Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Com motor mais potente e paddle-shift, classe PRO chega para "turbinar" Turismo Nacional. Mais veloz e com maior custo-benefício, nova divisão faz sua estreia neste fim de semana em Interlagos

A Turismo Nacional volta a acelerar em Interlagos neste fim de semana
(Cleocinei Zonta/Turismo Nacional)

Mais nova divisão da Turismo Nacional, a TN PRO vai fazer sua estreia no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, neste fim de semana (entre 4 e 7 de agosto) que contempla também a disputa da terceira etapa do BRB Fórmula 4 Brasil e a quarta etapa do Mercedes-Benz Challenge.

Os últimos meses foram todos dedicados a mais de 2 mil km de testes, focados especialmente na motorização mais potente e também câmbio paddle-shift de competição, acionado por sistema de borboletas atrás do volante.

Carro da TN PRO traz motor de 200cv e câmbio paddle-shift
(Vanderley Soares/Turismo Nacional)


“O surgimento da TN PRO visa completar essa escala qualitativa dos pilotos, considerando que a classe B é a porta de entrada no automobilismo de competição de alto nível. Nossa intenção é servir de campo para a formação de pilotos que rumam para a categoria máxima do automobilismo brasileiro, que é a Stock Car Pro Series”, detalha Fabio Aires, diretor da Turismo Nacional.

O powertrain (ou trem de força, formado por motor, transmissão e câmbio) da PRO conta com motor 2.0 de 16 válvulas, que gera 200cv de potência, sendo uma evolução técnica em relação a todas as demais classes da Turismo Nacional, que utilizam motores da montadora de origem do veículo, sempre com capacidade cúbica de 1,6 litros e 170cv de potência.

Detalhe do volante dotado de paddle-shift para os carros da nova classe PRO
(Vanderley Soares/Turismo Nacional)


O powertrain da PRO foi desenvolvido pela Stock Tech, braço de tecnologia da Vicar, empresa promotora da TN e da Stock Car Pro, Stock Series e o BRB Fórmula 4 Brasil. Em conjunto com os preparadores da TN, a entrega e manutenção dos equipamentos são operados pela Stock Auto Service, rede de oficinas da Vicar que também é especialista na prestação de serviços nos autódromos, o que permite uma maior equalização entre os conjuntos.

Os modelos elegíveis para a nova TN PRO são Volkswagen Gol, Chevrolet Onix, Fiat Mobi, Ford New Ka, Volkswagen UP!, Peugeot 208, Fiat Argo, Citroën C3, Hyundai HB20, Fiat Uno, Toyota Etios, Nissan March, Volkswagen Polo, Renault Sandero e Toyota Yaris.

A nova classe TN Pro vai contar com seis corridas na sua etapa inaugural
(Thiago Guedes/Turismo Nacional)



Assista à Turismo Nacional de graça — A etapa que marca a estreia da TN PRO vai oferecer ao público uma grande facilidade: os ingressos para o fim de semana serão gratuitos e podem ser retirados na portaria principal do Autódromo de Interlagos.

Na quinta-feira, a categoria vai promover um treino extra com seis horas de duração, entre 12h e 18h (de Brasília), para que os pilotos possam ganhar grande quantidade de quilometragem com o novo carro da TN PRO antes do início de fato da programação oficial do fim de semana.
Os treinos livres começam na sexta-feira, enquanto a sessão classificatória que vai definir o grid de largada acontece pela manhã de sábado. Também no sábado acontecerão quatro provas, em um formato novo para a categoria: às 11h05, a TN PRO larga para as suas duas primeiras corridas. Depois de 20 minutos de prova, o safety-car entra na pista para auxiliar no realinhamento do grid para o início da Corrida 2, sem inversão de grid. O mesmo acontece no conjunto das Corridas 3 e 4, a partir de 16h35.
A programação da TN PRO será concluída no domingo com mais duas corridas, mas de duração de 20 minutos mais uma volta, às 12h55 e às 15h20. Confira a ficha técnica da nova TN PRO e todo o cronograma em Interlagos:

FICHA-TÉCNICA

POWERTRAIN (conjunto motor + câmbio)
Nome oficial: TN Pro by Stock Tech
Capacidade cúbica: 2 litros
Configuração: 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Potência: 200cv
Torque: 24,8 kgfm
Origem: Nacional
Combustível: Etanol
Câmbio: paddle-shift (borboleta)
Velocidades: seis, mais ré

Quinta-feira, 4 de agosto
12h00 – Turismo Nacional PRO – 1º Treino Extra Oficial

Sexta-feira, 5 de agosto

07h45 – BRB Fórmula 4 Brasil – 1º Treino Livre
08h30 – Turismo Nacional PRO – 1º Treino Livre
09h05 – Turismo Nacional – Super e Elite – 1º Treino Livre
09h40 – Turismo Nacional – Classes A e B – 1º Treino Livre
10h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – 2º Treino Livre
11h05 – Turismo Nacional PRO – 2º Treino Livre
11h40 – Turismo Nacional – Super e Elite – 2º Treino Livre
12h15 – Turismo Nacional – Classes A e B – 2º Treino Livre
12h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
13h40 – Turismo Nacional PRO – 3º Treino Livre
14h15 – Turismo Nacional – Super e Elite – 3º Treino Livre
14h50 – Turismo Nacional – Classes A e B – 3º Treino Livre
15h25 – Turismo Nacional – Classes Super, Elite, A e B – 4º Treino Livre
16h00 – Turismo Nacional PRO – 4º Treino Livre
16h40 – Mercedes-Benz Challenge – CLA 45 AMG e C300 – 1º Treino Livre

Sábado, 6 de agosto
07h45 – Turismo Nacional – Super e Elite – Classificação
08h05 – Turismo Nacional – Classes A e B – Classificação
08h25 – Turismo Nacional PRO – Classificação
09h05 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
09h45 – Mercedes-Benz Challenge – CLA 45 AMG – 2º Treino Livre
10h20 – Mercedes-Benz Challenge – C300 – 2º Treino Livre
11h05 – Turismo Nacional PRO – Corridas 1 e 2 (40 minutos + 1 volta)
12h10 – Mercedes-Benz Challenge – CLA 45 AMG – 3º Treino Livre
12h45 – Mercedes-Benz Challenge – C300 – 3º Treino Livre
13h30 – Turismo Nacional – Classes A e B – Corrida 1 (20 minutos)
14h20 – Turismo Nacional – Super e Elite – Corrida 1 (20 minutos)
15h00 – Mercedes-Benz Challenge – CLA 45 AMG - Classificação
15h15 – Mercedes-Benz Challenge – C300 - Classificação
15h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
16h35 – Turismo Nacional PRO – Corridas 3 e 4 (40 minutos + 1 volta)

Domingo, 7 de agosto
08h05 – Turismo Nacional – Classes A e B – Corrida 2 (20 minutos)
09h00 – Mercedes-Benz Challenge – CLA 45 AMG e C300 – Corrida 1 (12 voltas ou 30 minutos)
09h55 – Turismo Nacional – Super e Elite – Corrida 2 (20 minutos)
10h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
12h00 – Mercedes-Benz Challenge – CLA 45 AMG e C300 – Corrida 2 (12 voltas ou 30 minutos)
12h55 – Turismo Nacional PRO – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
13h45 – Turismo Nacional – Classes A e B – Corrida 3 (20 minutos)
14h30 – Turismo Nacional – Super e Elite – Corrida 3 (20 minutos)
15h20 – Turismo Nacional PRO – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
16h10 – Turismo Nacional – Classes A e B – Corrida 4 (20 minutos)
16h50 – Turismo Nacional – Super e Elite – Corrida 4 (20 minutos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.