Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Avaliação: Renault Captur 1.3 turbo chega chegando com 27,5 kgfm de torque, conforto e bom de estrada e valente na cidade. Vídeo no canal Blog do Arnaldo Moreira no YouTube


ASSISTA O VÍDEO NO YOUTUBE: https://youtu.be/cpNx36PMHEw

Texto e foto: Arnaldo Moreira

O velho ditado quem vê caras não vê corações, se encaixa perfeitamente no caso da nova versão do Renault, a Iconic. Você vê o vistoso SUV, conhecido desde 2017, passando garboso e imponente pelas ruas, mas não imagina que sob seu o capô pulsa o motor 1.3 turbo, moderno, frenético, com boas retomadas, o mesmo usado pela Mercedes-Benz nos modelos Classe A Sedan, GLB e GLA, que foi adaptado para uso flex e passou a garantir 27,5 kgfm de torque, mais eficiente que os propulsores aspirados 2.0 e 1.6, que equipavam as versões do modelo e o original da marca alemã. A versão testada custa a partir de R$ 146.790. Há mais duas versões, a Zen vendida a partir de R$ 133.290 e a Intense por R$ 138.490. A garantia é de três anos.




Na verdade, externamente as alterações foram maiores na frente, que ganhou nova grade e para-choques mais estilosos e instalação de um moderno conjunto ótico, incluindo os faróis de nevoeiro que se transformam em luzes de conversão (cornering lights) sendo direcionadas para um ou outro lado ao girar o volante de extrema utilidade em lugares escuros. A frente conta ainda com faixas de luz diurna, bem intensa, que como todos os faróis são em LED. A lateral manteve a linha de cintura alta, mais na traseira e as rodas são de 17" com pneus de perfil alto 215/60.




Na traseira, a Renault foi mais comedida. Redesenhou a base da inscrição Captur agora pintada na cor do carro (antes era cromada e maior) e ganhou o logo TCe no lado direito da tampa do porta-malas. Foram mantidas as lanternas estilosas, com iluminação de LED.



Graças à suspensão McPherson, na dianteira e eixo de torção na traseira  recalibrada para garantir mais estabilidade e absorção dos desníveis do piso, oferecendo mais conforto aos passageiros, o mesmo acontecendo com os freios. 




Na cabine houve uma melhoria no painel superior que na borda recebeu uma faixa decorativa cromada na base, o monitor de multimídia cresceu uma polegada, para 8", com câmera de ré, sistema "Multiview Camera" e espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto, via de cabo de ligação USB. 




O painel central de câmbio foi modernizado. Essas pequenas mudanças no Captur significam que a Renault acredita no potencial que o modelo possui para concorrer no segmento dos SUVs médios e pequenos, no que não está errada, e apostou em profundas e significativas transformações mecânicas corrigindo definitivamente pontos negativos do carro e colocando-o no mesmo patamar de modelos avançados mecânica e tecnologicamente.




O volante em couro, com ajuste de altura e profundidade, conta com controles de regulador e limitador de velocidade, do  computador de bordo e do som, e tem uma pegada agradável. A posição do motorista é confortável e oferece uma visibilidade boa dos instrumentos e a posição elevada do banco permite uma visão perfeita na direção. A altura do solo do Captur de 21,2 cm favorece essa situação, apesar de não ser um off-road, se comporta bem nesse piso.




O espaço na cabine acomoda bem cinco adultos, incluindo no banco traseiro que, ao contrário da maioria dos carros, oferece ao passageiro do meio um espaço maior, um assento mais largo e confortável. O Captur é um SUV confortável, com bom isolamento acústico, herdado do Duster. O acabamento é de bom padrão com bancos de couro, todos com cintos de segurança de três pontos e Isofix.




Possui ar condicionado automático com saídas redondas nas extremidades do painel e de palhetas no centro que podem ser fechadas evitando que o vento vá direto para o rosto dos ocupantes. 



Já o porta-malas acomoda 437 l de bagagem crescendo para 730 l com os bancos rebatidos.



No aspecto segurança, o Captur possui air bags laterais e frontais, direção elétrica, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, chave presencial com partida por botão, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e câmeras, assistente de frenagem de urgência (AFU), sensor de ponto cego. A suspensão foi recalibrada, assim como a direção elétrica. 




A experiência de dirigir o Captur Iconic (top de linha),1.3, turbo (1.332 cmᵌ), 170 cv (etanol) e (162 gasolina), e o mesmo torque de 27,5 kgmf, foi muito agradável e uma surpresa, pois desconhecia a capacidade de desenvolvimento desse motor usado nos Mercedes-Benz Classe A Sedan, GLB e GLA, que passou por modificações para uso flex. Trata-se de um motor confiável com um desempenho significativo, silencioso e potente. E ele faz de 0 a 100 km/h em 9,2s e a velocidade máxima chega a 190 km/h. 




O consumo melhorou também. Com o motor 1.3 turbo e o câmbio CVT de 8 marchas simuladas, abastecido com etanol o Captur apresentou uma média de 8,4 km/l (cidade/estrada), graças às baixas rotações mesmo em velocidades acima de 100 km/h. Esse consumo melhora bem abastecido com gasolina, fazendo 8,5 km/l na área urbana e cerca de 11 km/l na estrada, com o sistema ECO ligado.




O Captur é acionado através do botão Star/Stop, sistema que também desliga o motor quando o carro para em sinais, ou em engarrafamentos, economizando combustível. A chave cartão possui o sistema walk away closing, que permite acionar o motor à distância para climatizar o ambiente, antes de entrar no carro.



Como considerações finais é justo reforçar o bom acabamento do Captur, patente no padrão dos encaixes e até notado no fechamento das portas sem aquele som metálico conhecido em algumas marcas e modelos. E espero que a próxima versão do Captur traga um multimídia mais avançado. De resto, trata-se um carro que vale a pena conhecer entre os do segmento. 



Assista o vídeo publicado no canal do Blog do Arnaldo Moreira, no YouTube com informações bem interessantes sobre o Captur: https://youtu.be/cpNx36PMHEw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.