Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais


Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira

 






Arraial BH




A festa junina, julhina em nos estados nordestinos movimentou as cidades com muitas músicas e tradição do forró. Agora é a vez da capital mineira receber o Concurso Nacional de Quadrilhas dentro da programação do 43º Arraial de Belo Horizonte. Dançarinos de até 18 estados se apresentarão no tablado do evento nos dias 13 e 14 de agosto. O novo fim de semana de festa se soma aos outros já anunciados, com os concursos municipal e estadual:  realizados nos dias 29 a 31 de julho e 6 e 7 de agosto.

 

Esta será a segunda vez que a cidade recebe o Concurso Nacional. A primeira vez foi em 2005, quando a cidade ganhou visibilidade nacional dentro dos melhores festejos juninos do Brasil. Tanto é que o Ministério do Turismo (MTur) e a Embratur já elencaram a capital mineira entre os cinco maiores destinos turísticos do período, ao lado das cidades de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).

 

Neste ano, Belo Horizonte está no centro das atenções dos festejos juninos por abrigar o Concurso Nacional. A cidade vai receber dançarinos de vários estados, que engrandecem ainda mais o Arraial de Belo Horizonte. A expectativa de público volante, durante todos os dias de evento, é de 140 mil pessoas.

 

A tradicional festa na Praça da Estação começou nos dias 29 a 31 de julho, com apresentações de 24 quadrilhas do Grupo de Acesso do Concurso Municipal. Já nos dias 6 e 7 de agosto, entraram em cena 14 quadrilhas do Grupo Especial. Para avaliar as apresentações, a comissão julgadora levará em conta os seguintes quesitos: conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos.




 Vale ressaltar que as quadrilhas mobilizam diretamente mais de 3,2 mil pessoas em suas apresentações na Praça da Estação, fora as torcidas e familiares, que vêm de oito regionais da cidade para o evento, o que demonstra o caráter democrático e descentralizado da festa.

  

O Concurso Estadual de Quadrilhas foi realizado nos dias 6 e 7 de agosto, antes da programação anunciada para o Grupo Especial do Concurso Municipal.

 Na capital mineira, o Arraial é trabalhado a partir do conceito de experiência junina completa, com a apresentação de quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas. Assim, uma Vila Gastronômica foi montada nas estruturas do evento, com mesas e cadeiras de madeira, pufs, iluminação e decoração especial para o maior conforto do público. Receitas vencedoras do 3º Concurso Prato Junino serão comercializadas a preços populares. O concurso é uma realização da Belotur em parceria com as faculdades de gastronomia UNA, Uninassau-Univeritas, Promove, Estácio de Sá e Senac. Neste ano, as seletivas aconteceram entre 20 e 24 de junho, com 30 pratos inscritos sob a temática ‘As Origens da Gastronomia Mineira’.

 



Outra atração do Arraial de Belo Horizonte são as cerca de 40 blitzen juninas que acontecem pela cidade. Dançarinos surpreendem belorizontinos e turistas com apresentações repentinas, trazendo muita dança, alegria e humor, para todas as regionais da capital mineira.

 

FESTURIS GRAMADO

Com a volta do  mercado turístico, as viagens, inclusive internacionais, já lotam as agendas da equipe e dos CEOs do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. os empresários estiveram em Buenos Aires, na Argentina, de 1º a 3 de agosto. Participaram de  reuniões  com o ministro do Turismo do País, Matías Lammens, e com o secretário-executivo da Inprotur, Ricardo Sosa. Na ocasião foram formalizados os convites para o Festuris às autoridades. O evento ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park.


Pela primeira vez na história, o Festuris terá um país convidado, que será Argentina. O País terá uma forte presença, trazendo mais de 15 cooperados no estande e apresentará o seu produto vitivinícola, referência para o mercado.

Marta e Eduardo também participaram do Meeting Brazil, podendo apresentar o evento a mais pessoas e reencontrar amigos e expositores já confirmados no 34° Festuris. “Foi uma agenda muito positiva, fizemos um trabalho de reaproximação com o mercado sulamericano, fortalecemos vínculos comerciais e institucionais, além de formalizarmos o convite para o evento ao Ministério do Turismo e à Inprotur”, avalia Eduardo.


Marta Rossi e Eduardo Zorzanello com participantes do Meeting Brazil

Há menos de três meses para a 34º edição, os preparativos já estão a todo o vapor. Nesta última semana novos expositores confirmaram presença no evento: Paradise Coast, Expedia TAAP, TAP, NBA Park, Swan Hotéis, Costa do Marfim, Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Minor Hotels, Metodoc, Grande Hotel Araxá, Mátria Parque, Tortuga Bay.

A organização estima um crescimento de cerca de 15% em relação à edição de 2019. Neste ano, devido à grande procura antecipada de marcas para expor, o Festuris ganhou um novo espaço para exposição, além disso, a temática Food & Drinks Experience será o novo ambiente segmentado do evento.

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Food & Drinks Experience e Wedding. Mais informações sobre o evento em  www.festurisgramado.com.

E-Festival Sebrae

O E-Festival Sebrae, marcado para os dias 17 e 18 de agosto, em Belo Horizonte, apresentará cases de empreendedorismo por meio de nomes consagrados no mercado. O evento visa conectar empreendedores de todo o estado que desejam trocar experiências e conhecimentos em um mesmo ambiente. Interessados em participar podem se inscrever no site do evento.

Sede do Sebrae MG

O E-Festival Sebrae será realizado simultaneamente em quatro espaços. Ao todo, serão 20 horas de conteúdo, com mais de 30 palestrantes, painéis, talk show e experiências gamificadas. No dia 17, no Palco Empreender, o economista, influenciador digital e empreendedor Gil do Vigor fará a palestra on-line “O Brasil não tá lascado – Economês para negócios”. Já o empresário e escritor do livro best-seller ‘Os 8Ps do Marketing Digital’, Conrado Adolpho, apresentará o método 8Ps e como alcançar melhores resultados no digital.

No mesmo dia, Shirleyson Kaisser, um dos principais nomes do empreendedorismo digital na atualidade, fará a palestra “Keep calm and: Descubra táticas de como engajar suas mídias sociais”. A programação do primeiro dia será encerrada pelo empreendedor e professor de criatividade Murilo Gun, que abordará o tema “Criatividade e coragem para se reinventar”.

Já no dia 18, estarão no palco o diretor de criação, produtor e empresário Kondzilla, que fará a palestra “Criatividade e negócios”; o especialista em inovação, criatividade e novas tecnologias Marcos Piangers, que irá apresentar o tema “Protagonismo e felicidade – A mudança que você faz no mundo”; e a youtuber, influenciadora digital, apresentadora e empreendedora Bianca Andrade (Boca Rosa), que apresentará o case de sucesso Boca Rosa Company.  Outros três ambientes vão compor o evento: no Palco Planejar, será debatido como alcançar resultados na jornada empreendedora no presente e futuro; o Palco Poder irá abordar como influenciar pessoas e auxiliá-las a seguir sua própria visão; e o Palco Realizar terá conteúdos mão na massa para empreendedores que querem fazer acontecer. Confira a programação completa e todos os nomes que estarão presentes no E-Festival, no site do evento. E-Festival Sebrae 2022 Inscrições: https://efestival.sebraemg.com.br

incentivar turismo de proximidade



Nos dois últimos anos, diversos setores precisaram se reinventar. Os turistas brasileiros também buscaram se adaptar a este cenário pós-pandemia. Um levantamento realizado em parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapeou que cerca de 57,2% das viagens, realizadas em 2021 aconteceram em carro particular ou ocorreram por meio de empresas de ônibus. 

Diante disso, o turismo regional ou “staycation” passou a representar, portanto, uma oportunidade de viver experiências incríveis, às vezes bem mais próximas do que se imagina. Este turismo de proximidade tornou-se tendência no Brasil, fortalecendo a retomada turística no país.

Com o slogan “Turismo Regional, os melhores destinos estão perto de você”, a nova campanha institucional da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) visa incentivar as viagens com destinos de até 300 km de distância, que podem ser muitas vezes dentro da própria região. Indo de carro ou de ônibus, é possível fazer viagens curtas ou até mesmo bate-e-volta, conhecendo um lugar novo, sem precisar ir para tão longe.

“Uma das vantagens do Brasil é a pluralidade e o acolhimento do brasileiro. Os roteiros de fim de semana tornaram-se, com a pandemia, mais comuns e um alívio na rotina dos brasileiros. Com tantos caminhos a desbravar, o turismo regional traz à tona a constatação de que os melhores destinos estão perto de cada brasileiro. Queremos incentivar este novo momento da atividade turística no país”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

__________________________________________________________________________________________

  Informações para coluna enviar para

  @sergiomoreira63 

sergio51moreira@bol.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.