Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Rally
Sertões
O Sertões, evento que já foi chamado
de Rally dos Sertões, terá este ano sua maior edição e segue contemplando o
Turismo como um de seus principais pilares. Completando 30 anos, a competição
tem em seu DNA a divulgação e promoção de lugares pelo País e em 2022 terá 15
dias de prova, passando pelas cinco regiões do Brasil, oito Estados e 14 cidades. A largada será
de Foz do Iguaçu (PR), com chegada em Salinópolis (PA). O evento começa no dia
26 de agosto e termina dia 10 de setembro
Em 2022, dez empresas homologadas pela organização do Sertões estão oferecendo
pacotes com diferentes roteiros especialmente desenhados para acompanhar o
rally de carro 4x4 ou de moto. Os participantes das Expedições Sertões Aventura
vão acompanhar de perto os bastidores do rally, terão contato com equipes e
pilotos, poderão entrar nas Vilas Sertões e terão a oportunidade de assistir à
passagem dos competidores em pontos escolhidos exclusivamente para os
credenciados, experimentando a sensação de estarem num camarote Vip dentro dos
trechos cronometrados.
Os organizadores prometem uma
expedição pelo Brasil profundo, percorrendo as belezas naturais por onde o
Sertões vai passar, com infraestrutura completa e exclusiva para o
expedicionário vivenciar essa experiência com conforto e segurança, hospedagem
em hotéis e resorts nas cidades dormitório do Sertões ou acampamentos em
barracas, montadas em locais paradisíacos como as margens do Rio Araguaia (MT)
e nos Cânions do Viana (PI). Os deslocamentos entre as cidades serão feitos por
estradas de asfalto, com alguns trechos de off road selecionados para os
participantes viverem de perto cada região, chegando próximo do trajeto oficial
do Sertões.
Dependendo do operador escolhido, o participante opta por fazer a Expedição
Sertões Aventura de moto ou de carro, que deverão ser próprios e precisam
obedecer a algumas especificações: 4x4 (SUV, caminhonetes e pequenos 4x4) no
caso dos carros; e big trail acima de 650 cilindradas para as motos.
O viajante pode definir qual tipo de roteiro quer fazer: mais focado para
assistir o rally, para turismo de aventura ou um mix de aventuras. E escolhe
também se quer acampar ou dormir em hotéis e pousadas. Os preços de pacotes vão
de R$ 7 mil a R$ 20 mil. As informações dobre pacotes e empresas parceiras
podem ser conseguidas em agências de viagens ou turismo@sertoes.com.br.
Festuris ampliação de 15%
As construções são parecidas com cidades europeias
Com o segmento turístico em uma crescente movimentação, o 34º Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado ampliará a sua área de exposição. A confirmação é dos CEOs Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que projetam um crescimento de 15% com relação a 2019 - considerada a maior edição já realizada.
O centro de Gramado está a Igreja de São Pedro e o relógio que marca a temperatura ambiente, atrativos para o turista
O Festuris acontece de 3 a 6 de
novembro, no Serra Park. Além da área tradicional da feira de negócios, um novo
espaço será completamente ocupado, possibilitando uma maior representatividade
de marcas. De modo geral, a organização afirma que, com relação a julho de
2019, houve um aumento em 20% da comercialização dos espaços. Além disso,
haverá grande presença de companhias aéreas e operadoras de turismo com
estande.
Eduardo Zorzanello ressalta que o
evento segue apostando no fortalecimento da segmentação. O conceituado espaço
Luxury também foi ampliado e, entre as marcas já confirmadas, estão Teresa
Perez, Club Med, Casa Hotéis, Paradise Coast e Norwegian Cruise Lines. O
retorno do espaço Wedding também representa a necessidade do setor turístico. E
o LGBT+ apresentará uma área de conteúdo.
Outra novidade será o lançamento do espaço Food & Drinks Experience, que tem como proposta apresentar aos participantes do evento a herança gastronômica da região, assim como a culinária típica do Rio Grande do Sul.
ABAV Expo |
A
49ª edição da ABAV Expo acontecerá entre os dias 21 e 23 de setembro, no
Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda. A ABAV
Nacional (Associação Brasileira das Agências de Viagens), entidade
responsável pela organização e realização do evento ABAV Expo, tem entre seus
objetivos gerar qualidade de negócios, mix de expositores, ações educacionais
e Entre os
que expõe, estão operadoras de turismo com uma ilha dedicada, redes
hoteleiras e hotéis boutique, armadoras, companhias aéreas, atrações, parques
temáticos e mais de 45 destinos entre nacionais e internacionais. Argentina,
Bahamas, Kissimmee, Marrocos, Uruguai, Quênia e Tunísia; Abreu, Agaxtur, CVC
Corp, Befly, New Age, Orinter, Personal Brasil e Schultz; Atlântica Hotels,
Iberostar, Resorts Brasil e seus associados, Castelo Saint Andrews e Coral
Beach Resorts; MSC e Norwegian Cruise Line; Azul, Gol, e Latam,
Skyglass Canela e o novíssimo Thermas Acqualinda já têm espaço definido
na planta 93% fechada. Este ano
retorna ao evento a ação especial ABAV
Buyers Club, um programa em que compradores
internacionais selecionados participam de uma agenda diferenciada de
relacionamento e rodadas de negócio. Nos três dias de evento, mais de 60
opções e oportunidades de reforço educacional serão oferecidas a todos os
visitantes de forma totalmente gratuita. A Vila do Saber, espaço
especialmente dedicado às palestras, treinamentos e painéis, é composta por
quatro salas com capacidade de aproximadamente 100 participantes cada e já
conta com cinco capacitações dos Disney Destinations. A agenda
completa será divulgada em breve. "A
ABAV Expo marcou a retomada dos grandes eventos no Brasil em 2021 com a
edição de Fortaleza, onde mostramos resultados e qualidade. O evento em
Pernambuco será não só grandioso em termos de números, mas um reencontro
inesquecível, estabelecendo a qualidade de negócios tanto aos expositores
quanto aos visitantes. É certamente imperdível e fico feliz em convidar todos
os profissionais do turismo a se encontrarem em Pernambuco", convida
Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional. A ABAV
Nacional também promove entre as ABAVs estaduais caravanas rodoviárias e
aéreas a preços especiais para associados. A expectativa é levar para Pernambuco
mais de 1000 agentes de viagens associados das 27 unidades da federação. O
site do evento foi repaginado e oferece uma lista de Benefícios e Parcerias para os
visitantes credenciados. As inscrições para visitar o evento já estão
abertas no site wwww.abavexpo.com.br. A ABAV
Expo é a maior feira do mercado do turismo brasileiro, a única itinerante e
uma das mais relevantes no calendário latino americano. Reúne os principais
players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro
para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado
profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento
e capacitações. Está em sua 49ª edição e é organizada e realizada pela ABAV
Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento
de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em
parceria com o SEBRAE em junho de 2021. Em 2021, retornou sua característica
itinerante, foi o primeiro grande evento teste seguindo os protocolos
sanitários pós vacinação Covid-19 e aconteceu em Fortaleza. Arrecadou R$ 5,24
milhões de receita para a capital cearense. Com uma permanência média de 3,6
dias, cada visitante deixou na cidade R$ 693,26/dia em gastos com
hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento
(11,7%) e transporte (9,8%). De acordo com o relatório produzido pelo
Observatório de Turismo, os gastos com o fluxo turístico apresentaram impacto
estimado em R$ 7,1 milhões na produção da economia de Fortaleza. Para saber
mais acesse www.abavexpo.com.br. BH Airport O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte se manteve em
evolução ao longo do primeiro semestre deste ano. Com o aumento das viagens, sobretudo
pela demanda reprimida pela pandemia da Covid-19, o fluxo foi de cerca
de 4,5 milhões de passageiros de
janeiro a junho, 60% a mais que igual período de 2021. Quando falamos de pousos e decolagens, o número chega a 42 mil nesses seis meses, 55%
a mais que no mesmo período do exercício anterior.
“As pessoas estão vacinadas contra a Covid-19 e mais otimistas
com o cenário, o que contribui para o aumento do fluxo de passageiros. Os
últimos dois anos foram desafiadores, mas estamos confiantes no mercado e nas
oportunidades que podem surgir no setor da aviação. Seguimos atentos aos
cuidados e protocolos para a prevenção do coronavírus e certos da retomada
que se desenha para o segundo semestre”, ressalta Kleber Meira, CEO da BH
Airport. De acordo com ele, as ações do primeiro semestre tiveram foco em
três ambições: de fortalecer o aeroporto como o melhor do país, de ser o mais
inovador e também o mais sustentável. Nesse sentido, o time se manteve atento
em ampliar a conectividade do terminal com demais estados brasileiros e
também com o mercado internacional, o que contribuiu para que o aeroporto se
conectasse a cerca de 50 destinos. “Somos o terminal com mais
destinos para o Nordeste e Sudeste. Por aqui, o passageiro vai para sete
cidades na Bahia, conhece Foz do Iguaçu, Jericoacoara, Jalapão e diversas
outras cidades turísticas do Brasil”, frisa Kleber. No primeiro semestre, o aeroporto contou com o lançamento de
voos e destinos pela Azul, Latam e Gol, o que fortalece o papel do terminal
como hub de conexões. Para começar, em março, ocorreu o lançamento do voo
para Londrina, rota operada pela Azul Linhas Aéreas, com seis frequências
semanais. Localizada no norte do Paraná, Londrina é a segunda maior cidade
paranaense, com cerca de 580 mil habitantes, que se destaca, principalmente,
pela produção agrícola. Também em março, começaram as operações das novas rotas da Latam
para Vitória, no Espírito Santo, e Curitiba, no Paraná. A primeira conta com
14 frequências semanais e a segunda com dez frequências semanais. “Estamos em
um momento de alta gradual da movimentação de passageiro e atentos as
necessidades das pessoas. O lançamento de novas rotas pelas companhias aéreas
é sempre uma oportunidade de oferecer mais conectividade e impulsionar ainda
mais o aumento de voos”, avalia Herlichy Bastos, diretor de Operações e
Infraestrutura da BH Airport. A capital mineira também ganhou seis novos destinos atendidos
pela Gol para importantes polos de turismo e negócios no cenário nacional.
Fortaleza, Natal, Maceió, Recife, Porto Seguro e Porto Alegre são as rotas
sazonais e regulares criadas pela companhia, a partir do Aeroporto
Internacional de Belo Horizonte, em junho e julho. Carrinhos elétricos transportam os passageiros nas áreas de embarque e desembarque
Em junho, o aeroporto se tornou o primeiro da América Latina a
realizar operações de solo 100% elétricas. A iniciativa é uma parceria
com a Latam e a Real Aviation para a operação de Ground Handling (atendimento
de rampa) com equipamentos totalmente movidos a energia elétrica. A inovação
envolve todos os serviços prestados em terra para apoio às aeronaves,
passageiros, bagagens e cargas durante a chegada e a partida no aeroporto. O investimento conjunto das empresas, superior a R$ 30 milhões,
viabiliza a utilização de 100% de energia elétrica em operações de Ground
Handling de pelo menos 50% dos voos da Latam em Belo Horizonte, o equivalente
a 10 voos diários da companhia. A união de esforços para garantir a
implementação do projeto-piloto no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
representa uma alternativa sustentável ao diesel, em função da redução de 114
toneladas de CO2 emitidas nos próximos 12 meses. O Aeroporto Internacional de
Belo Horizonte segue em busca de oferecer também as melhores soluções logísticas e infraestrutura aos
seus clientes. Durante esses seis primeiros meses do ano, foram contratados
R$ 33 milhões em parcerias para investimentos na infraestrutura do Hub
Logístico Multimodal, com foco no fortalecimento e na consolidação da
indústria dentro do sítio aeroportuário, na relação com os diversos modais
interligados ao aeroporto, bem como, na ampliação da sua capacidade para
receber cargas por céu, terra e mar. O objetivo, segundo Marcos Mandacaru, diretor Comercial e de
Novos Negócios da BH Airport, é fortalecer o papel do aeroporto como centro
de recebimento e distribuição de cargas, que oferece soluções com a multimodalidade
e é reconhecido tecnicamente em âmbito nacional e internacional. “Nesse
sentido, a sinergia entre as operações do Aeroporto Industrial e do Terminal
de Cargas, a construção de parcerias estratégicas e de soluções customizadas
e inovadoras fazem toda a diferença. As soluções lançadas nos últimos dois
anos para a logística em nosso aeroporto, que contemplam operações em todos
os modais, são pontos fortes na estratégia de reconhecimento do nosso Hub
Logístico Multimodal”, avalia. Ainda segundo ele, esse investimento no Hub está pautado no
crescimento da demanda de cargas, bem como no plano estratégico do aeroporto,
de médio e longo prazo, que mostra um caminho de aumento de volume nas cargas
aéreas e marítimas, considerando abertura de novas rotas internacionais, com
voos de passageiros e cargueiros, além da consolidação das soluções para o
modal marítimo, seja no container fechado (full container) ou na carga fracionada marítima (Less Container Load). “Hoje já recebemos uma média de 40 containers fechados
mensalmente no Terminal de Cargas, além de uma quantidade expressiva de
cargas fracionadas marítimas. Considerando que o market share das cargas
aéreas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é de 52%, precisamos
avançar na multimodalidade como opção para o mercado mineiro e nacional”,
conclui. ___________________________________________________________________________________ @sergiomoreira63 sergio51moreira@bol.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário