Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais

 



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira




Cresce número de estrangeiros no Brasil

A retomada de viagens internacionais segue rendendo bons resultados ao Brasil. Segundo dados do Banco Central, o gasto de turistas estrangeiros no país alcançou US$ 781 milhões em janeiro e fevereiro, uma alta de 63% na comparação com o mesmo bimestre de 2021 (US$ 480 milhões). Nos primeiros dois meses deste ano, conforme o Sistema de Tráfego Internacional da Polícia Federal, mais de 530 mil viajantes de outros países vieram ao Brasil.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Com o avanço da vacinação e a adoção de protocolos sanitários no setor de Turismo a partir do Selo Turismo Responsável, o Brasil tem se consolidado como um destino seguro. a Embratur foi transformada em agência de promoção internacional e segue divulgando nossos destinos por meio de campanhas publicitárias e participação em feiras, por exemplo, contribuindo para despertar o interesse no Brasil e projetá-lo como destino tendência no pós-pandemia.

Entre as ações com foco na atração de turistas internacionais está o fim da exigência de vistos, desde 2019, para turistas australianos, canadenses, japoneses e norte-americanos, graças a um decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro. A facilidade de ingresso no Brasil, inclusive, foi o tema de campanha realizada recentemente pela Embratur nos Estados Unidos. Intitulada “Brazil is visa-free. Come visit!”, a ação gerou US$ 5,7 milhões em vendas ao país, com a atração de mais de 16 mil passageiros dos EUA e 17,5 mil pernoites comercializados.

Vista da Baia de Todos os Santos, o Elevador Lacerda e o
Mercado Modelo abaixo, no Pelourinho


Até o fim de 2022, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo tem programada a realização de pelo menos mais quatro campanhas publicitárias nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina, além de famtours, press trips e roadshows. A Embratur também deve participar de 14 grandes feiras do segmento no exterior e, também, aproveitar a Copa do Mundo da Fifa, no Catar, para organizar ações de promoção.

Praça do Papa e Serra do Curral no alto de Belo Horizonte

Dados que refletem a percepção de estrangeiros quanto ao Brasil reforçam o potencial nacional no período pós-pandemia. Segundo um relatório do US News & World Report, o Brasil é a sétima melhor nação do mundo para turistas que viajam sozinhos, entre um total de 78 localidades. O mesmo levantamento, realizado com 17 mil pessoas espalhadas pelo planeta, também aponta o Brasil como o destino global número um no quesito aventura.

As boas perspectivas do turismo brasileiro são corroboradas por números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com o IBGE, o Índice de Atividades Turísticas no país acumula um aumento de 29% no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021. Os destaques são os setores de transporte aéreo de passageiros, hotéis, locação de automóveis, restaurantes e transporte rodoviário coletivo de passageiros.


Hotel Marque, local do evento em Pouso Alegre

O 21° Encontro da Hotelaria está com inscrições abertas para a edição que será em Pouso Alegre. É um dos mais importantes eventos do setor no Brasil e o maior de Minas Gerais. O encontro será de 26 a 27 de maio e é realizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A ação proporciona atualização, capacitação, oportunidades de novos conhecimentos e bons negócios e integração de gestores, parceiros e fornecedores.



As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Para participar é preciso acessar o portal do evento. O prazo é até o dia 26 ou o preenchimento total das vagas. O público alvo é de empresários, profissionais do setor, investidores, agentes de viagens, operadores turísticos e coordenadores e alunos de cursos de hotelaria, gastronomia e turismo.

https://www.sympla.com.br/evento/21-encontro-da-hotelaria-edicao-sul-de-minas/1548251

Connection ressalta legado do audiovisual

O Connection vai dedicar um dia inteiro de sua programação para debater a relação entre o setor audiovisual e o turismo. O evento começou dia 11 de maio e segue até 13 de maio, no Palácio dos Festivais, em Gramado. E quando falamos na união entre Cinema e Turismo, além de palco Gramado é também um case a servir como modelo para outros destinos brasileiros que buscam se desenvolver.

Em sua quinta edição, o Connection decidiu homenagear os 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, completados em 2022, evento que foi fundamental para a consolidação do destino. Para entender melhor a importância do audiovisual para o desenvolvimento turístico de Gramado, conversamos com a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, que comanda a autarquia responsável pela organização do Festival de Cinema.

"O Festival de Cinema foi significativamente importante para Gramado, em todos os aspectos. No primeiro ano em que foi realizado, Gramado não estava nem no mapa do Brasil. A partir de então a cidade foi colocada no mapa do Brasil, da cultura e do setor audiovisual. As pessoas passaram a voltar os seus olhos para Gramado. Como que uma cidadezinha pequena, no interior gaúcho, conseguiu realizar um evento deste porte? Era isso que todos se questionavam…", destaca Rosa Helena.

Ao lincar o evento com o eixo do Cinema e, em especial, com o Festival de Gramado, o Connection pretende instigar e levar ferramentas para que outros destinos e roteiros possam usufruir do setor audiovisual para o fomento turístico e econômico. Gramado tem a cultura enraizada em seus eventos, possui importantes espaços culturais e vem desempenhando um papel importante na formação de artistas locais. 

Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk

"O Connection vem para agregar e manter viva a chama do desenvolvimento que o Festuris acendeu nas últimas décadas. Será espetacular podermos mostrar ao Brasil o quanto o Festival de Cinema e um evento da área do audiovisual pode fazer por uma cidade como fez por Gramado", salientou a presidente.

Gramado tem sido sede de produções audiovisuais há algum tempo, além de ser famosa por seu prestigiado Festival de Cinema. Mas agora o município está indo além e dá um importante passo para se tornar um polo audiovisual com a criação da Gramado Film Commission. A organização, formalizada recentemente, terá sua nomeação oficial no dia 12 de maio, durante o Connection.

"Criar a Gramado Film Commission é um divisor de águas. Nós já recebemos muitas produções, que de forma oficiosa procuram-se facilitadores para que aconteçam em Gramado. Desde janeiro de 2021, quando iniciamos nossa gestão no município, quatro produções foram realizadas aqui na cidade. Mas agora, tendo uma Film Commission, isso tudo estará institucionalizado, o que certamente vai atrair e fomentar ainda mais a produção do audiovisual em Gramado", completa Rosa Helena Volk, ressaltando o importante passo dado pelo município.
 
_____________________________________________________________________________________________

 @sergiomoreira63 
sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.