Ambos permanecem até o fim do festival, sendo que a loja itinerante estará aberta ao público nos dias 27, 28 e 29/05.
Só no primeiro dia (22/5), a Van do Artesanato recebeu mais de 200 pessoas, locais e de outras regiões, que compraram peças retratando Vassouras e o Vale do Café. São produtos feitos com técnicas tradicionais de relevância para o artesanato, como crochê, renda-macramê e bordado, pensados para suvenir, acessórios e peças decorativas.
Para o subsecretário de Grandes Eventos, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), Marcelo Monfort, o governo acertou quando optou por uma política pública de incentivo à expansão do turismo para o interior.
“Fiquei feliz por estar na fila. Ver Vassouras lotada, com filas em restaurantes, hotéis e pousadas com vagas esgotadas, pessoas buscando hospedagem em Miguel Pereira me deixa muito contente. Ver a cidade sediando um festival de cinema e vários outros eventos me dá a certeza de que este festival vai virar calendário no estado do Rio de Janeiro, junto com Vassouras”, ressaltou Monfort.
Hoje (23/5), a TurisRio participou do painel “Turismo Cinematográfico”, no Centro Cultural Cazuza. O presidente do órgão, Sérgio Ricardo, destacou o esforço da TurisRio e da Setur-RJ na promoção do Turismo, mesmo durante a pandemia.
“Trabalhamos muito durante a pandemia. Os hotéis não fecharam e nós participamos de todos os eventos possíveis, divulgando o estado e assim seguimos, até hoje, fazendo o mesmo com o interior. Ao divulgarmos uma ação em um município, consequentemente, beneficiamos as cidades vizinhas e os eventos vão surgindo em várias regiões”, avaliou o presidente.
O 2º Encontro de Carros Antigos do Vale do Café abriu as atividades paralelas ao 1º Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café, ao mesmo tempo em que acontecia a inauguração da exposição "Garoto", na Sala de Exposições Mariana Crioula, na câmara de Vassouras.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, o Festival de Cinema de Vassouras veio pra ficar.
“Nós não tínhamos noção da dimensão deste festival, que começou a ser pensado em 2019, parou pela pandemia e hoje está acontecendo com sucesso. São 408 filmes inscritos. E para garantir diversidade e quantidade de público, adotamos a estratégia de agregar eventos menores ao Festival, como o Encontro de Carros antigos, por exemplo, já conhecido na cidade, que garante a divulgação do festival para um público bem específico”, concluiu o secretário.
Momento de forte emoção
Ainda como parte da programação do festival, na quarta-feira (25/5), Carlos Vereza vai receber outra homenagem. Dará nome ao auditório da prefeitura de Vassouras, que passará a se chamar Sala Carlos Vereza.
Sobre o Festival
O Festival é uma mostra nacional de cinema, exclusivamente dedicada à exibição e promoção de obras audiovisuais, através da realização de exibições competitivas e não competitivas de filmes de longa-metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais. Sua programação reflete a essência da região. Mais de 400 inscrições foram feitas, em diversas categorias. O evento é patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Light.
O 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café é um evento pioneiro na região turística Vale do Café, idealizado, produzido e dirigido pelo cineasta Bruno Saglia e pela atriz e produtora-executiva Jane Saglia, com o objetivo de aprimorar ainda mais o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propor ações culturais, através de palestras e debates, encontros com profissionais do setor, incentivar reflexões sobre os diferentes formatos, discutir estratégias para a distribuição dos filmes representativos no período do evento, sempre aproximando o público destas obras de total relevância para a indústria audiovisual. O evento segue até o dia 29 de maio, no Centro de Convenções General Sombra, no Centro do
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário