Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Arraial BH
A festa junina, julhina em nos estados nordestinos movimentou as cidades
com muitas músicas e tradição do forró. Agora é a vez da capital mineira
receber o Concurso Nacional de Quadrilhas dentro da programação do 43º Arraial
de Belo Horizonte. Dançarinos de até 18 estados se apresentarão no tablado do
evento nos dias 13 e 14 de agosto. O novo fim de semana de festa se soma aos
outros já anunciados, com os concursos municipal e estadual: realizados
nos dias 29 a 31 de julho e 6 e 7 de agosto.
Esta será a segunda vez que a cidade recebe o Concurso Nacional. A
primeira vez foi em 2005, quando a cidade ganhou visibilidade nacional dentro
dos melhores festejos juninos do Brasil. Tanto é que o Ministério do Turismo
(MTur) e a Embratur já elencaram a capital mineira entre os cinco maiores
destinos turísticos do período, ao lado das cidades de Bragança (PA), Campina
Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).
Neste ano, Belo Horizonte está no centro das atenções dos festejos juninos
por abrigar o Concurso Nacional. A cidade vai receber dançarinos de vários estados,
que engrandecem ainda mais o Arraial de Belo Horizonte. A expectativa de
público volante, durante todos os dias de evento, é de 140 mil pessoas.
A tradicional festa na Praça da Estação começou nos dias 29 a 31 de julho,
com apresentações de 24 quadrilhas do Grupo de Acesso do Concurso Municipal. Já
nos dias 6 e 7 de agosto, entraram em cena 14 quadrilhas do Grupo Especial.
Para avaliar as apresentações, a comissão julgadora levará em conta os
seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de
noivos.
Vale ressaltar que
as quadrilhas mobilizam diretamente mais de 3,2 mil pessoas em suas
apresentações na Praça da Estação, fora as torcidas e familiares, que vêm de
oito regionais da cidade para o evento, o que demonstra o caráter democrático e
descentralizado da festa.
O Concurso Estadual de Quadrilhas foi realizado nos dias 6 e 7 de agosto,
antes da programação anunciada para o Grupo Especial do Concurso Municipal.
Na capital mineira, o Arraial é trabalhado a partir do conceito de
experiência junina completa, com a apresentação de quadrilhas, shows musicais e
diversas atividades gastronômicas. Assim, uma Vila Gastronômica foi montada nas
estruturas do evento, com mesas e cadeiras de madeira, pufs, iluminação e
decoração especial para o maior conforto do público. Receitas vencedoras do 3º
Concurso Prato Junino serão comercializadas a preços populares. O concurso é
uma realização da Belotur em parceria com as faculdades de gastronomia UNA,
Uninassau-Univeritas, Promove, Estácio de Sá e Senac. Neste ano, as seletivas
aconteceram entre 20 e 24 de junho, com 30 pratos inscritos sob a temática ‘As
Origens da Gastronomia Mineira’.
Outra atração do Arraial de Belo Horizonte são as cerca de 40 blitzen
juninas que acontecem pela cidade. Dançarinos surpreendem belorizontinos e
turistas com apresentações repentinas, trazendo muita dança, alegria e humor,
para todas as regionais da capital mineira.
FESTURIS GRAMADO
Com a volta do mercado turístico, as viagens, inclusive internacionais, já lotam as agendas da equipe e dos CEOs do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. os empresários estiveram em Buenos Aires, na Argentina, de 1º a 3 de agosto. Participaram de reuniões com o ministro do Turismo do País, Matías Lammens, e com o secretário-executivo da Inprotur, Ricardo Sosa. Na ocasião foram formalizados os convites para o Festuris às autoridades. O evento ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park.
Pela primeira vez na história, o Festuris terá um país convidado, que será Argentina. O País terá uma forte presença, trazendo mais de 15 cooperados no estande e apresentará o seu produto vitivinícola, referência para o mercado.
Marta
e Eduardo também participaram do Meeting Brazil, podendo apresentar o evento a
mais pessoas e reencontrar amigos e expositores já confirmados no 34° Festuris.
“Foi uma agenda muito positiva, fizemos um trabalho de reaproximação com o
mercado sulamericano, fortalecemos vínculos comerciais e institucionais, além
de formalizarmos o convite para o evento ao Ministério do Turismo e à
Inprotur”, avalia Eduardo.
Há
menos de três meses para a 34º edição, os preparativos já estão a todo o vapor.
Nesta última semana novos expositores confirmaram presença no evento: Paradise
Coast, Expedia TAAP, TAP, NBA Park, Swan Hotéis, Costa do Marfim, Tivoli
Ecoresort Praia do Forte, Minor Hotels, Metodoc, Grande Hotel Araxá, Mátria
Parque, Tortuga Bay.
A
organização estima um crescimento de cerca de 15% em relação à edição de 2019.
Neste ano, devido à grande procura antecipada de marcas para expor, o Festuris
ganhou um novo espaço para exposição, além disso, a temática Food & Drinks
Experience será o novo ambiente segmentado do evento.
O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Food & Drinks Experience e Wedding. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.
E-Festival
Sebrae
O E-Festival
Sebrae, marcado para os dias 17 e 18 de agosto, em Belo Horizonte,
apresentará cases de empreendedorismo por meio de nomes
consagrados no mercado. O evento visa conectar empreendedores de todo o estado
que desejam trocar experiências e conhecimentos em um mesmo ambiente.
Interessados em participar podem se inscrever no site do evento.
O E-Festival Sebrae será realizado simultaneamente em quatro espaços. Ao todo, serão 20 horas de conteúdo, com mais de 30 palestrantes, painéis, talk show e experiências gamificadas. No dia 17, no Palco Empreender, o economista, influenciador digital e empreendedor Gil do Vigor fará a palestra on-line “O Brasil não tá lascado – Economês para negócios”. Já o empresário e escritor do livro best-seller ‘Os 8Ps do Marketing Digital’, Conrado Adolpho, apresentará o método 8Ps e como alcançar melhores resultados no digital.
No mesmo
dia, Shirleyson Kaisser, um dos principais nomes do empreendedorismo digital na
atualidade, fará a palestra “Keep calm and: Descubra táticas de como engajar
suas mídias sociais”. A programação do primeiro dia será encerrada pelo
empreendedor e professor de criatividade Murilo Gun, que abordará o tema
“Criatividade e coragem para se reinventar”.
Já no dia 18, estarão no palco o diretor de criação, produtor e empresário Kondzilla, que fará a palestra “Criatividade e negócios”; o especialista em inovação, criatividade e novas tecnologias Marcos Piangers, que irá apresentar o tema “Protagonismo e felicidade – A mudança que você faz no mundo”; e a youtuber, influenciadora digital, apresentadora e empreendedora Bianca Andrade (Boca Rosa), que apresentará o case de sucesso Boca Rosa Company. Outros três ambientes vão compor o evento: no Palco Planejar, será debatido como alcançar resultados na jornada empreendedora no presente e futuro; o Palco Poder irá abordar como influenciar pessoas e auxiliá-las a seguir sua própria visão; e o Palco Realizar terá conteúdos mão na massa para empreendedores que querem fazer acontecer. Confira a programação completa e todos os nomes que estarão presentes no E-Festival, no site do evento. E-Festival Sebrae 2022 Inscrições: https://efestival.sebraemg.com.br
incentivar turismo de proximidade
Nos dois últimos anos, diversos setores precisaram se reinventar. Os
turistas brasileiros também buscaram se adaptar a este cenário pós-pandemia. Um
levantamento realizado em parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapeou que cerca de 57,2% das
viagens, realizadas em 2021 aconteceram em carro particular ou ocorreram por
meio de empresas de ônibus.
Diante disso, o turismo regional ou “staycation” passou a
representar, portanto, uma oportunidade de viver experiências incríveis, às
vezes bem mais próximas do que se imagina. Este turismo de proximidade
tornou-se tendência no Brasil, fortalecendo a retomada turística no país.
Com o slogan “Turismo Regional, os melhores destinos estão perto de você”,
a nova campanha institucional da Federação Brasileira de Hospedagem e
Alimentação (FBHA) visa incentivar as viagens com destinos de até 300 km de
distância, que podem ser muitas vezes dentro da própria região. Indo de carro
ou de ônibus, é possível fazer viagens curtas ou até mesmo bate-e-volta,
conhecendo um lugar novo, sem precisar ir para tão longe.
“Uma das vantagens do Brasil é a pluralidade e o acolhimento do
brasileiro. Os roteiros de fim de semana tornaram-se, com a pandemia, mais
comuns e um alívio na rotina dos brasileiros. Com tantos caminhos a desbravar,
o turismo regional traz à tona a constatação de que os melhores destinos estão
perto de cada brasileiro. Queremos incentivar este novo momento da atividade
turística no país”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
__________________________________________________________________________________________
@sergiomoreira63
sergio51moreira@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário