 1.0 de três cilindros poderia ser uma pouco mais econômico, mas está
inserido na média de consumo dos carros brasileiros. Quem anda no Argos gosta
da experiência, pelo que ouvi de várias pessoas que o possuem ou testaram.
O preço da versão testada é de a
partir de R$ 74.990.
Os preços das demais versões são
os seguintes:
1.0 1.0 câmbio
manual de 5 velocidades, a partir de R$ 69.990
Drive 1.3 S-Design câmbio manual
de 5 velocidades, a partir de R$ 78.990
Trekking 1.3 câmbio manual de 5
velocidades, a partir de R$ 78.990
Trekking 1.8 câmbio aut. de 6
velocidades, a partir de R$ 93.290
HGT 1.8 câmbio aut. de 6
velocidades, a partir de R$ 94.890.
Ficha técnica:
- Aerofólio
traseiro na cor do veículo
- Alarme
antifurto
- Alertas
de limite de velocidade e manutenção programada
- Apoia-pé
para o motorista
- Ar
condicionado
- Banco
do motorista com regulagem de altura
- Banco
traseiro rebatível
- Brake
light
- Central
Multimídia UCONNECT de 7" Touchscreen com Android Auto e Apple Car
Play, Bluetooth, entradas USB (2) e Sistema de reconhecimento de voz;
Segunda porta USB
- Chave
canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
- Check
quadro de instrumentos (Welcome Moving)
- Cintos
de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Computador
de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia,
velocidade média e tempo de percurso)
- Desembaçador
do vidro traseiro temporizado
- Direção
elétrica progressiva
- Drive
by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- ESS (Sinalização
de frenagem de emergência)
- Encosto
de cabeça traseiro central
- Espelho
no para-sol lados motorista e passageiro
- Follow
me home
- Gancho
universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Ganchos
de fixação de carga no porta-malas
- HCSS
(Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
- HSD
(High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e Freios ABS
com EBD
- Iluminação
do porta-malas
- Lane
Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de
faixa)
- Limpador
e lavador do vidro traseiro com intermitência
- Maçanetas
na cor do veículo
- Novo
motor 1.0 Firefly 6V Flex de 3 cilindros
- Predisposição
para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2
tweete rs e antena)
- Quadro
de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e
informações do veículo em TFT personalizável
- Retrovisores
externos com luzes indicadoras de direção integradas
- Retrovisores
externos manuais, na cor do veículo com setas de direção integradas
- Rodas
de aço estampado 6.0 x 15" com calotas integrais + Pneus
"verde" com baixa resist ência a rolagem 185/60 R15
- Sistema
de monitoramento de pressão dos pneus
- Tomada
12V
- Travas
elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas,
luz inter na com temporizador e tampa do combustível)
- Vidros
elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
- Volante
com comandos de rádio e telefone
- Volante
com regulagem de altura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário