Andamos na estrada e na cidade o suficiente para constatar a qualidade deste produto da Fiat que melhorou em relação à versão anterior, ficando mais econômica com o atual motor Fire Fly flex, 1.3, aspirado, de 109 cv abastecido com álcool e 101 cv com gasolina, que entrega 14,2 e 13,7 kgfm de torque, respectivamente.
Acoplado a esse propulsor está o eficiente câmbio CVT de sete velocidades simuladas.
O resultado desse conjunto está no consumo: com etanol faz 8,8 km/l na cidade e 12,4 km/l, na estrada. Já com gasolina chega a 12,9 km/l - praticamente 13 km/l -, na cidade, e 17 km/l, na estrada, valores importantes neste momento de alto custo dos combustíveis.
Como carro misto que acolhe cinco passageiros e carga, a Strada atende a produtores rurais, por exemplo. A picape carrega até 600 kg na caçamba para 844 l, cuja tampa na Nova Strada suporta 400 kg e é extremamente leve na operação de abertura e fechamento.
A Volcano vem de série com iluminação de caçamba, capota marítima, Santo Antônio e barras longitudinais no teto.
O habitáculo, assim como todo o carro, tem um acabamento esmerado, o painel superior é de plástico de boa qualidade, assim como a forração das portas e das laterais e do console central, onde estão instalados o controle de ar condicionado, e do rádio, e há porta-objetos.
O banco do motorista tem um apoio de braço que divide com o carona.
O painel de instrumentos de boa visibilidade conta com a tela de 3,5" do computador de bordo com velocímetro digital, com indicador de troca de marchas, sensor de monitoramento de pressão dos pneus e outras informações da operação do carro. O contagiros à esquerda, e o controle de combustível à direita e a Fiat manteve no fundo um velocímetro analógico, na verdade mais decorativo, completam o painel.
O volante em couro tem controles de som, viva-voz e do rádio e do piloto automático e atrás as borboletas do paddle shift para troca manual de marchas no modo Sport, acionado no botão localizado no alto do painel - onde estão ainda os botões de farol de nevoeiro e controles de estabilidade e tração e do pisca alerta.
O conforto do habitáculo é bom em termos de espaço, tanto na frente quando no banco traseiro, Os bancos de couro com tecido Fiat Flag são bem confortaveis e o traseiro conta com três encostos de cabeça reguláveis, cintos de três pontos e ganchos Isofix.
O banco do motorista tem ajuste de altura e proporciona uma boa visibilidade de condução. Uma curiosidade: Ao contrário da maioria dos carros, esse ajuste que é do lado da porta do motorista, na lateral do banco à esquerda, na Strada tanto a altura do banco quanto a sua inclinação é do lado direito.
O carro tem sistema multimídia deveras amigável com tela de 7" sensível ao toque, com câmera de ré - mas há ainda sensores de estacionamento que aumentam a segurança nas manobras de estacionamento -, e acesso ao Android Auto e Apple Car Play, e ao Spotify e Wase, e informações operacionais do veículo.
A suspensão da Strada pelas características do carro que carrega mais de meia tonelada exije o sistema de feixe de molas na traseira, o que naturalmente faz a picape pular um pouco em pisos irregulares, o que é minimizado pelos amortecedores que reduzem a ação dos feixe de molas, e da suspensão dianteira tipo McPherson.
A calibragem dos pneus 205/55 16" - montados em rodas de liga leve - com 32 libras na frente e 30 libras na traseira a rodagem fica mais macia.
A picape tem controle eletrônico de estabilidade, controle de tração avançado (TC+), direção elétrica, sistema ativo de freio com controle eletrônico, que auxilia nas arrancadas do veículo em subida. A distância livre do solo é de 21,4 cm e tem um dos melhores ângulos de entrada e de saída do segmento: 24º e 28º, respectivamente.
Segurança na Strada é garantida por quatro air bags, dois frontais e dois laterais,n a direção é elétrica Os faróis são full LED e há luz de condução diurna e faróis auxiliares de neblina.
Uma eficaz alteração no ângulo de abertura das portas melhorou o acesso ao interior do carro, principalmente ao banco traseiro, aumentando o ângulo de abertura das portas da frente para 70º e 80º das de trás.
O design da Strada é um de seus pontos altos, senão o mais importante. As laterais com linhas de cintura altas e para-lamas salientes decorados com proteções em plástico duro preto que protegem contra toques das portas, por exemplo, nos estacionamentos.
Os retrovisores externos, na cor do veículo, oferecem uma boa visibilidade e têm repetidores de pisca direcional e de alerta.
A frente tem personalidade. O capô marcado com vinculos laterais que lhe dão um ar de agressividade, logo desfeita pela beleza da grade de largas aletas na cor do carro ladeada pelos conjuntos óticos que deixam frente parecendo sorrir. Uma segunda grade, decorativa igualmente na cor do carro tem nas extremidades os faróis de nevoeiro e o para-choques nas cores prateada e do carro completam o conjunto harmônico da frente que ostenta a marca Fiat em grandes letras prateadas.
A traseira tem um desenho leve bem decorada pelas lanternas em LED, a grande logomarca FIAT ao centro e o modelo e a versão da picape de cada lado. O estribo é de material antiderrapante.
A picape Fiat Strada 2023 apresenta-se em seis versões,
cujos preços são a partir de:
Endurance - Plus, 1.4 8V Flex: ------------ R$ 95.290,00
Freedom - cabine Plus 1.3 8 V Flex: ------ R$ 101.990,00
Freedom - cabine Dupla 1.3 8 V Flex: ---- R$ 107.990,00
Volcano - cabine Dupla MT 1.3 8V Flex: - R$ 112.990,00
Volcano - cabine Dupla AT 1.3 8V Flex: -- R$ 120.990,00
Ranch - cabine Dupla AT 1.3 8V Flex: ---- R$ 125.990,00
Opinião
A Strada além de sua beleza estética é um carro comprovadamente seguro e mecanicamente confiável. Com as alterações ao longo do tempo a picape vem melhorando sensivelmente, e se tornando um carro econômico agora mais com o eficiente motor 1.3 Fire Fly e no caso das versões Volcano e Ranch graças ao câmbio de ste velocidades CVT. O acabamento a cada ano também vem se aprimorando, até por exigência dos próprios consumidores.
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